Jogos da sony no pc gera irá dos fãs e lucro à empresa; entenda

God of War no PC desperta ira dos fãs e queixas no Reclame Aqui

Avatar of carlos alberto jr
Fãs do jogo exclusivo para PS4 buscam ressarcimento por parte da Sony com lançamento de God of War no PC, alegando propaganda enganosa

A versão de God of War no PC foi lançado na última sexta-feira (14) e já está agitando a comunidade gamer neste início de 2022. Indo do amor ao ódio, o port está liderando as vendas nas lojas virtuais de PC ao mesmo tempo em que vem protagonizando queixas por parte de fãs de PlayStation, que acusam a Sony de fazer propaganda enganosa ao lançar o título — até então — exclusivo em outra plataforma.

A jornada de Kratos e seu filho Atreus pela mitologia nórdica foi o grande exclusivo da Sony em 2018 — inclusive sendo premiado como GOTY — e motivo de orgulho para os detentores de PlayStation 4 (PS4) à época. Agora, quase quatro anos depois, God of War no PC se tornou realidade.

Se por um lado os jogadores de PC estão felizes por finalmente poderem jogar a mais recente aventura de Kratos com seu filho Atreus, por outro, muitos fãs da Sony estão se sentindo traídos pela marca. A ira é tanta que, desde o anúncio oficial do port de God of War para PC, muitos “sonystas” foram ao site Reclame Aqui, usado por consumidores para apontar práticas irregulares e problemas com empresas em geral, para se queixar sobre a empresa.

Ao todo, foram mais de 50 registros, sendo que a maioria deles acusa a PlayStation Brasil de fazer “propaganda enganosa”, alegando que optaram pela compra do PS4 devido à exclusividade de seus títulos, incluindo God of War.

Jogos da sony no pc gera irá dos fãs e lucro à empresa; entenda
Fãs dizem que foram vítimas de propaganda enganosa por parte da Sony (Print: Reclame Aqui)

Um usuário diz que foi “levado a erro e enganado pela Sony e PlayStation, em nítida violação ao art. 37, do CDC”, citando o Código de Defesa do Consumidor brasileiro. Já outra queixa menciona a embalagem dos jogos, dizendo que o God of War para PS4 “vinha com a descrição de SOMENTE NO PLAYSTATION na caixa do produto, e hoje ela anunciou que ele não é mais exclusivo e que sairá para PC, ou seja, propaganda enganosa”.

Nas redes sociais não foi diferente, muitos fãs seguem o mesmo discurso que foram traídos pela empresa. Outros estão impressionados como até no menu do jogo o controle padrão é o de Xbox:

O sucesso de God of War no PC

Com ou sem reclamações, God of War no PC já é um sucesso. Durante os primeiros dias de lançamento, o jogo conseguiu registrar um pico de quase 75 mil jogadores em simultâneo na plataforma da Valve, ficando entre os jogos mais populares. O número impressionante o coloca à frente de títulos como Rainbow Six Siege, Warframe e Dead by Daylight.

Outro dado impressionante, reportado pelo perfil Benji-Sales, famoso por indicar estatísticas relevantes da indústria dos games, foi que o título da Santa Monica reuniu mais de 65 mil jogadores em simultâneo apenas na Steam.

Jogos da sony no pc gera irá dos fãs e lucro à empresa; entenda
God of War é o jogo mais vendido na Steam (Print: Steam)

Reforçando que a estratégia da Sony está dando certo, o jogo que até então detinha a 1ª colocação era Horizon: Zero Dawn, com um total de 56 mil jogadores. Em terceiro, Days Gone com 27 mil. Vale lembrar que os números de God of War ainda devem crescer nos próximos dias porque o game está disponível nas lojas virtuais há menos de uma semana.

Para além dos números, o game vem sendo bem avaliado pelo port, seja pela crítica especializada, como também por parte de jogadores. Já é possível encontrar vídeos do jogo rodando em PCs sem placa de vídeo dedicada, assim como dele na melhor qualidade possível, com direito a Ray Tracing, elevando a experiência se comparado com a versão original, lançada em 2018 para PS4.

Estratégia de mercado da Sony

Embora a ida de God of War para os PCs tenha chamado a atenção do mercado, ele não é o primeiro título exclusivo que faz esse caminho após seu lançamento nos consoles da Sony. A venda de jogos do PlayStation no PC, na verdade, tem uma motivação estratégica: captar e converter mais clientes para o console. A informação foi divulgada pelo ex-presidente da Sony Interactive Entertainment.

Jogos da sony no pc gera irá dos fãs e lucro à empresa; entenda
Horizon: Zero Dawn é outro exclusivo da Sony que foi portado para PC (Imagem: Reprodução)

Em uma entrevista concedida ao podcast What’s Up PlayStation, Shawn Layden revelou que algumas das ações tomadas pela divisão de games da Sony são frutos de trabalho efetuado enquanto ainda atuava como chefe da companhia, entre elas decisão de levar os jogos da Sony no PC.

Segundo Layden, a ideia era oferecer seus games exclusivos aos jogadores de computador, mostrando o que esses potenciais clientes poderiam encontrar em sua plataforma. Dessa forma, poderiam incentivá-los a adquirir um console para aproveitar outros games de PS4 PS5. Confira a conversa, na íntegra — em inglês –, no vídeo abaixo:

O ex-chefe revelou ainda que seu time não viu nenhum ponto negativo em oferecer os títulos exclusivos no PC. Na verdade, de acordo com Layden, os games da marca portados para computador já haviam alcançado a saturação de vendas nos consoles da Sony.

Isso quer dizer que comercializá-los em outra plataforma era benéfico não apenas para apresentar seus títulos para um novo público, que poderia potencialmente se converter em novos clientes, mas também ajudaria a aumentar ainda mais a receita com a venda daqueles games.

Todos os relançamentos de exclusivos da Sony, mesmo em proporções diferentes, fizeram sucesso no PC. Desde os first-party Days Gone (2019), Death Stranding (2019) e Horizon: Zero Dawn (2017), como os jogos dirigidos por David Cage: Heavy Rain (2010), Beyond: Two Souls (2013) e Detroit: Become Human (2018).

Com direito a queixas no reclame aqui, god of war no pc despertou a irá dos fãs
Death Stranding foi outro exclusivo que chegou aos PCs (Imagem: Sony/Divulgação)

God of War (2018) está disponível para PlayStation 4 e PC (Steam e Epic). O novo game da franquia, God of War: Ragnarok, tem o lançamento previsto para 2022, por hora, exclusivo para PS5.

Veja mais

E aí, já jogou God of War? Para saber mais sobre o jogo, confira nosso REVIEW sobre o game!

Review: God of War (PS4) renova com louvor a franquia da Sony

Fontes: Benji-Sales, Reclame Aqui, Eurogamer, What’s Up PlayStation

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados