10 dicas e truques do iPad para aproveitar ao máximo

Selecionamos 10 dicas e truques do iPad que irão garantir o máximo de produtividade em suas tarefas

Queridinho de muitos e cada vez mais presente na vida das pessoas como um terceiro gadget pessoal, o iPad é um dispositivo ágil, versátil e cheio de possibilidades. Tantas que resolvemos fazer uma seleção de 10 dicas e truques do iPad, exclusivos em sua maioria para o tablet da Apple, que tornarão o aparelho ainda mais versátil e produtivo, capazes de fazer até com quem não liga muito para ele, vê-lo com outros olhos.

A combinação notebook + celular é uma das mais utilizadas hoje em dia quando o assunto é a realização de trabalhos e tarefas em grupo. Adicionalmente, possibilitando uma melhor maneabilidade pela simplicidade com o uso de apps como nos smartphones, além de contar com uma exagerada tela, os tablets se destacam e integram hoje uma terceira opção, por vezes dando conta de todo um trabalho através das suas inúmeras possibilidades. 

Melhore sua produtividade no iPad

Através da popularização do iPad, a Apple soube conquistar o público com um aparelho versátil, amplo e mais voltado à prática de tarefas como a escrita e a edição de imagens. Esta novidade, presente há mais de 10 anos, vem se tornando cada vez mais capaz de rodar aplicativos que demandam de um processamento e poder de visualização que os iPhones não possuem e se mostram uma grande alternativa aos iMacs e MacBooks da empresa.

Escolha um dos modelos de ipad - dicas e truques do ipad
Escolha um dos modelos de iPad. Fonte: Apple

Pode-se dizer que o aparelho é excelente para aqueles que buscam executar multitarefas em um gadget portátil e mais prático que os notebooks. Ele também é perfeito para aproveitar a leitura, assistir a vídeos e realizar reuniões em um aparelho super confortável e com uma boa amplitude de tela e acessibilidade ao toque. 

Seja como for, o iPad e toda a sua linha, composta pelos iPad Air, iPad Mini e iPad Pro, são aparelhos com um alto poder de produtividade. Nele, a execução de tarefas se torna mais prática e também acessível dadas as possibilidades de execução de tarefas em uma tela generosa, da possibilidade de integrar dispositivos como o Magic Keyboard e o Apple Pencil, da conectividade remota com outros PCs, entre outros. Enfim, ele é perfeito para você pegar e sair de casa com tudo o que precisa para executar uma tarefa bem sucedida!

As melhores dicas e truques do iPad

Que o iPad é um aparelho cheio de possibilidades, nós não temos dúvidas, mas saiba que muitas dicas e segredos se escondem por trás desta maquininha potente da gigante Apple. Diante de vários truques, entre utilizar muitos dedos ao mesmo tempo, acessar atalhos de modo mais ágil e trabalhar com diversas telas, listamos aqui 10 dicas, a maioria delas exclusivas, que irão fazer você que possui um iPad, ou que pretende adquirir, aproveitá-lo ainda mais!

Divida o teclado ao meio

Com o teclado de digitação aberto em qualquer tela de texto, toque-o com os dois dedos e faça o movimento de arrastar para os lados, como se estivesse abrindo uma tela. Desta forma, o teclado irá se dividir em dois, disposto nos lados esquerdo e direito, mais adaptável à digitação com os polegares. Este recurso possibilita também uma maior visão da tela, revelando áreas que o teclado completo pode esconder.

Divida o teclado - dicas e truques do ipad
Divida o teclado. Fonte: Apple

Obtenha um TrackPad

Ao menos em alguns ambientes no iPad, é possível usar um simulador de mouse daqueles que vêm nos notebooks, também chamados de TrackPad ou TouchPad. Para ativá-lo, toque por sobre o teclado de digitação com dois dedos e arraste-os juntos para que uma seta apareça na sua frente. Este recurso surge para nutrir a indisponibilidade de uso nativo de um mouse via bluetooth em modelos antigos de iPad e é uma mão na roda quando o assunto é selecionar uma grande quantidade de texto ou apontar para uma posição bem específica numa palavra.

Trackpad digital - dicas e truques do ipad
TrackPad digital. Fonte: Apple

Trabalhe com várias telas simultaneamente 

O iPad possui o magnífico recurso Split View, que permite rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, partindo a tela ao meio. Para fazer a mágica acontecer, com um aplicativo aberto, arraste a tela de baixo para cima para visualizar o dock, a tela de atalhos inferiores. Nele, selecione um app e arraste para cima em uma das extremidades laterais para que este se fixe na tela. O mesmo recurso pode ser usado entre abas do Safari, bastando segurar um link e arrastá-lo para o lado. Ainda, o PiP (Picture in Picture) permite que, através de um simples toque no símbolo de uma seta, possamos assistir a vídeos em tela pequena enquanto realizamos outras tarefas.

Uma possibilidade adicional (e compatível com modelos mais antigos de iPad) é o recurso Slide Over. Com ele, podemos posicionar uma tela de aplicativo ou pasta à frente de outra, ocupando a tela em modo ativo, enquanto a outra fica em plano de fundo. Para acessá-lo, com uma ou duas telas abertas, arraste um novo item que esteja no dock para cima em uma das laterais.

Split view e slide over juntos - dicas e truques do ipad
Split View e Slide Over juntos. Fonte: Apple

Amplifique a barra de atalhos

Diferentemente do iPhone, que possui espaço para até quatro itens no dock, o iPad pode suportar de 13 até 15 itens dependendo do modelo de seu aparelho. Para alterá-lo, adicionando ou retirando itens do dock, basta segurar e arrastar o ícone desejado para baixo, encaixando-o em um dos espaços disponíveis. Adicionalmente, o iPad conta com um espaço no lado direito desta barra de atalhos que revela três dos acessos mais recentes, amplificando para 18 a gama máxima de itens a serem dispostos no dock.

Muitos itens no dock - dicas e truques do ipad
Muitos itens no Dock. Fonte: Tek Race

Abra arquivos recentes com rapidez

Toque e segure uma pasta ou aplicativo compatível por um breve momento — não muito para não ativar o modo jiggle (sacudir, em tradução), que é o modo de edição dos apps na área de trabalho — e uma janelinha irá se abrir contendo os quatro últimos itens utilizados. Essa possibilidade garante um acesso mais ágil aos documentos e arquivos com os quais esteja trabalhando, viabilizando o trabalho multitarefas, tão caro ao iPad.

Visualize antes de abrir - dicas e truques do ipad
Visualize antes de abrir. Fonte: MacWorld

Mude o tamanho das letras, brilho e filtro das cores 

Através da seção Ajustes > Geral > Acessibilidade, é possível: aumentar o tamanho dos textos e descrições que aparecerão na tela do iPad em Texto Maior; reduzir a intensidade das cores mais fortes e brilhantes através do caminho Adaptações de Tela > Reduzir Ponto Branco; e também variar a paleta de cores, deixando-as mais favoráveis para pessoas com discromatopsia, acessando Adaptações de Tela > Filtros de Cor.

Habilite o recurso filtros de cor - dicas e truques do ipad
Habilite o recurso Filtros de Cor

Use dois, quatro ou cinco dedos ao mesmo tempo 

É possível mover vários aplicativos e pastas de uma só vez na tela principal do iPad. Para realizar este feito, após selecionar e arrastar um item com um dedo, clique com outro em novos itens para que estes sejam carregados consigo ao mesmo tempo!

Outra possibilidade a ser realizada na tela do iPad é tocar a tela com quatro ou cinco dedos e imitar o movimento de fechar como uma pinça para fazer com que os apps e pastas abertas em segundo plano surjam na tela. Esta técnica também funciona no Safari, bastando usar apenas dois dedos.

Veja os arquivos abertos - dicas e truques do ipad
Veja os arquivos abertos. Fonte: Apple

Transfira conteúdo entre iPhone e iPad

Uma possibilidade muito bem-vinda no iPad é a conectividade com o iPhone. Caso você esteja com os dois aparelhos logados na mesma conta iCloud, com o Bluetooth ativado e o Wii-Fi de ambos conectados na mesma rede, é possível copiar um texto em um aparelho para colá-lo no outro. Ah, e isto também funciona com imagens!

Transfira conteúdo entre ipad e iphone - dicas e truques do ipad
Transfira conteúdo entre iPad e iPhone. Fonte: Apple

Anote rápido com Apple Pencil

O Apple Pencil se tornou um dos acessórios mais dinâmicos do iPad, possibilitando um aproveitamento ainda maior da tela em atividades como desenho e anotações, mesmo com a tela bloqueada! Para capturar rapidamente uma anotação, simplesmente toque com o Apple Pencil na tela bloqueada do iPad para que o app Notas, estando ele devidamente configurado, se abra. Prático e ágil!

Tome notas com o apple pencil. Fonte: apple - dicas e truques do ipad
Tome notas com o Apple Pencil. Fonte: Apple

Reconhecer música com a Siri

Uma última dica e que também é muito interessante é a possibilidade de usar o seu iPad, ou iPhone, como um reconhecedor de músicas “de ouvido”. Não é preciso pesquisar a letra e possíveis nomes de artistas quando algum som aparecer e surgir a dúvida. Basta deixar música rolar e, com um toque para chamar a Siri (clicando e segurando o botão de início, ou superior, ou ainda falando “E aí, Siri”) fazer a seguinte pergunta: “Que música é essa?”. Neste momento, a assistente da Apple irá ouvir e procurar pela obra tocada, surgindo logo depois com o nome da música e ainda lhe recomendando um link para compra da mesma!

Descubra qual é a música com a siri - dicas e truques do ipad
Descubra qual é a música com a Siri!

iPad com mais dicas e truques

É possível conferir novas dicas e truques do iPad sempre que atualizações surgirem através do app nativo Dicas, presente na tela inicial com um símbolo de uma lâmpada, ou dentro do site de suporte da Apple.

Acesse o app dicas - dicas e truques do ipad
Acesse o app Dicas!

E caso queira conhecer mais sobre o novo iPad da Apple, acesse esta matéria com tudo sobre o novo iPad Pro 2021, anunciado recentemente no evento Spring Loaded da Apple!

Fontes: Macworld, TechRadar e Apple.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário