Fotos do ps5

Hackers se aproximam do desbloqueio do PS5; entenda

Avatar of victor pacheco
O desbloqueio do PS5 está próximo, onde será possível ter acesso a novas funcionalidades. Entenda como isso funciona agora

Disponibilizado para venda há pouco mais de um ano, parece que estamos perto de ver um desbloqueio do PS5. Isso seria possível graças ao grupo de hackers que leva o nome de fail0verflow — o mesmo responsável por encontrar brechas de segurança no PlayStation 3 em 2010. Dessa forma, não deve levar muito tempo para vermos mídias ilegais sendo vendidas para um PS5 pirata.

Se você foi uma pessoa que viveu toda a geração do PlayStation 2 no Brasil, com toda certeza sabe que o console foi um verdadeiro sucesso graças à possibilidade de jogos não originais poderem ser reproduzidos no modelo, certo? Isso não foi possível no PS4, mas, agora, parece que a Sony não teve o mesmo cuidado ao desenvolver o sistema de seu novo console. Entenda como veremos um PS5 desbloqueado em breve.

Desbloqueio do PS5 pode ser concluído em breve

Achamos que levaria mais tempo para desenvolvermos uma matéria como esta, mas parece que, de fato, em breve veremos um PS5 pirata. Na noite de ontem (07), o grupo de hackers fail0verflow postou um tweet citando haverem encontrado as chaves de registro do novo console que foi lançado pela Sony em novembro de 2020. Veja:

Na prática, isso significa que, agora, os profissionais possuem acesso ao essencial para que um desbloqueio do PS5 aconteça. Isso porque a partir de agora, o “único” trabalho dos profissionais é tentar encontrar arquivos do sistema para que um conteúdo não original possa ser rodado em um PS5 pirata. Além de outras modificações que melhoram a experiência.

Pode parecer um trabalho mais fácil neste momento, mas os profissionais ainda precisam agir e muito para que o desbloqueio de fato aconteça. Mas a possibilidade existe justamente pelo fato das chaves de registro agora estarem disponíveis.

Como um PS5 desbloqueado pode se diferenciar?

Responder a esta pergunta abre mais campos do que o da pirataria. Dependendo do nível do “ataque” do grupo que está atuando para que o PS5 pirata seja uma realidade, podemos citar que, além de permitir que mídias falsas sejam rodadas no console, pode acontecer até mesmo uma troca de software. Em um PS5 desbloqueado, pode ser possível instalar o sistema operacional Linux, por exemplo.

Desbloqueio do ps5
Desbloqueio do PS5 pode permitir que novo sistema operacional seja instalado no console
Fonte: Sony

Voltando um pouco no tempo, quando o PlayStation 3 foi desbloqueado, isso permitiu que os donos conseguissem passar os arquivos que estavam em um CD para o armazenamento interno do videogame sem muito esforço.

Além disso, também era possível realizar o downgrade do sistema operacional (onde você consegue voltar para a versão anterior caso tenha vontade, após uma atualização). Também precisamos lembrar que muitas pessoas conseguiam rodar emuladores de outros consoles dentro do sistema do PlayStation 3, isso que, como você sabe, não é possível na versão original do software. Este mesmo grupo também já conseguiu que outros consoles, como PS4 e Nintendo Switch, rodassem Linux.

Playstation3
Na época, o PlayStation 3 foi desbloqueado por mesmo grupo de hackers
Fonte: Sony

Na prática, ter acesso às chaves de registro pode causar um desbloqueio do PS5 onde o céu é o limite, então nos resta esperar para ver o que será possível quando isso for concluído. É importante ressaltar que não necessariamente o PS5 pirata vai conseguir rodar jogos que não são originais, mas como isso já foi feito no PlayStation 2, não significa que é impossível.

PS5 pirata não deve ser fácil de conseguir

Apesar de terem acesso às chaves de registros do PS5, o trabalho não deve ser fácil. Inclusive, estas palavras são do próprio grupo de hackers. Em resposta a uma pessoa que perguntou se ter acesso a tudo isso tornaria o desbloqueio do PS5 mais fácil, os hackers foram diretos: “não.”

Até o momento, a Sony, desenvolvedora do PlayStation 5, ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas é esperado que a empresa lance uma atualização de segurança que resolva este problema. Até porque, um simples PS5 pirata no mercado já pode causar danos financeiros. Se isso ficar cada vez mais popular, como foi na época do PlayStation 2, a empresa pode deixar de faturar milhões de dólares em vendas de jogos exclusivos e até mesmo títulos third-party.

Desbloqueio do PS5 não é novidade

Outros especialistas já tentaram realizar o desbloqueio do PS5, mas, até agora, apenas o grupo fail0verflow realmente afirmou que está perto de ter um console desbloqueado em pouco mais de 1 ano de lançamento. 

Andy Nguyen, que trabalha como engenheiro de segurança no Google, e já trabalhou para a Sony, afirma que, de fato, conseguiu acessar a versão de desenvolvedores do sistema instalado no console, que leva o nome de “debug”. Mas o mesmo também não citou como isso foi realizado, assim como não há planos de fazer uma divulgação.

Logo do ps5
Quem desbloqueará o PS5 primeiro?
Fonte: Sony

O grupo de hackers que possui acesso às chaves de registro do PS5 não citou quando isso os próximos passos serão divulgados, mas agora é hora de os deixarmos trabalhar para saber quando será possível ver um PS5 desbloqueado.

Se tivesse acesso, você compraria um PS5 pirata para ter uma experiência mais completa? Comente abaixo!

Veja também

Com a segunda semana do mês chegando, confira quais jogos estarão na PS Plus de novembro:

Fontes: GamesRadar e EuroGamer

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados