Conheça mais sobre a iluminação inteligente da linha Philips Hue

Philips Hue
A Philips Hue é uma linha completa de iluminação inteligente para sua casa, conheça agora os produtos vendidos no Brasil

A Philips é uma das primeiras grandes fabricantes do mercado que decidiu apostar na indústria de lâmpadas inteligentes e já lançou diversos produtos relacionados, inclusive no Brasil. A iluminação inteligente permite que os usuários automatizem o sistema de luz de um ambiente de forma simples, usando Wi-Fi ou Bluetooth para fazer integração com os smartphones que, por sua vez, possibilitam o gerenciamento de lâmpadas em poucos toques.

A linha Philips Hue saiu originalmente em 2012 e chegaram ao Brasil pouco tempo depois. Desde então, a marca continua trabalhando para melhorar a qualidade dos produtos e serviços relacionados ao mercado de casas conectadas. 

Desta vez, vamos abordar os principais dispositivos Hue, a linha de lâmpadas inteligentes da Philips. Vamos conhecer um pouco mais sobre quatro produtos lançados para os brasileiros, são eles: kit inicial de lâmpadas inteligentes, fita de LED, sensor de movimento e interruptor que pode ser destacado da parede.

Conheça a linha Philips Hue

O Philips Hue Starter Kit é uma das opções que já está disponível aos consumidores brasileiros. O Starter Kit é um pacote inicial para quem deseja se aventurar pela linha Hue, com três lâmpadas do padrão E27 e o Hue Bridge, um hub capaz de configurar até 50 luzes com rotinas diferentes, iluminação automatizada e sincronização com o sistema de entretenimento. Apesar das lâmpadas Philips Hue poderem funcionar através de Bluetooth, o Hue Bridge traz ao usuário a experiência completa com as lâmpadas inteligentes.

Philips Hue Starter Kit
O Starter Kit inclui três lâmpadas E27 e um hub para conectar todos os produtos da linha Hue

Entre os acessórios disponíveis da linha Hue, o interruptor de iluminação se destaca. O controle de iluminação pode ser usado como um interruptor de parede para ligar, desligar e regular a intensidade das luzes.

O sensor de movimentos Philips Hue ativa automaticamente as luzes inteligentes quando algum movimento é detectado. Por exemplo, é possível usá-lo para iluminar ambientes específicos da sua casa durante a noite, como um corredor ou uma varanda. 

Assim como as lâmpadas Hue, a fita de LED Lightstrip Plus também oferece uma variação de 16 milhões de cores. A luz foi desenvolvida para oferecer uma experiência mais imersiva aos consumidores, já que é possível usá-la em espelhos, televisores, gabinetes, entre outros lugares, criando ambientes mais agradáveis.

Fita de LED Philips Hue
A fita de LED Lightstrip Plus conta com 16 milhões de cores

Como funcionam

O Starter Kit Philips Hue pode criar um sistema de iluminação inteligente na sua casa. Você pode, por exemplo, configurar os aparelhos para desligar as luzes quando chegar a hora de dormir. O kit inicial acompanha três lâmpadas que podem reproduzir até 16 milhões de cores e um hub para conectar os acessórios e até 50 lâmpadas.

O interruptor de iluminação pode ser usado como uma tomada de parede para configurar a sua luz. Ele pode ser usado para alterar a intensidade da iluminação, ligar e desligar ou alternar entre até quatro cenários de iluminação, que são configurados por você. 

Interruptor Philips Hue
O Interruptor inteligente da Philips tem quatro botões com recursos distintos

O sensor de movimento tem funcionamento, ele vai ativar a luz sempre que detectar algum movimento no ambiente. Você pode fazer a configuração direta pelo aplicativo da Philips Hue e usar com os outros acessórios da linha.

A Lightstrip Plus é fita LED que oferece ótima flexibilidade aos usuários, já que pode ser estendida por até dez metros ou destacada nas marcas de corte para usá-la em diferentes formatos. 

Instalação sem dificuldades

A instalação do Starter Kit é bastante simples. Primeiro, coloque as lâmpadas nos ambientes desejados. Agora é hora de ativar o Hue Brigde: ligue-o a energia e conecte o cabo ethernet no roteador. Pronto, baixe o aplicativo oficial para iOS ou Android e comece a usar.

A instalação do interruptor é ainda mais simples. O acessório conta com tiras adesivas. Então, você pode remover a proteção e colar no cômodo que achar melhor. Também é possível fixá-lo com parafusos, basta usar uma chave Philips.

O sensor de movimento é totalmente sem fios e usa pilhas. Dessa forma, é possível posicioná-lo em qualquer lugar. Você pode simplesmente colocá-lo em cima de uma estante ou instalá-lo em uma parede. O sensor é enviado com um peça de encaixe magnética e parafusos. Use uma chave Philips para parafusar o encaixe na parede e, então, acople o dispositivo no imã.

Sensor de movimentos
O sensor de movimento inteligente da Philips Hue pode ser facilmente configurado pelo smartphone

A Lightstrip Plus conta com um adesivo para fácil instalação. Primeiro, verifique que a superfície onde a luz será instalada está limpa. Então, retire a proteção da fita adesiva e cole no lugar desejado. Se você não for usar todo o comprimento da Lightstrip Plus, basta cortar a fita de LED nos lugares marcados. Não dobre a fita em 90 graus. Se precisar fazer uma moldura específica, como o contorno de um espelho, é só cortar a fita e conectar as partes indicadas. Agora, é só ligar a ponta da luz no cabo de energia que acompanha o produto.

Conectando à sua rede

Depois de fazer a instalação das lâmpadas e do Hue Bridge, vá até a Google Play Store ou App Store e faça o download da última versão do aplicativo Philips Hue. Assim que abrir o app, ele vai buscar pelo Hue Bridge. Ao encontrar, clique em “set up” e espere o dispositivo ser configurado. Então, aceite o termo de compromisso do app . Agora você deve selecionar as lâmpadas Hue que estão espalhadas pela casa. Clique no ícone redondo com um símbolo de “mais” no canto inferior direito da tela. Acesse “Search”  e, em alguns segundos, as lâmpadas devem aparecer na tela. Pronto, agora você pode configurar a luz da forma que desejar.

O interruptor da linha Hue é dividido em duas partes: uma base com imã e o interruptor. Assim, você pode desacoplar o acessório e usá-lo como um controle, de qualquer cômodo da sua casa. Há uma pequena proteção de plástico no interruptor que deve ser retirada para ativar a bateria. Após remover o plástico, abra o aplicativo Philips Hue, acesse “Settings”, “Acessory Setup” e clique no símbolo de “mais” no canto inferior direito da tela. O acessório deve aparecer na lista de dispositivos. Se o interruptor nunca foi pareado, clique na primeira opção; caso já tenha sido pareado, clique na segunda opção.

Assim como o interruptor, o sensor de movimentos conta com um plástico de proteção da bateria, remova-o antes de parear o acessório. Para criar conexão com a sua rede de lâmpadas Philips Hue, abra o aplicativo e acesse “Settings”. Então, clique em “Acessory Setup” e selecione no símbolo de “mais” no canto inferior direito da tela. Caso o LED laranja do dispositivo esteja piscando, clique em “Led Blinking”. Então, selecione o cômodo em que o sensor foi instalado. A configuração de horário será realizada automaticamente, contudo, você pode personalizar do seu jeito.

Para conectar a Lightstrip Plus, o processo é bem semelhante. Abra o app Philips Hue, acesse “Settings” e clique em “Acessory Setup”. Selecione o símbolo de “mais” no canto inferior direito da tela e a fita Led vai aparecer automaticamente. Clique em Lightstrip Plus e pronto.

Fita de LED Philips Hue
A fita LED deve ser conectada em uma fonte de energia para funcionar

Como usar com iPhone e Android

Após fazer a instalação e sincronização, abra o aplicativo para começar a usar. Na aba “Home“, serão exibidos os cômodos com as lâmpadas Hue, conforme configurado anteriormente. Ao clicar em uma opção, é possível ver as lâmpadas que estão naquele cômodo. Você poderá observar três opções no canto superior direito da tela. A primeira tem um símbolo de “lista”, a segunda parece uma “paleta de cor” e a terceira é semelhante a uma “gota colorida”. A “lista” mostra as lâmpadas do cômodo. A “paleta de cor” representa o modo “Scenes”, nele há diversas intensidades e cores programadas, como “pôr do sol”, “crepúsculo” e diversas outras. Na “gota colorida” será apresentada um círculo com todas as cores — nessa opção, é possível configurar a luz com a intensidade, cor e brilho que você desejar. Todas essas seleções são para modificar o conjunto de luz de um ambiente. Se quiser mudar apenas uma luz, clique na lâmpada específica e faça as alterações que desejar.

Na aba “Routines“, é possível configurar o horário de funcionamento das luminárias. Por exemplo, você pode programar para ligá-las sempre às 6h da manhã e desligá-las às 23h. Os usuários também podem configurar as luzes para despertá-los e, assim, a iluminação vai aumentar gradualmente até a hora de acordar. 

Na aba “Explore” é possível conectar o Hue com outros aparelhos para criar uma experiência ainda mais imersiva.  Em “Settings” é possível realizar todas as outras configurações, como renomear os cômodos, listar as luzes para cada ambiente, atualizar o software, entre outras opções.

A Philips também conta com o app Hue Sync, que permite sincronizar as luzes com músicas , jogos ou, por exemplo, filmes que estão sendo exibidos na TV, criando uma experiência totalmente imersiva.

Como usar com o Google Assistente

É possível usar a voz para controlar os produtos Hue por meio do Google Assistente. A configuração é bem simples: instale e abra o app Google Home — disponível para Android na Play Store e iOS (iPhone) na App Store —, clique no símbolo de “mais” e selecione “configurar dispositivo”. Em seguida, acesse “configurar novos dispositivos” e escolha uma casa para configurar a iluminação.  Ao terminar a configuração, clique em “Definir iluminação inteligente”. 

Lampada Inteligente
A lâmpada inteligente Philips Hue pode ser comprada separadamente, assim você pode aumentar a iluminação inteligente em casa

Agora, basta escolher as lâmpadas e o ambiente que você deseja configurar. Ao terminar os ajustes, as luzes devem piscar algumas vezes. Você deve renomear as luzes para facilitar os comandos de voz e, assim, pode pedir para acender, apagar, aumentar o brilho, mudar a cor da luz, entre outras possibilidades. Por exemplo, para acender uma lâmpada do quarto é necessário falar “Ok Google” e depois “acender lâmpada do quarto”.

Como usar com a Alexa

Também é possível usar a Alexa, da Amazon, para controlar a iluminação. Para fazer a sincronização, abra o aplicativo da Alexa — disponível para Android na Play Store e iOS (iPhone) na App Store — e clique em “Ativar Skill” e fale “Alexa, descubra meus dispositivos”. Então, serão exibidas as lâmpadas e você poderá fazer o vínculo com a inteligência artificial da Amazon. Para controlar as luzes, faça como no Google Assistente, diga a ação acompanhada do nome da lâmpada. Por exemplo, “Alexa, ligue o quarto” ou “Alexa, ajuste o brilho do quarto para 80%”. 

É importante destacar que os dispositivos Philips Hue também podem ser usados com o Smart Things da Samsung e o HomeKit da Apple, entregando uma experiência personalizada para os consumidores.

A linha Hue é realmente completa para quem deseja automatizar as luzes em casa. Você pode configurar para ligar sempre que acordar e desligar sempre que estiver indo dormir. As luzes também podem ser excelentes para a criar rotinas. Por exemplo, você pode desligá-las para fazer seus filhos dormirem no horário certo. Além disso tudo, é possível criar um sistema de entretenimento mais agradável.

Confira o vídeo no nosso canal no YouTube, mostrando o unboxing dos produtos Philips Hue:

Também mostramos no nosso canal dicas para usar as lâmpadas inteligentes de forma criativa:

E, se você já tem as lâmpadas inteligentes da Philips, confira 10 dicas que podem melhorar a iluminação da sua casa. Aproveite e escreva nos comentários a sua experiência com as lâmpadas inteligentes Philips Hue.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter