Faça o Windows 10 apagar ‘automagicamente’ os arquivos temporários

Conheça o Sensor de Armazenamento, recurso que existe há quase 2 anos no Windows 10 – e que quase ninguém viu

Se você não for um usuário do tipo ‘fuçador’, é bem possível que não conheça este discreto, porém bastante útil, recurso do Windows 10. E pode apostar: quando o conhecer, vai querer saber tudo sobre ele e certamente já vai deixá-lo ativo para trabalhar a favor da sua produtividade.

Incluído na atualização Creator Update do Windows 10 em 2017, o Sensor de Armazenamento é um botão desativado por padrão nas Configurações do Sistema. Uma vez acionado, vai fazer uma ‘limpa’ automática nos arquivos temporários e na Lixeira . Isso mesmo, chega de esquentar a cabeça (pelo menos com isso!) com um dos fatores que mais impactam o desempenho do Windows 10.

Gostou? Então é só seguir esses passos:

Passo a passo: excluindo arquivos temporários do Windows 10

  1. Abra a janela de Configurações
Windows
Configurações do Windows 10

2. Clique no ícone de Sistema, o primeiro da lista, depois em ‘Armazenamento’, o 7º item da lista à esquerda

Windows
Janela de Armazenamento do Windows 10

3. Clique no botão de ativação do Sensor de Armazenamento para que ele mudo do estado ‘Desativado’ para ‘Ativado’

Windows
Sensor de Armazenamento, ativar!

4. A ansiedade bateu e não quer mais esperar? Então pode clicar em ‘Liberar espaço agora’, link localizado abaixo do botão supracitado

E pronto! Bom, se você for um/a usuário/a que se dá por satisfeito em deixar o Windows 10 decidir quando será feita essa limpeza, pode fechar tudo, incluindo esta matéria, e partir para o abraço, pois seu objetivo foi alcançado com sucesso. Desta forma, o Sistema vai eliminar os dados não utilizados pelos aplicativos nele instalados e o que estiver na Lixeira a cada 30 dias.

Mas se você for do tipo mais exigente e quiser determinar como essa limpeza deverá ser feita, é só fazer o seguinte:

5. Logo abaixo do botão ‘Ativado’, clique no link ‘Alterar o modo de liberar espaço automaticamente’ e abra a janela abaixo

Windows

6. No primeiro campo, dá para mandar o Sensor de Armazenamento higienizar seu HD diariamente, semanalmente e mensalmente. Se preferir mais moleza, pode deixar que o Windows 10 decida quando for necessário realizar essa limpeza.

Windows
Opções do Sensor de Armazenamento

7. No segundo campo, determine se os arquivos temporários serão limados a cada 60, 30, 14 (por que não 15, Microsoft?) ou diariamente.

Windows
Escolha a frequência de apagamento dos arquivos temporários

8. Logo abaixo, você pode incluir nesta faxina todo o conteúdo da pasta Meus Downloads nos mesmos moldes do item anterior.

Windows
Os aquivos baixados também podem entrar na limpeza

9. Se for do tipo radical – e souber mesmo o que está fazendo – pode se livrar os arquivos das versões anteriores do Windows que ainda estão gravados no disco rígido. A vantagem: liberar um bom espaço. A desvatagem: caso ocorra um erro no sistema decorrente de alguma atualização, você não poderá revertê-la. Por isso, tenha cuidado, ok?

Windows
Pense bem antes de incluir as versões anteriores do Windows 10 na faxina

Bom, a partir deste passo a passo, esperamos que você consiga deixar seu Windows 10 mais leve e tirar o máximo do seu querido e inseparável parceiro digital, ou seja, seu computador pessoal. Afinal, ninguém merece se ver obrigado a operar uma máquina lenta, não é?

Curtiu nosso tutorial? Deixe seus comentários! Se quiser caprichar, divulgue-o por suas redes sociais e nos dê aqueeela força! Ah, é claro, fique sempre de olho no Showmetech para permanecer bem informado sobre o mundo da tecnologia e dos games, além de aprender a explorar todos os recursos que seus celulares, smartphones e gadgets em geral oferecem.

Um abraço e até mais!

Leia também

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: