9 dicas para digitar mais rápido no iphone e ipad

9 dicas para digitar mais rápido no iPhone e iPad

Avatar of glauco vital
Com as configurações corretas no teclado e alguns truques, veja como digitar mais rápido no iPhone e iPad e ser mais produtivo

Você deve passar algum tempo do seu dia usando seu smartphone, muitas vezes trocando mensagens, fazendo pesquisas e outras coisas que exigem o uso do teclado. E se você puder digitar mais rápido no iPhone e iPad, não seria interessante? O Showmetech fez um apanhado de dicas, entre configurações e truques escondidos no teclado do iPhone – como atalhos, que nem temos em programas de computador — para que você possa digitar mais rápido e com menos esforço, confira!

Verifique as configurações do teclado

As configurações do teclado possuem algumas opções que ajudam o usuário a digitar mais rápido no iPhone. Para habilitar estas configurações, acesse Ajustes > Geral > Teclado. Na seção Todos os Teclados, selecione todas as opções disponíveis.

Verifique as configurações do teclado
Imagem: Showmetech

Crie atalhos rápidos para frases muito utilizadas

O teclado do iPhone oferece um recurso de Substituição de Texto, em que você digita a abreviação de uma frase e ele automaticamente substitui pela frase completa. Para utilizar este recurso, acesse Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto. Na janela que abre, você verá todas as substituições cadastradas.

Substituições de texto no ios. Imagem: showmetech
Substituições de texto no iOS. Imagem: Showmetech

Para cadastrar uma nova substituição de texto, toque no “+” no alto da tela. Na próxima janela que abre, escolha a frase que gostaria de cadastrar e o atalho para esta frase. Toque em Salvar, e a frase está cadastrada.

Cadastre substituições de texto para digitar mais rápido no iphone. Imagem: showmetech
Cadastre substituições de texto para digitar mais rápido no iPhone. Imagem: Showmetech

Altere o tamanho do teclado

Com o aumento das telas, muitas vezes é difícil digitar com apenas uma mão no teclado do iPhone, que ocupa toda a largura da tela. Para contornar esse problema, é possível reduzir o tamanho do teclado do iPhone, podendo posicioná-lo à esquerda ou à direita da tela, para atender a canhotos e destros.

  1. Para habilitar o teclado reduzido, segure a tecla de emoji até que apareçam as opções de teclados. Nas opções, selecione se deseja o teclado à esquerda ou à direita da tela;
Altere o tamanho do teclado
Imagem: Showmetech
  1. Pronto, o teclado reduzido está posicionado. Note que fará maior diferença em modelos com telas maiores – como o iPhone 13 Pro Max.
Teclado reduzido para digitar com uma mão no iphone
Imagem: Showmetech

Formate o texto digitado

Para alguns aplicativos do iPhone, é possível incluir formatação no texto, como negrito, itálico, sublinhado e tachado. Claro, não é uma dica para digitar mais rápido no iPhone e iPad, mas traz uma nova possibilidade na hora de digitar.

  1. Escreva o seu texto normalmente, e selecione as palavras que deseja formatar. No menu contextual, selecione a opção BIU;
Formate o texto digitado
Imagem: Showmetech
  1. No menu que se abre, selecione qual das opções de formatação de texto você deseja aplicar ao texto, e pronto.
Como aplicar formatação de texto no iphone
Imagem: Showmetech

Use a barra de espaço como cursor

Quando precisamos alterar alguma parte do texto digitado, nem sempre conseguimos encaixar o cursor do teclado no ponto onde queremos. Para ajudar o usuário, a Apple transformou a barra de espaço em um pad direcional para você movimentar o cursor. Seu uso é bastante simples: segure a barra de espaço até que as letras do teclado desapareçam, e então movimente o dedo na barra de espaço até onde deseje posicionar o cursor. Simples, não?

Usando a barra de espaço como cursor no iphone
Mantenha a barra de espaço pressionada até que sumam os caracteres das teclas, e posicione o cursor onde desejar. Imagem: Showmetech

Sacuda para desfazer a digitação

Presente desde o iOS 3, o recurso de sacudir o iPhone para desfazer uma ação não é um recurso do teclado, mas sim do sistema – e claro, pode ser utilizado para digitar mais rápido no iPhone. Seu funcionamento é simples: para desfazer a digitação feita no teclado, sacuda o iPhone e uma mensagem pop-up vai surgir perguntando se você deseja desfazer a digitação.

Imagem: showmetech
Imagem: Showmetech

Pontuação com espaço duplo

O teclado do iPhone não apresenta a pontuação junto das teclas alfabéticas, sendo necessário trocar para as teclas numéricas para acessá-la. Para digitar mais rápido no iPhone, eis uma dica simples: para inserir um ponto (.), basta tocar duas vezes na barra de espaço. É isso.

Acesso rápido a extensões de domínio da internet

Ao digitar o endereço de um site ou e-mail, sempre será necessário incluir alguma extensão de domínio – como .com, .edu e .org. Para facilitar um pouco, segure a tecla de ponto (.) e selecione uma das extensões que são sugeridas. Vale lembrar que esta função está habilitada apenas em campos de endereço de e-mail e websites.

Acesse extensões de domínio da internet
Imagem: Mashable

Deslize para digitar números

Enquanto outros teclados — como o SwiftKey — possuem uma linha de teclas numéricas junto do teclado alfabético, o teclado do iPhone não apresenta esta configuração. Ou seja, para digitar números é necessário acionar o teclado numérico. Mas há uma maneira de não precisar ficar comutando entre teclados: basta segurar a tecla 123 (que aciona o teclado numérico) e deslizar até o número a ser digitado. O número será inserido, sem precisar trocar entre teclados.

Teclado numérico do iphone
Imagem: Showmetech

Veja também:

Confira 30 dicas e truques do iPhone 13 para aproveitar melhor seu smartphone.

Fonte: Mashable (1) e (2).

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
15
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados