Conheça 4 novos filtros do Instagram

Instagram Stories permite novos filtros de realidade aumentada
George Kedenburg, designer de produtos no Instagram, e influenciadores criam novos filtros de realidade aumentada para a rede sociais

Criado pelo designer de produto da rede social George Kedenburg III, o Instagram Stories tem um novo filtro chamado Desktop96 que simula janelas das edições mais antigas do Windows e traz elementos nostálgicos das versões anteriores do sistema da Microsoft e alguns aplicativos clássicos, como o Winamp e o Paintbrush. A intenção do designer foi criar um efeito para os Stories que nos faz voltar ao comecinho dos anos 90 e início dos anos 2000.

Tema do Windows está disponível no Instagram
Instagram cria efeito no Stories com tema do Windows

O novo filtro usa a realidade aumentada para colocar seu rosto ou o que você está gravando dentro de janelas de vários aplicativos bem antigos do Windows, como o Paintbrush em sua versão inicial. Para utilizar o filtro, caso não encontre nenhuma história com a nova funcionalidade, que está em fase de testes, basta seguir o perfil @gk3 para desbloquear a novidade. Após fazer isso, basta abrir a câmera do Instagram Stories e acessar as lentes. O filtro de janelas aparecerá no fim da lista.

Filtro nível de bateria

George também criou outro filtro, diferente dos nostálgicos programas do Windows, mas também muito divertido. Além do mais, quanto mais filtros para nos divertirmos melhor, certo? Neste, você pode colocar o ícone da bateria que vai se esgotando ou carregando, como vemos em celulares e câmeras digitais.

Filtro de bateria mostra o sujeito da imagem carregando ou descarregando a bateria
Filtro de bateria mostra o sujeito da imagem carregando ou descarregando a bateria

Como eu começo a usar?

Por enquanto eles estão sendo testados por alguns influenciadores da plataforma, ou seja, as pessoas que tem muitos seguidores. Para conseguir usar, basta encontrar um story de uma dessas pessoas usando o filtro e tocar no nome dele. Caso você não siga nenhum desses influenciadores, não há problema, basta acessar o Instagram do próprio
George Kedenburg III e utilizar os filtros.

Empresas poderão criar filtros AR personalizados 

O termo “realidade aumentada” pode soar muito futurista, mas você sabia que já está interagindo com essa tecnologia todos os dias através do Stories? Os filtros faciais fofos, como as orelhas de cachorrinho, são na verdade filtros AR.

Instagram vem utilizando realidade aumentada nos stories com os filtros faciais
Rede Social vem utilizando realidade aumentada nos stories com os filtros faciais

Uma das maiores revelações da rede social na conferência F8, no final de 2018, foi o anúncio de que os criadores, influenciadores e empresas em breve poderão criar seus próprios filtros AR personalizados para a rede social Stories usando o Spark AR Studio do Facebook. Apesar do nome futurístico, AR é bem simples. É uma tecnologia que, essencialmente, sobrepõe efeitos virtuais (também conhecidos como imagens e vídeos gerados por computador) ao mundo real através de uma câmera.

Você provavelmente os conhece como os divertidos filtros de rosto, que você pode adicionar às suas fotos e vídeos via Stories. Antes do anúncio, os filtros AR foram criados e controlados pela rede social. Agora, com o programa beta fechado, marcas selecionadas podem criar seus próprios filtros AR personalizados para o Stories.

Como utilizar os novos filtros institucionais no Instagram?

O filtro AR personalizado para o Stories tem grande chance de se tornar uma ferramenta de crescimento para empresas e influenciadores, pois  é necessário seguir a marca na rede social ou visitar seu perfil para testá-lo.

Você também pode experimentar os filtros ao ver um de seus amigos aplicando no Stories, o que significa que os filtros AR são basicamente projetados para se tornarem virais.

Vamos explicar como começar a usar os filtros AR do Stories com 3 contas que estão criando filtros personalizados:

# 1: Stories da Kylie Cosmetics AR Filter

Uma das primeiras empresas a usar os filtros AR personalizados para o  Stories foi a Kylie Cosmetics, e estamos muito felizes por essa participação.

No filtro da Kylie Cosmetics é possível ver se a cor do batom combina com seu tom de pele
No filtro da Kylie Cosmetics é possível ver se a cor do batom combina com seu tom de pele

Ao selecionar o filtro AR da Kylie Cosmetics no Stories, você pode experimentar diferentes batons de Kylie’s Lip Kits (como Candy K e Glitz) para ver qual tonalidade se adapta melhor ao seu tom de pele antes de fazer uma compra.

Este é um exemplo perfeito de como as empresas podem usar filtros AR customizados. Os filtros da Kylie não são apenas divertidos de usar, mas também são promocionais e super úteis, se você tiver realmente interesse em comprar o produto.

# 2: Filtro Retro AR da Adidas

Filtros vintage e fotos com visual retrô foram grande tendência este ano, e graças ao filtro AR personalizado da Adidas Originals, agora você também pode incluir estes toques retrô em seus stories!

O filtro Adidas adiciona um visual de fita VHS aos stories do Instagram
O filtro Adidas adiciona um visual de fita VHS aos stories do Instagram

O filtro adiciona uma aparência nostálgica de VHS ao seu vídeo, e ao levantar as sobrancelhas cria-se um efeito de “falha” que também inclui um padrão de logotipos da Adidas.

Embora menos promocional do que o filtro da Kylie Cosmetics, o filtro AR personalizado da Adidas Originals é super compartilhável e perfeito para criar o reconhecimento de marca.

# 3: Filtro AR Head Piece Diamond da Rihanna

Alguns meses atrás, Rihanna criou seu próprio filtro personalizado com brilhantes, para ajudar você a “brilhar como um diamante” como em sua música Diamonds nas suas selfies.

O filtro Diamonds aplica uma coroa de diamantes nas suas selfies
O filtro Diamonds aplica uma coroa de diamantes nas suas selfies

Criado para promover a conscientização para a Fundação Clara Lionel, criada pela própria cantora, que busca prover acesso a educação e saúde para comunidades carentes ao redor do mundo. Quando selecionado, o filtro adiciona uma coroa de diamantes à sua selfie. Esse é um ótimo exemplo de como você não precisa promover apenas um produto físico com um filtro AR. Assim como Rihanna, você pode usar filtros de rosto AR para promover um evento ou compartilhar uma mensagem de marca, caso esteja pensando em criar um filtro para sua empresa.


 #4: Filtro AR Anitta para divulgar novo EP

Com quatro versões de maquiagem e acessórios, a cantora Anitta foi a primeira artista brasileira a ter os efeitos AR na rede social. O filtro chegou para divulgar o novo trabalho da cantora, um EP solo. Assim como os demais filtros, basta seguir a artista para liberar o recurso no aplicativo.

Gostou? Compartilhe com a hashtag #showmetech e nas nossas redes sociais os seus stories e selfies com os novos filtros! Além disso, você também pode conferir como criar sua lista de melhores amigos no Instagram Stories como criar sua lista de melhores amigos no Instagram Stories

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail