NSFW: Instagram poderá lançar filtro para conteúdos sexuais

1531837764 og ig algorythm data 1
Nova função para conteúdos sensíveis do Instagram poderá filtrar e deixar de exibir algumas imagens e vídeos considerados inadequados
Anúncio
NSFW: Instagram poderá lançar filtro para conteúdos sexuais

O Instagram pode estar aprimorando as suas ferramentas que atuam como filtros entre as publicações da plataforma. A rede social está testando um novo filtro para limitar a exibição de conteúdos sensíveis, como imagens e vídeos NSFW – Not Safe for Work (ou “Não seguro para o trabalho”, em tradução livre).

A novidade foi descoberta e compartilhada na terça-feira (31) por Jane Manchun Wong, famosa desenvolvedora que sempre divulga novidades que o Instagram pode lançar no futuro. Pelas imagens compartilhadas, a área de configuração do Instagram ganhará uma opção para você limitar a exibição de conteúdos sensíveis. 

“O Instagram está trabalhando na opção ‘Limitar conteúdo sensível’. Parece estar ativado por padrão (está ativado quando me deparei com ele) e mostra uma caixa de diálogo de aviso quando você o desativa”, disse Jane na publicação. 

Com essa nova opção, ainda não está claro o que o Instagram considera como conteúdo sensível. Mas podemos imaginar que a rede social deverá levar em consideração exposições corporais, violência, dentre outros. Ainda de acordo com as imagens de Jane, a plataforma mal irá exibir o borrão com a mensagem de conteúdo sensível (como acontece hoje). A descrição informa: “Quando isso acontece [quando é ativado], você vê menos fotos e vídeos que podem ser sensíveis”, ou seja, muito provavelmente o Instagram impede que conteúdos sensíveis apareçam em sua timeline (ou “linha do tempo”, em tradução livre). 

Screenshot da nova função de conteúdos sensíveis do Instagram
Nova função para conteúdos sensíveis da rede social. Recurso foi compartilhado nesta semana pela desenvolvedora Jane Manchun Wong

Curiosamente, a opção para limitar conteúdos sensíveis já estava ativada quando Jane a descobriu. No entanto, quando ela chegar ao público (se chegar), poderá estar desativada.

Filtro de conteúdos sensíveis está na rede social desde 2017

O Instagram já possui um filtro de conteúdos sensíveis desde 2017, para publicações explícitas. A postagem não é excluída da plataforma, porém ela é “borrada” e acompanhada de uma mensagem: “algumas pessoas podem achar isso ofensivo ou perturbador”

Borrão de conteúdo sensível do Instagram
“Borrão” para conteúdo sensível está na plataforma desde 2017

Mesmo com isso, todos ainda conseguem ver a publicação considerada sensível clicando na própria imagem ou vídeo. No ano de lançamento, o Instagram informou que esse borrão seria usado em conteúdos de “violência”, classificando fotos/vídeos que explicitam crises humanitárias (como guerras ou fome) e ONGs que divulgam companhias que fazem testes em animais ou abusos. 

Sobre o novo recurso revelado por Jane, ainda não é possível saber quando e se o Instagram irá lançá-lo. Mas ficaremos de olho. 

Fontes: Android Central; Jane Manchun Wong.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter