Para que serve cada câmera do celular

Para que serve cada câmera do celular?

Avatar of jaime ninice
Macro, Ultra Wide, Teleobjetiva… afinal, para que serve cada câmera do celular? Confira como funcionam essas e muitas outras câmeras do seu smartphone!

Atualmente, os smartphones contam com diversas lentes em seu conjunto de câmeras. Além da câmera principal, podem ser encontradas, dependendo do aparelho, a câmera Ultra Wide, a de profundidade, a macro, a grande-angular, a teleobjetiva, a periscópica, a ToF, a monocromática e a de selfie. Hoje, iremos destrinchar para que serve cada câmera do celular, vem conhecer cada uma delas!

Câmera Principal

Mais amplamente utilizada, a câmera principal dos smartphones (também chamada de Angular) é a que entrega a melhor resolução dentro do conjunto de lentes que o aparelho possui. Ela é utilizada como a câmera padrão para fotos e vídeos e conta com um ângulo de abertura médio, aliando versatilidade, através do uso da inteligência artificial do aparelho, e maior equilíbrio nas fotos. É a câmera ideal para todos os momentos.

Câmera principal - para que serve cada câmera do celular
Fonte: Apple, foto por Mariko Klug

Smartphones que possuem câmera principal:

  • Todos.

Câmera Ultra Wide

A câmera Ultra Wide, também conhecida como “Grande Angular” ou “Ultra Angular” (a depender do modelo) consiste em uma câmera de visão mais ampla que a câmera principal (Wide Angle), possibilitada através do seu ângulo de curvatura maior, geralmente em torno de 120º graus. Contando com uma maior abertura focal e deixando tudo brilhante, ela se propõe a oferecer um campo de visão maior do que a nossa visão permite, dando a impressão que a foto foi tirada a uma distância maior do que a original. O único detalhe é que ela pode distorcer objetos que fiquem nas extremidades da foto. Perfeita para capturar um ambiente amplo ou para caber todo mundo naquela foto de família ou entre amigos.

Para que serve cada câmera do celular?. Macro, ultra wide, teleobjetiva… afinal, para que serve cada câmera do celular? Confira como funcionam essas e muitas outras câmeras do seu smartphone!Para que serve cada câmera do celular?. Macro, ultra wide, teleobjetiva… afinal, para que serve cada câmera do celular? Confira como funcionam essas e muitas outras câmeras do seu smartphone!
Com a lente Ultra Wide você garante uma visão mais ampla. Fonte: Samsung

Smartphones que possuem câmera Ultra Wide:

Câmera Macro

Uma outra câmera que se destaca é a câmera macro. Através dela, podemos capturar imagens bem de perto, mas com todos os detalhes de uma grande foto. Atuando onde o foco padrão das câmeras não consegue alcançar e capturando detalhes até mesmo imperceptíveis a olho nu, essa câmera reduz a área de cobertura da imagem e atua como uma lente de ampliação para fotos tiradas a menos de 10 centímetros do objeto. Mesmo com seus 2 a 5 megapixels que acompanham a maioria dos smartphones com essa câmera, ela não fica devendo em nada quando o assunto é qualidade. Ideal para fotos de objetos minúsculos, como flores e insetos, garantindo capturar o máximo de detalhes.

Câmera macro - para que serve cada câmera do celular
Veja os mínimos detalhes da câmera Macro. Fonte: Apple

Smartphones que possuem câmera Macro:

Câmera de Profundidade

Popularmente utilizada para fotos no modo retrato, a câmera de profundidade é muito necessária em celulares nos dias de hoje. Sua principal função é reconhecer o elemento que está à frente e embaçar o fundo restante, gerando o famoso efeito bokeh, também conhecido como fundo borrado. Ela também dá destaque às luzes ao fundo, trazendo um efeito de profundidade que confere às fotos um charme único. Além disso, essa câmera também é muito útil para uso conjunto com apps de realidade aumentada. Agora você pode tirar aquela foto perfeita com o fundo desfocado para o seu perfil nas redes sociais!

Câmera de profundidade - para que serve cada câmera do celular
Foto em Modo Retrato capturado com a câmera de Profundidade. Fonte: Samsung

Smartphones que possuem câmera de Profundidade:

Câmera Teleobjetiva

O zoom nos smartphones é um aspecto a se considerar quando queremos fotos de qualidade sem recorrer a um zoom digital, cuja perda de qualidade é visível. Por sorte, a implementação de uma câmera Teleobjetiva, também conhecida como telephoto, veio para contornar essa situação, garantindo aos smartphones uma curvatura da lente diferenciada, o que possibilita um zoom óptico de até 3x, permitindo aproximar imagens sem perder a qualidade. Por funcionarem com um ângulo de visão mais estreito que a câmera principal e a ultra wide, ela também é ótima para capturar fotografias. Com ela, você captura tudo de longe e preserva toda a qualidade!

Câmera teleobjetiva - para que serve cada câmera do celular
A câmera Teleobjetiva (Telephoto) incorpora o Zoom Óptico na lente. Fonte: MacMagazine

Smartphones que possuem câmera Teleobjetiva:

Câmera Periscópica

A câmera periscópica funciona com o uso de uma tecnologia antiga, realizado através de prismas que refletem a luz recebida e a direcionam para um sensor posicionado lateralmente, tais como funcionam os periscópios dos submarinos. Com isso, os celulares com essa câmera possibilitam efeitos de zoom ainda maiores, chegando até mesmo a 10 vezes. Veja aqueles detalhes mínimos mesmo a muitos metros de distância.

Para que serve cada câmera do celular?. Macro, ultra wide, teleobjetiva… afinal, para que serve cada câmera do celular? Confira como funcionam essas e muitas outras câmeras do seu smartphone!
Ainda mais Zoom com a câmera Periscópica. Fonte: Digital Photography Review

A câmera Periscópica no smartphone possui um diferencial ao ocupar um espaço vertical e horizontal no aparelho. Funciona com a luz sendo recebida, inicialmente, por uma câmera e um prisma que reflete a imagem em um ângulo de 90 graus. A partir daí, um conjunto de lentes paralelas recebe a imagem e podem se movimentar — para gerar maior ou menor grau de zoom — até chegar ao sensor final e gerar um zoom óptico nas fotos.

Funcionamento de uma lente periscópica. Fonte: Samsung

Smartphones que possuem câmera Periscópica:

Câmera ToF ou LiDAR

Cada vez mais presentes nos smartphones, uma câmera ou sensor ToF, ou Time of Flight (“Tempo de Voo”, em tradução livre), possui a característica de mapear tridimensionalmente o ambiente a ser fotografado através da emissão e reflexão de um pulso de luz infravermelha, ou de vários feixes de luz, como no caso do sensor LiDAR (sigla para Light Detection And Ranging) com scanner. Ambas garantem uma maior precisão na captura de imagens no modo retrato e também no reconhecimento facial 3D, além de ser muito útil em apps que se aproveitam do uso da realidade aumentada. Com ela, você aumenta ainda mais o profissionalismo em fotos no Modo Retrato.

Sensor tof - para que serve cada câmera do celular
Fonte: ETrade Supply

Smartphones que possuem câmera ou sensor ToF ou LiDAR:

Câmera Monocromática

Presente em uma quantidade mínima de celulares, a câmera monocromática é capaz de tirar fotos verdadeiramente em preto-e-branco, ao invés de transformar uma foto colorida. Com isso, ela agrega maior precisão e nitidez nas imagens fotografadas, evitando o desperdício de luz refletida que é comum nas fotos coloridas. A câmera monocromática funciona bem para quando há pouca luminosidade nas cores ou mesmo para melhorar alguns efeitos de profundidade. Com essa câmera, você terá resultados incríveis e imagens super nítidas em preto-e-branco.

Câmera monocromática - para que serve cada câmera do celular
Foto capturada com uma lente Monocromática. Fonte: Magazinepublishing

Smartphones que possuem câmera Monocromática:

  • Honor Magic 3;
  • OnePlus 9 Pro;
  • Realme Narzo 30 5G.

Câmera Frontal

Popularmente conhecida como “câmera de selfie“, ela é ideal para tirar aquelas fotos bem de perto, seja sozinho ou junto a outras pessoas. Alguns modelos de celular também possuem uma câmera “grande angular” em sua configuração frontal, ideal para caber ainda mais gente na telinha. Seja com amigos ou mesmo sozinho, uma selfie sempre cai bem, né?

Câmera de selfie - para que serve cada câmera do celular
Fonte: Samsung

Smartphones que possuem câmera Frontal:

  • Todos.

Veja também:

Confira este artigo com 12 dicas de como tirar fotos profissionais com o smartphone e também uma lista com alguns dos melhores aparelhos celulares para fotografias em 2021.

Fonte: Android Authority, The Smartphone Photographer, Gizchina, CineD, El Espanol.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados