Smartphone enrolável? Patente do Project B da LG vaza e mostra como celular funcionaria

Imagem do smartphone enrolável da LG
Project B é o nome interno de um smartphone enrolável da LG, que teria sido patenteado e começaria a ser fabricado ainda em 2020

Celulares dobráveis marcaram os lançamentos de 2020. E é provável que o lançamento de um smartphone enrolável da LG marque os lançamentos de 2021.

O site holandês LetsGoDigital vazou que o Project B (“Projeto B”, em tradução livre), que é o codinome desse novo tipo de celular que a LG está desenvolvendo, deve começar a ser fabricado ainda em 2020. O conceito do celular, em si, já é conhecido. A novidade é que, segundo o site, agora a empresa patenteou o modelo de smartphone, para começar a fabricá-lo.

A LG ainda não informou, oficialmente, quando pretende lançar o smartphone enrolável. Mas, segundo o site Neowin, os rumores apontam que a empresa lance o celular em meados de março de 2021.

Como vai ser esse smartphone enrolável

Imagem do smartphone enrolável da LG
Smartphone enrolável da LG traria tela de três tamanhos

Apesar das aspas em enrolável, é literalmente assim que o display do celular promete ser. Pelo menos na patente. Nela, o celular aparece em três tamanhos: um “normal”, um que a tela dobra de tamanho e um que a tela triplica de tamanho. A patente não detalha as polegadas, mas esse aumento de tamanho se daria conforme você “desenrolasse” o display.

Ainda de acordo com a patente, daria para a usar a tela do smartphone enrolável na vertical e na horizontal. O uso da tela na horizontal seria mais voltado para assistir filmes e séries. Também daria para aproveitar essa flexibilidade ímpar do display para gameplays de jogos e para usar apps de produtividade.

Imagem do smartphone enrolável da LG
Arquitetura do Project B não usaria dobradiças nem vincos

A arquitetura desse Project B, em tese, não usaria dobradiças nem vincos, que são os mecanismos usados em celulares dobráveis como o Galaxy Z Fold2, da Samsung. Se o conceito sair do papel (literalmente), isso garantiria uma vantagem competitiva para a LG, que começaria a desbravar, sozinha, a fabricação de um novo tipo de smartphone.

Até o momento, tudo que se viu sobre o Project B foram imagens conceituais de como seria o smartphone enrolável. Ou seja, por ora ainda não apareceram imagens concretas (e físicas) do celular.

Project B: o que sabemos até o momento

Imagem do smartphone enrolável da LG
Ainda há muitas especulações sobre o Project B

Por mais que uma tela enrolável pareça algo muito futurista, a empresa coreana apresentou esse conceito na CES 2014. Na época, a LG mostrou um protótipo de display que tinha 18 polegadas e resolução de 1.200 x 810 pixels. 

Seis anos depois, isso deixou de ser um protótipo e virou um produto real e palpável: a Signature OLED R, uma TV enrolável de 65 polegadas e resolução 4K. A empresa lançou o modelo pela bagatela de 100 milhões de wons coreanos (quase R$504 mil, na cotação atual).

Agora a empresa pretende aplicar esse tipo de tela num smartphone. Quando lançado, o Project B deve ser um produto final dentro de uma linha da marca chamada Explorer Project.

No vídeo de lançamento do LG Wing, um smartphone cuja tela muda de visualização ao ser virada para a horizontal, uma espécie de “cenas pós-créditos” (aos 32 minutos e 33 segundos) mostra um celular que estica e retrai a tela. Esse poderia ser o smartphone enrolável. Veja abaixo:

Por mais que ainda não existam detalhes mais técnicos e precisos sobre o novo celular da marca coreana, o que podemos esperar é um hardware do mesmo “nível” da linha Galaxy A, da Samsung. Isso porque é nessa linha que a empresa testa novos recursos (o mais recente foi o chip quântico do Galaxy A Quantum).

Se o Project B realmente se concretizar como os rumores apontam, a LG poderia compensar o espaço que acabou perdendo no mercado (e na tendência) de celulares com telas dobráveis.

Fontes: Tom’s Guide, LetsGoDigital, Neowin e XDA-Developers


O que você achou desse smartphone enrolável da LG? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter