Logos de plataformas de streaming

Veja qual o melhor serviço de streaming de 2021

Avatar of victor pacheco
Em um ano em que novas plataformas passaram a estar disponíveis no Brasil, veja qual delas merece sua assinatura

Com tantas novidades no Brasil, fica um pouco difícil definir qual o melhor serviço de streaming de 2021, certo? Os dois últimos anos que passaram marcaram a estreia de diversas opções para quem gosta de assistir conteúdo pela internet, acompanhado por um crescimento de serviços que já estavam na lista de streamings com mais assinantes há um tempo considerável.

Mas sem realizar uma pesquisa na internet, você sabe dizer qual o melhor streaming de filmes e séries que está disponível hoje? Responder a esta pergunta pode ser um tanto difícil, uma vez que os conteúdos podem variar bastante entre as plataformas de streaming — mas dados de mercado conseguem nos ajudar com este assunto. Entenda qual o melhor serviço de streaming de 2021 agora mesmo.

Produções originais ainda valem?

A resposta para esta pergunta é bem simples: sim (e muito). 2021 foi um ano incrível para quem tem uma conta em pelo menos uma das plataformas de streaming disponíveis no mercado, certo? Com certeza você ficou mais animado (a) quando uma nova temporada ou estreia de uma nova produção finalmente entrou no catálogo.

You e the witcher como produções originais da netflix
Mesmo com estreia de concorrentes, as produções originais e exclusivas da Netflix fizeram com que as pessoas mantivessem suas assinaturas. (Fotos: Netflix)

Se na Netflix, tivemos novas temporadas de YOU, The Witcher, Emily em Paris e muitas outras séries, novidades como Sweet Tooth, Maid, The Chair, Lupin e Midnight Mass (Missa da Meia-Noite) também movimentaram a internet. E os filmes não foram deixados de lado pela empresa.

Novidades como Tick-Tick Boom (com Andrew Garfield), Alerta Vermelho (com Gal Gadot, Dwayne Johnson e Ryan Reynolds) e até mesmo Não Olhe para Cima (Brad Pitt, Jennifer Aninston, Timoteeé Chalamet e mais estrelas de Hollywood), provaram que sim, as plataformas de streamings possuem muito para oferecer. No Prime Video, tivemos A Roda do Tempo, assim como The Underground Railroad, que também foram destaques no ano e colocaram o nome do serviço nas listas de melhores séries do ano.

Apesar de tudo, a Netflix ainda é a empresa que mais domina as produções originais. Tramas como Round 6 e Profecia do Inferno foram assuntos de rodas de conversas durante semanas.

Anúncio de filmes da netflix
A Netflix teve a meta de lançar um novo filme por semana em 2021 e isso garantiu uma grande presença de mercado. (Foto: Netflix)

A meta da empresa de lançar um filme original por semana em 2021 também foi essencial para isso acontecer e basta olhar as tabelas de produções mais assistidas: com certeza, você vai achar pelo menos uma produção da gigante das plataformas de streaming entre os listados de filmes mais assistidos em 2021.

Apple, Disney e Paramount não ficaram para trás

Lembra que a empresa da maçã também tem um serviço de streaming? O Apple TV+ colocou a primeira temporada de Fundação (adaptação da obra de Isaac Azimov) e uma nova temporada de Ted Lasso, assim como Morning Show para seus assinantes. For All Mankind e a conclusão de Dickinson também foram grandes destaques do serviço. A Paramount+ trouxe clássicos da TV de volta com seu serviço: vimos novidades novas temporadas iCarly e até mesmo Dexter, o famoso assassino canibal.

Logos da apple tv+ e disney+
Apple TV+ e Disney+ também apresentaram ótimas obras originais (Foto: Apple e Disney)

A casa do Mickey não ficou para trás: séries da Marvel, que balançaram a cultura pop e ainda rendeu o Emmy de Melhor Direção para WandaVision provam que a empresa pode chegar perto da Netflix durante algum momento. Chucky, que estreou no canal FX e mais tarde chegou ao Star+, também foi bastante comentada na internet devido a estar em dia os assuntos atuais. Mesmo que a história tenha se originado no final dos anos 80.

A mudança do cinema para plataformas de streaming

Os filmes sempre foram ótimos chamativos para as plataformas de streamings garantirem novas assinaturas e ainda conseguir com que os clientes fiquem ativos mesmo que uma temporada seja lançada a cada ano.

Mas um fenômeno que aconteceu em 2021 é que muitos filmes foram disponibilizados nos catálogos no mesmo dia ou com um intervalo completamente menor do que aconteceria em uma realidade sem pandemia. Neste caso, não há dúvidas de que o HBO Max foi o grande campeão na questão de disponibilidade de novos filmes.

O Brasil ainda contou com um certo atraso de 35 dias para conseguir assistir um novo filme que foi produzido pela Warner Media, mas quem estava nos EUA pode conferir estreias como Mortal Kombat, Duna e Matrix: Ressurections no streaming assim que o título estreava no cinema. A Netflix tem o hábito de exibir seus filmes nos cinemas de forma gratuita para que estes estejam elegíveis para o Oscar, mas nada foi feito como a HBO Max.

Pôster de duna
Duna foi um dos títulos que chegaram ao HBO Max após 35 dias de sua estreia nos cinemas brasileiros. (Foto: Warner Media)

Quem precisou adiar a volta aos cinemas devido aos avanços da COVID-19 no mundo teve a plataforma da HBO como principal forma de entretenimento. Em questão de lançamentos, este é definitivamente o melhor serviço de streaming de filmes de 2021.

Não se espera que o mesmo seja feito em 2022, mas de todas as formas, a estratégia para conseguir mais assinaturas em um serviço que começou a funcionar há pouco mais de um ano merece ser elogiada. Nos resta saber em quanto tempo depois as produções da Warner Media que irão estrear no novo ano já estarão em seu serviço de streaming de filmes.

Crescimento de Apple TV+ e Netflix

Olhando apenas para os EUA, que podem ser um ótimo exemplo para nos ajudar a definir o melhor serviço de streaming de 2021, houveram duas plataformas de streaming que mais cresceram no ano que está se encerrando.

A nível mundial, a casa de produções como The Witcher, YOU e Não Olhe para Cima contava com 167 milhões de assinaturas ao redor do globo apenas em 2019. De fato, apesar das diversas opções quando falamos do assunto de plataforma de streaming, a Netflix ainda é líder deste mercado.

Logos da apple tv+ e netflix
Apple TV+ e Netflix foram as plataformas de streaming que mais cresceram em 2021. (Foto: Android Authority)

A Apple TV+, que passou a ser mais relevante depois de quase um ano e meio desde sua estreia, é o streaming que mais viu seus assinantes crescerem no terceiro trimestre de 2021, chegando a uma alta de 26%. O passar do ano também não foi completamente ruim para a plataforma de streaming da empresa da maçã, mas os últimos três meses de 2021 foram essenciais para isso acontecer. Curiosamente, o terceiro trimestre de 2021 foi marcado pela estreia de Fundação na plataforma.

Crescimento para demonstrar melhor streaming de 2021
Assinaturas nos EUA nos mostra como demais serviços estão crescendo no mundo. (Foto: Antenna)

Entretanto, a Netflix ainda é considerado o melhor streaming de filmes pelos estadunidenses. Apesar das novidades e perdas de conteúdos que estavam disponíveis apenas no catálogo da empresa, seus lançamentos originais foram suficientes para que o crescimento ficasse dentro da média de 15%.

Você pode pensar que pode não haver mais pessoas que ainda não assinam ou pelo menos conhecem a Netflix, mas o levantamento da Antenna comprova que mesmo com mais concorrentes no mercado de plataformas de streaming, a empresa ainda recebeu a criação de novas contas.

Streaming que mais recebeu novas assinaturas

Aqui, temos o óbvio: a Netflix ainda domina o mercado, tal como qualquer empresa que possui a maturidade em um mercado faria. Apenas nos EUA, a empresa possui uma participação de mercado que chegou a 31% no segundo trimestre do ano. O segundo lugar de streaming com mais assinantes fica com o Hulu, com uma média de 20% de participação de mercado apenas nos EUA.

O HBO Max, com seus filmes sendo lançados no serviço de streaming e cinema ao mesmo tempo, possui uma participação de mercado de 7% nos EUA. A Apple TV+ também está crescendo bastante, mas com a porcentagem de 5% do mercado estadunidense, ainda há muito trabalho para ser feito.

Crescimento para demonstrar melhor streaming de 2021
Apenas nos EUA, a Netflix é o serviço de streaming mais utilizado. (Foto: Antenna)

A boa notícia é que falando sobre em se tornar o streaming com mais assinantes em pelo menos uma parte do mundo, a Apple já sabe o que deve ser feito: realizar o investimento em produções originais ao invés de “apenas” ter um catálogo amplo.

A pirataria quebrou a barreira da exclusividade e mesmo que estreie em plataformas oficiais, não leva muito tempo para que você encontre o arquivo do filme ou episódios de toda uma temporada em alta qualidade. É necessário ter um chamativo maior do que uma produção que já passou na televisão.

Pessoa pesquisando plataformas de streaming
Quantos streamings você assina atualmente? (Foto: Freepik)

Falando sobre o que mais faz sucesso em terras tupiniquins, o Globoplay ainda é o serviço de streaming com mais assinantes e em 2020, contava com mais de 20 milhões de assinaturas ativas, estas que também podem ser usadas por mais de uma pessoa.

Se sabe que o Prime Video da Amazon é bastante popular, mas não há uma forma de mensurar quantas pessoas assinantes do pacote Prime, que inclui frete grátis e acesso a algumas músicas de livros sem custo adicional, também assistem às produções que estão no serviço. No começo do ano, a empresa chegou a citar que 175 milhões de assinantes deste pacote aproveitam tudo o que está disponível (a nível mundial).

HBO Max, Discovery+ e novos serviços

Quando muitas pessoas falam que 2021 foi um ano de mudanças, isso vale para o mercado de plataformas de streaming. A chegada da Disney+ no Brasil, com o mesmo valendo para o HBO Max, Discovery+ e Star+ fez com que estas opções se tornassem verdadeiros canais por assinaturas, com muitas pessoas tivessem várias contas (e pagassem por isso).

Cada uma delas tinha um público-alvo, com a Discovery+ por exemplo, sendo mais dedicado para a família, oferecendo conteúdos de bem-estar etc. Há rumores de os serviços HBO Max e Discovery+ podem se unificar em 2022.

Logos da hbo max e discovery+
Apesar de serem concorrentes, serviços podem ser unificados em 2022. (Foto: Business Insider)

Por outro lado, o Disney+ é com certeza, a melhor opção para quem gosta de conteúdos com super-heróis. WandaVision realmente provou que séries com heróis podem dar certo também em serviços de streaming e não há quem discuta isso. Lançamentos que vieram em seguida também foram bastantes comentados, justamente por este formato permitir que os espectadores vejam um novo espectro de personalidade dos personagens que não possuem tanto tempo de tela em filmes para o cinema.

Logos de plataformas de streaming de filmes
Plataformas de streaming de filmes e séries foram responsáveis por nosso entretenimento mesmo com a pandemia. (Foto: Shutterstock)

Apesar de tantas novas opções, há muitas pessoas que pensam que o mercado de plataformas de streaming era mais benéfico justamente por boa parte dos conteúdos estarem na Netflix. Até porque, com a chegada das empresas no Brasil, a líder de mercado contou com diversas perdas que praticamente a obrigaram a investir ainda mais em produções originais.

Qual o melhor streaming de 2021?

Com todos estes dados, fica fácil entender que apesar de todos os novos concorrentes, a Netflix é o melhor streaming de 2021. Muitas novidades estão surgindo e um dia, estas podem vir a tentar bater de frente com a gigante do mercado. Mas o principal diferencial é justamente a adaptação de mercado no qual a Netflix possui. Mesmo com seu catálogo ficando menor, as produções originais foram extremamente aclamadas.

Round 6, grande destaque do ano que seu passou, foi a principal série que garantiu o título para a empresa, sendo assistida 167 milhões de vezes em suas primeiras semanas de exibição. Outros títulos, como a nova temporada de The Witcher e YOU depois de quase dois anos, também fizeram com que os fãs ou voltassem, ou mantivessem sua assinatura.

O ano de 2022 da Netflix será marcado por estreias de novas temporadas de The Crown, Stranger Things, o final de Ozark e até mesmo a adaptação de Sandman. Nos resta esperar se a empresa se manterá no topo. Na sua opinião, qual o melhor streaming de 2021? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira todos os lançamentos no HBO Max em 2022 e programe sua maratona:

Fontes: Android Authority e Antenna

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados