Como transferir seus arquivos do Android para o Mac

como transferir arquivos do android para mac5
Aprenda a transferir suas fotos e seus arquivos do Android para o Mac utilizando soluções inteligentes do Google e de aplicativos de terceiros

Uma das vantagens dos dispositivos Android é sua facilidade em copiar e colar arquivos para um computador simplesmente conectando-os via USB. Em computadores Mac o cenário é um pouco diferente e requer do usuário algumas tarefas. Tarefas essas simples, como mostraremos a seguir.

Com preocupação da experiência de seus usuários na plataforma da Apple, o Google criou sua ferramenta oficial para facilitar a sincronização de arquivos. O aplicativo chama-se Android File Transfer e permite navegar e descarregar seu conteúdo em seu computador com macOS

Infelizmente, nem tudo é um mar de rosas e há relatos variados do aplicativo conter bugs e travar. Por conveniência, muitos usuários acabam por escolher algum serviço de nuvem para fazer a transferência de seus arquivos, mesmo que necessite de uma conexão de internet estável.

Android File Transfer: a maneira oficial

Para utilizar o aplicativo é preciso que seu Mac esteja com o sistema macOS 10.7 ou superior.

Como transferir seus arquivos do Android para o Mac - Instalando Android File Transfer do Google no macOS
Instalando Android File Transfer no macOS
  1. Faça o download do aplicativo Android File Transfer direto do site do Android, clicando aqui.
  2. Com a conclusão do download, execute o pacote AndroidFileTransfer.dmg.
  3. Assim como a instalação da maioria dos aplicativos para macOS, clique e arraste-o para a pasta de Aplicativos, da esquerda para a direita.
  4. Abra o aplicativo transferido. Por questões de segurança, o sistema perguntará se você tem certeza que deseja abri-lo. Confirme clicando em Abrir.
  5. Conecte seu smartphone em seu Mac através do cabo USB. O Android File Transfer deverá carregá-lo automaticamente. Caso não aconteça, verifique sua barra de notificações e altere as configurações para Transferência de Arquivos/Modo MTP.
  6. No aplicativo, localize a pasta e os arquivos que deseja transferir e com o movimento de clicar e arrastar leve-os ao Mac. Simples assim.

Transferência inteligente

Os passos acima podem gerar a impressão de que a ferramenta é sólida o bastante para ser utilizada com frequência e com confiança. Sinto em te desapontar. Geralmente, é preciso várias tentativas para obter sucesso e o usuário se depara com várias mensagens de erro apenas para reconhecer o smartphone. Essa realidade se estende por anos e acaba por revelar que a prioridade do Google está em outros lugares.

A interface deixa a desejar ao manipular os arquivos do celular, navegar por eles ou ter acesso a pré-visualização dos mesmos. Em um computador com Windows é muito mais fácil gerenciar seu conteúdo utilizando o próprio Windows Explorer, nativo do sistema, contando com atalhos e tudo mais.

Diante dessa realidade, é fácil encontrar inúmeras opções de soluções de armazenamento em nuvem — muitas delas gratuitas, diga-se de passagem —, como o próprio Google Drive. Serviços similares também estão disponíveis: Dropbox, OneDrive, Box, entre outros similares. Por se tratar de nuvem, o usuário depende de uma conexão com internet consistente para um bom desempenho. Há também o (bem avaliado) aplicativo Pushbullet, que te permite enviar os arquivos via “push” remotamente, mas nada se compara à estabilidade e velocidade de uma conexão física. Ainda assim, a comunidade de desenvolvedores não para e graças a eles existem ainda mais alternativas para o Android File Transfer.

Aplicativo para Android - Pushbullet
Aplicativo Pushbullet conecta seus dispositivos para compartilhamento de diversas funções, incluindo aplicativos

Se você pretende transferir com frequência uma quantidade grande de arquivos diariamente do seu smartphone, você precisa de uma solução mais parruda. Sendo este o caso, aposte no aplicativo Commander One da empresa Eltimatambém desenvolvedora do reprodutor de vídeo Elmedia Player —, em sua versão gratuita ou paga, que custa aproximadamente US$30 na versão Pro.

Commander One

Tela de recepção do aplicativo Commander One
Recursos de interface do Commander One

O carro-chefe do Commander One certamente é sua interface: ele conta com o recurso de tela dupla que te proporciona acesso imediato a duas pastas ou dois drives. Na versão Pro, um dos painéis pode ser usado para montar seu smartphone Android, o que significa permitir que você clique e arraste arquivos entre seu celular e seu Mac numa única janela. Você pode adicionar múltiplas guias em cada painel e caso precise manipular vários arquivos em diferentes pastas ou outro dispositivo de armazenamento, isso é possível de maneira rápida e fácil.

Tela de recepção do aplicativo Commander One - Pacote PRO

Existem vários recursos adicionais com o layout de dois painéis que deixam o Android File Transfer no chinelo. Para iniciantes, é possível pré-visualizar os arquivos no Commander One para decidir quais deles você quer salvar no Mac, sem se preocupar em verificar seus nomes. O recurso pode ser acionado através do clique duplo ou utilizando o Visualização Rápida.

Commander One também exibe informações de cada arquivo, como tamanho, extensão, data de criação, permissões, entre outros. Você ainda consegue ativar e desativar visualização de pastas afim de evitar um acesso mais profundo ao seu Android.

iOS também?

Sim. A mesma facilidade de manipulação de arquivos que o Commander One oferece para seu Android sincronizado ao Mac também é oferecida ao seu iPhone ou iPad. Entretanto, a versão do aplicativo que comporta tais recursos funciona apenas através da compra do aplicativo pelo website da desenvolvedora, não pela Mac App Store.

Nuvem e servidores remotos juntos

Commander One não se limita a apenas smartphone ou Mac. Na versão profissional você conta com um painel onde é possível adicionar seus serviços de nuvem como Google Drive, Dropbox, Box, OneDrive. Não apenas eles, mas também é possível conexão com servidores remotos via FTP, SFTP ou FTPS, Amazon S3, WebDAV, OpenStack e mais.

Ferramenta de busca

O Android File Transfer não conta com ferramenta de busca. Isso significa que o usuário terá o trabalho manual de localizar seus arquivos a serem transferidos. Porém, Commander One possui tal recurso que desafia até mesmo o Finder como serviço de busca com suporte a Expressões Regulares, Spotlight e busca por palavras-chave contidas nos documentos — inclusive nos comprimidos.

Finder, mas melhor

Todos esses recursos fazem do Commander One uma alternativa ao Android File Transfer a ser considerada. Entretanto, se sua necessidade é transferir poucos arquivos, vez ou outra, seus US$30 talvez fujam de uma boa média de custo-benefício.

Tela de recepção do aplicativo Commander One

O destaque do Commander One se dá em substituir completamente o gerenciador de arquivos Finder do Mac. Finder evoluiu muito com o passar dos anos, recebendo muita atenção da Apple, mas ainda deixa a desejar em algumas tarefas para uma parcela dos usuários.

No topo do painel duplo, há opções para outras atualizações que dão poder ainda maior ao Commander One, se você dispor de dinheiro extra. Recursos incluem teclas de atalho, acesso à raiz do sistema, acesso in-app ao Terminal de comandos e gerenciador de processos, e muito mais que você pode encontrar listado clicando aqui.

Você pode testar a maioria desses recursos na versão grátis, que você pode baixar clicando aqui. Para mais informações sobre a diferença entre as versões gratuita e Pro, há uma lista clicando aqui. O aplicativo requer macOS 10.10 instalado, ou versão mais recente.


Seus arquivos e fotos seguros

São recursos que fazem de um aplicativo algo relevante e útil em nosso dia a dia. A importância em se atentar ao preservar seus dados seguros é alta, especialmente considerando o número de vulnerabilidades que pesquisadores e desenvolvedores seguem investigando e corrigindo.

Não se esqueça de que todos os dispositivos de armazenamento estão sujeitos a falhas e cópias de segurança, ou backups, são importantes serem feitos regularmente, garantindo assim que você nunca perca suas fotos de viagem e documentos importantes. Seja copiando-os para um pendrive ou sincronizando-os na nuvem. Não faltam soluções para isso e nós do Showmetech sempre iremos ajudar com as melhores dicas!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter