Celular transparente é revelado em nova patente da Samsung; veja imagens do conceito

Render em 3D de Galaxy Samsung transparente com ícones e relógio.
Patente mostra que celular transparente poderia ter bordas finas e um painel OLED, mas componentes internos ainda são um desafio para sua viabilidade

Um novo Galaxy com tela transparente pode ser a próxima inovação tecnológica da Samsung. Uma patente publicada pela empresa sul-coreana nos Estados Unidos descreve a tecnologia que seria necessária para criar um celular transparente.

Ainda é cedo para afirmar que o próximo lançamento da Samsung pode usar essa tecnologia, pois um registro de patente não significa que isso vai virar um produto comercial para o futuro. Entretanto, já indica que a empresa está investigando novas possibilidades para fazer um smartphone transparente e quais ideias estão em seu radar para o futuro, e talvez o caminho da próxima grande aposta da empresa, depois de anunciar smartphones dobráveis, como o Galaxy Z Flip e o Galaxy Z Fold 2, além dos recentes Galaxy Note 20Note 20 Ultra.

Desenho de duas mãos, lado a lado, cada uma segunrando um Smartphone Galaxy Transparente da Samsung.
Patente mostra ideias da Samsung para celular transparente

A novidade só apareceu agora — embora a patente tenha sido registrada em janeiro nos Estados Unidos. O Letsgodigital, em parceria com o designer Guiseppe Spinelli, lançaram os primeiros renders de como poderia ser esse smartphone inovador.

O conceito de celular transparente da Samsung

Segundo a patente da Samsung, o celular transparente terá um painel OLED, o que indica baixo consumo de energia, alto contraste e brilho, e rápido tempo de resposta. O display possibilitaria enxergar através dele, exibindo tudo que está atrás do dispositivo ao mesmo tempo em que mostra ícones, textos e sites, como comumente vemos na tela de qualquer smartphone.

Patente revela celular transparente da Samsung
Design futurista do aparelho prevê bordas finas, como visto nos smartphones atuais

Essa tela poderia ser plana e flexível — podendo até mesmo dobrar ou rolar, como mostra a patente. Ainda não é possível entender como ficariam possíveis câmeras frontal e traseira, ou mesmo os componentes internos. Segundo o Letsgodigital, a patente possui muitos detalhes sobre as diferentes camadas e componentes necessários para obter transparência.

Ideia não é nova e alguns desafios

Embora pareça futurista e ainda não vemos smartphones transparentes por aí, alguns protótipos já foram desenvolvidos. Alguns celulares como Sony Ericsson Xperia Purenes e o Xiaomi Mi 10 Ultra são transparentes apenas na sua parte traseira.

A dificuldade de se ter um smartphone 100% transparente é exatamente como fazer para colocar os componentes internos — como bateria e câmera — para que o smartphone seja completamente transparente. Para isso, nenhum peça poderia ficar atrás da tela, onde é colocado todo o hardware dos smartphones atuais. Seria necessário colocar na parte inferior ou superior do aparelho — como a Sony já fez na patente que registrou em 2018 para sua versão de smartphone transparente — fazendo com que o aparelho tenha bordas largas para abranger todos os componentes necessários, algo que poderia arruinar a sua aparência futurista que, segundo a patente, já prevê bordas finas.

Render em 3D de 2 smartphones Galaxy Samsung transparente com ícones e relógio. Um aparelho está sobre o outro, em cima de uma superfície com o logo da Samsung.
Um desafio para desenvolver este smartphone é posicionar os componentes internos de forma que possibilitem a transparência do aparelho

Porém, a patente descreve que a Samsung pode optar por tornar apenas parte da tela transparente, o que pode ser uma solução para o problema. Muitos fabricantes vêm trabalhando na possibilidade de reduzir cada vez mais o tamanho dos componentes que vão dentro de um smartphone.

Outra dificuldade seria a capacidade do olho humano de distinguir entre o que está entre o primeiro plano e o fundo, comprometendo a experiência do usuário. Uma possibilidade seria aumentar o brilho da tela, mas isso diminuiria a autonomia e a vida útil da bateria.

Fontes: Letsgodigital | 4gnews

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter