Futuro iphone 15 com câmera periscópica ou lente ou zoom periscópico

iPhone 15 contará com zoom periscópico, aponta rumor

Avatar of dácio augusto
Rumores indicam que o iPhone 15, smartphone que a Apple lançará em 2023, contará com uma câmera de zoom periscópico. Entenda.

Vazamentos e rumores sobre o iPhone 14 são esperados, já que o novo modelo de dispositivo da Apple deve ser revelado oficialmente nos próximos meses. Porém, analistas da indústria mobile, como Ming-Chi Kuo, já estão divulgando informações sobre o iPhone 15, em especial o possível modelo topo de linha, o iPhone 15 Pro Max.

A câmera do iPhone 15 Pro Max

As informações de Kuo são especificamente sobre a possível câmera do iPhone 15 Pro Max, que contará com a primeira lente com zoom periscópico da Apple, com zoom ótico de cinco ou seis vezes – o que não é o 10x presente no Galaxy S22 Ultra, da Samsung, mas ainda sim é uma melhora visível em relação aos 3x presente na câmera telefoto do iPhone 13 Pro.

O fato interessante sobre as informações de Kuo é que essa câmera só é do iPhone 15 Pro Max, já que o modelo de 2021, o iPhone 13, teve em suas versões Pro e Pro Max as mesmas especificações fotográficas — porém, olhando para um ano antes, em 2020, o iPhone 12 Pro tinha lentes e zoom com especificações diferentes da versão mais premium.

Ao mesmo tempo, enquanto o modelo de 2023 introduzirá a câmera de zoom periscópico no iPhone somente no Pro Max, Kuo afirma que em 2024, na era do iPhone 16, essa especificação fotográfica estará disponível também no modelo Pro — o que será uma grande vantagem para quem prefere o formato menor dessas versões do que os mais robustos da versão mais premium.

Mas o que é uma câmera de zoom periscópico?

Zoom periscópico funcionamento
Como funciona a câmera de zoom periscópico. (Imagem: Reprodução/MacRumors)

É possível que você esteja se perguntando, após a possibilidade do vazamento da câmera de zoom periscópico do iPhone 15 Pro Max, o que ela traz de diferente para o esquema fotográfico de smartphones. Bom, é bastante coisa.

Basicamente, esse sistema de câmera é inspirado no periscópio, um aparelho utilizado em tanques de guerra para observar a aproximação de inimigos do veículo. O objeto continuamente foi evoluindo durante os anos, sendo utilizado também em submarinos para acompanhar movimentações debaixo d’água.

Iphone 15 contará com zoom periscópico, aponta rumor. Rumores indicam que o iphone 15, smartphone que a apple lançará em 2023, contará com uma câmera de zoom periscópico. Entenda.
A lente de zoom periscópico permite um zoom óptico de maior alcance, o que melhora a qualidade das imagens, como pode ser visto na imagem. (Imagem: Reprodução/Macrumors)

O funcionamento dos periscópios é realizado através de espelhos internos do aparelho dispostos em paralelo em ângulos de 45 graus, gerando a reflexão das imagens entre eles até que cheguem ao olho do observador.

A câmera de zoom periscópico funciona de maneira semelhante, com lentes sendo colocadas de forma perpendicular ao sensor do aparelho, enquanto uma é inserida na parte de trás da câmera junto de um prisma de luz. A imagem, então, quando capturada, passa por cada uma dessas lentes até chegar no prisma, que então reflete para o sensor que realiza o registro.

Iphone 15 contará com zoom periscópico, aponta rumor. Rumores indicam que o iphone 15, smartphone que a apple lançará em 2023, contará com uma câmera de zoom periscópico. Entenda.
A diferença de qualidade do zoom óptico e de seu alcance com lentes periscópicas. (Imagem: Supersaf)

O grande diferencial dessa tecnologia é que ela permite a utilização de zoom nas imagens de maneira mais efetiva e sem perca de qualidade, já que quando no aplicativo de fotografia a opção do zoom é selecionada, os espelhos se movem de maneira a aumentar a aproximação da imagem e então capturar o objeto conforme solicitado – o que permite opções como os 10x de zoom disponíveis no Galaxy S22 Ultra e os 6x que rumores apontam que estarão presentes no iPhone 15 Pro Max.

iPhone 15 ainda é lançamento distante

Vários modelos de iphone 13
iPhone 15 ainda deve demorar a ser lançado, já que o 14 nem foi oficialmente anunciado ainda. (Imagem: Reprodução/MacRumors)

A realidade, porém, é que o iPhone 15 e ainda mais o iPhone 16 ainda são sonhos distantes, previstos para 2023 e 2024, respectivamente – com o iPhone 14 sendo o próximo lançamento da Apple. Os rumores sobre o dispositivo, que deve ser oficialmente revelado em setembro, são que as versões Pro e Pro Max contarão com uma câmera de 48MP, um novo design para o recorte da câmera frontal, além de processadores exclusivos não presentes no modelo normal nem no Max.

Por hora, porém, frisamos que tudo isso são rumores. Até o momento em que de fato eles sejam revelados oficialmente pela Apple, nada pode ser 100% confirmado ou tido como certeza. 

Veja também

Veja como usar o iPhone como webcam no Windows!

Fonte: Tom’s Guide, Macrumors, Supersaf

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados