IBM Project Debater: inteligência artificial participa de debate histórico com humano

IBM Project Debater: IA debate com um especialista humano em concurso
Plataforma de inteligência artificial da IBM enfrentou Harish Nataranja, recordista de vitórias em debates em um tema inédito

Quais habilidades permanecerão humanas no futuro? Se depender da IBM, a lista só irá diminuir. No IBM Think 2019, a empresa realizou uma sessão de debate entre sua inteligência artificial, IBM Project Debater, e Harish Nataranja, especialista em debates e vencedor do Campeonato Mundial de Debates de 2016.

A inteligência artificial da IBM já debate mais que muita gente

IBM Project Debater: IA debate com um especialista humano em concurso
Debate ocorreu de forma normal, como se a IA fosse um humano

A IBM coloca o seu projeto acima dos assistentes virtuais já existentes. Até mesmo a demonstração vitoriosa de outro projeto da empresa, o IBM Watson, no Jeopardy (programa de quiz contra humanos) fica aquém das capacidades do IBM Project Debater, já abordado neste post.

Para testar sua eficiência, nesta segunda-feira (11) o sistema enfrentou Harish Nataranja, primeiro lugar no Campeonato Mundial de Debates de 2016 e colecionador de diversos outros títulos na categoria. A discussão foi apresentada e mediada por John Donvan, apresentador da rede americana ABC. Os dois participantes souberam do tema somente no palco: devemos subsidiar pré-escolas.

IBM Project Debater: IA debate com um especialista humano em concurso
Harish Natarajan ao lado do Debater

O IBM Project Debater ficou como defesa, Nataranja ficou como oposição. Cada um teve apenas minutos para estudar e preparar argumentos. Ambos possuíram primeiramente uma abertura de quatro minutos, refutação de quatro minutos e dois minutos de resumo final.

Nataranja foi o oponente mais qualificado com quem a IA da IBM já conversou. A IBM considerou o evento mais do que uma prova das capacidades de sua IA, mas também uma forma de expandir suas habilidades.

Ambas as partes reuniram informações de forma clara e concisa, apresentando argumento sólidos e correlacionados, sem que fosse possível detectar falhas no que foi afirmado. Isso já era esperado de Harish, recordista de mais vitórias em debates. Porém, é impressionante notar o potencial e a evolução da inteligência artificial da IBM em um tema sobre o qual ela nunca foi preparada para abordar.

O IBM Project Debater se portou de forma muito similar a um humano, com consistência em seu argumento, sem errar ou se contradizer.

O debate foi assistido por mais de 100 jornalistas, além de ter sido transmitido ao vivo para todo o mundo. Os espectadores podiam votar no melhor debatedor através do link ibm.co/vote. O Project Debater perdeu essa disputa, mas não desapontou, diante de seu bom desempenho, inédito diante de um oponente tão qualificado.

IBM Project Debater: IA debate com um especialista humano em concurso
Natarajan conseguiu convenecer 17% do público a trocar sua posição, contrária à do Debater

O funcionamento da máquina

Para chegar a tal desenvoltura, o Project Debater tem a infinita biblioteca da internet ao seu favor. O conhecimento do IA consiste em cerca de 10 bilhões de frases, retiradas de notícias e jornais. No momento de um debate sem preparação prévia, o sistema pesquisa pequenos trechos em fontes úteis, fazendo a correlação dos fatos com a proposta do debate e sua posição favorável ou desfavorável a ele.

IBM Project Debater: IA debate com um especialista humano em concurso
IBM teve seu maior teste prático realizado nesta segunda-feira (11)

Com a capacidade de compreender a profunda linguagem humana e suas nuances infinitas, a IA busca colher as interpretações mais claras e precisas. Em seguida, o Debater precisa construir os mais fortes e diversos argumentos, sem a possibilidade de contradição ou redundância.

Enquanto Natarajan falava, o Project Debater escutava e analisava os argumentos usados. A IA é capaz de pensar em novos argumentos na tréplica, além de prever as próximas falas do oponente.

Qual a utilidade do IBM Project Debater?

Para a IBM, são várias. Ele pode estimular debates saudáveis em fóruns online, preparar advogados para julgamentos, aconselhar empresários, atender clientes ou melhorar o pensamento crítico de jovens.

Aliás, já está acessível na internet. O IBM Project Debater pode ser acessado através deste site, onde é possível contribuir ensinando o algoritmo a discutir melhor certos temas polêmicos, como a proibição de jogos violentos para menores de idade ou os prejuízos das compras online.

A intenção é abrir tópicos de discussão onde os internautas enviem seus argumentos (contra ou a favor) do tema e o algoritmo colha os argumentos para construir um texto com três pontos fortes para a discussão.

Fonte: IBM Research Blog

O autor viajou a São Francisco em convite da IBM para o IBM Think 2019.

Qual uso você daria a um robô debatedor? Comente abaixo!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via