Nova cnh chega hoje! Veja o que muda e como pedir a sua

Nova CNH chega hoje! Veja o que muda e como pedir a sua

Avatar of otávio queiroz
Pensada para oferecer ainda mais segurança, a nova CNH entra em vigor nesta quarta-feira, em todo o território nacional; veja o que muda e como solicitar a sua

O novo visual e as mudanças da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entram em vigor nesta quarta-feira (1º), em todo o território nacional. Agora, o formato da nova CNH passa a incorporar elementos gráficos contra fraudes e falsificações e passa a atender requisitos internacionais de identificação. Como toda mudança desperta muitas dúvidas, o Showmetech vai responder tudo o que você precisa saber sobre a sua nova carteira de habilitação.

O que muda na nova CNH?

Nova cnh chega hoje! Veja o que muda e como pedir a sua
Nova CNH passa a valer nesta quarta-feira (1º) (Reprodução/Internet)

A nova CNH foi elaborada em parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura, e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Todas as alterações que entram em vigor nesta quarta-feira estão previstas na Resolução 886, de 13 dezembro de 2021.

Segundo o secretário nacional de trânsito, Frederico Carneiro, “a nova CNH será mais moderna, pois permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais”. O novo modelo também foi pensado para aumentar a segurança e dificultar fraudes e falsificações. Por isso, o documento também manterá o QR Code, disponível em documentos emitidos a partir de 2017.

Visual

Mudanças na nova cnh
Nova CNH ganha elementos gráficos contra fraudes (Reprodução/Internet)

A resolução, que detalha os itens de segurança que serão adotados e mostra como será o visual do documento, prevê que o novo modelo da CNH terá uma tabela de identificação dos tipos de veículos que o motorista pode conduzir, além de informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e restrições médicas que o condutor possa ter.

As mudanças mais perceptíveis estão na parte inferior do documento, que costumava conter os campos de Observações, Assinatura do Portador, Local e Data de Emissão. No documento mais novo isso muda, com o campo de Observações sendo movido para baixo e, em seu lugar, ficando uma tabela de veículos para identificar a categoria do condutor. A parte de cima também mudou. Agora, o campo da “Assinatura do Portador” ficou abaixo da foto do motorista. Seguindo o padrão internacional, a nova CNH também utiliza códigos atualizados.

A nova CNH também permite o uso de nome social e filiação afetiva do condutor, se ele desejar inserir essas informações na carteira. É na seção inferior que se concentram as mudanças: entra em cena um quadro com silhuetas de veículos, acompanhados do código da respectiva categoria – as categorias para as quais cada motorista está habilitado são marcadas nesse quadro.

Segurança

O que mudou também na nova CNH foi a paleta de cores. Agora, o documento utiliza dos tons de verde claro, amarelo e azul, no lugar do verde escuro predominante no modelo antigo. As tintas utilizadas na Carteira também garantem mais segurança, já que elas são especiais, fluorescentes, anti-scanner e com reação à luz UV, dificultando a vida de fraudadores.

O que não muda na nova CNH

Nova cnh
Agora, o documento utiliza dos tons de verde claro, amarelo e azul, no lugar do verde escuro predominante no modelo antigo (Reprodução/Internet)

Validade

A validade da nova CNH permanece igual à anterior. Desde junho do ano passado, a CNH teve um aumento da validade, passando de 5 anos para 10 anos para condutores com menos de 50 anos. Para quem tem 50 anos ou mais, a validade é de cinco anos, enquanto os motoristas com mais de 70 anos precisam realizar a troca a cada três anos. Confira a tabela abaixo:

10 anosCondutores até 49 anos
5 anosCondutores de 50 a 69 anos
3 anosCondutores com 70 anos ou mais

Pontuação

Assim como a validade, as regras de pontuação continuam as mesmas. No ano passado, a lei também flexibilizou o número de pontos que um condutor pode ter na CNH durante um período de 12 meses. Antes da mudança, o limite era de 20 pontos em 12 meses, agora passa a ser de 40 pontos no mesmo período. Esse limite superior, no entanto, é dado apenas aos condutores mais disciplinados. Confira a tabela abaixo:

Limite de 40 pontosO motorista só pode chegar nesta pontuação se não houver nenhuma infração gravíssima
Limite de 30 pontosO motorista pode ter apenas uma infração gravíssima
Limite de 20 pontosO limite é o mesmo do atual se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas

Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Carteira nacional de trânsito
Carteira Digital de Trânsito não apresenta novidades (Reprodução/Internet)

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) também não apresenta novidades. O condutor pode ainda instalar o aplicativo no celular e escanear o documento digital via QR Code, tirando a obrigatoriedade de carregar consigo o documento de papel. Porém, a carteira digital só é válida oficialmente se for apresentado por meio do aplicativo CDT. Não adianta tirar um print de tela e apresentar a imagem reproduzida caso seja solicitado, por exemplo.

Como pedir a nova CNH

Neste primeiro momento, a troca pela nova CNH não é obrigatória. O novo modelo será emitido para aqueles que estão tirando a primeira via a partir deste mês ou para quem for renovar o documento, alterar dados ou emitir a segunda via. Portanto, quem quiser ter acesso ao novo documento, basta fazer a solicitação da segunda via no órgão responsável em sua cidade.

Veja também

Focado em unificar informações, saiba como solicitar o novo RG digital que foi anunciado em fevereiro deste ano e detalhes sobre o atual documento.

Fontes: Auto Esporte, CNN Brasil.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
8
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados