Conecte-se conosco
Emojis podem ser sua senha de celular

Ciência e Tecnologia

Já pensou em usar uma senha de emojis no smartphone?

Pesquisas apontam que senhas de emojis são tão efetivas quanto os PINs tradicionais

Nós usamos emojis para transmitir sensações e sentimentos a todo momento. Isso para não dizer que os usamos para representar mensagens inteiras.

Você já se perguntou como seria se ao invés de seu PIN (Personal Identification Number) ou padrão de desbloqueio no celular você usasse uma senha de emojis? Algo como uma senha de sensações, será que é uma boa ideia?

Algumas tentativas já foram feitas no passado, mas uma nova iniciativa deu novo alento a essa ideia. Uma equipe de pesquisadores da Technical University Berlin, Ulm University e da University of Michigan, liderados pela doutoranda Lydia Kraus, desenvolveram um EmojiAuth. Isso mesmo, um aplicativo para autenticar senhas baseadas em emojis.

Login e senha de emojis

Login e senha de emojis

Senhas baseadas em Emojis

Senhas numéricas estão restritas aos dígitos de 0 a 9. Senhas alfanuméricas já tem um grande número de caracteres disponíveis e variações, mas são mais difíceis de memorizar do que imagens. Com senhas baseadas em emojis, são 2.500 pequenas imagens que podem ser usadas para criar uma senha. No fim das contas, é um set maior e que pode proporcionar senhas mais seguras, de acordo com os pesquisadores.

Os PINs numéricos, na prática, são tão fáceis de memorizar quanto as senhas de emojis. No entanto, usuários que participaram dos experimentos na pesquis liderada por Lydia apontaram ser mais divertido usar os emojis. Isto pode indicar uma preferência comum no público.

Um problema pode ser a forma com que a maioria das pessoas escolhem as senhas baseadas em emojis. É muito comum que as pessoas escolham uma sequência na tela, por comodidade. Sabendo disso, aplicativos maliciosos e blackhat hackers poderiam se aproveitar para quebrar as senhas. Seria algo similar a usar sequências como “1234” e outras senhas prontas sabidamente pouco seguras.

Mas há também pessoas que escolhem as senhas de emojis de acordo com preferências estéticas e de sensações. A criatividade e as boas práticas de segurança ditam as regras nesse aspecto.

 

senha de emojis

Que tal uma senha de emojis como o conjunto acima?

Afinal, mais ou menos segurança?

Nos experimentos feitos com usuários, também foi verificado como fica a segurança contra possíveis ladrões de senha, chamados “shoulder surf”. Sabe aquela pessoa que fica olhando de soslaio por sobre o seu ombro tentando identificar a sua senha?

Foi pedido que vários participantes tentassem identificar a senha de um vizinho apenas olhando como um “Shoulder Surf”. O resultado reportado é de que senhas de emoji são mais difíceis de serem identificadas e lembradas visualmente por uma terceira pessoa.

No entanto, há um porém nesse método. Ao contrário dos teclados numéricos, as sequências de emojis que aparecem na tela do celular nem sempre são amplamente conhecidas. À exceção de um pequeno grupo de emojis extensivamente usados, a maioria dos 2500 estão localizados em lugares desconhecidos devido ao pouco ou nenhum uso dos usuários. Isso significa que um usuário que tenha treinado em conhecer as posições dos emojis talvez tenha habilidade suficiente para identificá-la. De qualquer forma, conhecer as posições de 2500 imagens (ou parte delas) é infinitamente mais difícil do que conhecer as posições de 10 dígitos.

Um outro fator que pode dificultar a identificação dos emojis são as diferenças encontradas entre sistemas e plataformas distintas. Imagens usadas nos  equipamentos Apple não são exatamente iguais às usadas no Android e no Windows Phone. Samsung, facebook e Twitter são outras marcas que utilizam imagens diferentes. Para saber mais sobre isso, leia esse artigo do Showmetech.

A pesquisa indicou que senhas de emojis são factíveis do ponto de vista de segurança e mais divertidas de serem usadas. No quesito segurança, deve-se tomar a precaução de não se usar sequências de teclado. É de se pensar se uma senha precisa realmente ser “divertida”, mas no mundo em que os emojis são símbolos universais de comunicação, talvez eles não sejam tão diferentes assim de dígitos e caracteres tradicionais.

Aproveite e conheça a história dos emojis e como transformar seu próprio rosto em um emoji!

Continue lendo
Advertisement

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários
Subir