Netflix: 5 filmes e séries de terror imperdíveis para curtir com os amigos

Invocação do Mal 2 foi um sucesso de bilheteria em 2016
Nossas dicas para estes fim de semana incluem sucessos de James Wan, série da franquia Psicose e muita, mas muita morte em Black Summer

Final de semana chuvoso é sinônimo de Netflix com a galera. Difícil mesmo fica por conta do que escolher dentre tantas opções. De suspense a comédia, ficção científica a animação, o catálogo da Netflix oferece uma gama gigantesca de opções. Mas não podíamos deixar de fora os títulos de terror, que garantem aquela diversão de tirar o fôlego e é a opção número 1 quando o objetivo é juntar a galera para um programa imperdível.

Não é à toa que o gênero vem conquistando cada vez mais espaço nas telonas e telinhas, movimentando, enquanto isso, números surpreendentes de bilheteria e streaming. Para se ter uma ideia, a franquia de terror de James Wan, Invocação do Mal, chega mais uma vez aos cinemas, desta vez com o terceiro título do spin-off Annabelle, com números surpreendentes de público em sua primeira semana de exibição.

Filme brasileiro que que não está disponível na Netflix contém elementos de terror e thriller representou o Brasil em Cannes
Filme brasileiro que contem elementos de terror e thriller representou o Brasil em Cannes

Mas não é somente de bilheteria que vive o gênero de terror. Há alguns esforços que também agradam aos críticos, como Bacurau (Brasil) e Parasite (Coréia do Sul), dois vencedores de prêmios em Cannes (uma das premiações e mostras internacionais mais importantes do cinema), sendo o segundo, inclusive, vencedor do prêmio principal. Ambos os títulos não hesitam em flertar com o terror e combinar elementos de comédia e drama. O resultado disso tudo é aclamação e a certeza de se tornarem favoritos de seus países para concorrerem ao Oscar.

Em seu tempo, O Exorcista tornou-se um verdadeiro fenômeno cultural, levando multidões ao cinema em uma experiência até então inédita e detém até hoje o título de filme máximo do genêro. Corra!, por sua vez, entendeu que o terror além de entretenimento, é uma poderosa ferramenta de crítica social, e pegou Hollywood de surpresa tanto quanto seu sucessor.

Não há pesos e medidas capazes de mensurar o poder do terror em fazer fervilhar multidões e unir todas as tribos. O que fazemos aqui é selecionar alguns títulos que podem tornar seu final de semana chuvoso – ou não – ainda mais divertido com uma fórmula que tem tudo para dar certo.

Séries do Netflix de arrepiar a espinha

A Maldição da Residência Hill

Essa série de terror original da Netflix surge do esforço da plataforma de streaming em reintroduzir velhos conhecidos a um novo público. A Maldição da Residência Hill é a adaptação de um livro de 1959 que já teve uma versão adaptada para os cinemas. A série, por sua vez, faz o caminho inverso. Utilizando a obra como ponto de partida, os caminhos sombrios que estes personagens percorrem são muito distantes das páginas do livro.

Nesta versão, que se passa inicialmente no verão de 1992, Hugh e Olivia Crain com seus filhos, Shirley, Steven, Theodora e os gêmeos Luke e Neo “Eleanor”, se mudam para a Mansão Hill. O objetivo é reformar a velha mansão para depois vendê-la por um preço mais alto. Entretanto, elementos sobrenaturais presentes na casa vão interferir nos planos dos Crain de maneira trágica e deixar marcas profundas na família.

Anos depois, outro evento envolvendo a Mansão Hill volta a envolver a família Crain. Agora, os irmãos crescidos terão que lidar com vários fantasmas do passado, tanto no psicologicamente quanto sobrenatural. A velha Residência Hill estabeleceu uma ligação forte com a família Crain e, aparentemente, quer todos de volta, talvez para sempre.

A Maldição da Residência Hill é uma série original Netflix e sua única temporada está disponível na plataforma.

Bates Motel

Se há uma certeza é que Bates Motel, série de terror baseada no filme Psicose, não poderia ficar de fora. Nela, somos apresentados às origens de um dos psicopatas mais marcantes dos cinemas. Ainda jovem, Norman Bates protagoniza eventos macabros que antecedem o filme de 1960 de Alfred Hitchcock, Psicose. A série serve como um processo de esmiuçamento de uma das personas mais emblemáticas da história do cinema.

Estrelado por Freddie Highmore e Vera Farmiga em papéis que marcam positivamente uma carreira; ambos dão vida a Norman Bates e Norma Louise Bates, mãe e filho, sim, aquela mãe e aquele filho, que, após a misteriosa morte do pai e marido resolveram recomeçar na cidade de White Pine Bay, onde compram um motel para administrar e tentar deixar para trás lembranças dolorosas demais. Mas há certas coisas que não podem ser enterradas por muito tempo. Em uma espécie de bomba-relógio, observamos os Bates mergulharem cada vez mais em suas psicoses.

A trama central apresenta uma forte e peculiar relação de mãe e filho, por vezes complexa e quase sempre tempestuosa. Somos convidados a descobrir como o lado sombrio e psicótico de Norman se formou, por meio de acontecimentos entre sua infância e adolescência. Some isso à forte influência que o amor incondicional e inconsequente de sua mãe ajudou a estruturar a personalidade de um dos maiores maníacos do cinema.

Bates Motel possui cinco temporadas e está disponível na Netflix.

Penny Dreadful

Há muitos motivos que levam Penny Dreadful ser uma série de terror primorosa. A começar com seu elenco incrível, com direito a uma atuação esplendorosa da nova diva do gótico Eva Green? Sim! Trama cheia de plot twists? Com Certeza! Fotografia e trilha sonora na medida certa? Definitivamente!

O que Penny Dreadful entrega poderia ser uma receita para catástrofe, mas não é. Acompanhamos os conflitos de personagens como Dr.Victor Frankestein, Van Helsing, Drácula e Jack Estripador coexistindo em uma Londres Vitoriana. O elemento gótico é uma célula orgânica que une a todos os seus núcleos em um sistema aterrador e irresistível.

Penny Dreadful possui 5 temporadas disponíveis na Netflix.

Black Summer

Terror, horror, suspense, ação e mistérios são alguns dos muitos motes que movimentam a narrativa da série original Netflix Black Summer. O que ela entrega é um verdadeiro inferno que se inicia e encerra em uma espécie de sombrio apocalipse zumbi. Não se surpreenda se algumas cenas pesem para o lado mais gráfico, o que Black Summer entrega é uma experiência de revirar o estômago.

Black Summer é uma série original Netflix e está disponível na plataforma com 1 temporada.

Slasher

Uma das maiores preciosidades de Slasher é sua destemida capacidade de nos envolver em um emaranhado de histórias horripilantes, complexas e, no mínimo, curiosas. Ela assume de vez a roupagem antológica que tem raízes e inspiração em American Horror Story. O que podemos esperar daí são uma série de infortúnios angustiantes que se iniciam e se encerram em uma única temporada. Satisfatório para alguns, na medida certa para outros, mas devidamente doloroso para a grande maioria. Não espere menos que uma sensação de quero mais ao final de cada temporada.

Produzida em Ontário, no Canadá, a região garantiu sinistras cenas de clima nublado e frio, deixando a série com um ar misterioso e envolvente tendo, como pontapé inicial, um misterioso caso de assassinatos em série, de procedência macabra e que recriam antigos crimes locais.

Slasher está disponível na Netflix em 3 temporadas.

Filmes tão assustadores que vão te tirar o sono

The Babadook

Há algo de muito poderoso em The Babadook. E não é por que ele virou meme em RuPaul’s Drag Race ou serviu de inspiração para o aclamado álbum de estreia de Billie Eilish. Ele é incrível por si só, que se basta, independente ou não ter influenciado, mesmo que por um instante, a todo o imaginário da cultura pop. Sua mensagem é mais urgente, universal e orgânica. Tenta elucidar um dos maiores males dos nossos tempos, além dos demônios, dos monstros e das ameaças sobrenaturais. Fala sobre o nosso próprio lado escuro.

Acompanhamos a visceral experiência de uma mãe e filho que tentam, sem sucesso, enclausurar uma verdadeira assombração que vem lhes perturbando durante um bom tempo e que pode e é capaz de engoli-los por completo. Sempre à espreita, nos cantos escuros, existe o Babadook. Tão implacável e cruel, ele é mais do que um conto de terror, uma história infantil, o projeto de uma vida ou apenas imaginação. Ele é um pouco de nós todos e, por si só, já é suficiente para tirar-nos o sono. Para refletir.

The Babadook está disponível na Netflix.

Invocação do Mal 2

Invocação do Mal 2 é a aguardada sequência do fenômeno mundial de terror de James Wan que, além de apresentar ao mundo o casal Warren, conhecemos também a icônica e inesquecível Annabelle.

É em Invocação do Mal 2 que conhecemos o maior temor de Lorraine Warren e também o evento sobrenatural que roubou a vida de seu marido: A Freira. Não precisamos dizer que o personagem ganhou um spin-off próprio e um terceiro filme para Annabelle foi lançado este mês e está faturando, como esperado, números significativos em bilheteria.

Invocação do Mal 2 está disponível na Netflix.

A Bruxa

A Bruxa é resultado de uma série de esforços da produtora a24 no gênero. Foi inclusive o título que abriu as portas e que, em seguida, fosse lançado o tão bom quanto Hereditário. O que torna A Bruxa um filme que vale à pena ser conferido é a maneira na qual lida com o sobrenatural e de como entende de que mitos e lendas são criados e perpetuados através de perspectiva. O que temos em cena é uma história vista de fora, sobre eventos nos quais não se possui explicação.

À primeira vista, uma família, que é isolada e expulsa de sua comunidade por heresia, é consumida por fatores externos. Mas a verdade nem sempre é total. O que temos em mãos é uma interpretação de um mistério. Ilhados em um ambiente inóspito, observamos a herege família ser destruída por uma série de eventos sobrenaturais, que teve como ponto de partida um bebê sendo capturado por uma bruxa.

A Bruxa está disponível na Netflix.

Jogos Mortais

Muito antes de James Wan cair de vez no sobrenatural, existiu Jogos Mortais, onde o diretor entendia que não há maior terror do que a loucura de um homem. A franquia tão extensa quanto Invocação nos apresenta Jigsaw, um tórrido psicopata que se diverte às custas de elaborados e macabros jogos, onde acredita estar fazendo o correto. Paladino da justiça ou vilão, Jigsaw é um membro definitivo do hall dos personagens mais emblemáticos do terror, sendo talvez a figura mais marcante na década passada.

Jogos Mortais está disponível na Netflix.

Corrente do Mal

A Corrente do Mal se junta A Bruxa na lista de filmes independentes que fizeram sua parcela de sucesso no nicho. No caso deste, existe uma força sobrenatural inexplícavel, destrutiva a seu modo e sempre à estreita. Uma maldição em uma época dificil de ser datada, perdida entre o analógico e o digital, entre a desconfiança e a falta de informação. Uma maldição que é passada para a frente através da relação sexual coloca em xeque a afeição e a confiança.

No mais, é um exercício para a ansiedade, que não dá respostas fáceis, mas são suficientemente surpreendentes para manter os telespectadores em constante expectativa. Não há grande sustos, mas a experiência digna de terror se mantém permanente. É daqueles filmes que geram uma série de discussões ao final de sua sessão, o que torna a experiência ainda mais divertidas. Ideal para aqueles que gostam de ser desafiados.

A Corrente do Mal está disponível na Netflix.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta