Novo asteroide descoberto 2023dw

Novo Asteroide pode colidir com a terra em 2046

Avatar de fernando souza
Asteroide não apresenta riscos, mas alguns programas especiais estão trabalhando para obter mais informações sobre este corpo celestial.

Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA) e seu Centro de Coordenação de Objetos Próximos à Terra (NEOCC), um novo asteroide descoberto tem uma pequena chance de colidir com a Terra em alguns anos.

A NEOCC, como é conhecido um dos principais gabinetes de defesa planetária da ESA, possui um portal onde eles divulgando o número de asteroides e cometas descobertos, juntamente com suas respectivas probabilidades de colisão com a Terra.

Banco de dados da neocc, listando asteroides, cometas e riscos. (foto: reprodução/neocc)
Banco de dados da NEOCC, listando asteroides, cometas e riscos. (Imagem: Reprodução/NEOCC)

De acordo com sua lista de riscos, o asteroide 2023DW tem a estimativa de 1 em 625 de colidir com nosso planeta no Dia dos Namorados em 2046. Apesar dessa probabilidade baixa, para alguns astrônomos, esse asteroide pode apresentar um alto risco, pois ainda não possuímos muitas informações sobre ele.

Segundo algumas informações disponibilizadas esse asteroide tem o tamanho aproximado de uma piscina olímpica, cerca de 50 metros de comprimento, apesar de não ser um dos maiores se colidisse com a Terra ele conseguiria causar alguns danos.

Propriedades físicas do novo asteroide descoberto 2023dw
Dados das propriedades físicas do asteroide 2023DW. (Imagem: Reprodução/NEOCC)

Em post no seu perfil do Twitter a Nasa informou que já está rastreando o asteroide e como ele foi recém descoberto existem algumas incertezas sobre detalhes e trajetória, porem a maioria delas serão sanadas com a produção de mais dados sobre o objeto.

Possível impacto ainda é especulação

É importante lembrar que, por se tratar de um asteroide recém-descoberto, a estimativa de possível impacto com a Terra é especulativa.

Quando um objeto novo é descoberto, os cientistas fazem analises e cálculos iniciais para apenas restringir as informações sobre o mesmo. Nesse momento eles estão buscando as informações mais precisa sobre o tamanho e se sua órbita poderia fazer com que colida com a Terra.

Esse é um processo que pode acabar levando algumas semanas para ser completo. Conforme os dados iniciais descobertos a respeito do asteroide, ele não é grande o suficiente para causar danos catastróficos, no caso de uma colisão.

Mas se o 2023DW apresentasse algum tipo de risco ao planeta, a NASA ou outras agências de programa espacial possuem alguns sistemas para alterar a órbita do objeto, dessa forma, impedindo a colisão com a Terra, com a espaçonave DART sendo um exemplo de veículo desenvolvido para este fim.

DART é uma espaçonave projetada para colidir e alterar, mesmo que ligeiramente, a órbita de um objeto celeste, em recente teste realizado pela NASA, eles conseguiram atingir o asteroide Dimorphos. Segundo os resultados do teste, mesmo que minimamente, é possível alterar a órbita com esse novo mecanismo.

Texto revisado por Dácio Castelo Branco em 09/03/2023

Fonte: NEOCC

Veja Também

Sonda da NASA será lançada hoje contra asteroide, veja como assistir
Asteroide com até 4 km de diâmetro passará próximo à Terra em abril, alerta NASA

Inscreva-se para receber nossas notícias:

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados