Dicas para kindle

59 dicas para Kindle que você precisa saber

Avatar of jaime ninice
Capture telas, empreste livros, use um browser e aproveite ao máximo do seu eReader da Amazon com estas 59 dicas para Kindle!
Índice
  1. Vale a pena comprar um Kindle?
  2. Melhores dicas para Kindle
  3. Capture a tela
  4. Transforme o Kindle em um Pen Drive
  5. Exiba uma capa de livro como tela de descanso
  6. Desative a tela
  7. Utilize um browser
  8. Crie uma senha
  9. Recupere a senha
  10. Resete o Kindle
  11. Gerencie todo o conteúdo
  12. Empreste um livro
  13. Apague eBooks definitivamente
  14. Ative a atualização automática de livros
  15. Descubra e edite seu e-mail Kindle
  16. Envie PDFs e outros arquivos para o Kindle
  17. Envie arquivos convertidos para o Kindle
  18. Converta arquivos para o formato Kindle
  19. Envie livros para o Kindle via USB
  20. Envie textos de sites para o Kindle
  21. Ative a atualização de páginas
  22. Mude o brilho rapidamente
  23. Coloque o Kindle no modo avião
  24. Prolongue o tempo da bateria
  25. Deixe o Kindle mais rápido
  26. Alterne entre temas de leitura
  27. Aumente ou diminua as letras rapidamente 
  28. Dê zoom em imagens e PDFs
  29. Mostre o relógio e o progresso de leitura 
  30. Alterne rapidamente entre progressos de leitura
  31. Use o Modo noturno
  32. Folheie outras páginas sem perder onde estava
  33. Visualize páginas em miniatura
  34. Crie pastas ou coleções
  35. Marque páginas
  36. Sublinhe textos
  37. Faça anotações
  38. Revise textos com o Kindle
  39. Veja índice e anotações populares do livro
  40. Compartilhe as anotações de um livro
  41. Veja suas Notas e destaques de toda a biblioteca
  42. Acesse seus Livros, Progresso, Notas e Destaques em outros aparelhos
  43. Conecte-se às redes sociais
  44. Veja dados estatísticos de leitura
  45. Aproveite mais do App Kindle
  46. Veja o significado e tradução de palavras
  47. Troque de dicionários
  48. Adicione novos dicionários 
  49. Aprenda inglês com o Kindle
  50. Exiba dicas para palavras estranhas
  51. Altere o idioma do Kindle
  52. Utilize o Voice View
  53. Deixe a Alexa ler livros do Kindle
  54. Ouça audiobooks com o Audible
  55. Localize palavras em todo o Kindle
  56. Baixe livros gratuitamente
  57. Assine programas de leitura
  58. Compartilhe com a família
  59. Exiba trechos destacados por outros leitores
  60. Use o X-Ray (Raio X)
  61. Use o Controle dos Pais

Entre os dispositivos mais populares atualmente, ao lado de smartphones, smartwatches, tablets e notebooks, estão os leitores de livros digitais dedicados, tais como o Kindle, Kobo ou Lev. Poder ler um ou vários livros e ter o mesmo peso na mochila, ou no bolso, é uma qualidade que veio para revolucionar e tem ganhado cada vez mais adeptos. É com esta ideia que trazemos neste artigo 59 dicas para Kindle, venha conferir!

Vale a pena comprar um Kindle?

Esta é uma pergunta que muitos se fazem antes de comprar um Kindle pela primeira vez. Será que vale a pena comprar um Kindle, ou seria melhor investir em um tablet? Ou, mesmo, desistir da leitura digital, pois o livro físico é a melhor experiência? Tenho certeza de que cada um possui um motivo para adquirir um leitor de livros digitais e, por sorte, eles são muitos! 

A primeira das motivações, já citada, é a capacidade de poder levar seus livros para qualquer lugar, sem a necessidade de carregar peso. Além disso, o armazenamento de livros no Kindle tira a necessidade de lidar com a conservação ou até de precisar de uma biblioteca cada vez maior em casa.

Dicas para kindle
Aproveite sua leitura com o Kindle. Fonte: Amazon

Certo de que o Kindle é um acessório portátil, torna-se muito mais prático poder levá-lo consigo em viagens, ao trabalho, à escola ou mesmo no bolso para uma caminhada ao ar livre ou na praia. Ele ainda conta com um modo “não perturbe nativo”, já que redes sociais, notificações e outros pormenores não estão inclusos na plataforma. Portanto, neste quesito, o e-Reader da Amazon é um aliado perfeito para quem busca conforto e simplicidade.

Um outro aspecto em que o Kindle também vence diz respeito à iluminação. Ficar muitas horas em frente ao tablet, celulares ou PCs pode não ser o mais saudável para o usuário. Pausas devem ser respeitadas, assim como utilizar dispositivos eletrônicos em horários próximos à hora de dormir também devem ser evitados, para diminuir possíveis complicações no sono. Ainda assim, mesmo o uso constante de aparelhos como celulares e tablets acaba sendo cansativo e pode ser prejudicial para a visão. 

Com o Kindle, a história é diferente, pois a sua tela e-Ink (tinta eletrônica, em português), diferentemente das telas LCD e LED, simulam um papel em branco, são antirreflexo e não emitem luz. Mesmo em modelos de e-Reader com iluminação interna, a luz emitida pela maioria dos aparelhos difere das luzes azuis artificiais presentes em celulares e computadores, além de atuar mais como uma fonte interna, não direcionada aos olhos, e servindo apenas para deixar a tela mais clara para a leitura.

Kindle kids. Dicas para kindle
Modelo Kindle Kids. Fonte: Amazon

Diante do sucesso e aceitação do público ao longo do tempo, vários modelos de e-Reader vêm sendo lançados — desde aqueles à prova d’água até os capazes de usar dispositivos Bluetooth para ouvir audiobooks. Os tipos variam entre preços e características e hoje temos, na linha Kindle, além do aparelho tradicional, os modelos Kindle Paperwhite, com capacidade de resistir à água, bateria resistente e acesso a áudio (via fones Bluetooth) e o Kindle Oasis, que, além desses recursos, carrega uma tela bem maior e está inserido na linha Premium da marca.

Alguns modelos contam com conexão 3G e há também os inseridos em edições especiais, como o Kindle Paperwhite Signature Edition, que possui carregamento sem fio e sensor adaptável de iluminação, e o Kindle Kids, ideal para crianças. Ou seja, opções para todos os gostos.

Melhores dicas para Kindle

Por ser um aparelho não tão popular quanto smartphones, muitos que adquirem um Kindle podem não conhecer algumas das muitas possibilidades que estes aparelhos têm a oferecer. Portanto, torna-se importante tomar conhecimento de suas dicas e truques, desde as mais corriqueiras, até aquelas que não imaginávamos ser possível em aparelhos desta marca. 

Algumas das dicas já são velhas conhecidas dos leitores mais usuais, enquanto que outras podem se revelar como grandes e gratas surpresas para os donos de aparelhos e-Reader. Pode acontecer de alguma dica não funcionar devido à atualização ou modelo do aparelho, mas garantimos que a maioria delas se aplicam a todos os tipos de Kindle. Portanto, vamos a elas!

Capture a tela

Na 1ª dica para Kindle, trazemos um truque muito comum em tablets e smartphones. Toque simultaneamente com dois dedos nas extremidades opostas da tela do Kindle para tirar um print da tela. Pode ser com um dedo no canto superior direito e o outro no canto inferior esquerdo ao mesmo tempo, ou o inverso (um dedo no canto superior esquerdo e o outro no canto inferior direito).

Capture a tela - dicas para kindle
Capture a tela. Imagem: Reprodução

A tela irá piscar, como em um flash, e você saberá que ela foi capturada. Para acessar as imagens, ligue seu Kindle a um computador através da conexão USB e abra o diretório Raiz. As capturas de tela ficarão armazenadas no formato PNG.

Transforme o Kindle em um Pen Drive

Um truque para Kindle simples, mas que pode pegar de surpresa muitos que não a conhecem. O fato é que o Kindle permite que sejam armazenados arquivos variados em seu interior ao fazer a conexão no PC com um cabo USB. Fica parecido com um Pen Drive, atuando mais para imprevistos ou para quando necessitar armazenar um arquivo maior, ou, ainda, quando não existe a possibilidade de usar a internet para carregá-lo na nuvem.

Transforme o kindle em um pen-drive - dicas para kindle
Transforme o Kindle em um Pen Drive. Imagem: Reprodução do Autor

Exiba uma capa de livro como tela de descanso

É possível deixar a capa de um livro que você está lendo como tela de proteção ao invés das imagens aleatórias do Kindle. Para isso, acesse os três pontos (…) localizados no canto superior direito (abaixo da barra de bateria) e selecione Configurações. Vá em Opções do dispositivo para acessar (e ativar ou desativar) a opção Mostrar capa. Pronto, agora quando você deixar o Kindle parado por um tempo, ele irá descansar a tela com a imagem da capa do livro que você está lendo. Um porém, é que esta é uma dica nova, disponível apenas em modelos mais recentes do aparelho. 

Exiba capa de livro - dicas para kindle
Exiba a capa de um livro como tela de descanso. Imagem: Reprodução

Desative a tela

Já, caso você queira deixar o Kindle totalmente com a tela desligada, sem proteção de tela ou capa de livro, aperte e segure o botão Power por sete segundos e escolha “Desativar a tela” dentro das opções que irão aparecer. A tela irá ficar branca, tal como são originalmente as telas e-Ink quando desligadas.

Desative a tela  - dicas para kindle
Desative a tela. Imagem: Reprodução

Utilize um browser

O Kindle permite que sejam acessadas páginas web através de um browser, ainda que um pouco rudimentar, interno do aparelho. Para acessá-lo, clique nos três pontos localizados no canto superior direito da Tela inicial (…) ou da Biblioteca e clique em “Navegador da Web“. Pronto, agora você pode surfar sem cansar muito a vista. E, para facilitar ainda mais a leitura, com o site aberto, clique em Modo de artigo, dentro dos três pontos ao lado da barra de endereços.

Browser - dicas e truques para kindle
Utilize um Browser. Imagem: Reprodução

Crie uma senha

Pode ser que você queira definir uma senha para iniciar o aparelho toda vez que for ligá-lo, assim como funcionam, geralmente, nos smartphones. Para configurar uma senha no Kindle, acesse: … > Configurações > Opções do Dispositivo > Senha do dispositivo. Após configurada a senha, você também pode alterar ou desativá-la. Só não se esqueça dela — ou anote em um caderno — na hora de fazer qualquer ajuste.

Crie senha - dicas e truques para kindle
Crie uma senha. Imagem: Reprodução

Recupere a senha

Caso tenha esquecido a senha do seu Kindle e queira voltar a utilizá-lo, na tela de digitação da senha, escreva 111222777 e clique em OK para que o aparelho resete e restaure-o para suas configurações de fábrica. Importante ressaltar que tudo que foi baixado no Kindle será apagado, porém, bastando que o usuário conecte-se com a sua conta para voltar a visualizar o conteúdo disponível na mesma.

Resete o Kindle

Já caso queira resetar o seu Kindle sem precisar criar ou esquecer a senha, acesse: … > Configurações > … > Redefinir. Pronto, assim que confirmar, o seu Kindle ficará como novo, voltando às configurações de fábrica. Uma boa dica para deixá-lo limpo e disponível para que um novo usuário possa começar a utilizá-lo. Lembrando, novamente, que todo o conteúdo poderá ser novamente baixado e carregado ao acessar a sua conta da Amazon, independentemente do Kindle a ser usado.

Resete o kindle. Imagem: reprodução
Resete o Kindle. Imagem: Reprodução

Gerencie todo o conteúdo

Através da página da Amazon, é possível ver quadradinhos e gerenciar tudo o que foi baixado no seu aparelho Kindle. Para ter acesso ao conteúdo e poder gerenciá-lo mais facilmente, faça o login no portal e siga este caminho: clique no botão de usuário (localizado no canto superior direito) > Sua conta > Gerencie seu conteúdo e dispositivos e mova para a aba Conteúdo. Através desta página, você verá todos os livros que foram baixados e poderá acessar dados como detalhes do pedido, data de aquisição e nome do autor, bem como até mesmo realizar ações, tais quais: 

  • Enviar para dispositivo padrão ou outros;
  • Excluir;
  • Marcar como lido;
  • Baixar e transferir por USB;
  • Limpar última página lida;
  • Ler agora;
  • Adicionar às coleções.
Gerencie todo o conteúdo. Foto: reprodução do autor
Gerencie todo o conteúdo. Foto: Reprodução do Autor

Empreste um livro

Uma ação adicional, e também uma dica para Kindle interessantíssima, disponível apenas a alguns títulos da biblioteca, é a que oferece a opção de emprestar livros a outros usuários. Quando permitido, você poderá emprestar seu livro para que ele fique em posse de outro leitor em um período máximo de 14 dias. Para fazer a transferência, acesse a página de Gerenciamento de conteúdo e dispositivos (descrita na dica anterior), acesse a opção de empréstimo, quando disponível, e preencha um formulário, contendo nome e e-mail, para que o outro usuário receba o livro desejado.

Apague eBooks definitivamente

Uma tarefa simples, mas que pode parecer complicada à primeira vista, uma vez que o ato de apagar um livro no dispositivo não o elimina completamente da plataforma Kindle. Para fazer isso completamente e nunca mais ver o livro que excluir, vá para a página de Gerenciamento de conteúdo e dispositivos e clique no botão Excluir. Agora sim você fez a “limpa” definitiva!

Excluir títulos. Imagem: reprodução
Excluir títulos. Imagem: Reprodução

Ative a atualização automática de livros

Uma outra dica para kindle importante, também ativada através da página de Gerenciamento de conteúdo e dispositivos, é a de permitir que a Amazon faça a atualização automática de livros que receberam alguma melhoria, adição ou correção por algum autor ou editora. Para ativar a atualização automática de livros, acesse o mesmo botão de usuário > Sua conta > Gerencie seu conteúdo e dispositivos > Preferências > Atualizações automáticas de livro.

Ative a atualização automática de livros. Imagem: reprodução
Ative a atualização automática de livros. Imagem: Reprodução

Descubra e edite seu e-mail Kindle

O e-mail Kindle é um recurso que irá facilitar a sua vida em muitos momentos, como para o envio de arquivos diretamente para o aparelho (leia dicas abaixo). Mas, como descobri-lo? Você pode checá-lo no próprio Kindle, em > Configurações > Sua conta, e ele aparecerá ao final da página, na descrição da opção Envie um email para o Kindle. O e-mail, provavelmente, terá o mesmo nome de utilizador que o seu e-mail padrão do Google usado para se cadastrar na sua conta Amazon. Como exemplo, para um e-mail de cadastro na Amazon com a seguinte forma utilizador@gmail.com, ele irá criar o utilizador@kindle.com.

Descubra seu e-mail. Imagem: reprodução
Descubra seu e-mail. Imagem: Reprodução

Uma outra forma de ver o seu e-mail Kindle, e até de editá-lo (já que ele vem pré-definido com base no seu e-mail cadastrado), é entrando no site da Amazon. Estando lá, após realizar o login e acessar o botão de usuário > Sua conta > Gerencie seu conteúdo e dispositivos, vá para a aba Dispositivos e clique no seu aparelho Kindle que irá surgir na categoria Dispositivos da Amazon para ver o status. Nesta tela de informações do seu aparelho Kindle, clique no link Editar, que está localizado logo ao lado do seu endereço de e-mail, para poder alterar o nome do utilizador.

Envie PDFs e outros arquivos para o Kindle

Com seu e-mail Kindle descoberto, agora você pode enviar textos e arquivos para o seu aparelho de forma simples e descomplicada. Basta enviar um e-mail diretamente para o seu email @kindle.com e anexar o conteúdo — em pdf, mobi, txt, docx, jpeg, e outros compatíveis — que pretende transmitir. Após realizada esta etapa, a Amazon pode enviar um e-mail para você confirmar sua solicitação de envio, bastando clicar no botão Verificar solicitação para que ele, em questão de segundos, apareça no seu Kindle.

Envie arquivos convertidos para o Kindle

Agora, caso você queira enviar seus arquivos PDFs já formatados no padrão Kindle (o famoso .mobi), antes, digiteConvertno campo Assunto do e-mail para que ele seja enviado de forma convertida e aterrisse no seu dispositivo já com o padrão mais conhecido da marca. Arquivos convertidos para o padrão Kindle permitem maiores modificações, como formatação, alinhamento e outros recursos nativos para livros do sistema da Amazon.

Converta arquivos para o formato Kindle

Uma outra maneira de converter seus arquivos para o padrão da marca é utilizando algum site ou programa de conversão de arquivos. Citamos como exemplos de sites os PDF2Mobi, Convertio e Cloudconvert. Já entre os Apps, podemos citar os PDFelement, File Converter e Ebook Conversor.

Envie livros para o Kindle via USB

Complementando a dica acima — ou, para quem preferir enviar arquivos de forma offline, mais rápida ou prática para o Kindle — você pode enviar diretamente seus livros ou arquivos de texto para o Kindle através da conexão USB. Para isso, cole o arquivo dentro da pasta Kindle (F:)\documents\Downloads\Items01 e veja ele aparecer no seu dispositivo como uma mágica.

Envie livros via usb. Imagem: reprodução do autor
Envie livros via USB. Imagem: Reprodução do autor

Envie textos de sites para o Kindle

Às vezes, estamos navegando na internet e aparecem artigos que, pelo tempo disponível ou vontade de lê-lo depois, acabamos por deixá-los de lado. Uma forma de contornar esse problema é enviar esses artigos para o Kindle, numa tentativa de leitura em momentos de pausa e sem distração. 

Instapaper. Imagem: reprodução
Instapaper. Imagem: Reprodução

Para fazer isso, você pode recorrer a aplicativos como o Instapaper (site, App), em que você deve adicionar seu e-mail Kindle nas configurações do Instapaper e autorizá-lo nas Configurações da Amazon (Sua conta > Dispositivos e conteúdo > Preferências > Configurações de documentos pessoais) para o recebimento, cuja frequência de envio ainda pode ser configurada nesta mesma página. Também há a opção de utilizar complementos de browser como o Send to Kindle e o Push to Kindle. A adição dos respectivos e-mails dos complementos também se torna necessária para o envio de arquivos ao Kindle.

Ative a atualização de páginas

O Kindle automaticamente realiza a atualização de páginas (o famoso refresh) após uma quantidade padrão de viradas. Para ter uma tela mais limpa e com atualizações a cada virada de folha, acesse: … > Configurações > Opções de leitura > Atualização de página.

Ative a atualização de páginas. Imagem: reprodução
Ative a atualização de páginas. Imagem: Reprodução

Mude o brilho rapidamente

Em muitos momentos, pegamo-nos lendo um livro que nem vemos o tempo passar. Durante essas viagens literárias, pode chegar a anoitecer e talvez seja preciso aumentar o brilho da tela para não forçar muito a vista quando a iluminação não favorecer. Para aumentar o brilho da tela de forma rápida, faça o movimento de deslizar a tela de cima para baixo e arraste ou clique nos pontos – ou + para diminuir ou aumentar o nível de iluminação que será necessário.

Mude a iluminação. Imagem: reprodução
Mude a iluminação. Imagem: Reprodução

Coloque o Kindle no modo avião

Simplesmente acesse: … > Configurações > Rede > Modo Avião para que o seu Kindle fique em modo avião e deixe de receber conteúdo da internet. Também dá para utilizar o mesmo passo da dica anterior deslizando o dedo de cima para baixo e clicando na opção com o desenho de um avião.

Modo avião. Imagem: reprodução
Modo avião. Imagem: Reprodução

Prolongue o tempo da bateria

Além de ativar a opção … > Configurações > Opções do dispositivo > Opções Avançadas > Economizador de energia, o uso das três dicas para Kindle anteriores (desativar a atualização de páginas, retirar o brilho e colocar no Modo Avião) são ótimas para aumentar ainda mais o tempo de duração da bateria do Kindle. 

Economizador de eneria. Imagem: reprodução
Economizador de eneria. Imagem: Reprodução

Outras dicas incluem atualizar para a última versão de firmware do aparelho — visto que, ocasionalmente, podem aparecer algumas falhas que afetam a vida útil da bateria —; não deixá-lo exposto a fortes mudanças de temperatura, tais como ao sol, no carro, ou perto de uma saída de ar condicionado; seguir as orientações de recarga para baterias de íon lítio, como, por exemplo, não deixar carregando após atingir 100% da carga e recarregá-lo antes de chegar a um nível muito baixo de energia; e até mesmo reiniciar o aparelho de vez em quando.

Também ajuda optar por adicionar livros em momentos durante o carregamento e verificar por livros corrompidos, estes dois últimos importantes pelo esforço considerável que o Kindle necessita durante o processo de indexação feito ao receber um livro no aparelho. Siga essas dicas e você terá energia suficiente para realmente durar um tempão naquela viagem!

Deixe o Kindle mais rápido

Agora, para deixar o Kindle mais rápido, você pode manter o modo avião ativado e, por inverso, ativar a atualização de páginas. Também, assim como na dica anterior, a existência de livros corrompidos e o processo de indexação em larga escala, como no envio de muitos livros ao mesmo tempo, devem ser evitados para não causar um processamento lento durante o uso do aparelho. Essa combinação de dicas irá aumentar a velocidade do seu Kindle.

Alterne entre temas de leitura

O Kindle possui uma enorme quantidade de configurações que podem ser alteradas para incrementar ainda mais o seu tempo de lazer com a leitura. Entre as opções, estão a mudança na orientação de leitura (horizontal ou vertical), aumento ou diminuição do uso das margens e espaçamento do texto, alinhamento do texto (à esquerda ou justificado) e a troca de fonte ou tamanho das letras

Mude temas de leitura. Imagem: reprodução
Mude temas de leitura. Imagem: Reprodução

Para acessá-las, clique no ponto superior do Kindle durante a leitura de um livro e escolha a opção Aa para que uma tela com as abas Temas, Fonte, Layout e Mais apareça e você possa desfrutar de todo um rol de opções. Você pode até salvar as configurações que escolher para usá-las depois.

Aumente ou diminua as letras rapidamente 

Como truque para Kindle adicional para aumentar ou diminuir o tamanho das letras no Kindle, dentro de um livro, clique na tela com os dois dedos fazendo o movimento de aumentar ou diminuir para mudar o tamanho da fonte. Simples e prático, não é mesmo?

Altere o tamanho da fonte. Imagem: reprodução
Altere o tamanho da fonte. Imagem: Reprodução

Dê zoom em imagens e PDFs

Hummm, a dica anterior pode ter feito você se lembrar de uma outra opção, muito comum em smartphones e tablets, acessível com este mesmo movimento: que é dar zoom em uma página. Ela pode ser feita da mesma forma (arrastando os dois dedos, como num movimento de aumentar ou diminuir) em arquivos PDF no Kindle. Já para realizar a mesma tarefa de zoom em imagens dentro de livros no formato Kindle, deve-se clicar e segurar a imagem por alguns segundos para que surja uma lupa e permita ao usuário visualizar a imagem em uma página inteira.

Dê zoom em imagens. Imagem: reprodução
Dê zoom em imagens. Imagem: Reprodução

Mostre o relógio e o progresso de leitura 

Mais um truque para Kindle essencial: com um livro aberto e clicando na área superior para selecionar Aa > Mais > Mostrar relógio na leitura, é possível ativar ou desativar a visualização de um relógio na tela do seu Kindle. Pronto, agora você pode ficar ligado no horário e não perder a hora daquele compromisso importante.

Mostre progresso de leitura. Imagem: reprodução
Mostre progresso de leitura. Imagem: Reprodução

Já ao clicar em Aa > Mais > Progresso de leitura, é possível visualizar o seu progresso de leitura através das contagens de página, tempo restante no capítulo ou no livro ou posição (número de página gerada pelo Kindle). Para todos esses, o Kindle irá mostrar, ao lado direito, a porcentagem de leitura que falta para concluir o livro. Caso queira ter uma experiência mais próxima aos livros físicos, também há a opção de deixar a visualização sem marcas, ativando a opção Nenhum.

Alterne rapidamente entre progressos de leitura

Uma forma de mudar rapidamente entre número de página, tempo restante, posição de leitura ou mesmo para deixar sem informação é clicando no canto inferior esquerdo da tela do seu Kindle, na mesma posição em que estes elementos aparecem. Bem mais rápido que acessar as configurações descritas na dica acima.

Mudando rapidamente entre progressos. Imagem: reprodução
Mudando rapidamente entre progressos. Imagem: Reprodução

Use o Modo noturno

Uma outra configuração para personalizar ainda mais o seu Kindle é o uso do Modo noturno, também conhecido como modo de inversão em preto e branco — ou, ainda, popularmente conhecido como modo escuro ou tema escuro — o mesmo que existe nos smartphones. Para acessar esta configuração, há duas maneiras: a primeira, mais simples, envolve arrastar a tela de cima para baixo e escolher o botão Modo Noturno; enquanto que o acesso ao caminho … > Configurações > Acessibilidade > Inversão em preto e branco também ativará a mesma opção. Pronto, agora você terá um visual diferente para ler os seus livros.

Use o modo noturno. Imagem: reprodução
Use o modo noturno. Imagem: Reprodução

Folheie outras páginas sem perder onde estava

Com um livro aberto, clique no canto superior do Kindle para surgir uma grade de opções na parte inferior da tela. A partir daí, selecione o botão esquerdo e uma tela com uma linha de posição e um marcador de páginas, representado por um círculo em branco, irá surgir. Arraste este marcador para os lados e você poderá visualizar as páginas seguintes e anteriores do livro. Também é possível retornar onde estava na leitura através do simples clique nos pontos de posição do livro, que estão representados por um ponto preto nesta linha inferior.

Folheie páginas. Imagem: reprodução
Folheie páginas. Imagem: Reprodução

Visualize páginas em miniatura

Ainda aproveitando o primeiro passo da dica para Kindle anterior, na área inferior (após clicar em uma área superior durante a leitura) clique, desta vez, no botão direito ao lado, cujo símbolo representa um quadrado dividido em 9 partes. Irá surgir na tela uma grade de opções e você poderá clicar em qualquer dos 9 retângulos para entrar na página desejada. Também dá para mover a linha de posição para ter um controle ainda mais amplo do seu livro no Kindle.

Páginas em miniaturas. Imagem: reprodução
Páginas em miniaturas. Imagem: Reprodução

Crie pastas ou coleções

Baixar livros e mais livros digitais no Kindle pode ser uma experiência ótima e até um pouco similar a quando escolhemos aquela série na Netflix para assistir. Contudo, a grande quantidade de títulos baixados pode causar certa confusão. Para deixar tudo muito mais organizado e prático em seu Kindle, crie pastas (aqui chamadas coleções) e adicione seus livros naquelas que mais combinam. 

Crie coleções. Imagem: reprodução
Crie coleções. Imagem: Reprodução

Esta dica pode ser realizada através do caminho … > Criar uma coleção. A partir daí, o Kindle irá pedir um nome para a coleção e logo depois uma tela de seleção surgirá para você selecionar os livros que irão compô-la. Você pode ordená-los na forma com que irão aparecer para a sua seleção, como por autor, título ou data de publicação, com o intuito de facilitar a criação da coleção. Pronto! Agora agradeça a gente por evitar minutos preciosos buscando aquele livro favorito.

Marque páginas

Ao interromper uma leitura de um livro físico, é comum pegarmos um marcador de páginas e colocá-lo na página escolhida, ou então usar a própria contracapa, quando ela possui orelha, ou ainda, diversos papéis para se lembrar de vários conteúdos interessantes. 

Marque páginas. Imagem: reprodução
Marque páginas. Imagem: Reprodução

No Kindle, a função marcar páginas também está presente e ela pode ser feita, com um livro aberto, tocando no canto superior direito para surgir uma bandeirinha e um símbolo de adição (+). Ao clicar no simbolo, ele ficará na cor preta, indicando que a página está marcada. Já para desfazer a marcação, você pode clicar novamente no canto superior direito e em cima de um X que irá surgir ao lado da página que deseja desmarcar.

Uma lista com todas as marcações também pode ser consultada ao clicar na área superior, dentro do livro, e escolhendo a opção com um símbolo simulando uma bandeirinha por cima da outra. Pronto, agora fica mais fácil não se perder!

Sublinhe textos

Outra dica para Kindle muito útil. A função sublinhar pode ser usada para dar aquele destaque ao texto, como em uma caneta marcadora. Para sublinhar, clique em alguma palavra, aguarde ele ficar sublinhado, arraste no intervalo que deseja sublinhar, solte o dedo e clique fora da caixa de opções que irá surgir — e que possui opções como Excluir, Nota, Compartilhar e Mais

Sublinhe textos. Imagem: reprodução
Sublinhe textos. Imagem: Reprodução

Caso o texto sublinhado seja composto por apenas uma palavra, clique na opção Destaque que irá se revelar. Pronto, agora você já pode ver o seu texto sublinhado, ainda que cinza, pois o Kindle não possui versões coloridas em verde fluorescente.

Faça anotações

Ainda sobre marcar um livro, a opção Nota, que surge após selecionar, sublinhar ou clicar em um texto sublinhado, pode ser muito útil para quem quer fazer uma anotação em um determinado ponto do livro. Após realizar o procedimento acima, digite seu texto de anotação e clique em Salvar. Surgirá um número correspondente à ordem de anotação feita no livro, onde você poderá clicar para Editar, Excluir ou Compartilhar

Faça anotações. Imagem: reprodução
Faça anotações. Imagem: Reprodução

Revise textos com o Kindle

Mais um conselho do que um truque para Kindle. Com estas duas dicas acima, sublinhar e inserir anotações, você também pode aproveitar para fazer revisões de textos sem precisar recorrer a impressão de papéis ou forçando a vista em telas LED/LCD.

Veja índice e anotações populares do livro

Uma outra forma de ver os trechos destacados, e de forma mais agregada, é através desta dica. Com um livro aberto, clique acima e selecione o símbolo com tracinhos que fica ao lado de Aa para ter uma visão do Índice do livro e, na aba ao lado, uma seleção de Notas e destaques próprios ou os mais populares feitos por outros leitores. Você também pode consultar todas as Notas e destaques de um livro selecionando o menu … > Notas e destaques, ou, ainda, ao clicar em um número de destaque e escolhendo a opção TODAS AS NOTAS

Veja índices e anotações populares. Imagem: reprodução
Veja índices e anotações populares. Imagem: Reprodução

Compartilhe as anotações de um livro

Outra opção que se acrescenta ao rol do último passo acima é a descrita como Exportar notas. Atualmente, o Kindle oferece uma única maneira de compartilhar suas notas e destaques via dispositivo que é através do envio por e-mail (para compartilhamento via App, leia dica abaixo Conecte-se às redes sociais). 

Compartilhe anotações. Imagem: reprodução
Compartilhe anotações. Imagem: Reprodução

Portanto, para enviar cada destaque separado, selecione-o e clique em, ou escolha na lista a opção, Compartilhar > Enviar por e-mail. Já para compartilhar notas, você deve clicar em cima da respectiva marcação e escolher COMPARTILHAR > Enviar por e-mail. Já para enviar tudo de uma vez, abra a lista de Notas e destaques e clique no botão inferior descrito como Exportar notas > Enviar. Tudo será encaminhado para o seu e-mail cadastrado na Amazon.

Veja suas Notas e destaques de toda a biblioteca

O Kindle irá criar uma pasta chamada Seus recortes para visualização de todas as suas anotações e destaques sublinhados de todos os livros a partir de quando você sublinhar pela primeira vez no dispositivo. Ela poderá ser encontrada na Biblioteca e fica organizada de acordo com a ordem cronológica em que os trechos foram sublinhados

Acesse os seus recortes. Imagem: reprodução
Acesse os seus recortes. Imagem: Reprodução

Acesse seus Livros, Progresso, Notas e Destaques em outros aparelhos

Também é possível acessar os livros, progresso, notas e destaques sublinhados fora do Kindle. Uma destas formas é através do App (iOS/Android) para tablets e smartphones que a empresa disponibiliza. Após sincronizar os dados com seu aparelho, as notas e destaques podem ser encontradas dentro de um livro, clicando no ícone com um símbolo de uma folha de caderno, localizado ao lado direito da lupa e chamado Meu caderno de anotações. O progresso de leitura também é compartilhado e permite você ler a partir de onde estava no Kindle.

A Amazon também disponibiliza o site read.amazon.com para visualizar seus livros e suas notas e destaques. No modo PC do browser, acesse Notas y subrayado (Notes and Highlights) para ver o conteúdo de notas e comentários mais recentes do seu Kindle.

Acesse anotações via pc. Imagem: reprodução
Acesse anotações via PC. Imagem: Reprodução

Ainda, também é possível visualizar as notas e destaques no PC, dentro do diretório Kindle. Após conectá-lo através do cabo USB, o Kindle exibirá um arquivo TXT chamado My Clippings.txt, localizado dentro da pasta documents, onde poderão ser encontradas estas mesmas marcações, que podem ser copiadas ou transferidas ao gosto do cliente. Aproveite para fazer um backup de todas elas!

Conecte-se às redes sociais

Disponível apenas no App Kindle — uma vez que a funcionalidade deixou de existir há um tempo em aparelhos Kindle; mantendo somente o compartilhamento via e-mail (através da dica anterior Compartilhe as anotações de um livro) —, a conexão às redes sociais Facebook e Twitter são uma mão na roda quando queremos mostrar ao mundo e amigos as nossas marcações em livros. 

Conecte-se às redes sociais. Imagem: reprodução
Conecte-se às redes sociais. Imagem: Reprodução

Para acessar esta funcionalidade, dentro do App do Kindle, com um livro aberto, clique em compartilhar e a opção irá aparecer. Ela funciona como um compartilhamento comum no aparelho, não precisando fazer um cadastro das contas no App. Simples e prático! Além das redes sociais, você também pode clicar em Mais e compartilhar através do Google Drive, Bluetooth ou da funcionalidade Compartilhar por proximidade (aprenda como utilizar neste link).

Veja dados estatísticos de leitura

Através do App Kindle, é possível visualizar dados estatísticos de leitura, tais como Dias de leitura por mês, Recorde de sequência semanal e diária, quantidade de livros lidos ao ano, além de poder definir metas de leitura. Acesse todo esse conteúdo na aba Mais > Informações de Leitura e aproveite também para fazer os seus planejamentos de leitura.

Veja informações de leitura. Imagem: reprodução
Veja informações de leitura. Imagem: Reprodução

Aproveite mais do App Kindle

É certo as dicas deste artigo são focadas para dispositivos Kindle, mas o uso do App Kindle em tablets e smartphones traz consigo algumas funcionalidades bem interessantes, tais como marcações e fundos coloridos, acesso a notificações, possibilidade de recomendação de livros, pesquisa direta no Google, régua de leitura, rolagem contínua, animação na virada de página, novas fontes, além de todo o dinamismo e a inserção de um mundo à cores que o App pode oferecer.

Aproveite mais do app. Imagem: reprodução
Aproveite mais do App. Imagem: Reprodução

Veja o significado e tradução de palavras

No Kindle, ao selecionar uma palavra (clicando e segurando, assim como na ação de sublinhar), são exibidos, por padrão, o significado pelo dicionário, mas também, ao arrastar para o lado, o conceito na Wikipedia e também a tradução para um idioma escolhido, entre inglês, árabe, holandês, francês e muitos outros. Já para traduzir trechos, selecione o trecho a ser traduzido e clique em … > Tradução ou então, simplesmente, arraste para o lado e visualize a caixa de tradução que irá surgir.

Traduza textos. Imagem: reprodução
Traduza textos. Imagem: Reprodução

Troque de dicionários

Você também pode trocar o dicionário base do seu Kindle, de acordo com a sua preferência. Para isso, basta entrar em … > Configurações > Idiomas e dicionários > Dicionários e definir o dicionário padrão para cada idioma.

Troque de dicionários. Imagem: reprodução
Troque de dicionários. Imagem: Reprodução

Adicione novos dicionários 

Ainda que de forma não convencional, é possível adicionar dicionários de outros idiomas ao seu Kindle. Alguns sites disponibilizam eles, bastando fazer o download dos arquivos nos formatos .azw ou .mobi e inseri-los na pasta documents\dictionaries do seu Kindle através da conexão USB com o PC. Pronto, agora você já pode ler mais livros em outros idiomas sem se preocupar.

Aprenda inglês com o Kindle

Com um livro aberto, clique em … > Construtor de vocabulário e visualize uma grade com as palavras que você mais consultou. Ao clicar em cada uma delas, há a possibilidade de consultar a sua tradução, seguido de um exemplo de uso no texto. Já ao clicar em Flashcards (localizado na parte inferior da tela), é possível Marcar como Aprendida cada palavra e ir eliminando a sua lista de palavras a serem aprendidas.

Use o construtor de vocabulário. Imagem: reprodução
Use o construtor de vocabulário. Imagem: Reprodução

Você pode ativar ou desativar o Construtor de vocabulário através do seguinte caminho: … > Configurações > Opções de leitura > Construtor de vocabulário. Você já pode então estudar seu idioma de forma direcionada e aprendendo as palavras mais consultadas.

Exiba dicas para palavras estranhas

Outro truque para desvendar o significado de palavras desconhecidas ou mais complexas, e também aprendê-las, é a ativação da opção Dicas de vocabulário, encontrada através do menu Aa > Mais. Ative-a e fique atento a elas.

Exiba dicas para palavras. Imagem: reprodução
Exiba dicas para palavras. Imagem: Reprodução

Altere o idioma do Kindle

Trocar o idioma nativo do seu Kindle pode ser um bom negócio em alguns momentos. Para isso, vá até o seguinte caminho … > Configurações > Idiomas e dicionários > Idioma e troque para um dos idiomas à sua escolha. Será preciso reiniciar o Kindle após confirmar um novo idioma para que as atualizações sejam efetuadas.

Altere idiomas. Imagem: reprodução
Altere idiomas. Imagem: Reprodução

Utilize o Voice View

O Voice View é um recurso do Kindle que lê todas as informações dos menus e sinaliza os sons contidos no sistema. Para acessá-lo, ative o idioma inglês americano (como descrito na última dica) e vá para … > Acessibilidade > Voice View para que o Kindle busque por aparelhos Bluetooth, tais como fones de ouvido sem fio ou caixas de som. Feito o pareamento, aproveite as opções que vão desde gerenciar o volume e velocidade da fala, passando por um tutorial, além de um gerenciador de aparelhos Bluetooth.

Use o voice view. Imagem: reprodução
Use o Voice View. Imagem: Reprodução

No modo Voice View, você ouvirá um texto sendo lido a cada item selecionado e poderá entrar neles através do duplo clique. Um detalhe é que a seleção de itens merece um cuidado especial, sendo aconselhável primeiro clicar uma vez no botão desejado para depois dar o duplo clique. Alguns livros que suportam o Voice View também podem ser acessados e postos para serem lidos automaticamente, o que é super interessante!

Deixe a Alexa ler livros do Kindle

Através do comando de fala, e como um recurso de acessibilidade, a Alexa pode ler livros compatíveis, entre aqueles comprados na loja Kindle, disponíveis no Kindle Unlimited e Prime Reading e também os que contam com a tecnologia de conversão de texto para fala. Você também pode pesquisar por livros diretamente no App Alexa para encontrar eBooks compatíveis com a leitura do dispositivo da Amazon.

Ouça audiobooks com o Audible

Através da loja Audible, também é possível ouvir livros em seu dispositivo Kindle. O serviço está disponível apenas na loja americana, portanto, certifique-se que você esteja conectado em sua conta Amazon.com.

Localize palavras em todo o Kindle

Que o Kindle possui uma ferramenta de busca formidável, isto não temos dúvida, mas você sabia que dá para pesquisar por uma palavra ou frase em todo o universo da plataforma? Para localizar, primeiro selecione uma palavra ou conjunto delas e clique no ícone com uma lupa. Neste momento, irão surgir as opções de busca no livro que está lendo; em outros livros da sua biblioteca; ou em toda a loja Kindle. Genial!

Localize palavras. Imagem: reprodução
Localize palavras. Imagem: Reprodução

Baixe livros gratuitamente

Uma opção muito prática para quem está ingressando no mundo Kindle ou que está procurando por bons descontos (afinal, “se não comprar, o desconto é maior”) é procurando por edições gratuitas na loja do Kindle. Para fazer isso, acesse o ícone representado por um carrinho de compras (ao lado da barra de pesquisas) e clique em … > eBooks Gratuitos para ter acesso a uma seleção enorme de livros gratuitamente disponíveis no site da Amazon! Mas fique atento, pois alguns dos títulos são gratuitos apenas mediante a assinatura de um plano de leitura (próxima dica).

Baixe livros gratuitos. Imagem: reprodução
Baixe livros gratuitos. Imagem: Reprodução

Assine programas de leitura

Os serviços Kindle Unlimited (R$ 19,90 ao mês) e Prime Reading (R$ 9,90 ao mês), incluso na assinatura do Amazon Prime) são ótimas escolhas para quem deseja ler muitos livros ao custo de uma assinatura mensal (ou anual, no caso do Amazon Prime), sem gastar um centavo a mais por isso. Ambos os serviços contam com um teste gratuito, por um período limitado, para novos usuários desfrutarem e conhecerem mais sobre as plataformas, além de possuírem uma vasta seleção de títulos à disposição na palma da sua mão.

Assine o kindle unlimited. Imagem: reprodução
Assine o Kindle Unlimited. Imagem: Reprodução

Compartilhe com a família

Ainda, através da Amazon Prime Reading e do compartilhamento da conta com familiares, você pode compartilhar livros entre a família, ler os mesmos livros, mas ainda manter separadas as marcações e o progresso de leitura. Aproveite!

Exiba trechos destacados por outros leitores

O Kindle possui a formidável característica de mostrar em um livro as principais marcações de outros leitores, para que você saiba quais são os trechos considerados mais importantes pela maioria dos usuários. Para ativar ou desativar esta função, dentro de um livro, vá em Aa > Mais > Destaques populares.

Exiba destaques populares. Imagem: reprodução
Exiba destaques populares. Imagem: Reprodução

Use o X-Ray (Raio X)

Já conhecido na atmosfera Amazon, como em seções do Amazon Prime Video, a opção X-Ray (Raio X) está disponível também em alguns títulos do Kindle e serve como um escaneador melhorado para visualizar características mais específicas de publicações. Através dele — acessível no caminho … > X-Ray —, você pode visualizar mais detalhadamente conteúdos internos do livro, tais como Recortes Notáveis, Pessoas (os personagens do livro), Termos (locais ou significados de palavras) e Imagens.

X-ray. Imagem: reprodução
X-Ray. Imagem: Reprodução

Use o Controle dos Pais

Com o Controle dos pais, você pode desabilitar algumas opções, como acesso ao Browser e permissão de compras e acesso à Nuvem para ficar despreocupado quando as crianças forem utilizar o Kindle. Para isso, vá até … > Configurações > Controle dos pais > Restrições e configure o acesso a esses conteúdos.

Use o controle dos pais. Imagem: reprodução
Use o controle dos pais. Imagem: Reprodução

Veja também:

E aí, curtiram estas dicas? Conte pra gente aquela que mais quer usar ou, caso tenhamos esquecido de alguma, escreva nos comentários! Para mais conteúdo, leia também este artigo com 10 super dicas para você arrasar no iPad!

*Livros consultados neste artigo

Fontes: Amazon 1 | 2, O Globo, Mais Geek, Game of Droid, Vida Sem Papel, Smarter Travel, fiodevida, TurboFuture

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
24
Shares
4 comentários
  1. Eu achei que já sabia tudo sobre o Kindle e aprendi coisas novas, baita matéria sensacional, vou compartilhar com amigos.

    Ah, se quiser botar uma dica 60: no app é possível mudar o tom de fundo dos livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados