Conecte-se conosco
showmetech como fazer backup capa - Backup: saiba como preservar os seus arquivos

Segurança

Backup: saiba como preservar os seus arquivos

Descubra como preservar seus arquivos e evitar perdê-los realizando as principais formas de backup.

Você faz backup dos seus arquivos do computador regularmente? Certamente a maioria das pessoas responderia “não” para essa pergunta. Muitas vezes por não saber da importância ou por dúvidas de como realizar uma cópia de segurança de seus documentos de forma segura.

Nos últimos anos a quantidade e tamanho de tudo que armazenamos em nossos dispositivos tem aumentado devido ao aumento também da qualidade dos arquivos: fotos de alta definição, vídeos em HD, 4K, softwares mais pesados. Por outro lado, a tecnologia facilitou muito a realização de backups de variadas formas. HD’s externos e pendrives também ficaram mais acessíveis.

Atualmente cópias de segurança podem ser feitas automaticamente e seus itens duplicados muitas vezes em tempo real. Veja como garantir a segurança dos seus pertences digitais com estas dicas.

showmetech como fazer backup 01 720x459 - Backup: saiba como preservar os seus arquivos

Qual a melhor maneira de fazer backup?

Backup local com HD externo

Esta é uma forma muito segura de guardar seus documentos. O HD externo é um dispositivo muito resistente e você pode definir um local seguro para guardá-lo.

Se você não tem um destes, vai precisar providenciá-lo, o que é bastante aconselhável. Descubra qual o espaço de armazenamento do seu computador para escolher o HD externo. Procure um que tenha pelo menos o mesmo espaço, o ideal é que seja entre uma vez e meia a duas vezes maior, possibilitando manter mais de uma versão de um arquivo dependendo da necessidade.

Seagate e Western são as principais marcas e mais confiáveis. Informe-se com o seu vendedor, pois há marcas mais populares que têm seus HD’s externos desenvolvidos por essas empresas.

Evite produtos com preços muito inferiores à média, afinal serão seus arquivos que estarão em risco, caso aconteça algum problema com o HD.

Mac e o Time Machine

Para usuários de Mac há uma função de extrema utilidade no sistema operacional. O Time Machine realiza um backup automático em tempo real. À medida que você atualiza seus arquivos, eles vão sendo copiados em várias versões, podendo inclusive ser recuperada uma versão anterior. Como o nome já diz, é quase uma “máquina do tempo”.

showmetech como fazer backup 02 720x459 - Backup: saiba como preservar os seus arquivos

Basicamente é só plugar um HD externo no computador, de preferência novo ou sem nenhum arquivo nele, e esperar as instruções na tela. Caso não apareçam automaticamente, vá até o Spotlight, busque “Time Machine” e acesse o aplicativo correspondente.

O sistema vai se encarregar de copiar tudo que for necessário e fazer as cópias em tempo real. Caso você precise trocar de Mac, o computador pedirá para realizar um backup geral, que poderá ser restaurado na nova máquina, semelhante ao que acontece com os smartphones.

Existem HD’s externos wireless que podem ficar conectados o tempo todo pelo wifi, mas demandam um investimento maior. Se este não for o seu caso, lembre-se apenas de conectar com frequência o dispositivo no USB do computador para que ele possa atualizar as cópias.

Windows: histórico, backup e restauração

A partir do Windows 10, a Microsoft incluiu uma funcionalidade muito semelhante ao Time Machine, da Apple. Basta conectar o seu HD externo e selecionar a opção “Histórico de Arquivos” na tela. Caso não apareça esta opção, vá em “Pesquisar”, digite “Configurações do Histórico de Arquivos” e selecione a unidade onde deseja realizar o backup.

showmetech como fazer backup 04 720x420 - Backup: saiba como preservar os seus arquivos

Esta função faz backup apenas das pastas Documentos, Músicas, Imagens, Vídeos e Área de Trabalho e dos arquivos do OneDrive disponíveis offline no computador. É possível também selecionar pastas adicionais manualmente.

Também é necessário conectar o HD regularmente para a atualização dos dados ou utilizar um modelo wifi.

Nas nuvens

É sempre bom manter o seu backup local atualizado. Apesar disso, não há nele a mesma praticidade dos serviços de armazenamento nas nuvens. Com as diversas opções disponíveis atualmente, é possível ter acesso aos seus principais documento, fotos e outros arquivos de qualquer lugar. Além disso, por não serem físicos, não correm risco de serem danificados.

Para arquivos pequenos e que você precise acessar de dispositivos variados, utilize os serviços gratuitos do Google Drive, Dropbox, OneDrive e Box. Existem planos pagos, caso os arquivos excedam o limite de armazenamento.

Para ter espaço ilimitado para guardar tudo nas nuvens, uma boa opção é o BackBlaze. Por US$50 ao ano ou US$5 a cada mês, o site oferece esse serviço. É menos intuitivo e fácil de usar que o Dropbox, em que é possível arrastar e soltar arquivos, mas oferece um bom custo-benefício.

banner backup 720x270 - Backup: saiba como preservar os seus arquivos

Caso a sua maior preocupação sejam as fotos e vídeos, nada melhor que utilizar o eficiente e completíssimo Google Photos. Podendo ser utilizado em smartphones, tablets e computadores, ele faz o backup automático de todas as suas fotos e vídeos em alta resolução e mantém uma miniatura para facilitar a busca. O site ainda organiza as suas fotos por datas, locais e até identificando o rosto das pessoas que aparecem. Há ainda álbuns, animações e montagem realizadas pela ferramenta para que você aproveite para curtir os momentos registrados de formas diferentes.

Lembre também de ativar as opções de backup do seu smartphone, seja um iPhone com o iCloud ou as configurações de backup do Android. Fazer login nos aplicativos com a sua conta do Google, como em contatos e agendas, também ajuda a manter seus dados, mesmo mudando de dispositivo.

Com tantas opções ficou fácil guardar seus arquivos e documentos, manter as fotos e vídeos guardadas e deletar do seu dia mais uma preocupação. 🙂

Utilize os links abaixo para baixar:

Google Drive
Baixe para Mac/Windows
Baixe o app para iOS
Baixe o app para Android

Dropbox
Baixe para Mac/Windows
Baixe o app para iOS
Baixe o app para Android

OneDrive
Baixe para Mac/Windows/iOS/Android

Box
Baixe para Mac
Baixe para Windows
Baixe o app para iOS
Baixe o app para Android

BackBlaze
Baixe para Mac
Baixe para Windows
Baixe o app para iOS
Baixe o app para Android

Google Photos
Acesse pela web
Baixe o app para iOS
Baixe o app para Android

Leia também

Tutorial: como ativar e encontrar o backup do WhatsApp no Google Drive

Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de backup, escreva aqui nos comentários!

Continue lendo
Advertisement

Publicitário, tecnomaníaco, amante de viagens e fotógrafo por hobby. Conheci a BBS, joguei muito no TK 90X do meu irmão, tive um Dynavision e meu primeiro celular foi o Motorola Talkabout 182C. Vi a tecnologia evoluir e agora evoluo junto com ela, seja no iOS, Android, Mac ou Windows.

Comentários
Subir