Porque o número 0303 agora é obrigatório para telemarketing?

Porque o número 0303 agora é obrigatório para telemarketing?

Avatar of tiago rodrigues
Empresas de telemarketing devem estar identificadas com o número 0303. Doações e cobranças não fazem parte da regra da Anatel que entrou em vigor

Receber chamadas indesejadas de números desconhecidos é uma das coisas mais chatas que temos nesse mundo de tecnologia. Para resolver parte desse problema, tivemos alguns serviços como o Não me Perturbe, que permitiu descadastrar as chamadas de telemarketing de diversas empresas, mas não resolveu todo o problema.

É aí que entra o número 0303, que começou a vigorar na última quinta-feira, 10 de março. Com essa nova decisão da Anatel, passa a ser obrigatório o uso do número 0303 em chamadas de telemarketing. Ou seja, aquelas dezenas de ligações que antes serviam para te confundir, agora serão todas padronizadas com esse número na frente.

Quais empresas estão inclusas na nova regra do número 0303?

Porque o número 0303 agora é obrigatório para telemarketing?. Empresas de telemarketing devem estar identificadas com o número 0303. Doações e cobranças não fazem parte da regra da anatel que entrou em vigor
Doações e cobranças estão fora da norma que obriga a utilização do número 0303 – Imagem: Depositphotos

Todas as empresas que entregam serviços de telemarketing ativo por telefonia móvel devem adotar a regra a partir da última quinta-feira, 10 de março. Já para redes de telefonia fixa, o prazo final para adotarem a nova regra é até o dia 8 de junho. Essas regras, entretanto, não são aplicadas para empresas de doações e cobrança.

Como vai funcionar a nova regra de telemarketing?

Ilustração de empresa de telemarketing
Telemarketing ativo é alvo da norma da Anatel. Imagem: Depositphotos

O código 0303 é de uso exclusivo de chamadas de telemarketing. Além disso, ele veio para facilitar a identificação, já que o número terá de ficar explícito na tela do smartphone e não poderá ser um “número desconhecido”. Isso vai evitar aquele problema de evitarmos atender uma ligação por já imaginar ser um telemarketing chato, quando, na verdade, poderia ser algo importante.

É importante avisar, no entanto, que muitas dessas chamadas são usadas como ferramenta de fraudes e utilizam dos números como um meio para tal, conhecido como spoofing. Nesses casos, é importante sempre verificar o número e caso haja inconsistência, contatar a empresa sobre a fraude no número.

A Anatel já sabe do problema e já estabeleceu um grupo antifraude para cuidar desses casos, que são geralmente feitas por robôs.

Por fim, é importante avisar que mesmo com a novidade que vai facilitar e deixar tudo mais transparente, você ainda pode utilizar os meios “clássicos” como o serviço Não me Perturbe, ou então baixar apps para bloquear ligações de telemarketing.

O que é o “Não me perturbe”?

No ano passado, nós fizemos uma matéria dedicada ao Não me Perturbe da Anatel, ensinando como se cadastrar no mesmo. Resumidamente, o Não me Perturbe é um site onde você consegue cadastrar o número do seu telefone e escolher quais empresas podem ou não te enviar serviços de telemarketing.

Apesar da ideia ser interessante, por não conseguir cobrir todas as empresas, sempre acaba escapando alguma coisa e não resolve 100% dos problemas com as ligações e mensagens inconvenientes. É nesse ponto que o código 0303 vai ser crucial.

Veja também

Além dos números identificados com 0303, veja outras formas de bloquear ligações de telemarketing no seu telefone.

Fonte: Anatel, ConJur

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados