As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Melhores tvs para jogar
Melhores TVs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores TVs para jogar nos consoles da última geração e até PCs.

Poucos meses após os lançamentos dos consoles da nova geração, gamers que buscam pelo setup ideal se pegam pensando quais seriam as melhores TVs para jogar. Pelo fato de tanto o PlayStation 5 como o Xbox Series X/S terem suporte ao HDMI 2.1, taxa de atualização de até 120Hz e altas resoluções são alguns dos pontos principais ao pensarmos nas TV para games que separamos nesta lista.

Como escolher a melhor TV gamer?

Antes de começarmos nossa lista, nada mais justo do que dar algumas dicas super importantes de como escolher uma boa TV para games.

Taxa de atualização

Para começar bem as nossas dicas, precisamos frisar que os gamers querem uma coisa específica: muitos frames. Para isso, é necessário que uma televisão tenha uma alta taxa de atualização. A taxa de atualização corresponde à frequência em Hertz (Hz) na qual um televisão consegue atualizar a imagem na tela, ou seja, quantas imagens (também chamadas de quadros ou frames) é possível fazer por segundo. Quanto mais rápida for essa taxa, mais fluída será a jogatina.

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
Demonstração na diferença de fluidez de movimento em imagens com mais ou menos quadros

Em geral, games mais cinematográficos como Control, Red Dead Redemption 2, Resident Evil, The Last of Us Part II, etc, casam muito bem com 60 frames. Se você é o tipo de pessoa que visa em ter essas experiências, uma TV gamer de 60 Hz já é suficiente. Por outro lado, se você pretende se aventurar em Call of Duty, Fortnite, Battlefield e outros games competitivos, é recomendado procurar uma TV com taxa de atualização igual ou maior do que 120 Hz.

Input lag

Se a informação anterior é amplamente encontrada nas tabelas de especificações técnicas, o input lag muitas vezes nem aparece e é preciso correr atrás desse dado. Mas o que é especificamente esse input lag?

Basicamente estamos falando sobre a diferença entre a execução de determinado comando até ele aparecer na tela de uma televisão. Podemos fazer a seguinte analogia: pense em um controle ligado em um vídeogame. Quando você apertar o botão X desse controle, a informação será enviada para o console e depois para a TV, até mostrar o comando na tela. Todo esse processo é medido por milissegundos (ms) e quanto mais demorado for, mais atraso haverá, prejudicando o gameplay.

Como dissemos, nem mesmo os sites dos fabricantes costumam revelar esse tipo de informação, portanto é bom olhar análises técnicas e aprofundadas. Porém, em geral, para uma TV com foco em games recomendamos algo até no máximo 30 ms, valor que é comumente encontrado. Mas lembre-se, quanto menor for esse valor, melhor será a sua experiência, principalmente em games competitivos.

Recursos

Também precisamos falar de alguns preciosos recursos e funcionalidades que podem vir junto da sua nova TV para games.

HDR

Você já deve ter visto um recurso chamado HDR aparecendo na propaganda de celulares e TVs. O High Dynamic Range é uma função responsável por deixar uma televisão com cores mais vivas e naturais, contraste mais acentuado, tons de preto mais intensos e nítidos. No entanto, é preciso que a TV tenha sido desenvolvida para habilitar esse recurso.

Dolby Vision

Assim como o HDR, o Dolby Vision é outro recurso capaz de melhorar a qualidade de imagem de uma TV, porém, é uma tecnologia que garante ainda mais fidelidade de cores ao usuário. Mas no fim das contas, televisões com o Dolby Vision são um pouco mais caras, uma vez que as fabricantes pagam mais para incorporar a função em seus aparelhos.

Dolby Atmos

Se antes estávamos falando de imagem agora passamos para o quesito sonoro. O Dolby Atmos utiliza uma técnica de verticalização sonora e adiciona mais canais para “transformar” o som surround de uma TV convencional em um som mais espacial, digamos assim. O resultado final tenta simular a qualidade de um cinema, por exemplo.

FreeSync, G-SYNC e Variable Refresh Rate

Esse três recursos são voltados ao público gamer e são mais uma solução para um problema do que uma melhoria, por assim dizer. Pense numa TV com taxa de atualização de 120 Hz. Com toda essa quantidade de quadros, as vezes há um problema de comunicação entre a placa de vídeo e o monitor, gerando um excesso de “cortes” na imagem, chamados de screen tearing. Basta olhar o exemplo abaixo:

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
Outra opção par inibir o screen tearing é ativar a sincronia vertical nas opções do game para travar a taxa de quadros em 30 ou 60 FPS

Para resolver a questão tanto a AMD quanto a NVIDIA criaram tecnologias chamadas FreeSync e G-SYNC, respectivamente. Caso o monitor possua esses recursos, basta ativa-los nas opções dentro do game e ver o resultado. O melhor de tudo é que são tecnologias abertas, logo você pode usar o FreeSync mesmo que tenha uma placa de vídeo da NVIDIA e não da AMD. O Variable Refresh Rate utiliza o mesmo conceito, mas não está atrelado a nenhuma empresa e é uma tecnologia mais recente em TVs.

É importante salientar que essas funções são muito recorrentes em monitores, mas em TVs ainda estão engatinhando. Embora sejam importantes, ainda é difícil encontra-las na maioria dos modelos vendidos no Brasil.

Modo Jogo

Disponível em diversas TVs, o Modo Jogo é uma função que prioriza desempenho e não qualidade gráfica, principalmente quando falamos de input lag. Pense numa TV com 50 ms de input lag. A experiência possivelmente não será tão boa, mas ao ativarmos o Modo Jogo, essa diferença pode cair para 25 ms.

Isso acontece pois geralmente o Modo Jogo abre mão de características como HDR, funcionalidade de imagem e otimização o processamento e suas características para oferecer mais performance ao jogador.

Resolução

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
Comparação entre as resoluções em um monitor

A resolução corresponde a quantidade de pixels que a sua televisão possui e consequentemente se terá uma imagem melhor ou pior. Para uma TV gamer não há dúvidas: invista em TVs 4K (também chamada de UHD). Antes essa tecnologia ainda era muito nichada, mas atualmente os preços já está competitivos o suficiente para serem adquiridas pelo grande público.

Não vale mais a pena investir no cenário de TVs HD (1280×720) ou Full HD (1920×1080), uma vez que os preços estão extremamente parecidos e oferecem menos qualidade. Para não ter dúvidas sobre resoluções, montamos um quadro explicativo.

HD 720p ou 1280×720
WXGA 768p ou 1366×768
HD+ 900p ou 1600×900
Full HD 1080p ou 1920×1080
Full HD+1080p ou 2160×1080
DCI 2K2K ou 2048×1080
Quad HD2.5K ou 2560×1440
Quad HD+1800p ou 3200×1800
UWQHD1440p ou 3440×1440
4K 3840×2160
5K5120×2880
8K7680×4320

O 8K é uma tecnologia mais recente, que ainda deve demorar a se popularizar no mercado e sinceramente, não temos consoles ou placas de vídeo potentes o suficiente para desfrutar de games em alta qualidade nessa resolução. Porém, destacamos um modelo na nossa lista caso te atenda de alguma forma.

HDMI 2.1

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
O HDMI 2.1 é consideravelmente mais caros e veloz do que suas versões anteriores

O HDMI 2.1 vem se tornando mais popular no mercado graças à chegada do Xbox Series X e PlayStation 5, que são teoricamente capazes de reproduzir games em resolução 4K a até 120 frames. O grande problema é: alguns jogos até podem chegar nesse desempenho, mas é necessário uma TV com taxa de atualização de 120 Hz e principalmente que ela tenha entrada HDMI 2.1.

A conexão HDMI 2.1 permite que um determinado aparelho envie imagens na resolução 4K e a 120 quadros por segundo para uma televisão, e a mesma forneça essas imagens ao expectador. No entanto é preciso salientar que muitas TVs ainda utilizam o HDMI 2.0, capaz de transmitir imagens apenas em 4K e 60 frames, mas via de regra, se uma TV tem taxa de atualização de 120 Hz e é 4K ela certamente virá com o HDMI 2.1.

Tamanho e distância

Por fim, nosso última grande dica é a respeito do tamanho e a distância. O tamanho de um TV ideal é muito subjetivo, mas o recomendado é que você comece com algo entre 43 polegadas ou preferencialmente 50 polegadas para a resolução 4K. Algumas pessoas gostam de telas maiores, outras menores e entramos muito em uma discussão de espaço físico para colocar o aparelho. A televisão será presa na parede ou diretamente na mesa com o suporte de fábrica? São questões que você deve levar em consideração.

As TVs são medidas por polegadas, expressas pela sigla (“). De modo simples, 1 polegada equivale a aproximadamente 2,54 centímetros. Logo, se você quiser saber qual é o tamanho de uma televisão de 55 polegadas, basta multiplicar 55 por 2,54. Atente-se, pois a medição é feita pelas diagonais, como aponta a imagem abaixo. Esse padrão também é aplicado para monitores, por exemplo.

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
Para medir o tamanho de uma tela basta conferir a diferença entre as diagonais do modelo

A outro dica é a respeito da distância entre o jogador e a TV. Sim, ficar com o rosto colado em uma TV de 55 polegadas pode trazer problemas para a sua visão e também representa um investimento ruim, uma vez que o rosto estará centralizado em apenas uma parte pequena de uma TV gigante. O ideal é ter um espaço apropriado para que o campo de visão humano capte as principais imagens da TV sem esforço.

Tamanho em polegadasDistância média
42″2,4 metros
50″2,8 metros
60″3,3 metros
70″3,7 metros

Samsung Crystal UHD

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s samsung crystal uhd
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Eleita por nós como uma das melhores TVs de entrada lançadas em 2020, a Samsung Crystal UHD surpreende. Neste ano, ela ainda se mantém firme e forte neste pedestal. Para quem busca por economia e ótima relação custo-benefício, a Crystal traz modo gamer em versões de 50 até 82 polegadas, que cuida do tempo de resposta da tela e otimiza o contraste das cenas, priorizando a baixa latência. Ela ainda suporta passagem de áudio Dolby Atmos, tem modo ambiente para harmonizar com o cômodo que estiver instalada e tem até mesmo assistentes de voz: Bixby e Alexa.

A Samsung Crystal UHD é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como o Magazine Luiza, por R$ 2.843,10 na versão de 55 polegadas.

LG 75NANO90

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s lg 75nano90
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

A LG NanoCell é forte por conta de seus potentes processadores de imagem, sendo mais econômicas que os modelos OLED sem que isso seja um grande sacrifício à qualidade. A LG 75NANO90, por sua vez, possui um processador Alpha7 e, quando o assunto é videogame, conta com um tempo de resposta que chega a ser menor que 15 milissegundos – automaticamente detectado assim que você conectar um console. Como salientado no review do Showmetech, temos também a inclusão da tecnologia AMD FreeSync, que impede faixas verticais e “quebras” na tela ao longo de uma jogatina, tornando tudo mais fluido na conexão HDMI 2.1.

A LG 75NANO90 é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como as Lojas Americanas, por R$ 10.999,99 na versão de 75 polegadas.

Samsung Q80T

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s samsung q80t
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Testada e aprovada por nós, a smart TV Samsung Q80T é uma televisão compatível com Xbox Series X/S por trazer uma entrada HDMI que suporta a taxa de atualização de 120Hz (ou seja, 120 frames por segundo). A tecnologia QLED alinhada ao HDR, alto alcance dinâmico, propriamente configurado, resultará em uma experiência gamer de alto padrão. De acordo com a própria Samsung, ela traz “funções extras que minimizam a quebra das imagens e otimizam a exposição de luz nas cenas mais escuras“, então para quem gosta de jogos de tiro, chega a ser especial: basicamente, você pode enxergar no escuro.

A Samsung Q80T é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como as Lojas Americanas, por R$ 5.386,43 na versão de 55 polegadas.

LG OLED 55CX

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s lg oled 55cx
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Por falta de uma, a LG OLED 55CX tem nada menos que quatro entradas HDMI 2.1 e suporta 4K à 120Hz. Como já te recomendamos, ela é uma das smart TVs ideais para a nova geração de consoles, sendo uma televisão compatível com PS5, em modelos de 55 e 65 polegadas. O input lag dela chega a apenas 1 milissegundo, o que deixa-a tranquilamente como um belo par para gamers de PC, graças às tecnologias AMD Free Sync e NVIDIA G-Sync, com taxa de frames variável.

A LG OLED 55CX é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como a Submarino, por R$ 5.399,99 na versão de 55 polegadas.

Samsung Q800T

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s samsung q800t
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Em termos de TV 8K, a Samsung Q800T é uma smart TV da linha QLED que traz a tecnologia de pontos quânticos. Para cores fiéis, alta taxa de contraste e noção melhor de profundidade, ela é complementada pela tecnologia Direct Full Array, com contraste próximo à perfeição com pretos absolutos e picos de até 4.000 nits. Estão disponíveis versões de 65, 75 e 82 polegadas de 120Hz, com processador Quantum 8K para upscaling – para quem quiser conteúdo em 8K sem necessariamente ter um dispositivo com a saída nesta exata resolução.

A Samsung Q800T é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como o Submarino, por R$ 11.159 na versão de 65 polegadas.

LG NANO96 8K

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s lg nano96 8k
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

HDMI 2.1, baixo input lag, taxa de atualização de 60Hz, upscaler de resolução 8K, e a tecnologia HGiG (que ajusta os gráficos HDR de maneira inteligente, ideal para jogos). Estes são os destaques da LG NANO96 8K, a smart TV que tem belíssimo design e é qualificada para ser uma das melhores televisões gamers 8K da atualidade. Quem quer resolução e não necessariamente exige os picos de 120Hz, com certeza terá um prato cheio neste modelo da LG.

A LG NANO96 8K é uma das melhores TVs para jogar, disponível em lojas como a Americanas, por R$ 9.999.

LG OLED 48C1

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Eleita a melhor TV gamer do mercado, a LG OLED 48C1 conta com recursos de inibição ao screen tearing, como o G-SYNC e FreeSync. Além disso, o 4K e taxa de atualização de 120 Hz também estão presentes, assim como 4 entradas HDMI 2.1, tecnologia HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos para melhorar a imagem e integração com uma vasta loja de aplicativos.

A LG OLED 48C1 custa R$ 6.044 no Submarino e é uma das melhores TVs para jogar em 2021.

Samsung Q70A

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Equipada com a fantástica tecnologia de pontos quânticos, painel 120 Hz nativo, modo Motion Xcelerator Turbo+ para potencializar a jogatina e AMD FreeSync, a Samsung Q70A ainda conta com suporte ao HDR, processador Quantum 4K e um acabamento Air Slim, tornando essa TV um aparelho extremamente fino e minimalista para qualquer sala.

A Samsung Q70A custa R$ 5.299 no Magazine Luiza.

LG NANO86S

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Contando com cores puras graças a tecnologia NanoCell, uma tela 4K bem brilhante, processador alpha7 de 3ª geração e recurso Eye Comfort, que mantém os olhos protegidos da emissão nociva de luz azul, a LG NANO86S também tem um painel de 120 Hz e é uma excelente opção de TV gamer custo benefício para 2021.

A LG NANO86S é encontrada por R$ 3.900 no Magazine Luiza.

Samsung NEO QLED QN85A

As melhores tvs para jogar no ps5 e xbox series x/s. Melhores tvs para games? Alta resolução e taxa de atualização acabam sendo alguns dos principais pontos a se considerar quando falamos sobre as melhores tvs para jogar nos consoles da última geração e até pcs.
As melhores TVs para jogar no PS5 e Xbox Series X/S

Fechando a nossa lista das melhores TVs para jogar, a Samsung QN85A possui uma das melhores telas 4K do mercado, taxa de atualização de 120 Hz, Quantum HDR 24x para cores super vivas, áudio 3D realista, tela antirreflexo e sem distorção de cores e design slim para ocupar menos espaço.

A Samsung QN85A custa em torno de R$ 8.499 no Magazine Luiza.

E aí, gostou das nossas melhores TVs para jogar os consoles da nova geração? Qual a sua favorita? Conte para a gente nos comentários abaixo. Se você não for gamer, pode conferir também nossa lista das melhores smart TVs para 2021 (para todo tipo de uso!).

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário