Microsoft publica protótipo híbrido de controle do Xbox para celulares

Microsoft publica protótipo de controle híbrido do Xbox para celulares
Microsoft anuncia um controle do xbox híbrido, para ser utilizado com o celular

A Microsoft anunciou na E3 2018 que estava construindo um serviço de streaming de jogos para vários dispositivos. O serviço já tem nome: Xbox Project xCloud. Em plena atividade de desenvolvimento, a divisão Microsoft Research publicou um protótipo híbrido de controle do Xbox especialmente para smartphones e tablets.

Controle do Xbox para dispositivos móveis

528963 XBOXmobile - Microsoft publica protótipo híbrido de controle do Xbox para celulares
Apesar de parecer “imitação” do controle do Switch, o projeto é de 2014

O novo controle do Xbox tem o layout padrão do Xbox One, com os mesmos analógicos e botões, mas gatilhos movidos dos ombros para as costas. A ergonomia é pensada para uso fora do padrão, pois o controle se divide ao meio.

A capacidade de se dividir, assim como o Joy-Con do Nintendo Switch, torna possível se adaptar a todas as telas. Cada parte pode ser encaixada ao dispositivo móvel. Os apoios para mãos são trocáveis por outros de diferentes tamanhos, assim como pode jogar sem os apoios.

Com um Lumia 930 rodando Titanfall e um tablet com Windows RT rodando Forza Motorsport 5, fica claro que as imagens são antigas. O documento foi compartilhado publicamente nesse mês de outubro de 2018, mas na realidade é uma versão atualizada de 2014. Com o sucesso do Nintendo Switch e o desenvolvimento do Project xCloud, a Microsoft Research retomou o protótipo.

O verdadeiro motivo para a criação do protótipo é a experiência “insatisfatória” que é jogar por meio de um simulador touchscreen de controle, como diz o documento:

“Smartphones e tablets tornaram-se difusos, por isso têm jogos móveis. Não surpreendentemente, jogos populares para essas plataformas são focados no touchscreen como forma de interação. No entanto, muitos tipos de games são menos bem adaptados para dispositivos móveis. Apesar de sistemas como AdaptControl, que oferecem controles de jogos por touchscreen, a emulação touchscreen de controles tradicionais é muita vezes insatisfatória”.

project xcloud halo 5 - Microsoft publica protótipo híbrido de controle do Xbox para celulares
Jogadora controlando Halo 5 em um tablet a partir de um gamepad virtual. Imagem do atual emulador de controle do Project xCloud.

O documento vai além e admite a atual inspiração no Nintendo Switch:

“Consoles portáteis, como o PSP, DS e Switch são plataformas dedicadas a jogos móveis que superam essas limitações por meio de controles físicos. O sucesso do Switch é a prova do valor do mobile gaming com controles físicos. Uma série de acessórios mais baratos permitem a um smartphone ser encaixado num controle modificado, como o ION iCade mobile, GameCase, GameVice e produtos da Moga. No entanto, a forma fixa desses acessórios significa que eles são volumosos e inflexíveis”.

Um controle para o futuro streaming

O controle híbrido foi criado com um claro objeto de suportar o streaming de jogos do Xbox em dispositivos móveis. Essa ideia de serviço da Microsoft vem desde 2013, quando demonstraram um Lumia 520 rodando Halo 4 com apenas 45ms de latência do servidor.

O serviço não era compatível para a época, como comenta hoje o CEO do Xbox, Phil Spencer, pois os custos eram muitos altos. A atual estrutura dos servidores Azure está “mudando o nível de qualidade e economia”, afirmou Spencer. Hoje são servidores Azure em 140 países, incluindo o Brasil.

project xcloud center - Microsoft publica protótipo híbrido de controle do Xbox para celulares
Servidores Azure especiais para o streaming do Project xCloud

Os primeiros testes públicos do Project xCloud serão feitos em 2019, com lançamento final previsto para 2020. Segundo o diretor de marketing do Xbox, Aaron Greenberg, o streaming para dispositivos móveis é um dos maiores objetivos da empresa para o mercado brasileiro.

“No Brasil, a maioria das pessoas têm smartphones. Olhei os dados com a equipe, e 70% dos consumidores com mais de dez anos tem um aparelho móvel. Para nós, a oportunidade de trazer nosso conteúdo a esse público, sem a necessidade de comprar um console ou PC, é uma grande oportunidade”, comentou Aaron Greenberg em entrevista ao The Enemy.

Você está ansioso para utilizar o controle do Xbox para dispositivos móveis com o Project xCloud da Microsoft? Comente abaixo!

Fonte: Destructoid, Windows Central, The Enemy, The Verge

XB1 REVIEW PHOTO 55.0 - Microsoft publica protótipo híbrido de controle do Xbox para celulares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via