Novo jogo+

O que é o Novo Jogo+ dos games?

Avatar of jaime ninice
Uma nova forma de jogar ou um fator replay aumentado? Saiba mais sobre o Novo Jogo+ (New Game+) nos games, suas origens e melhores utilizações

Muitas vezes, sentimos um vazio ao terminarmos um jogo. Aventuras já exploradas, caminhos antes percorridos e que não irão mudar mais são constantes na vida dos jogadores. Junto a ela, a sensação de dever cumprido e de tarefa completada também pode se tornar uma das mais gratificantes — ou até mesmo tristes quando sentimos por terminar aquele título favorito. Mas, e quando uma nova opção aparece, muitas vezes chamada Novo Jogo+? É sobre este novo modo adicional dos games que dedicaremos o artigo de hoje.

O que é o Novo Jogo+?

Também chamado New Game Plus, New Game+, NG+ — ou ainda Replay Mode, Challenge Mode, Playthrough 2, New Game Ex, entre outros —, o Novo Jogo+ é um novo modo de jogo, acessível após o jogador completar um determinado título pela primeira vez. Ele geralmente se configura como uma opção nova desbloqueada e permite ao usuário iniciar uma partida utilizando novos recursos, antes indisponíveis no game, como uma espécie de adição ao título para aumentar a sua longevidade.

Novo jogo+
chrono trigger
Novo Jogo+ em Chrono Trigger. Fonte: Legends of Localization

A origem do New Game+ se deu há muito tempo, mas um dos pilares que fincou seu nome como o conhecemos foi o RPG lançado em 1995 para Super Nintendo Chrono Trigger — que, por sinal, é um dos gêneros que mais se utilizam do conceito de New Game Plus. Nele, após completá-lo pela primeira vez e acessar o Novo Jogo+ (New Game+), o jogador irá contar com o inventário já adquirido anteriormente, possibilitando assim zerar o game de forma mais rápida para acessar mais facilmente os múltiplos finais.

Títulos anteriores a Chrono Trigger, como The Legend of Zelda, Ghost n’ Goblins e Digital Devil Story: Megami Tensei também continham uma opção de reiniciar o jogo de forma diferenciada após terminá-lo uma vez, garantindo uma nova experiência para quem jogasse.

Seja para testar as habilidades do jogador e ver se ele encara novos desafios, ou mesmo para abrir novidades e mostrar fatos escondidos que agora poderiam ser revelados, o Novo Jogo+ tem estado presente na vida dos gamers há muito tempo e em muitos gêneros de jogo, cada um com suas peculiaridades. As opções dadas são muitas e a forma como funciona o New Game Plus pode ou não agradar, dependendo do que será oferecido.

Novo jogo+
horizon zero dawn
New Game+ em Horizon Zero Dawn. Fonte: Horizon Wiki

Uma característica que não deve ser confundida com o Novo Jogo+ são as DLCs ou sidequests (missões secundárias) que também oferecem novos desafios ao jogador, muitas vezes fazendo um papel parecido com o caso do New Game+. Contudo, estes desafios adicionais de conteúdo se diferenciam de um Novo Jogo+ por não necessariamente precisarem que um jogo principal seja concluído para ele ficar disponível. Ainda assim, também há DLCs que disponibilizam novos modos de New Game+, como é o caso de Borderlands 2, cujo modo “Ultimate Vault Hunter Mode” nivela a dificuldade dos inimigos ao status corrente do jogador e aumenta sua dificuldade.

Outra variação que também pode ser confundida com o Novo Jogo+ é a chamada Clear Game. Trata-se de um modo, descrito ou não como tal, liberado após o jogador completar o game, possibilitando-o continuar e avançar com seu progresso para realizar missões secundárias que ficaram para trás, ou mesmo para observar o novo mundo do jogo em um momento de paz após a derrota do chefão final. Ideal para curtir e entender melhor como tudo ficará a partir de então (e para deixar o jogador tranquilo para, enfim, guardar o game na caixinha).

Como funciona o New Game Plus?

A ideia é simples, após completar um jogo, uma nova opção de Novo Jogo+ é adicionada, trazendo características adicionais que podem ajudar o jogador a encontrar mais segredos e a aproveitar ainda mais o título que está jogando. As opções são muitas e elas podem existir desde a garantia de pular vídeos e fases mais rapidamente até acessar novos lugares e modos de dificuldade, alguns contendo obstáculos nunca vistos.

Novo jogo+
fire emblem three houses
Novo Jogo+ de Fire Emblem Three Houses. Fonte: Gamewith

Os melhores tipos de Novo Jogo+ acabam sendo uma experiência tão diferente que acabam por parecer mesmo um novo jogo e não um modo adicional. Pode-se considerar esta então uma vantagem que aumenta consideravelmente o fator replay do game e incita o jogador a jogá-lo novamente, dando, assim, motivações para ele continuar investindo o seu tempo no jogo, mesmo após completá-lo. Muitas vezes, a história no Novo Jogo+ se mantém igual, mas os personagens e cenários podem carregar status incrementados e mudanças estratégicas e visuais também podem ser concedidas.

A função de New Game+ ainda pode ser interessante para jogadores competitivos, muito por forçar o atleta virtual a testar novas maneiras e novos desafios de jogo. Ele faz então com que o jogador continue treinando com o título através de novos desafios propostos e de opções incrementadas em comparação com a aventura principal.

Cabe citar que, em jogos mais antigos, o uso de passwords, muitas vezes, concedia também novas formas de jogar — algumas com atributos similares ao que temos disponível nos diferentes tipos de Novo Jogo+, tais como a abertura de todas as fases, invocação de inimigos com o dobro de energia, habilitação de um modo Boss Rush, entre outros.

Novo jogo+
password
Tela de Password. Fonte: Wikitroid

Melhores usos do New Game+

Diversas são as opções dadas aos jogadores após terminarem um jogo. Os modos extras podem aumentar e muito o fator replay ou, ao menos, garantir algumas horas a mais com o título, seja para visualizar um final diferente, platinar ou mesmo completar 100% no game para se gabar com os amigos.  Seguem abaixo algumas das principais características e utilizações do Novo Jogo+ seguidos de exemplos de alguns nomes de jogos que o utilizam.

Jogo mais difícil

Recomeçar um jogo em um modo mais difícil, desbloqueando esta dificuldade, é um dos usos mais comuns do Novo Jogo+. Muitos títulos desbloqueiam esta opção apenas depois do jogador fechar o game pela primeira vez, para instigá-lo a enfrentar um desafio maior.

Novo jogo+
dark souls
Dark Souls. Fonte: VGR

Exemplos

  • X-Men Legends II: Rise of Apocalypse
  • Mega Man Battle Network (série)
  • Batman: Arkham Knight
  • Dark Souls (série)
  • Elden Ring

Novas experiências 

Algumas vezes, o fator “jogo mais difícil” ultrapassa a linha de apenas oferecer o mesmo game com uma dificuldade mais elevada, entregando ao jogador uma experiência completamente nova e de diferentes proporções. Também é o momento de oferecer uma nova visão para se completar um game ou outra habilidade antes indisponível.

Novo jogo+
ratched & clank
O Challenge Mode de Ratched & Clank. Fonte: Push Square

Exemplos

  • Resident Evil 3
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D (Master Quest)
  • Super Mario Bros.
  • Ratched & Clank

Inventário recuperado

Outra característica que acompanha bastante o desbloqueio de um Novo Jogo+ é a opção de recomeçar um slot de jogo com todos os itens ou habilidades já conquistadas no último Save. Isto garante a possibilidade de vencer o jogo de forma mais fácil, muitas vezes possibilitando ao jogador executar missões paralelas e a assistir múltiplos finais que somente podem ser vistos ao realizar determinadas ações durante a história principal.

Novo jogo+
Marvel’s Spider-Man. Fonte: NoobFeed

Exemplos:

  • Batman: Arkham Knight
  • Borderlands
  • Bloodborne
  • Horizon: Zero Dawn
  • Persona 5
  • Marvel’s Spider-Man

Novas fases e cenários 

Outra qualidade muito bem-vinda e que aumenta bastante o fator repetição de um jogo é a implementação de novas fases e cenários após completar um jogo. Seja para adicionar um novo mundo extra escondido, como complementação de fases, ou para revelar um desfecho verdadeiro no game com a inclusão de novos cenários finais, ele sempre causa muita curiosidade.

Novo jogo+
mario galaxy 2
Novo mundo em Super Mario Galaxy 2. Fonte: Mario Wiki

Exemplos

  • Parasite Eve
  • Vagrant Story
  • Super Mario Galaxy 2

Novos personagens

A inclusão de novos personagens para se rejogar um game é também uma prática muito comum em modos como o New Game+ e pode servir para oferecer ao jogador uma experiência completamente nova em termos estratégicos.

Exemplos

  • Viewtiful Joe
  • Castlevania: Lament of Innocence
  • Cave Story

Fases invertidas/espelhadas

Aqui temos um exemplo muito comum em jogos de corridas e de plataforma, que usa o esquema de inversão da pista/fase para gerar um novo tipo de desafio. Pode ser útil em jogos que não possuem capacidade para explorar ainda mais o limite de conteúdo que lhes é permitido, seja pela capacidade de armazenamento ou pelo limite dos custos de produção.

Novo jogo+ 
mario kart double dash
Mirror Mode em Mario Kart: Double Dash. Fonte: Nintendo Castle

Exemplos

  • Donkey Kong Country Returns
  • Evolution 2: Far Off Promise
  • Mario Kart: Double Dash

Veja mais

Curtiram o artigo? Comente abaixo sobre quais games vocês se lembram em que o Novo Jogo+ mais lhe marcaram!

Fique conosco e leia também um artigo contando um pouco mais sobre como aprender História através dos games.

Fontes: Gamasutra, Screenrant, Ultimate Pop Culture Wiki, GamesRadar+, THEGAMER, TVTropes, Revista Nintendo World #059 (julho de 2003)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados