Conecte-se conosco

Geral

F8 2015: Depois do YouTube, Facebook também anuncia vídeos em 360 graus

O Facebook aproveitou o primeiro dia do F8 2015 para revelar uma nova função que estará disponível em breve: vídeos em 360 graus.

spherical-video

Além de anunciar novidades para o aplicativo de comunicação Messenger, o Facebook também aproveitou o primeiro dia do F8 2015 para revelar uma nova função que estará disponível em breve: vídeos em 360 graus.

Chamados de “vídeos esféricos”, os vídeos em 360 graus da rede foram apresentados por enquanto apenas como preview, controlados por um mouse, como se vê acima. A novidade é mais do que apenas um avanço, e faz parte da visão de futuro para o Facebook. Fazendo uma linha do tempo, o CEO e fundador Mark Zuckerberg falou sobre as expectativas para a rede, que começou com o compartilhamento de texto, estando atualmente no compartilhamento de fotos e entrando nos vídeos, e que irá eventualmente caminhar até a realidade virtual e aumentada. Filmes em 360 graus se encaixam bem nessa perspectiva, principalmente para serem utilizados junto com headsets de VR como o Oculus Rift, comprado pelo Facebook em 2014 por US$ 2 bilhões.

Text to VR

Ainda não foi revelado como e a partir de quando os usuários terão acesso à tecnologia, mas o Facebook sabe que precisa ser rápido. O anúncio veio pouco mais de 10 dias após o YouTube apresentar a mesma ferramenta, e que já está funcionando. A disputa entre a rede com o site de vídeos da Google pelo domínio dos vídeos na internet está bastante acirrada. No começo do ano o Facebook comprou a startup QuickFire, que converte formatos de vídeo para reduzir o consumo de banda sem perder qualidade, por um valor não divulgado.

Jornalista por profissão, geek por natureza, autodidata por curiosidade mesmo. Aprendendo e escrevendo sobre tecnologia desde que mexeu no primeiro 486 da família, está no SMT desde 2015.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir