Oppo X 2021 é o primeiro celular com tela rolável

Imagem do Oppo X 2021
Marca chinesa mostrou o Oppo X 2021, celular com uma tela que 'expande' quando o usuário desliza o dedo num botão na lateral

Imagine deslizar seu dedo por um botão e seu celular expandir na sua mão. É assim que o Oppo X 2021 promete funcionar. Enquanto Huawei, Motorola e Samsung investem em smartphones dobráveis, a marca chinesa apresentou o primeiro smartphone com tela rolável.

O Oppo X 2021 é o primeiro protótipo funcional de um smartphone com essa tecnologia. A fabricante apresentou o modelo durante seu evento INNO Day 2020, realizado nesta terça-feira (17) de maneira presencial com convidados, executivos, parceiros e, claro, a imprensa (seguindo medidas de prevenção contra a COVID-19, segundo a empresa).

A fabricante também apresentou neste evento o Oppo AR Glass 2021, um novo modelo de óculos de realidade aumentada.

Abaixo você confere detalhes sobre o funcionamento tanto do celular quanto do óculos de realidade aumentada:

Tela rolável? Conheça o Oppo X 2021

Imagem do Oppo X 2021
Oppo X 2021 traz tela que expande de 6,7″ para até 7,4″

O conceito em si de um smartphone com tela rolável não é invenção da Oppo. Isso porque no começo deste mês vazou uma patente da LG de um celular com essa tecnologia. Só que a fabricante chinesa foi a primeira a apresentar um protótipo funcional de um aparelho assim, enquanto o projeto da LG estava apenas no papel e em patentes.

A primeira vista, o Oppo X 2021 parece um celular normal, trazendo uma tela de 6,7 polegadas com bordas curvadas. Só que quando você desliza seu dedo por um botão que fica na lateral do aparelho, a tela expande para até 7,4 polegadas. Literalmente. E os aplicativos se ajustam ao novo tamanho do display.

Em comparação aos smartphones dobráveis, que trazem vincos na tela, o celular com tela rolável da marca chinesa vem com uma tela OLED totalmente plana. E expansível. Essa “rolabilidade” acontece graças ao conjunto de propulsor de força no celular. Esse propulsor chama-se Roll Motor. É ele que desenrola a tela, permitindo-a expandir na mão do usuário. O mecanismo possui dois motores, que geram força constante para desdobrar o dispositivo de maneira uniforme, garantindo que o display não seja danificado durante o processo, conforme explicou a fabricante.

Aliás, o usuário pode ajustar isso, explorando qual é o tamanho ideal para o seu uso. Ou seja, não é como se o celular só oferecesse dois tamanhos possíveis de display (6,7 ou 7,4 polegadas) e sim todos os tamanhos possíveis entre esses dois. Segundo a fabricante, o novo celular foi produzido a partir de 117 patentes. Dessas, 12 estavam relacionadas ao mecanismo de rolagem.

Imagem do Oppo X 2021
Tecnologia ‘dois em um’ reforça segurança do Oppo X 2021

Para reforçar a segurança do Oppo X 2021, a fabricante adicionou uma tecnologia de placa “dois em um”, que tem um formato parecido ao de um pente, para suportar a tela sem criar divisões nela. Para complementar, a marca desenvolveu a Warp Track, uma “moldura deslizante” com camada laminada com 0,1mm de espessura que acompanha a expansão da tela. Segundo a Oppo, isso vai proteger o Roll Motor e os demais componentes internos do smartphone.

Curtiu o novo tipo de smartphone? Então agora vai precisar ser paciente. Isso porque o aparelho ainda é considerado um “smartphone conceitual”, de forma que ainda não há planos imediatos para o seu lançamento. A apresentação foi mais para você saber que existe um celular com esse tipo de tecnologia.

A expectativa agora é que o Oppo X 2021 sirva de base para modelos futuros de smartphones com telas roláveis. Assista abaixo um vídeo de demonstração do novo celular:

Novo óculos de realidade aumentada

Outra novidade do evento foi o Oppo AR Glass 2021. Essa nova versão do óculos de realidade aumentada da marca chinesa traz estrutura aproximadamente 75% mais leve, com desempenho de CPU e GPU 40% superior, de acordo com a Oppo. Além disso, o acessório traz a tecnologia óptica Birdbath, que aumenta o brilho em 98% e é capaz de criar uma experiência uniforma de visualizar uma tela de 90 polegadas a três metros de distância.

Imagem do Oppo AR Glass 2021
Oppo AR Glass 2021 é mais leve, com performance superior, em comparação a modelo antecessor

O novo óculos de realidade aumentada também conta com sensores de câmera fisheye (“olho de peixe”), ToF (“Time of Flight”) e uma câmera RGB. Segundo a fabricante, esse conjunto é capaz de capturar melhor o ambiente ao redor e fornecer mapeamento espacial em 3D. O acessório também é capaz de mapear 21 pontos de cada mão do usuário, que podem ser configurados para controles gestuais.

Ainda não há detalhes sobre o lançamento do Oppo AR Glass 2021, mas a empresa deve lançar um programa de co-criação para desenvolvedores que vai trazer o acessório num kit.

Fontes: Engadget e The Verge


O que você achou do Oppo X 2021 e do Oppo AR Glass 2021? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter