Game of Thrones: tudo que você precisa saber antes de ver o último episódio

Daenerys na prévia do último episódio de Game of Thrones.
Sexto e último episódio da oitava temporada de Game of Thrones irá ao ar neste domingo (19)

Neste domingo (19), irá ao ar o último episódio de Game of Thrones. Com 79 minutos, este episódio irá encerrar uma saga de sucesso que começou em 2011 e continua a reunir milhões de fãs ao redor do mundo.

A oitava temporada consiste em seis episódios e, até agora, os cinco que já foram exibidos mostraram reviravoltas, mortes dolorosas, mortes esperadas e a batalha mais longa na história da televisão.

Já existe um resumo com as sete temporadas anteriores da série, caso você queira se lembrar da caminhada dos personagens principais até aqui. Se você já está pronto, confira o que aconteceu na oitava e última temporada de Game of Thrones.

Primeiro episódio

Nova abertura

Vamos começar com nosso primeiro contato com a oitava temporada: a nova abertura. Todos os anos, Game of Thrones foi mudando os créditos iniciais, fazendo uma viagem por Westeros. A cada personagem e lugares novos apresentados no enredo, a abertura adicionava os locais ao mapa que iam se desdobrando enquanto a música tema tocava. A oitava temporada, no entanto, trouxe um começo diferente.

Em entrevista ao Indie Wire, Angus Wall e Kirk Shintani, dois membros da equipe responsável por criar os créditos iniciais, falaram sobre a criação e a escolha de trocar a narrativa dentro do mesmo modelo de tirar o fôlego.

“Chegamos na última temporada, [ou seja], não precisamos continuar a dizer onde é o que porque todo mundo já sabe quais são os lugares principais da série e o que eles representam. Isso nos permitiu ter a chance de mergulhar um pouco mais fundo nos lugares e não nos preocupar em situar o público”.

Kirk Shintani, um dos responsáveis pelos créditos iniciais de Game of Thrones

O que aconteceu

Agora, vamos ao que começou a acontecer com Jon Snow de volta à Winterfell, agora com a rainha Daenerys Targaryen. A comitiva é recebida pelos nortenhos que não recebem muito bem a estrangeira. Jon reencontra Bran Stark, seguido pela cena em que Daenerys conhece a família do namorado, mas não é uma das recepções mais calorosas.

O conselho se reúne com os lordes do Norte, mas Sansa Stark continua a mostrar antipatia em relação a Daenerys. Vidros do Dragão também chegam à Winterfell para que sejam transformados em armas.

Arya Stark reencontra Jon em um momento emocionante perto da árvore dos Deuses Antigos. Jon fica ainda mais emocionado em ver que Arya ainda tem a espada Agulha, que ele deu para ela quando ainda era pequena.

O que aconteceu no primeiro episódio da 8ª temporada de Game of Thrones? 9
Primeiro reencontro dos irmãos após tanto tempo

Não, Yara não está morta! Ela ainda é prisioneira de seu tio usurpador Euron Greyjoy, o qual continua em Porto Real e tentando casar com Cersei. Theon aproveita a ausência do tio para invadir o navio e resgatar Yara. No navio, Theon declara seu apoio à Yara e ela lhe dá permissão para ir até Winterfell e ajudar os Stark na batalha.

No Norte, finalmente acontece um dos momentos mais esperados pelos fãs: Jon Snow sobe em Rhaegal e cavalga o dragão ao lado de Dany.  Enquanto isso, Arya reencontra Sandor Clegane, o Cão de Caça. Após alguns minutos de trocas de farpas, ela encontra Gendry nas forjas.

Jon é chamado por Sansa e os dois brigam porque Sansa acredita que ele deveria ter continuado como Rei do Norte enquanto Jon acredita que Daenerys deveria ser a rainha de Westeros. Enquanto isso, Dany conhece Sam Tarly e conta que matou o pai e irmão de Sam, o que aconteceu após uma batalha entre o exército dela e dos Lannister na sétima temporada de Game of Thrones.

Jon Snow monta Rhaegal no primeiro episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Jon monta em Rhaegal no primeiro episódio

Sam sai para tomar ar e encontra Bran, que diz que os dois devem contar para Jon que ele é um Targaryen. Sam então encontra Jon, e confessa que ele é rei dos Sete Reinos e filho de Rhaegar Targaryen. Jon nao quer acreditar, pois não aceita que seu então pai, Ned Stark, tenha mentido para ele.

A Patrulha da Noite, Tormundo e Berric Dondarrion encontram o filho dos Umbers morto em uma mensagem sangrenta do Rei da Noite. Os caminhantes brancos estão cada vez mais próximos de Winterfell.

Por fim, Jaime Lannister chega ao Norte disfarçado. Ao tirar o capuz, ele é visto primeiro por Bran – quem ele tentou matar duas vezes. E assim acaba o primeiro episódio da última temporada de Game of Thrones.

O que aconteceu no primeiro episódio da 8ª temporada de Game of Thrones? 12
Jaime reencontra Bran no final do episódio 1

Segundo episódio

Como o primeiro terminou com Jaime Lannister reencontrando Bran Stark em Winterfell, o segundo episódio da oitava temporada de Game of Thrones começou exatamente com Jaime se pondo diante da família Stark e da rainha Daenerys Targaryen.

Dany começa a falar sobre Jaime, o homem que matou seu pai, e diz que a escolha seria não confiar nele, principalmente depois que Cersei traiu todos e não mandou o exército que prometeu. No entanto, Jaime diz que pretende cumprir sua promessa de lutar pelos vivos.

Sansa Stark também fala que não deveriam confiar nele, relembrando que ele atacou Ned Stark em Porto Real quando ele ainda era Mão do Rei. Bran permanece quieto até que fala: “As coisas que podemos fazer por amor” – uma referência à quando Jaime o empurrou da janela pouco depois de dizer para Cersei a mesma coisa.

Jaime Lannister é julgado por Daenerys e pelos senhores do Norte no segundo episódio da 8ª temporada de Game of Thrones.
Momento do julgamento de Jamie frente a rainha e Sansa Stark

Brienne de Tarth fala em prol de Jaime, defendendo-o e citando quando ele impediu que ela fosse estuprada pelos soldados dos Bolton na terceira temporada. Tyrion também fala em prol do irmão, o que faz com que Dany ameace tirá-lo da posição de Mão.

Bran está na árvore dos deuses antigos e Jaime vai encontrá-lo para pedir desculpas. Os dois conversam sobre como mudaram desde aquele dia fatídico – e Jaime reconhece que não é mais o mesmo Jaime Lannister que jogou Bran da torre, enquanto Bran reconhece que, se ele não tivesse feito isso, provavelmente ainda seria aquele Jaime.

Depois de se encontrar com Bran, Jaime encontra Tyrion. Enquanto conversa com o irmão, ele repara em Brienne no campo de treinamento assistindo ao escudeiro Podrick. Ele desce para se encontrar com ela e pedir para lutar sob seu comando: “eu não sou mais o mesmo guerreiro que já fui um dia.”

Varys, Daenerys e Sor Jorah no segundo episódio da oitava temporada de Game of Thrones. Foto: Divulgação/HBO.
Varys, Daenerys e Jorah em cena no segundo episódio

Jorah e Daenerys finalmente ficam a sós. Jorah diz que ficou magoado que Dany não o escolheu como Mão da Rainha, mas ela responde que não sabia se ele iria voltar. Depois da conversa, ela vai encontrar Sansa e tenta manter uma relação amigável. As duas compartilham um momento dócil até o momento que Sansa pergunta como ficará o Norte quando Daenerys assumir o Trono de Ferro – já que o Norte prometeu que não iria se ajoelhar para ninguém.

As duas são interrompidas pela chegada dos Homens de Ferro, incluindo Theon Greyjoy, o homem que uma vez foi para Winterfell para conquistar o castelo ao invés de defendê-lo. Sansa recebe Theon de braços abertos e abraça o homem que foi criado como um irmão.

Game of Thrones: expectativa aumenta no 2º episódio; saiba o que aconteceu 7
Todos os protagonistas reunidos para montar um plano contra o Rei da Noite

Daenerys, Jon, Sor Davos, Sansa, Arya, Sor Jorah, Tyrion e os outros conselheiros se reúnem para decidir como irão lutar contra os caminhantes brancos. Bran reforça que ele é o principal alvo do Rei da Noite. “Ele quer apagar esse mundo e eu sou a memória dele“. Daenerys insiste para que Tyrion fique nas criptas do castelo, onde as crianças ficarão para serem protegidas.

Após decidirem uma estratégia, todos tentam aproveitar sua “última noite de vida” dentro das paredes de Winterfell. Arya vai para o telhado e encontra Cão de Caça, indagando o motivo que o fez decidir lutar por alguém sendo que ele sempre lutou por ele mesmo. “Eu lutei por você, não lutei?”, ele responde. Beric Dondarrion se junta à eles e Arya decide sair.

Brienne, Jaime e Podrick se juntam à Tyrion na frente da lareira e conversam. Sor Davos chega para se aquecer e recusa o vinho oferecido por Tyrion. Tormund também entra para roda, tentando impressionar Brienne com suas histórias sobre gigantes.

Game of Thrones: expectativa aumenta no 2º episódio; saiba o que aconteceu 8
Game of Thrones: expectativa aumenta no 2º episódio; saiba o que aconteceu 9

Arya encontra Gendry e os dois passam a noite juntos. Na lareira, Tyrion chama Brienne de Sor por engano, o que faz Tormund perguntar pelo motivo pelo qual ela não é um cavaleiro. “Mulheres não podem ser cavaleiros”, ela responde.

Jaime então se levanta e diz que tudo o que é preciso para sagrar um cavaleiro é outro cavaleiro. Brienne se ajoelha e é nomeada Cavaleira dos Sete Reinos  – por isso o nome do episódio.

Enquanto isso, Sor Jorah tenta convencer sua prima, Lyanna Mormont, a não ir para a guerra e ficar na cripta. Ela bate o pé e diz que irá, sim, lutar pelo Norte. Rainha que diz, não é?

Jon Snow está nas criptas, encarando o túmulo de sua mãe, Lyanna Stark. Daenerys vai encontrá-lo e, nesse momento, ele revela sua verdadeira identidade – a qual descobriu apenas no episódio anterior. A tensão entre os dois aumenta quando Dany diz que isso faria dele o verdadeiro e legítimo herdeiro do Trono de Ferro, mas, nesse momento, a corneta toca.

Todos correm e os soldados se juntam do lado de fora, formando uma barreira para receber os Caminhantes Brancos. Os cavaleiros dos Outros se alinham, prontos para atacar. E assim acaba o segundo episódio da oitava temporada de Game of Thrones.

Terceiro episódio

Com 82 minutos, o episódio mais longo da temporada (e da história de Game of Thrones) mostrou a batalha épica contra o Rei da Noite e seu exército de caminhantes brancos. Além, claro, de Viserion, que se tornou o dragão de gelo.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 5
Brienne durante a guerra

O primeiro passo da batalha foi quando Melisandre retornou para Westeros. Ela então incendiou as espadas dos dothraki que formavam a linha de frente. Sor Jorah comandou os homens para avançarem, mas permaneceu atrás. Por isso, ele foi o único a retornar.

E assim morreu o exército dothraki. Sem vermos, apenas para mostrar que seria preciso muito mais para deter o exército do Rei da Noite, que exterminou em um piscar de olhos silencioso os guerreiros mais temidos de para lá do Mar Estreito.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 6
A guerra começou e todo mundo foi pra cima dos caminhantes brancos

Após o patrulheiro Edd, a outra grande morte que recebeu destaque na tela foi a de Lyanna Mormont – honestamente, estou sofrendo com ela até agora. Mas o fim da Lady da Ilha dos Ursos foi a mais digna que ela poderia ter tido: Lyanna morreu ao ser esmagada por um gigante após matá-lo com uma adaga no olho.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 7
Lyanna Mormont antes de morrer

Theon Greyjoy se sacrificou ao tentar impedir o Rei da Noite de atacar Bran, mas ele foi morto pelo caminhante branco com a própria lança.
Antes disso, ele conseguiu se redimir ao derrotar uma horda enorme de caminhantes brancos para proteger Bran, que diz: “Theon, você é um bom homem. Obrigado”. No meio tempo, Sor Jorah morreu nos braços de Daenerys após salvar sua rainha de uma horda de mortos. E Beric Dondarrion, que foi revivido tantas vezes, morreu após cumprir seu propósito: impedir que Arya fosse morta.

E isso foi importante porque ela garantiu a grande morte do episódio: a do Rei da Noite, pondo fim na teoria de que ele iria ganhar e matar todos – mas a teoria de que ele reviveu os mortos da cripta de Winterfell foi confirmadíssima em um momento desesperador, já que as crianças e pessoas sem habilidades para luta estavam lá.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 8
Arya tenta matar Rei da Noite mas ele a intercepta

Em alguns segundos de pura tensão, o Rei da Noite caminha em direção à Bran, até o momento que vemos algo passando ao lado dos caminhantes brancos e o rei virando para trás para pegar Arya no ar. Ela tinha se aproximado sorrateiramente para matar o caminhante branco, mas ele interceptou a jovem Stark com uma mão no braço dela e outra no pescoço.

No entanto, ele deixou que a mão direita de Arya ficasse livre, fazendo com que ela pudesse passar a adaga de uma mão para outra e, assim, matá-lo com vidro do dragão, resultando na morte de todos os outros mortos-vivos criados por ele.

Game of Thrones: após a Batalha de Winterfell, o que vai acontecer no 4º episódio? 9
Arya em ação nos série

A última morte aconteceu no final do episódio, quando Melisandre, após cumprir seu propósito na Batalha e na luta contra a noite que é escura e cheia de terrores, tira a pedra que conservava sua juventude e envelhece até a morte.

Quarto episódio

Com o nome The Last of the Starks (“O Último dos Starks”), o quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones mostrou o primeiro dia após a Batalha de Winterfell e o fim definitivo do Rei da Noite e dos caminhantes brancos.

O quarto episódio começou com uma pira funerária para os mortos da Batalha de Winterfell. Vemos Daenerys se despedindo de Jorah e sussurrando algo no ouvido do cavaleiro morto.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Daenerys planeja ida para Porto Real

Depois, no banquete de celebração da vitória, Daenerys nomeou Gendry, o bastardo de Robert Baratheon, como Lord de Ponta Tempestade – um jeito de acabar com a concorrência com o outro que tinha direito ao Trono? De qualquer maneira, ela própria conduziu um brinde em homenagem à Arya Stark, a grande heroína da batalha.

Daenerys fica claramente incomodada com o jeito que todos parabenizam Jon, principalmente pelo fato dele ter montado no dragão, e se retira. Na cena do banquete, também acontece o momento que os fãs estavam realmente esperando (o verdadeiro fanservice que a série precisava): Brienne sai ofendida por um comentário de Tyrion e Jaime vai atrás dela, deixando Tormund desolado ao ver que perdeu a amada para outro.

Enquanto Jaime e Brienne finalmente resolvem temporadas e temporadas de tensão sexual, Jon e Daenerys tentam resolver o principal problema do relacionamento deles: Dany é tia de Jon e Jon é a ameaça para o maior objetivo de Dany, que é conquistar o Trono de Ferro.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Brienne, Podrick, Jaime e Tyrion brincam com o “drinking game” criado pelo anão

Depois da noite de comemorações, chegou a hora de planejar os próximos passos para tirar Cersei Lannister do poder. A nova fase da Game of Thrones começa. Enquanto Sansa quer que os homens descansem, Dany pretende ir o mais rápido possível para Porto Real para conquistar o Trono cobiçado de Game of Thrones.

Na árvore dos Deuses Antigos, Sansa e Arya pressionam Jon para deixar Daenerys e ficar no Norte. Ele então conta que é o verdadeiro herdeiro Targaryen, filho de Rhaegar – irmão de Dany e o que seria o rei legítimo. Sansa promete que não irá contar para ninguém, mas conta para Tyrion para tentar articular Jon como Rei dos Sete Reinos.

O mercenário Bronn reaparece: ele foi para o Norte para matar Tyrion a mando de Cersei. O Lannister então “recompra” Bronn oferecendo Jardim de Cima, mostrando mais uma vez que a relação entre os dois é puramente movida por dinheiro. Mas, se Bronn realmente não gostasse de Tyrion, talvez ele já o tivesse matado no Norte.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Sansa e Arya pressionam Jon para deixar Daenerys

Dany e sua corte então partem para Porto Real, assim como Cão de Caça. que diz ter assuntos inacabados na capital – seria para matar o irmão que esfregou sua cara no fogo e foi o responsável por algumas das mortes mais sangrentas da história de Game of Thrones? Arya se junta ao Cão, com seus outros assuntos inacabados: sua lista e os últimos nomes que ainda estão nela.

Neste momento do episódio, ficou confuso: não sabemos identificar se eles vão primeiro para Porto Real ou Pedra do Dragão, mas o ponto mais importante é que Varys começa a articular Jon como rei – mesmo o jovem Snow não querendo o trono. A Aranha mostra seu medo de ver a Rainha enlouquecer e queimar a todos com seu dragão – o que seria pior que seu pai, Aerys, o Louco, pois ele não tinha uma criatura gigante que cospe fogo e ainda assim aterrorizou os Sete Reinos.

Mas então um dos momentos mais doloridos da série (de novo) acontece: Rhaegal é atingido por várias lanças enquanto sobrevoava e morre, afundado no mar enquanto Dany está montada em Drogon. A frota de Euron Greyjoy os recebe, agora tentando atingir Drogon.

Dany e sua frota chegam ao Sul de Westeros.
Segundo dragão de Daenerys morre pelo Euron

Euron consegue destruir os navios de Daenerys e capturar Missandei – mas não vimos como. A divisão se torna inevitável: Varys aponta que todos precisam escolher entre Jon ou Daenerys, pois ele teme que Dany se torne louca igual o pai.

De volta à Winterfell, as notícias chegam e fazem com que Jaime queira ir para o Sul. Brienne tenta impedi-lo, pedindo para que ele fique com ela, dizendo que ele é um bom homem. Jaime então confessa que ele jogou Bran da torre e tudo o que ele fez por Cersei.

Em Porto Real, Cersei diz para Euron que o filho que ela carrega de Jamie é, na verdade, dele. Se vocês se perguntaram o motivo pelo qual fez ela se deitar com Euron após reclamar sobre ele na corte: era para garantir um futuro para seu filho.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Cersei e Euron Greyjoy capturam Cersei como prisioneira

Dany, Tyrion, Varys e Verme Cinzento junto com os Imaculados chegam à Fortaleza Vermelha para tentar negociar com Cersei, que tenta trocar a vida de Missandei pela rendição de Daenerys.

Cersei então diz para Missandei que, se ela tiver alguma palavra final, a hora é agora. Ela grita “Dracarys!” e Cersei manda Gregor Clegane matá-la, o cavaleiro então corta a cabeça dela.

No mesmo dia, Daenerys perde Rhaegal, um de seus dragões, e Missandei, sua grande amiga e confidente. Ela dá as costas para Cersei… e o episódio acaba. Agora, começa a verdadeira guerra pelo Trono de Ferro em Game of Thrones.

Cena do quarto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Daenerys montada em Drogon no quarto episódio de Game of Thrones

Quinto episódio

O penúltimo episódio de Game of Thrones começa focado em Varys. Ele recebe um de seus passarinhos e, quando desembarca com Jon Snow nas praias de Pedra do Dragão, ele tenta convencê-lo a querer se sentar no Trono de Ferro porque ele não tem certeza se Daenerys será uma rainha justa ou louca, como seu pai.

Jon e Varys na prévia do quinto episódio.
Varys tenta fazer Jon querer se tornar Rei

Tyrion vai conversar com Daenerys para confessar a traição de Varys, mas ela assume que o traidor é Jon. Dany então descobre o esquema de como a informação se espalhou, que começou com Jon contando a verdade sobre ser o filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark para Sansa, que contou para Tyrion, que contou para Varys. “Como eu falei, Jon me traiu”, disse Dany em referência a quando ela pediu para Jon não contar.

Dany está claramente abatida e parece ter tomado a decisão de que irá, de fato, lidar com Jon com base na ideia de que ele é um traidor. Em seus aposentos, Varys queima a mensagem que lhe foi entregue por um de seus passarinhos antes de Verme Cinzento e os Imaculados entrarem no quarto para buscá-lo.

Varys é levado para a encosta de Pedra do Dragão, onde está Dany, Jon e Tyrion. Varys se despede do Lannister e Dany toma a frente, declarando que sentenciou o eunuco a morte. Ela diz “dracarys” e Drogon queima Varys vivo.

Tyrion se despede de Varys.
Momento antes da morte de Varys

Dany então coloca Jon contra a parede e culpa Sansa pela morte de Varys. Jon continua a argumentar que não quer o Trono, que não tem interesse nenhum em ser o rei. Nesse momento, no entanto, há uma mudança repentina em Dany: ela deixa de querer lutar pelo povo para dizer que não se importa em ser temida por eles em vez de ser amada. Logo ela, a Quebradora de Correntes.

De volta ao salão do trono em Pedra do Dragão, Dany ameaça Tyrion – mais uma vez mostrando que ela deixou de ser a rainha dura, porém justa, para apenas se tornar uma governante dura.

Jon, Sor Davos e Tyrion chegam ao acampamento dos guerreiros. Quando Jon se afasta, Tyrion então pede a ajuda de Davos, mas a cena corta antes que o telespectador possa descobrir o que ele estaria pedindo ao maior contrabandista da série. Ao mesmo tempo, Arya e Cão de Caça chegam à Porto Real.

Jon e Tyion de frente para a Fortaleza Vermelha, onde está Cersei Lannister.
Exército da Daenerys na frente da Fortaleza Vermelha

Tyrion então se encontra com Jaime que é, novamente, feito prisioneiro. E ele foi reconhecido exatamente por causa da mão de ouro. “Você não pensou em tirá-la?”, indagou Tyrion, ao que Jaime responde: “Cersei uma vez disse que eu era o mais burro dos Lannister.”

Jaime não se incomoda com a morte iminente, mas Tyrion tenta salvar o irmão e sugere para que ele fuja com Cersei. Jaime teme por Tyrion, que poderia ser morto por Daenerys caso ela descubra que ele libertou o irmão. No entanto, ele acredita que, sem Cersei por perto, milhares de vidas serão poupadas – e isso vale a dele. O episódio então tem um momento emocionante entre os dois Lannister, em que Tyrion confessa que Jaime era tudo que ele tinha na vida.

Agora a última guerra realmente começa. Euron Greyjoy e a Frota de Ferro se preparam para atacar. Em Porto Real, os cidadãos ficam protegidos por trás da Fortaleza Vermelha, com Cão de Caça e Arya se esgueirando entre eles, assim como Jaime Lannister. Já o exército de Cersei está a postos para lutar contra o de Daenerys.

Euron Greyoy na prévia do quinto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Euron se preparando para a batalha

Após a calma antes da tempestade, a batalha começa. Frota de Ferro tenta acertar Drogon, que voa pelos céus montado por Daenerys, mas eles conseguem se desviar e queimam todos os navios e escorpiões (as bestas gigantes criadas por Qyburn para matar dragões) inimigos.

Em terra, os dois exércitos parmencem em silêncio, um contra o outro. Eles aguardam. Mas o que os Lannister não esperavam era que um dragão viesse queimando tudo por trás.

Os guerreiros de Dany então tomam a frente e atacam o restante dos homens do exército de Cersei que sobreviveram. Inclusive, vemos vários dothraki – o que é um bom sinal, considerando que parecia que todos tinham morrido na luta contra o Rei da Noite na Batalha de Winterfell.

Sor Davos e Jon Snow na prévia do 5º episódio de Game of Thrones.
Jon Snow na porta da Fortaleza Vermelha

Montada em Drogon, Dany taca fogo em tudo, exatamente o que Missandei lhe tinha pedido. Na Fortaleza Vermelha, Cersei se mostra inabalada, certa de que conseguirão vencer. Qyburn tenta fazê-la ver que as chances são baixas, mas Cersei não se dá por vencida: “Eu não irei cair hoje”.

Liderados por Verme Cinzento, os guerreiros compostos por Jon Snow e Sor Davos avançam pela cidade para encontrar todos os soldados Lannister recuando. Drogon se aproxima para ficar parado em uma muralha, rugindo. Esse é o fator definitivo para que todos os soldados de Cersei larguem as espadas e mandem tocar os sinos de rendição.

Dany, no entanto, não se mostra feliz com os sinos tocando. Ela alça voo em Drogon em direção à Fortaleza Vermelha, queimando os cidadãos e guerreiros que corriam aterrorizados. Verme Cinzento então joga uma lança contra um dos soldados que tinham se rendido. Jon tenta impedir o banho de sangue, mas não consegue.

Jon Snow, Verme Cinzento e Sor Davos na batalha em Porto Real.
Exército do chão da Daenerys entra em Porto Real

Pais são mortos diante de suas crianças. O fogo de Drogon queima Porto Real. O caos generalizado corre pelas ruas da cidade, com Jon e Tyrion incrédulos das proporções que a coisa tomou. Snow salva uma mulher de ser estuprada, matando o soldado que iria atacá-la.

Drogon então ataca a Fortaleza Vermelha, começando a destruir as torres da construção. Jaime Lannister continua a se esgueirar para tentar chegar até Cersei, mas Euron Greyjoy sai do mar no exato momento em que ele estava passando. Ele confessa para Jaime que dormiu com Cersei e diz que irá dar a cabeça dele de presente para a irmã. Os dois lutam e Euron é morto.

Meistre Qyburn tenta tirar Cersei do castelo para salvá-la, o que ela reluta antes de fazer. O fogo de Drogon faz com que os barris de fogo vivo escondidos explodam.

Daenerys no quinto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Vemos Daenerys descontrolada em cima de Drogon

Cão de Caça tenta convencer Arya a ir embora, mas ela está decidida a matar Cersei. “Se você vier comigo, você irá morrer aqui”. Nesse momento, toda a relação paternal de Cão de Caça por Arya é finalizada em uma cena emocionante em que Arya o chama pelo nome pela primeira vez, logo para agradecê-lo por tudo que ele fez por ela.

Cão de Caça mata os guardas de Cersei antes de, finalmente, reencontrar seu irmão, A Montanha. Cersei pede para que Sor Gregor Clegane continue ao lado dela, mas ele continua andar em direção ao irmão. Cersei então ordena para que ele pare, o que faz com que Qyburn reforce o pedido da rainha. No entanto, a Montanha ignora novamente o pedido e mata Qyburn. Ele então luta contra o irmão.

Cão de Caça se despedindo de Arya.
Momento paterno entre o cão e Arya

Cersei escapa e, no castelo, finalmente reencontra Jaime. Os dois se abraçam em um momento tocante, o que faz Cersei perceber que Jaime está ferido. Enquanto isso, Sandor Clegane consegue enfiar a espada na Montanha, mas isso não para Gregor, que arranca a espada de dentro de seu estômago e começa a jogar o irmão com força contra as escadas.

Arya é pega no caos contra a multidão, ao mesmo tempo que cenas cortadas mostram Sor Gregor batendo várias e várias vezes em Sandor Clegane, ele então tira uma faca do cinto e apunhala a Montanha muitas e muitas vezes. Ele não consegue matá-lo, então a Montanha tenta matar Sandor da mesma maneira que matou Oberyn Martell. Pouco antes de conseguir, Sandor Clegane consegue enfiar a adaga na cabeça dele, mas não é o suficiente: Gregor continua vivo. Ele então agarra o irmão e se joga da torre com ele.

Sandor Clegane luta contra seu irmão na batalha em Porto Real.
Uma das lutas mais emocionantes da temporada

Porto Real queima tanto pelo fogo de Drogon quanto pelo do fogo vivo que estava escondido na cidade. Jon então grita para os homens recuarem, tentando terminar com a tragédia e minimizar as perdas o mais rápido possível.

Arya aparece imóvel e cheia de sangue – mas calma, ela sobreviveu, assim como Jaime, que continua a tentar salvar Cersei. Ela fica paralisada ao ver o castelo ruindo, implorando para que Jaime não a deixe morrer e que o bebê deles sobreviva. Jaime abraça Cersei e os dois morrem juntos, soterrados pela Fortaleza Vermelha. Assim como Jaime disse na 5º temporada de Game of Thrones, ele queria morrer nos braços da mulher que ama – e assim ele morreu.

Cersei e Jamei no quinto episódio da oitava temporada de Game of Thrones.
Cersei e Jaime se abraçando antes de morrerem

Arya encontra um cavalo e consegue fugir da cidade em chamas. E assim acaba o penúltimo episódio de Game of Thrones.

Arya encontrando um cavalo sobrevivente em Porto Real.
Última cena da temporada acaba com Arya subindo em um cavalo perdido nos escombros. Muitas pessoas acham que é o Bran wargando no cavalo

O último episódio de Game of Thrones

Neste domingo, a série que faz sucesso desde que foi lançada em 2011 será encerrada. O quinto episódio de Game of Thrones desenhou o que deverá acontecer no último episódio: Tyrion tentará arrumar um plano para tirar Daenerys do poder. Mas o que acontecerá com Porto Real? Será que Tyrion ficará sabendo sobre o que aconteceu com seus irmãos? Jon irá lutar contra sua amada?

E Arya, ela voltou para o Norte para conseguir ajuda de Sansa? Só saberemos neste domingo, dia 19 de maio, quando o sexto e último episódio da oitava temporada de Game of Thrones for exibido, a partir das 22h.

Na prévia, podemos ver que a jovem Stark está de volta, se esgueirando entre o exército de Daenerys, que agora deve se consagrar como a Rainha Louca.

O quão ansioso você está para o aguardado episódio final? Deixe seu comentário nos campos abaixo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail