Segundo monitor

Como usar um segundo monitor no mesmo computador

Avatar of dácio augusto
Para quem acha que uma tela não é o suficiente para utilizar no computador, o segundo monitor pode ser uma boa opção de otimização

Com a popularização do home office nos últimos anos, é comum que muitos trabalhadores utilizem seus computadores para seus ofícios, consultando informações e realizando suas tarefas a partir da máquina. Porém, ficar mudando de janela para ler dados pode ser algo que atrapalha o fluxo de produtividade, o que faz com que a utilização de um segundo monitor se torne atraente.

Em resumo, utilizar um segundo monitor é uma forma de aumentar o espaço disponível na área de trabalho do computador, permitindo assim a visualização de mais informações sem ser necessário que o foco da tela principal seja modificado. A prática de utilizar vários monitores pode ser realizada em qualquer computador ou notebook contanto que os equipamentos contem com entradas compatíveis entre si.

Além disso, a forma em que a extensão da área de trabalho é realizada pode ser customizada em configurações do sistema — e, para otimizar essa forma de uso desses dispositivos, preparamos esse guia sobre como usar um segundo monitor no mesmo computador para você. Confira.

Qual a entrada do meu monitor?

Antes de conectar um segundo monitor ou mais telas em um computador ou notebook, é importante ter em mente que cada dispositivo terá suas próprias entradas para atingir esse objetivo — então a compatibilidade entre os sistemas é necessária.

É comum que tanto os computadores e notebooks quanto os monitores tenham alguns tipos de entrada em específico, que descrevemos a seguir. Para realizar a conexão que permite o uso de uma segunda tela, é necessário que ambos os aparelhos possam utilizar o mesmo tipo de cabo (embora existam conversores que possam auxiliar na adaptação):

HDMI

Como usar um segundo monitor no mesmo computador: entrada hdmi
O Cabo HDMI, já bem conhecido pela maioria do público. (Imagem: Reprodução/DepositPhotos)

A entrada mais comum hoje em dia é a HDMI, presente em TVs, consoles de videogames, computadores, monitores e muito mais. Essa conexão é capaz de transmitir sinais de vídeo e áudio, além de poder gerar imagens em resolução 4K e taxas de atualização de 60 Hz a 120 Hz, dependendo da especificação dos dispositivos e do cabo.

DisplayPort

Como usar um segundo monitor no mesmo computador: entrada displayport
Cabos DisplayPort e miniDisplayPort, presentes em computadores e notebooks mais recentes. (Imagem: Reprodução/DepositPhotos)

DisplayPort (e a miniDisplayPort) são conexões com especificações parecidas com o do HDMI, mas enquanto uma é comum em diversos tipos de aparelhos, como dito acima, a outra é focada especificamente em computadores e notebooks, sendo utilizada principalmente para a exibição com maior fidelidade de imagens em múltiplos monitores. Muitos monitores vem com a entrada DisplayPort, mas ela ainda não é comum a todos os produtos disponíveis no mercado, principalmente em faixas de preços mais acessíveis. 

USB-C

Como usar um segundo monitor no mesmo computador: entrada usb-c
Os conectores USB-C, também presentes em celulares. (Imagem: Reprodução/DepositPhotos)

A entrada USB-C é especialmente conhecida por usuários de modelos de smartphones mais recentes, sendo utilizada para a carga dos aparelhos e transmissão de dados. Porém, alguns monitores e computadores contam com variações dessa entrada capazes de transmitir vídeo e som de forma semelhante a DisplayPort — cheque as especificações de seus dispositivos para ver se essa função está disponível. 

DVI/VGA

Como usar um segundo monitor no mesmo computador: entradas dvi e vga
O conector VGA, hoje menos comum em computadores e monitores do que antigamente. (Imagem: Reprodução/DepositPhotos)

Por fim, temos as entradas DVI e VGA, formatos mais antigos e, diferentemente dos citados acima, que utilizam sinais analógicos. Esses dois formatos foram os principais para computadores por muitos anos, mas em tempos recentes vêm sendo substituídos por opções digitais — com monitores ou notebooks mais recentes muitas vezes não sendo compatíveis com eles. Mesmo assim, caso sua máquina ou tela conte com entradas DVI/VGA, elas podem ser utilizadas para duplicação da imagem. 

Conectando o segundo monitor no Windows

Conhecendo as entradas disponibilizadas em monitores, é chegada a hora de entender como configurar o computador para que a utilização de múltiplas telas possa ocorrer. O processo, em geral, é simples, conforme mostramos no passo a passo a seguir:

  1. Conecte o computador ou notebook ao segundo monitor, através da entrada disponibilizada nos aparelhos. No Windows, clique com o botão direito na área de trabalho e escolha a opção “Configurações de Exibição”.
Como usar um segundo monitor no mesmo computador
Clicando com o botão direito na área de trabalho e indo para configurações de exibição é possível iniciar o uso do segundo monitor. (Imagem: Captura de Tela/Glauco Filho/Showmetech)
  1. Na janela que será aberta, é possível especificar como o sistema deve entender a segunda tela: se deve “clonar” o conteúdo da tela principal, estender a área de trabalho ou outras opções — essa última sendo a escolha para poder configurar o segundo monitor e otimizar o espaço da imagem.
Como usar um segundo monitor no mesmo computador
O menu de configurações de monitores no Windows. (Imagem: Captura de Tela/Glauco Filho/Showmetech)
  1. É possível nessa tela também escolher a ordem dos monitores, com a tela mostrada no Windows com o número 1 sendo a principal e a número 2 a extensão. Definir essa configuração é importante para saber onde funções como a barra de ferramentas e o botão “iniciar” serão exibidos. 
Como usar um segundo monitor no mesmo computador
Nessa tela é possível escolher qual será o monitor principal da exibição da imagem. (Imagem: Captura de Tela/Glauco Filho/Showmetech)
  1. Após as telas adicionais estarem configuradas, é possível modificar as opções de maneira mais rápida através do atalho Windows + P, permitindo alterações na exibição da imagem entre os monitores, conforme mostrado na imagem acima.
Como usar um segundo monitor no mesmo computador
Após configurado, é possível utilizar o atalho Windows + P para modificar como a imagem se comportará no segundo monitor. (Imagem: Captura de Tela/Glauco Filho/Showmetech)

Veja também:

Pensando em montar um setup de computador? Então confira quais são os melhores gabinetes para PC.

Fontes: Driver Easy, Consepsys e Ionos.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
24
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados