O que é um Nobreak e porque ele é tão importante

O que é um Nobreak e porque ele é tão importante
O nobreak é a opção ideal para quem quer oferecer energia limpa aos dispositivos e ainda possibilitar o uso em queda de energia

A distribuição de energia no Brasil não ocorre de maneira ideal, com diversos ruídos e impurezas no fornecimento. Diante da privatização da distribuidoras, os problemas têm aumentado em todo o país, com relatos cotidianos de apagões. Um mercado paralelo se fortalece, os dispositivos reguladores de energia são procurados para a proteção contra danificações em aparelhos devido a corrente elétrica. Entre estabilizador e filtro de linha, o mais efetivo é o Nobreak. Saiba agora os tipos disponíveis e qual melhor se encaixa em sua necessidade.

Sem interrupção

Ver a imagem de origem

O conceito do Nobreak está em seu nome: “no break” se traduz para “sem interrupção”. Ele se diferencia do estabilizador e filtro de linha pela capacidade de garantir o funcionamento de aparelhos em queda de energia. A depender do modelo, pode ser minutos extras ou até mais de hora, assim espera-se haver tempo suficiente para salvar o trabalho e desligar a máquina corretamente, sem uma interrupção brusca.

Atualmente, as empresas apostam em colocar mais elementos de proteção entre diversas faixas de preço. Portanto, por menos de 300 reais, é possível conseguir um aparelho com segurança contra sobrecarga, subtensão, sobretensão, curto-circuito e surtos de tensão.

Como escolher um Nobreak

O primeiro passo é calcular o gasto de energia (em watts) de seus aparelhos. Será determinante para saber qual a potência (em voltamperes) do nobreak. Se o uso será para um PC, calcula-se o gasto das peças, somado com o monitor e acessórios. O calculador online da OuterVision pode colaborar.

O resultado em watts deve ser convertido a voltamperes. É necessário saber o fator de potência dos aparelhos. O FP dos computadores modernos é entre 0,6 e 0,7, portanto consideramos 0,65. A fórmula é a seguinte.

VA = Watts / FP

Usemos o exemplo de um computador de consumo de 390 W. O cálculo é 390 / 0,65. São 600 VA. Porém, não se recomenda comprar um aparelho de valor exato, pois ele irá proporcionar uma duração muito curta e o gasto energético do PC pode aumentar com novas peças ou acessórios.

Recomenda-se somar 30% de segurança ao valor dos voltamperes do aparelho. Ou seja, para este computador de 600 VA de consumo, procura-se um nobreak de no mínimo 780 VA de potência.

Tipos de Nobreak

A função básica do nobreak é ser uma bateria a dispositivos na queda de energia. Há três categorias disponíveis que atendem a demandas diferentes, indo além da função básica.

Off-line ou Standby

O nobreak off-line, também chamado de standby, é a categoria mais barata. É comum ver este modelo sendo usado em locais com energia precária. Não é recomendado conectar um nobreak off-line a dispositivos complexos e sensíveis.

A primeira desvantagem é a demora do nobreak off-line a ser acionado após a queda de energia. São milésimos de segundo que podem danificar os dispositivos conectados.

Esquema de fornecimento de energia de um nobreak offline

Outra desvantagem é o fornecimento da energia em “ondas” quadradas. O nobreak off-line/standby tem picos de tensão, pois a energia é distribuída de forma não gradual. É comum que equipamentos de som apresentem falhas na transmissão, enquanto outros aparelhos podem nem ligar.

Felizmente, o formato de onda quadrada está abandonado pelo mercado devido sua ineficiência para o consumidor moderno.

Linha Interativa ou Line Interactive

Nobreak line interactive de 600 VA da Intelbras com formato de onda semi-senoidal
Nobreak line interactive de 600 VA da Intelbras com formato de onda semi-senoidal

Mais avançado que o off-line, o nobreak de linha interativa tem como característica a ativação apenas em caso de queda de energia. Porém, esse nobreak sempre estará utilizando energia para garantir a alimentação da bateria.

O nobreak de linha interativa não soluciona o problema de atraso de acionamento, porém o tempo é menor em relação a modelos offline. O melhor avanço desta categoria de nobreak é a presença de um regulador automático de tensão (AVR, em inglês), atuando nas flutuações de voltagem.

Esquema de fornecimento de energia de um nobreak de linha interativa

Voltamos nossas atenções ao fornecimento de energia do nobreak de linha interativa. Geralmente, essa categoria emite energia em onda semi-senoidal, mas está bastante próxima das ondas quadradas do nobreak off-line. Nesse caso, as ondas são degraus, proporcionando variações mais suaves entre os picos. Ainda assim, não é adequado para aparelhos de som, podendo danificar o hardware. O mesmo alerta é feito a computadores, pois a fonte trabalhará mais para manter estabilidade e outras peças podem ter estresse, acarretando numa diminuição da vida útil.

On-line

Nobreak online da APC, modelo Srt5kxli, disponível no Brasil por cerca de R$ 14 mil
Nobreak online da APC, modelo Srt5kxli, disponível no Brasil por cerca de R$ 14 mil

O nobreak on-line está sempre fornecendo energia através da bateria, após um procedimento avançado de filtragem. O objetivo é distribuir a energia mais pura possível.

Esquema de fornecimento de energia de um nobreak online

Isso só é possível devido ao método de onda senoidal, perfeita em seu formato, sem variações. É utilizado por empresas de servidores, hospitais, segurança, gravadoras, etc.

A única desvantagem dele é seu custo, tanto na compra, quanto na manutenção. Pelo fato da bateria estar sempre em uso, a vida útil é a mais curta entre as categorias. É necessário realizar a troca constante da bateria.

Cuidado com a promessa de um falso senoidal

O mercado tem fabricado nobreaks de fornecimento de onda senoidal, apesar de não fazer parte da categoria online. É muito necessário ter atenção a esses modelos. Se deseja onda senoidal, não compre um aparelho com descrição de “onda senoidal por aproximação”, “senoidal modificada” ou qualquer outra denominação que não seja “senoidal puro”.

Agora que você tem conhecimento teórico para analisar bastante antes de comprar nobreak, não deixe de dar uma passada na Loja oficial do Showmetech no Magazine Luiza! Lá você encontra nobreaks de todos os tipos com os melhores preços do mercado.

Fontes: Eletro Aquila e BZ Tech

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: