Capa da matéria os 10 melhores jogos para ios/iphone (2021)

Os 10 melhores jogos para iOS/iPhone (2021)

Avatar of ítalo magno
De franquias famosas até indies pouco conhecidos, confira nossa lista com 10 jogos de variados gêneros para os aparelhos iOS

2021 está sendo um período incrível para o mundo dos games. Qualquer que seja a plataforma ou console escolhido, não faltam as opções para se divertir com os jogos eletrônicos, o que é ainda melhor em um período em que as pessoas estão passando mais tempo dentro de casa. Dito isso, algumas vezes não temos tempo para dedicar a um console ou um PC gamer, ou apenas temos preferência por jogar em algo que possamos levar para qualquer lugar – e aí que aparecem as opções de jogos para iOS e Android. Nunca foi tão fácil ter acesso a games com uma qualidade tão boa quanto as máquinas dedicadas a estes.

Além disso, com a quantidade gigantesca de opções que temos no mundo de jogos eletrônicos, ficar sem saber por onde começar é mais comum do que parece. Existem diversos gêneros de jogos diferentes, e, nesses gêneros, uma quantidade inacreditável de jogos e subcategorias entre si — o que leva a várias dúvidas e confusão sobre qual escolher, ou qual agrada mais o gosto de cada pessoa. Nesses casos, uma das melhores opções são os serviços de inscrição, como Xbox Game Pass, para Xbox, e o Apple Arcade para iOS — do qual iremos falar bastante nesta matéria.

O que são os serviços de inscrição e o Apple Arcade?

Os serviços de inscrição funcionam como uma biblioteca de jogos disponível para acesso por uma taxa geralmente mensal ou anual para cada usuário. Pagando aquela taxa mensal, o usuário pode usufruir de qualquer um dos jogos disponíveis naquela biblioteca até que o período de inscrição acabe ou seja renovado, do mesmo jeito que serviços como Netflix ou Prime Video funcionam para filmes, mas no caso do Xbox Game Pass e do Apple Arcade, para jogos.

Foto representando várias imagens de diferentes jogos disponíveis no serviço apple arcade com a logomarca do serviço no centro
Imagem: Mac Magazine

O Apple Arcade, em específico, foi a estratégia da Apple para atrair os usuários do mundo gamer e para mostrar do que os dispositivos iOS eram capazes com relação à sua capacidade de rodar novos jogos. Infelizmente, por ser um nicho relativamente restrito, é muito comum que vários jogos de iOS de qualidade possam ter passado completamente despercebidos, e estes estão a apenas um passo dos usuários. O serviço Apple Arcade pode ser assinado por R$ 9,90 ao mês, incluindo um período de teste gratuito por 30 dias. É válido lembrar que usuários que adquirirem um iPhone, iPad, iPod Touch, Mac ou Apple TV recebem três meses gratuitos de Apple Arcade com sua compra.

Pensando nisso, vamos mergulhar nas nossas sugestões dos melhores jogos para iOS que temos até agora em 2021.

Legends of Runeterra

League of Legends é um dos jogos estilo multijogador online mais famosos da atualidade, e é no universo dele que Legends of Runeterra se baseia, mas com uma jogabilidade completamente diferente. Legends of Runeterra é um jogo de cartas da Riot Games, ao estilo de jogos como Hearthstone, Yu-Gi-Oh! e Magic: The Gathering, onde seu objetivo é montar um deck (baralho) de cartas com diferentes estratégias e efeitos para levar os pontos de vida do seu oponente a zero, se beneficiando por ainda ser simples o suficiente para quem joga não demorar a entender e começar a aproveitar o jogo.

Imagem de uma partida de runeterra com os dois oponentes ativando efeitos em suas cartas a partir de efeitos no centro do campo de batalha
Legends of Runeterra é fácil de aprender e ótimo para jogatinas de qualquer duração. Imagem: Mundo Smart

Pode ser jogado contra a IA (sigla para “inteligência artificial”, permitindo jogar contra o sistema do jogo sem precisar de outros jogadores) ou outros jogadores, e com o acúmulo de experiência (ou XP) se conseguem cartas novas aleatoriamente para aprimorar os decks ou construir novos. É um jogo cheio de estilo, muito bem otimizado, e serve muito bem para sessões curtas ou longas de jogatina.

Legends of Runeterra é gratuito para jogar, com a possibilidade de comprar as cartas desejadas na loja virtual por microtransações, mas é um jogo perfeitamente justo de ser jogado com os decks iniciais.

World of Demons

Criado pela empresa Platinum Games (famosa por games como Bayonetta e Metal Gear: Rising), World of Demons é um jogo que segue a mesma veia de ação frenética ao estilo hack n’ slash, gênero focado em ação no qual enfrentamos dezenas de oponentes em uma mesma tela fazendo combinações impressionantes de golpes de espada e manobras acrobáticas para esquivar (como exemplos do gênero, temos o mencionado Metal Gear: Rising ou a saga Devil May Cry).

Imagem de divulgação de world of demons mostrando o protagonista desferindo um golpe de espada em um oni (demônio) japonês enquanto outros oni se aproximam
Com visual distinto, World of Demons traz um pouco da ação da Platinum Games ao mobile. Imagem: Platinum Games/Divulgação

Com um visual estilizado como pinturas japonesas, fazendo uso de pinceladas de tinta fortes e vistosas (bem parecido com Okami, feito pela Capcom), o jogo segue a história de samurais que utilizam o poder de yokai (criaturas mitológicas japonesas) para enfrentar ondas de oni (demônios), contando com o combate satisfatório e a qualidade bem a par do esperado por outros jogos lançados pela Platinum Games, apesar de ter missões relativamente repetitivas — o que torna World of Demons um jogo mais adequado para jogatinas menores.

World of Demons é um jogo exclusivo para iOS e está disponível através do serviço Apple Arcade.

Genshin Impact

Se você sente falta de um jogo com um mundo aberto ao estilo The Legend of Zelda: Breath of the Wild, com diversas missões opcionais e vários personagens diferentes, Genshin Impact provavelmente é o jogo que você procura. Desenvolvido pela empresa chinesa miHoYo, o game transporta os jogadores ao universo de Teyvat, onde até 4 pessoas podem se juntar para desbravar as paisagens e cidades, liberando novas missões, novos personagens e novas armas para chegar até o final da aventura.

Imagem mostrando uma das personagens de genshin impact usando um ataque de magia em área contra uma fileira de oponentes em uma área florestada aberta
Com visual colorido e diversos personagens, Genshin Impact é uma das opções mais famosas do mobile. Imagem: miHoYo/Divulgação

Os personagens e armas novas são obtidos por um sistema de gacha, onde o que é liberado é feito utilizando uma moeda de troca própria do game e é feito de modo aleatório. Apesar de o sistema ser bastante criticado por alguns jogadores por incentivar a compra de mais recursos para conseguir o que se quer mais rápido, Genshin Impact ainda funciona muito bem com os equipamentos e personagens básicos, ainda providenciando uma experiência divertida.

Genshin Impact é gratuito para jogar — mas vale lembrar que possui a opção de compras dentro do jogo.

Alba: A Wildlife Adventure

Alba: A Wildlife Adventure é um jogo criado pelo estúdio britânico Ustwo, e é uma aventura single-player relaxante e confortável cuja jogabilidade relembra um famoso spin-off da Nintendo: Pokémon Snap, onde o objetivo não é focado em batalhas entre monstros mas sim adentrar em um tipo de safári virtual para tirar as melhores fotos possíveis de toda a fauna local, interagindo com o ambiente e registrando todas as espécies no álbum da protagonista.

Imagem de divulgação de alba: a wildlife adventure, mostrando a protagonista no topo de um morro ou montanha observando a cidade litorânea vasta abaixo, com uma águia e gaivotas voando na parte superior da imagem e um esquilo subindo a árvore ao lado da protagonista.
Simples e relaxante, Alba oferece uma experiência diferente e cheia de criatividade. Imagem: Ustwo/Divulgação

Com um visual simples e cativante, Alba: A Wildlife Adventure se destaca pela criatividade e mudança de hábito da jogabilidade (em comparação à ação constante de muitos jogos no mercado), além de ser um jogo tranquilamente controlável mesmo sem o auxílio de um controle, refletida pela natureza mais relaxada do jogo.

Alba: A Wildlife Adventure está disponível em iOS através do serviço Apple Arcade.

South of the Circle

Imagem de south of the circle mostrando o protagonista e outra pessoa em uma visão dentro de um veículo, demonstrando o sistema de jogabilidade do jogo: segurar o botão na parte superior da tela para expressar uma de três emoções (pânico, confusão ou preocupação) para responder à personagem com quem o protagonista está conversando
Com controles simples e intuitivos, South of the Circle é uma narrativa marcante. Imagem: Pocket Gamer

Continuando as opções de jogos focados em single-player, South of the Circle é uma aventura narrativa ao estilo point-and-click (“apontar e clicar”, em tradução livre) feita pelo estúdio State of Play, contando a história de um homem lutando por sua sobrevivência nas montanhas geladas da Antártida no período da Guerra Fria. Similar a jogos como as sagas da Telltale Games, o maior foco de South of the Circle é em envolver os jogadores em sua história e ambientação, trazendo uma experiência marcante e reflexiva sobre o passado e os modos de lidar com este, em um estilo minimalista e cativante.

South of the Circle está disponível através do serviço Apple Arcade.

Stardew Valley

Em uma cidade urbanizada, é muito comum que vivamos correndo para cumprir horários, compromissos e diversos afazeres que exigem resultados rápidos e que constantemente resultam em muito estresse e cansaço, e é exatamente para tirar um pouco desse peso das costas que o próximo jogo da lista foi pensado.

Imagem de stardew valley mostrando o protagonista do lado de uma casa em cima de um morro em sua fazenda e uma horta e um pomar abaixo do morro à sua esquerda
Fãs de harvest moon se sentirão em casa com o estilo de jogo de Stardew Valley. Imagem: MobileSyrup

Criado pelo desenvolvedor Eric Barone (também conhecido pelo apelido ConcernedApe), Stardew Valley é um jogo indie de RPG e simulação, focado em single-player, cujo objetivo é criar e cuidar da própria fazenda em uma cidade pacata, preparando o solo, pescando, plantando e conhecendo a simpática vizinhança de Pelican Town. Fãs de jogos como Harvest Moon se sentirão perfeitamente em casa com Stardew Valley: É um jogo relaxante, com muitas atividades diferentes para fazer e é um daqueles jogos em que é muito fácil começar a jogar e muito difícil de parar.

Stardew Valley está disponível por R$ 27,90 na App Store.

Fantasian

Um dos gêneros mais populares que teve uma transição natural e suave para o cenário de mobile é o RPG, geralmente usando sistema de batalhas em turno onde os jogadores controlam um grupo de personagens no decorrer de uma história de proporções épicas, e Fantasian traduz essa experiência de modo exemplar.

Imagem mostrando o sistema de batalha de fantasian: três personagens em linha enfrentam um monstro que aparenta ser feito de rochas e lava em um ambiente como um templo, mostrando as barras de vida e poder mágico no canto superior esquerdo e a ordem de turnos no canto inferior direito
Feito por veteranos do gênero, Fantasian é um dos melhores RPGs presentes no Apple Arcade. Imagem: Mistwalker/Divulgação

Fantasian é um jogo criado pela empresa Mistwalker, fundada por Hironobu Sakaguchi, conhecido por seu trabalho na saga Final Fantasy, contando a história de um universo alternativo conhecido como Machine Realm, onde os jogadores controlam Leo e mais uma série de personagens que se juntam no decorrer da história enquanto Leo tenta recuperar sua memória (com algumas revelações interessantes).

Utilizando o sistema de encontros aleatórios clássico do gênero e um elemento único no sistema de “Dimengion” (onde os jogadores essencialmente escolhem quais dos grupos de inimigos querem enfrentar no momento, e quais querem guardar para enfrentar depois) e contando com a presença de Nobuo Uematsu (também conhecido por seu trabalho em Final Fantasy) na produção da trilha sonora. Fantasian é um título de verdadeiro deleite, especialmente para os fãs do gênero.

Fantasian está disponível através do serviço Apple Arcade.

Muitos dos jogos mencionados anteriormente tem um foco notável em ser uma experiência um pouco mais relaxante e descontraída, e para contrabalançar isso, é necessária ação intensa, frenética e cheia de espetáculo, bem ao estilo do fim dos anos 80 – e para isso, um dos melhores exemplos possíveis é Huntdown. Similar a jogos como Contra ou Metal Slug, Huntdown é um jogo de rolagem lateral run n’ gun, onde balas voam para todos os lados acabando em explosões coloridas e ambientes vistosos trabalhados em arte que agrada qualquer entusiasta (e até não-entusiasta) de jogos retrô.

Huntdown

Imagem do jogo huntdown mostrando dois protagonistas armados atirando em conjuntos de oponentes armados com armas de fogo futuristas, carros voadores e espadas em uma espécie de área de lazer cheia de fliperamas, onde alguns estão explodindo com as balas
Explosões coloridas e ação frenética reinam nesta viagem de volta aos anos 80. Imagem: Xbox Achievements

Criado pelo estúdio indie Easy Trigger Games, o jogo se banha em uma estética futurista cheia de humor e referências a filmes e cultura pop dos anos 80, trazendo o mesmo estilo de jogabilidade intensa e animada da época em que se baseia, o que se reflete um pouco em sua dificuldade — Huntdown tem uma dificuldade um pouco mais alta do que o comum — mas que ainda consegue fornecer horas de diversão focada com diferentes personagens que aumentam a quantidade de visitas ao jogo e um modo cooperativo onde dois dispositivos podem ser conectados para uma jogatina nostálgica e cheia de estilo. Vale lembrar: se possível, é recomendado usar um controle.

Huntdown está disponível pela App Store por R$ 47,99 incluindo uma demonstração gratuita antes da compra.

Downwell

Cada vez mais, os dispositivos móveis estão se transformando essencialmente em computadores em miniatura: A capacidade de processamento e gráfica estão se equiparando a de alguns computadores ou Macs, e com isso a complexidade e os requisitos dos jogos que acompanham esses dispositivos também tende a aumentar. Dito isto, algumas vezes o mais simples é o que funciona melhor, e Downwell é um exemplo claro disso.

Imagem de downwell mostrando o protagonista envolvido por uma bolha e alguns efeitos visuais brancos ao seu redor enquanto ele atira em um monstro de boca aberta e cheio de dentes afiados abaixo dele
Simples, intenso e divertido: Downwell não requer muito dos dispositivos e não ocupa muito espaço. Imagem: Push Square

Feito especialmente para dispositivos móveis, Downwell é um jogo com um só objetivo: pular em um poço gigantesco e tentar sobreviver até o final (com ajuda de botas que atiram para baixo, só por precaução). É um jogo de plataforma com elementos de roguelike: Cada visita às profundezas do poço tem seu ambiente gerado de maneira procedural, o que significa que toda jogatina é única entre si – os inimigos não serão sempre os mesmos ou estarão nos mesmos lugares, as plataformas estarão em lugares diferentes assim como as lojas e acesso a poderes temporários.

O que separa Downwell de outros jogos do gênero são seus controles intuitivos e preocupação em ser o mais direto ao ponto possível, além da dificuldade muito bem balanceada e da pouca exigência de espaço e capacidade dos dispositivos móveis.

Downwell se encontra disponível na App Store por R$ 16,90.

Cozy Grove

Um dos temas que mais permeia discussões a respeito de games é a sua duração e o tempo de dedicação dos jogadores: Algumas opiniões dizem que quanto mais tempo de jogo, melhor, e que quanto mais o jogo tiver a capacidade de prender o jogador por horas a fio, melhor ele é. Como contrapeso a essa opinião, um jogo independente se mostra de maneira convidativa e aconchegante: Cozy Grove.

Imagem de cozy grove mostrando a parte da praia da ilha de cozy grove, incluindo o protagonista e um personagem que se parece uma gaivota com um chapéu de marinheiro, a praia está lotada de pequenos pedaços de madeiras, pedras, um barco e conchas, além de dois fantasmas andando no canto inferior.
Explorando uma ilha cheia de personagens únicos, Cozy Grove bebe da mesma fonte de Animal Crossing. Imagem: GameBlast

Desenvolvido pelo estúdio norte-americano Spry Fox, Cozy Grove é um jogo onde os jogadores controlam escoteiros espectrais, que são pessoas que vêm à ilha de Cozy Grove para ajudar espíritos perdidos a ficarem em paz novamente. Parece algo de um filme de terror? Bom, o estilo visual e tom de Cozy Grove mostram que o caso não é esse. Seguindo uma ideia similar à franquia Animal Crossing, o jogo é estruturado para que os jogadores se mantenham investidos todos os dias, mas cada dia só vai pedir alguns minutos de seu tempo.

Construindo seu próprio acampamento, os escoteiros espectrais colhem materiais por toda a ilha de Cozy Grove e pouco a pouco encontram mais personagens únicos com seus próprios problemas, e é com muita calma e muito charme que cada um destes personagens e seus conflitos vão se mostrando aos jogadores. Com um pouco de exploração, perseverança e um tanto de construção de seus próprios equipamentos, Cozy Grove vai fazendo da ilha parte do seu dia-a-dia.

Cozy Grove está disponível através do serviço Apple Arcade.

Sobre jogos para iOS e Android

Podemos dizer que o futuro para os jogos mobile nunca esteve tão animador. Mais e mais dispositivos como controles e até mouse e teclado estão tendo suporte para conexão com iOS, de maneira simples e intuitiva, dando todas as opções para acomodar as preferências dos jogadores.

Explorar as lojas virtuais dos dispositivos móveis é sempre curioso, é possível achar vários jogos gratuitos (em sua maioria com propagandas ou microtransações embutidas) de sucesso, como Mario Kart Tour ou Garena Free Fire, um dos jogos mobile mais baixados da App Store.

Além dos mencionados acima, o serviço Apple Arcade contém vários outros jogos de qualidade, e fãs de jogos retrô ficarão felizes em saber que jogos clássicos como Sonic the Hedgehog 2 ou Castlevania: Symphony of the Night também estão disponíveis na App Store, com suporte para controles e, em alguns casos, versões gratuitas – com a condição de apresentar alguns comerciais e propagandas.

Já jogou algum dos jogos mencionados? Tem sugestões próprias para adicionar à lista? Escreva para nós nos comentários e compartilhe suas experiências conosco!

Veja também:

Não deixe de conferir também nossa lista de melhores jogos gratuitos para Android em 2021!

Fonte: Pocket Gamer, PCMag e GameRant.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados