Conecte-se conosco
planeta 10 sistema solar

Ciência e Tecnologia

Existe um 10º planeta no sistema solar? Entenda a descoberta

Dupla de pesquisadores acredita que existe um novo planeta do tamanho de Marte no sistema solar, orbitando mais perto do Sol que se pensava.

Mais de um ano depois do anúncio do possível 9º planeta do sistema solar, cientistas da Universidade de Arizona, nos EUA, acham que há um 10º planeta orbitando o Sol. Ele é um mistério ainda maior do que o planeta número 9, orbitaria o sol depois de Netuno e teria o mesmo tamanho, com massa 10 vezes maior que a da Terra. Mas, uma dupla de pesquisadores está confiante de que o novo membro do grupo existe. E o segredo de tudo é o Cinturão de Kuiper.

O sistema solar tinha só seis planetas descobertos até o século 18, quando o telescópio foi inventado. Em 1781, observadores avistaram Urano orbitando ainda mais longe que Saturno. Mais tarde, baseando-se em uma perturbação da movimentação do sétimo planeta, pesquisadores encontraram Netuno. Agora, parece que a conta pode aumentar. Podem existir, afinal, um nono e até um décimo planeta ao redor do sol – e nenhum deles é Plutão.

A principal evidência do 10º planeta é a suposta influência que ele teria sobre o Cinturão de Kuiper, localizado a uma distância da Terra 50 vezes maior do que a do nosso planeta em relação ao sol – ou 50 unidades astronômicas (AU). Um movimento errático de parte dos corpos do cinturão indica que pode haver algo a mais exercendo gravidade sobre eles. E esse “algo a mais”, você adivinhou, seria justamente o 10º planeta.

Gigante oculto

planeta 10 sistema solar 2 720x388 - Existe um 10º planeta no sistema solar? Entenda a descoberta

10º planeta pode estar a 30 unidades astronômicas da Terra

O que mais impressiona sobre a possível descoberta é o tamanho do planeta. Para desviar os corpos do Cinturão de Kuiper, o novo mundo deveria ser similar a Marte. E isso, dizem cientistas que rejeitam a ideia, faria o planeta visível por telescópios. As pesquisadoras Kathryn Volk e Renu Malhotra, da Universidade do Arizona, ainda não viram o suposto planeta, mas têm confiança de que ele existe.

A dúvida sobre o 10º planeta se dá também pela comparação com o 9º. Também chamado de Planeta X, o objeto anunciado ano passado seria bem maior, mas com uma distância tão grande em relação ao sol, de 700 AU, que sua descoberta tardia passa a ser compreensível. O planeta levaria nada menos que 15 mil anos para dar uma volta completa no Sol, tempo muito grande para a escala humana.

Kathryn Volk e Renu Malhotra - Existe um 10º planeta no sistema solar? Entenda a descoberta

Kathryn Volk e Renu Malhotra são as cientistas que anunciaram um possível 10º planeta

O planeta 10, por outro lado, estaria muito mais perto, entre 30 e 55 AU. Para as contas baterem, o corpo teria que ser grande o suficiente para influenciar o Cinturão de Kuiper. Mas, como um planeta do tamanho de Marte passou despercebido até hoje?

Volk explica:

Se o objeto é do tamanho de Marte ele é muito grande, o que sugeriria que teria sido provavelmente dispersado por movimentos planetários. Teria que ser um acaso muito grande para que isso não seja um efeito real. Nós pensamos que há um sinal real ali e isso implica um planeta adicional.

A única certeza por enquanto é que o Sistema Solar deve mesmo ter mais planetas. Ao menos um dos dois candidatos parece existir, e as descobertas devem reescrever os livros de ciências nos próximos anos. Isso se Plutão for mesmo mantido entre os planetas-anões. Caso contrário, em pouco tempo, a Terra poderá compor um sistema de até 11 planetas ao redor do Sol.

Continue lendo
Advertisement

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários
Subir