IBM Verifier é uma lente para smartphone que checa a qualidade dos alimentos

IBM Verifier pode verificar objeto
Apesar de ter sido lançado ano passado, durante conferência na IBM Think 2019, o IBM Verifier entrou em pauta para discutir utilidade

O IMB Think 2019 é um evento anual da IBM onde a empresa anuncia novos produtos, conceitos e tecnologias para o futuro. No terceiro dia de conferência lá em São Francisco (CA), o IBM Verifier, uma lente que verifica objetos para você, foi um dos focos na palestra sobre Ciência dos Alimentos.

Para quem quiser saber mais sobre a conferência, já mostramos aqui no Showmetech o IBM Watson Anywhere, um supercomputador acessível, o debate entre a IBM Project Debater e o especialista em debates Harish Nataranja e as cinco inovações tecnológicas que mudarão o mundo em 2024, segundo a empresa.

IBM Verifier é tema em conferência da IBM
Dispositivo que verifica objetos virou pauta em conferência da IBM

O IBM Verifier foi apresentado oficialmente no ano passado, porém, durante a conferência sobre a Ciência dos Alimentos, a empresa decidiu pôr o dispositivo em pauta para explicar mais um pouco de suas funcionalidades e utilidade em alguns setores. Em um mundo onde temos que lidar com diversas fake news, prescrições médicas, rótulos de alimentos entre outras coisas, o IBM Verifier entra para ser uma espécie de “fiscal da veracidade portátil”, isso porque o aparelho tem a função de verificar qualquer tipo de objeto a nível microscópico usando apenas a câmera do seu smartphone.

IBM Verifier em prática
Lente é acoplada no smartphone de forma simples e basta dar o clique na fotografia para fazer análise

Sabe aquela lente olho-de-peixe portátil que ficou famosa há alguns anos nos smartphones? O IBM Verifier tem praticamente a mesma aparência minúscula que pode ser equipado a um celular facilmente. Basta você equipá-lo a uma câmera traseira – pode ser qualquer uma, contanto que tenha uma boa imagem -, abrir o aplicativo da câmera e apontar para o objeto que você queira verificar. Em alguns segundos, em uma combinação de microscopia, espectroscopia, e, claro, Inteligência Artificial, o Verifier te mostra a imagem original e uma outra imagem verificada para comparar se possuem as mesmas características.

IBM Verifier compara imagens instantâneas
Dispositivo da IBM é capaz de verificar todo tipo de objeto

Basicamente, o aparelho checa objetos por bactérias e identifica patógenos nocivos. Usando a Inteligência Artificial, o Verifier distingue e colore as mais diversas bactérias para indicar quais são, isso tudo na tela do seu smartphone. Um outro exemplo, que a própria IBM, inclusive, utilizou na apresentação do produto, é o diamante. O Verifier equipado na câmera tira a foto de uma diamante e logo apura, a nível microscópico, se cada gema pertencente aquele diamante é verdadeiro. Em seguida, ele mostra uma imagem colorida e aponta o erro, caso houver. Outros exemplos de aplicações da tecnologia são no dia-a-dia são:

  • Identifica substâncias únicas como óleo para cozinha e motores;
  • Confirma a autenticidade de remédios;
  • Analisa a qualidade da água;
  • Verifica a veracidade do dinheiro por meio da impressão litográfica e texturas do papel;
  • Detecta células, sequências de DNA e bactérias; 
  • Classifica grãos e sementes por região de origem ou modificação genética.

O principal componente do IBM Verifier é um elemento óptico que fica na frente da câmera junto a uma lenta hyper-macro especializada. Essa lente faz com que a câmera do celular “enxergue” a um tamanho tão pequeno quanto um grão de areia. Veja o vídeo demonstração: 

Utilidades do IBM Verifier para o mundo

Há inúmeras utilidades para o Verifier no mundo de hoje. Com um aparelho desses, uma família, por exemplo, pode checar a veracidade das informações de alguns alimentos ou analisar a qualidade da água de sua casa; uma empresa também pode utilizar o dispositivo como parte do processo de montagem do produto para verificar sua qualidade antes de enviá-lo aos distribuidores; donos de plantações, chefes de cozinha, produtores, todo mundo se beneficiaria com o dispositivo.

IMB Verifier: uma lente para smartphone que verifica alimentos
Aparelho funciona em conjunto com Inteligência Artificial e smartphone para verificar alimentos

A pesquisadora da IBM, Donna Dillenberg, foi quem apresentou o produto durante a conferência. Para ela, o Verifier é uma tecnologia tão essencial como um termômetro. “Se você dá isso às pessoas, então todo mundo pode se tornar um cientista”, afirma ela. Ainda segundo Dillenberg, o sensor é tão pequeno, que pode ser incorporado à um óculos inteligente e usá-lo no dia-a-dia, algo no estilo do Google Glass.

Se animou? Deixe nos comentários o que você analisaria se tivesse um Verifier em casa.

fonte: techcrunch e IBM

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: