Conecte-se conosco

Aplicativos

Não caia nessa: golpe no WhatsApp promete mostrar quem te adicionou

Veja o que fazer para escapar dessa armadilha.

Desde que o Orkut se foi, a falsa promessa de mostrar quem visitou o seu perfil, ou quem te adicionou é recorrente em golpes online, pois era um dos recursos mais amados da antiga rede social. Seguindo nessa mesma linha, hackers estão usando o WhatsApp para disseminar um novo golpe.

O golpe que circula pelo aplicativo de mensagens promete mostrar quem adicionou seu número no aplicativo. Até agora, mais de 260 mil usuários de celulares Android caíram na armadilha, apenas nos quatro primeiros dias do ano, segundo a empresa de segurança PSafe.

golpe no WhatsApp é cilada!

É, não vai ter como saber se aquela pessoa que você conheceu no Réveillon te adicionou no WhatsApp…

Como o golpe no WhatsApp funciona

Print do golpe no WhatsApp

Print do golpe no WhatsApp (imagem: divulgação/PSafe)

Ele promete permitir visualizar todos os números de quem te adicionou no WhatsApp para ver sua foto ou status. Parece tentador, não é? Mas, para “ter acesso” à função, o usuário deve compartilhar o link fraudulento com dez amigos ou cinco grupos para provar que é um “usuário ativo” do aplicativo e assim ele se espalha contaminando mais pessoas.

Depois de feita a “verificação,” o usuário é direcionado a uma página onde vai instalar o suposto recurso, mas acaba instalando outros aplicativos, que não necessariamente contém vírus, mas que geram dinheiro para o hacker a cada download feito.

O dinheiro vai para o hacker através de um código de indicação colocado no link que indica a fabricante quem levou o usuário à baixar seu app. Essa prática, de oferecer links com códigos de indicação, não é ilegal, no entanto, a forma como está sendo usada para obter os downloads agindo de má fé com usuários é totalmente condenável.

O que fazer para se manter seguro?

Android 7.0 Nougat Motorola/Lenovo

Para se manter seguro contra este novo golpe e os demais que surgirão ocasionalmente, nossa dica é: sempre desconfie de promessas tentadoras demais. Não é possível adicionar recursos extras ao WhatsApp com aplicativos de terceiros; se esse recurso for aparecer um dia, será por meio de uma atualização do próprio aplicativo.

Não clique em links estranhos, mesmo que tenham sido enviados por um amigo ou conhecido seu por e-mail, WhatsApp, etc. Nunca baixe aplicativos fora da loja de apps do Google, a Play Store, a não ser que tenha total certeza de que o site é confiável, como o Showmetech, por exemplo, vez ou outra colocamos links de download, mas todos são totalmente seguros e verificados com antecedência.

Execute as medidas de segurança descritas neste artigo especial que fizemos sobre Android, como ativar a verificação de aplicativos no seu aparelho e utilize de preferência redes Wi-Fi de confiança que possuam senha, pois dificultam a ação de criminosos virtuais.

Fonte: PSafe

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir