macOS Catalina: confira todas as novidades que chegam para iMac e MacBook

macos catalina
macOS Catalina decreta o fim do iTunes, usa o iPad como segunda tela, atualiza aplicativos clássicos, além de outras melhorias de uso; confira as novidades

O macOS Catalina (versão 10.5), foi anunciado pela Apple durante a WWDC 2019 (Worldwide Developer Conference). O novo sistema operacional para iMac e MacBook trouxe diversas funcionalidades bastante esperadas pelos usuários, como a total integração com o iPad para usá-lo como tela auxiliar. Também foi confirmada a substituição do iTunes, dando lugar ao Apple Music, Apple TV e o Apple Podcasts, que serão os novos “responsáveis” pela mídia no macOS Catalina.

No momento, usuários a partir do MacBook 2015, MacBook Air 2012, MacBook Pro 2012, Mac mini 2012, iMac 2012, iMac Pro 2017 e Mac Pro 2013, poderão experimentar o beta público do macOS Catalina, que atualmente se encontra na versão 3. A última versão do beta para desenvolvedores é a 4, que chegou no último dia 16. O lançamento oficial está previsto para setembro ou outubro deste ano.

Por que macOS Catalina?

Antes de começarmos, você já se perguntou por que “Catalina”? Na imagem oficial do novo sistema operacional da Apple, há uma ilha atrás do nome do SO. O nome “Catalina” é uma homenagem a esta ilha, que fica na costa de Califórnia, nos Estados Unidos, sudeste de Los Angeles – Em Love, minissérie da Netflix, essa ilha aparece no último episódio.

Ilha de Catalina, na Califórnia
Ilha de Catalina, na Califórnia

Confira abaixo todas as novidades que vieram com o novo macOS Catalina:

Fim do iTunes

Com o macOS Catalina, a Apple decretou o fim de seu serviço mais famoso, o iTunes, divisor de águas no mercado de entretenimento online. Os recursos do iTunes foram divididos em três aplicativos: Apple Music, Apple TV e Apple Podcasts.

Música

Aplicativo Música funciona em torno do Apple Music
Aplicativo Música funciona em torno do Apple Music

O fim do iTunes tem justificativa: dar espaço para os serviços de assinatura Apple Music e Apple TV+. Portanto, o novo aplicativo Música foi “criado para o Apple Music”, e agora o iPhone não inicia automaticamente no iTunes. Com Catalina, agora é possível sincronizar no painel esquerdo do Finder, o smartphone com o iOS 13.

O aplicativo em si recebeu um novo design, porém mantém algumas funções da última versão do iTunes. Agora, as abas For You, Browse e Radio estão disponíveis, com opções para artistas, álbuns e músicas armazenadas localmente. O recurso permite extrair as músicas de um CD e colocar em alguma pasta.

Televisão

Apple TV tem funcionalidades ligadas a Netflix e outro serviços, além de sua própria loja
Apple TV tem funcionalidades ligadas a Netflix e outro serviços, além de sua própria loja

Já o aplicativo TV é descrito como “a casa do Apple TV+”, como diz a própria empresa. Há seções para os canais Watch Now, Up Next e Apple TV, com diversos conteúdos e grandes sucessos como HBO, Showtime e Starz. O sistema também possui filmes, guias de TV e uma sessão infantil com curadoria. Para os usuários que fizeram download de filmes ou seriados TV do antigo iTunes, esses arquivos estão na aba Biblioteca.

Caso o usuário tenha começado a ver um filme ou série em um dispositivo, ele poderá continuá-lo em outro. Isso demonstra que a Apple está interessada na integração de todos os seus sistemas, trazendo continuidade para cada vez mais aplicativos em suas plataformas.

Podcast

Aplicativo Podcasts deve dar maior controle ao usuário sobre os canais e episódios
Aplicativo Podcasts deve dar maior controle ao usuário sobre os canais e episódios

A biblioteca dos aplicativos Música, Apple TV e Podcasts usam o iCloud para a sincronização e backup. Caso o usuário preferir, é possível sincronizar por cabo. O aplicativo de Podcasts já existia antes no iOS, então bastava apenas a integralização desse sistema ao Mac. Com a fila “Up Next”, que corresponde à lista de reprodução criada no iPhone, é possível ver agora todos os programas que possuem algum tipo de inscrição, com suas respectivas atualizações.

Além disso, é possível navegar pela biblioteca de podcasts por categoria ou pela seção “Novos e notáveis” (com curadoria). Ainda, você pode acessar os gráficos de tendências para ver quais programas e episódios são mais populares.

Aplicativos do iPad chegam ao Mac

Asphalt 9, jogo mobile de sucesso, está chegando ao macOS aproveitando capacidade gráfica dos modelos
Asphalt 9, jogo mobile de sucesso, está chegando ao macOS aproveitando capacidade gráfica dos modelos

No Windows 10, a Microsoft apostou pesado nos aplicativos universais. Com o aumento de poder do iPad, e seu novo sistema iPadOS, os aplicativos vêm cativando de forma única. A Apple agora pretende trazer esses aplicativos ao macOS Catalina, com suporte a mouse e teclado.

macOS Catalina: confira todas as novidades da atualização
Twitter pode se dividir em janelas no Mac

Os aplicativos do iPad não estão sendo apenas portados, mas adaptados ao Mac. O jogo Asphalt 9 usa a API Metal para melhores gráficos, o Twitter se divide em janelas, enquanto DC Universe tem suporte a 4K e HDR. Também estão disponíveis para o macOS os aplicativos do iPad: Morpholio, Post-It, Jira, American Airlines, Fender, Triplt, Crew, Rosetta Stone e Proloquo2Go.

Atualização de aplicativos clássicos

A Apple aproveitou o macOS Catalina para trazer novos recursos aos aplicativos tradicionais: Fotos, Notas, Lembretes, Safari e E-mail.

Fotos

Aplicativo Fotos foi atualizado para melhor exibição de imagens
Aplicativo Fotos foi atualizado para melhor exibição de imagens

A atualização do aplicativos Fotos pretende exibir melhor as imagens. As prévias das fotos estão maiores, sendo elas selecionadas por qualidade pelo software. Agora é possível ver as fotos separadas por dias, meses ou anos, igual no iOS 13.. Enquanto a exibição de todas as fotos está com zoom dinâmico na grade, para ver as fotos com prévias maiores, formato 1:1 ou original.

Notas

macOS Catalina: confira todas as novidades da atualização
Aplicativo Notas agora exibe em galeria com miniaturas visuais

As notas podem ser exibidas em galeria com miniaturas visuais. A busca está mais poderosa, com capacidade de apontar objetos e textos em imagens ou documentos digitalizados. Além do mais, a Apple tornou o aplicativo mais colaborativo, com opções de compartilhar pastas inteiras para edição.

Lembretes

Aplicativo Lembretes tem aparência nova para melhor funcionalidade
Aplicativo Lembretes tem aparência nova para melhor funcionalidade

O aplicativo foi totalmente refeito, com um novo design e mais recursos. Através da nova interface, é possível adicionar horários, datas, locais ou sinalizações sem mudar a tela. A Siri está integrada ao aplicativo, sugerindo novos lembretes com base no usuário. Deixe tudo mais informativo com o anexo de fotos, documentos e links. E quando você marcar alguém num lembrete, a pessoa receberá um aviso no Mensagens.

Safari

Página inicial do Safari está aprimorada
Página inicial do Safari está aprimorada

A home page do navegador mudou para o usuário já ser direcionado aos sites que deseja. O Safari agora é iniciado mostrando os sites favoritos e mais visitados, além de sugestões da Siri: sites relevantes do histórico, visitados recentemente, marcados, na lista de leitura, na aba do iCloud ou recebidos em link no Mensagens.

E-mail

A atualização do aplicativo E-mail deseja dar ao usuário maior tranquilidade na caixa de entrada. Isso se reflete nos novos recursos: bloqueio de remetente, silenciamento de conversa e destaque ao link de cancelamento de assinatura.

Sidecar – use o iPad como segunda tela

Através de suas funcionalidades, o iPad expande a produtividade do Mac
Através de suas funcionalidades, o iPad expande a produtividade do Mac

O maior destaque para produtividade no macOS Catalina é o recurso de usar o iPad como segunda tela. É mais funcional do que comprar um novo monitor, pois todos os recursos touch do iPad são suportados com o Sidecar (nome do recurso de segunda tela).

A expansão de funcionalidades estão no uso do touch, suporte à Pencil e exibição de Touch Bar na tela mesmo que o modelo do Mac não tenha no hardware. Já há uma lista de programas compatíveis com o Sidecar: Adobe Illustrator, Affinity Designer, Affinity Photo, Cinema 4D, CorelDraw, DaVinci Resolve, Final Cut Pro, Maya, Motion, Painter, Principle, Sketech, Substance Designer, Substance Painter e ZBrush.

O Sidecar pode ser feito com conexão com fio ou sem fio, em até 10 metros de distância.

Controle de tempo de uso

Tempo de Uso regulariza o modo saudável de utilizar o Mac
Tempo de Uso regulariza o modo saudável de utilizar o Mac

Recurso já presente no iOS, o ‘Tempo de Uso’ chega ao Mac com todas suas funções. É apresentado quanto tempo é gasto no Mac, os aplicativos mais usados e o número de notificações recebidas. O iCloud sincroniza as regras determinadas entre o iPhone, iPad e Mac.

O mais interessante do Tempo de Uso é selecionar quanto tempo pode ser gasto em cada aplicativo. O recurso Repouso só permite o uso de aplicativos selecionados.

O Tempo de Uso também possui recurso de compartilhamento família, para controlar as horas e aplicativos usados pelas crianças, assim como determinar quais os contatos que aparecem nos aparelhos.

Ajustes de segurança e privacidade

macOS dá ao usuário mais controle e segurança sobre seus dados
macOS dá ao usuário mais controle e segurança sobre seus dados

O macOS Catalina roda em um volume dedicado somente de leitura, para que nada possa alterar os arquivos do sistema. O Gatekeeeper foi aprimorado, sendo ele responsável pela verificação de falhas de segurança de aplicativos antes mesmo da primeira execução. A instalação de drivers acontece fora do sistema operacional, isolando o macOS de qualquer risco em caso de erro.

O macOS passa a pedir permissão antes de algum aplicativo registrar atividade do teclado ou fazer capturas e gravações de tela. E caso você perca seu Mac, e ele seja um modelo a partir de 2018, o chip Apple T2 Security restringe que apenas você seja capaz de apagar ou reativar o aparelho.

E agora o Apple Watch ganha função de autenticador de login. É apenas apertar duas vezes o botão lateral para desbloquear o Mac, aprovar instalação de app, ver senhas do Safari, etc.

Buscar iPhone e Buscar Amigos se unificam em um app

Encontre seu Mac de maneira mais fácil com o novo aplicativo Busca
Encontre seu Mac de maneira mais fácil com o novo aplicativo Busca

O aplicativo Buscar une as funções do ‘Buscar iPhone’ e ‘Buscar Amigos’, com inovações. Mesmo que o Mac esteja off-line, é possível localizar o aparelho através da comunicação anônima por Bluetooth entre dispositivos Apple.

Controle por voz

Todos podem e devem ser usuários de dispositivos da tecnologia, por mais que usualmente seja necessário depender de outra tecnologia. Assim a Apple lançou no macOS Catalina o ‘Controle por Voz’.

O recurso permite uso completo do sistema operacional com a voz, de forma fluida e segura, pois toda a interpretação é feita pela Siri e o processamento é realizado dentro do Mac. Somente a voz basta, pois o sistema permite a navegação através de números, comandos e nomes de etiquetas.

As indicações contextuais são compreendidas pelo Controle por Voz. Assim, o usuário pode dizer “Feliz aniversário. Tocar em enviar”, e o será identificado que a última frase é um comando, não parte do texto. Ao dizer “apague isso”, também será entendido como um comando. A interpretação depende do contexto e entonação.

Mais recursos que chegam com o macOS Catalina

  • Novas etiquetas de relacionamento no Contatos: Identifique seus contatos com opção de centenas de etiquetas, exemplo de “primo mais velho” e “primo mais novo”;
  • Filtros de cor para daltonismo: Usuários com daltonismo podem alterar as cores para ajudar a distinguir áreas confusas para sua visão;
  • Ampliação em segunda tela: É possível usar a segunda tela como um zoom da exibição original;
  • Ampliação de texto: Ao selecionar um texto e pressionar Control, essa seleção é exibida com zoom em alta definição e, para melhor leitura, pode ter personalização de fonte e cores.
  • Limites combinados: Selecionar o limite do Tempo de Uso em categorias de aplicativos, por exemplo: limite de uma hora por dia em jogos e redes sociais;
  • Mais um minuto: Ao acabar o limite do Tempo de Uso, é possível pedir mais um minuto, quinze minutos ou ignorar o limite por hoje;
  • Previsões para teclado cantonês: Os teclados chinês tradicional Cangjie, Sucheng, pincelado e manuscrito recebem suporte de previsões em cantonês;
  • PiP no QuickTime Player: Apenas com um clique no controle de navegação, uma pequena tela ajustável é reproduzida em PiP;
  • Compatibilidade com vídeo transparente: O QuickTime Player agora suporta a transparência em arquivos ProRes4444 mesmo em exportação para o formato HEVC;
  • Seção ID Apple nas configurações: As Preferências do Sistema do Mac agora contam com uma seção que reúne todas as informações relevantes da conta ID Apple.

Um novo ciclo de atualizações

A Apple prometeu entrega a versão final do macOS Catalina ainda esse ano, mas passando por diversas etapas de testes para desenvolvedores e usuários beta. Simultaneamente, outros lançamentos estão passando pelo mesmo processo de maturação: iOS 13, iPadOS, watchOS 6 e tvOS 13.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail