Galaxy Z Fold 2: conheça todos os detalhes do novo dobrável da Samsung

Pessoa segurando um Galaxy Z Fold 2 aberto
A segunda geração smartphone dobrável da Samsung traz melhorias no design, recursos especiais para duas telas e performance de sobra para lazer e produtividade. Conheça o Galaxy Z Fold 2

“Com o fim de uma era, uma nova se desdobra”. O comentário dá o início à apresentação do Galaxy Z Fold 2 (Galaxy Z Fold2 5G), nova geração do smartphone com tela dobrável da Samsung.

A empresa começa explicando os resultados de experiências de usuários de smartphones dobráveis. “34% dos usuários do Galaxy Fold (2019) usam 2 apps ao mesmo tempo, contra apenas 4% de usuários realizando multitarefa em smartphones tradicionais”

Ao se desdobrar, a grande tela também traz vantagens para o consumo de vídeos e jogos, com um aumento do consumo na ordem de 71% para o primeiro, e 35% para o segundo.

Veja nosso papo com Jun-yong Song, chefe de design da Samsung Coreia do Sul, sobre a concepção de celulares dobráveis

Segundo a Samsung, isso está em linha com a filosofia de criação da nova linha. “Ao criar um modelo dobrável, com maior tela, pretendemos atender à demanda de consumidores que querem usar um único dispositivo para múltiplas atividades, consumir entretenimento em tela grande e otimizar tarefas relacionadas à produtividade, seja no trabalho ou em estudos.” afirma.

Pessoa segurando um Galaxy Z Fold 2 aberto
Recursos novos do Z Fold 2 servem tanto para lazer quanto para produtividade

Desde o lançamento do primeiro Fold em 2019, o mundo mudou drasticamente e as pessoas estão dependendo mais da tecnologia disponível em suas residências. Com isso, aumenta também a necessidade de consumir conteúdo em dispositivos como notebooks e smartphones.

Em sua segunda geração, o Galaxy Z Fold 2 chega para atender à esta demanda, demonstrando que a Samsung identificou o que deu certo na primeira geração — e o que não deu — para criar um novo modelo com qualidades ainda mais evidentes. Vamos aos detalhes:

Design

Câmera frontal do display interno do Galaxy Z Fold 2
Display interno tem bordas mais finas e display externo está maior

Aqui estão as mais evidentes melhorias. As bordas da tela interna ficaram ainda menores, com uma redução de 27% em espessura, e às áreas dedicadas às câmeras ficaram mais discretas, aproveitando-se do “Infinity-O Display” desenvolvido pela Samsung.

O Galaxy Z Fold 2 tem 159,2 mm de altura e 128,2 mm de largura, se você considerar o tamanho quando aberto. Isso significa que ele é ligeiramente mais baixo e mais largo do que a geração anterior.

Seu design é sustentado pela dobradiça que se encaixa no corpo do smartphone, por meio do mecanismo CAM. Isso permite os recursos independentes que impulsionam as novas “experiências dobráveis”.

O Z Fold 2 também traz a tecnologia de proteção apresentada pela primeira vez no Z Flip, dentro da lacuna entre corpo e estrutura da dobradiça, para repelir poeira e partículas indesejadas.

O modelo será comercializado em duas opções de cores, o belíssimo Mystic Bronze (bronze) e Mystic Black (preto). Em mercados selecionados, será também possível customizar a dobradiça do smartphone com cores distintas: prata metálico, vermelho metálico, azul metálico e dourado.

Tela

Galaxy Z Fold 2 aberto numa mesa
Dá para usar a tela interna do Z Fold 2 de várias formas e ângulos

O novo display interno agora tem 7,6 polegadas, contra as 7,3 polegadas da geração anterior. Ele foi desenvolvido com tecnologia QXGA+ Dynamic AMOLED 2x, que atinge níveis de iluminação ainda maiores, chegando a 900 nits (unidade de medição de luz) e é protegida por um vidro dobrável desenvolvido pela Samsung, apelidado de UTG — Ultra Thin Glass (vidro ultrafino, em tradução livre).

A taxa de atualização do display vai de 11Hz a 120Hz, adaptando-se aos conteúdos para tanto economizar energia, quanto criar transições de telas e apps mais fluidas. Isso é possível, pois diferentes atividades exigem diferentes taxas de atualização. Exemplos:

  • Visualização de textos e artigos – 11Hz
  • Filmes e Séries – 24Hz a 12Hz
  • Jogos – 48Hz a 120Hz
Pessoa segurando um Galaxy Z Fold 2 fechado
Tela externa do Z Fold 2 está bem maior em comparação ao modelo anterior

A tela externa talvez represente a melhoria mais impactante. Chamada de “Cover Screen”, ela passou de 4,2 polegadas para 6,2 e agora ocupa quase toda a área frontal do aparelho, além de ganhar uma nova e discreta câmera para selfies.

Áudio

Galaxy Z Fold 2 aberto numa mesa
Galaxy Z Fold 2 traz alto-falantes nas laterais

Os recursos de áudio também foram aprimorados. O Galaxy Z Fold 2 tem dois alto-falantes, localizados nas laterais, proporcionando som estéreo de alta dinâmica (high-dynamic dual speakers, em inglês). “É a melhor experiência sonora já atingida por um smartphone Galaxy”, afirma a Samsung.

Experiências dobráveis

Com a experiência adquirida desde o lançamento do primeiro Fold, a Samsung evidencia agora o que é possível fazer com um smartphone com grande tela dobrável.

Por exemplo, é possível iniciar a navegação no Google Maps na tela externa e, ao abrir o aparelho, continuar a experiência em uma tela maior, de onde você parou (e vice-versa). O mesmo acontece com apps de vídeos e música. Essa é a função que a fabricante chamou de “Continuidade de Aplicativos“.

“Essa flexibilidade permite que você crie ou exiba conteúdo selecionado de acordo com as suas preferências exatas, dobrado ou desdobrado.”

Samsung

Há também um novo “Modo Flex”, que representa a experiência adquirida com o Galaxy Z Flip modelo de smartphone Samsung que dobra a tela na vertical — ao permitir que o smartphone seja utilizado com a tela semi-aberta. 

Modo Flex no Galaxy Z Fold 2
“Modo Flex” vem do feedback dos usuários com o Galaxy Z Flip

Com isso, você pode apoiar o smartphone em uma mesa ou superfície plana, para usá-lo com parte da tela voltada para você. Ao fazer isso, a tela se divide em área principal (com o conteúdo a ser visualizado) e área de comando (com botões de comando adaptados ao que você estiver vendo, como vídeos, músicas, galeria de imagens, agenda e até câmera). 

Ao ativar as câmeras no “Modo Flex”, a tela se divide em duas seções, mostrando ambas a imagem que você acabou de tirar e a tela da câmera, para comparações com a próxima foto. 

O modo dispensa o uso de um tripé e funciona muito bem com a tecnologia de auto-enquadramento da câmera do Z Fold 2, que usa inteligência artificial para mover a imagem e acompanhar a pessoa que aparece numa gravação em vídeo, por exemplo. Para começar a gravar, basta levantar as mãos.

Dual Preview no Galaxy Z Fold 2

Dual Preview: é possível tirar selfies com a câmera principal, se beneficiando da tela ao lado da câmera. Assim, enquanto você tira a foto de uma pessoa, visualizando o resultado na tela principal, seu amigo(a) também pode conferir o resultado na tela secundária e se ajustar para o retrato.

Selfie no Galaxy Z Fold 2

Selfies com a câmera principal: sim, isso significa que também é possível tirar selfies em máxima qualidade, usando  conjunto de câmeras principais do Z Fold 2.

Visualização de captura na câmera do Galaxy Z Fold 2

Visualização de captura: dá para ver as fotos ou vídeos tirados recentemente na parte inferior da tela principal, sem precisar sair do aplicativo da câmera.

Três apps abertos no Galaxy Z Fold 2

Multitarefa: dá para organizar a tela principal do smartphone para mostrar até 3 apps simultaneamente.

Mesmo app aberto duas vezes no Galaxy Z Fold 2

Multi-janela Ativa: dá pra ver duas janelas do mesmo app, para quando você quiser visualizar duas páginas de internet ao mesmo tempo ou trabalhar com documentos simultaneamente.

Pares de Apps: você pode criar pares e trios de aplicativos, para abrirem simultaneamente na tela principal do Z Fold 2.

Pessoa usando apps no Galaxy Z Fold 2

Arrastar e soltar: o tradicional arrastar e soltar dos PCs agora funciona também entre apps no Android. Assim fica fácil pegar informações de uma tabela de Excel, por exemplo, e copiar em outro documento. Ou arrastar uma imagem da galeria, para o seu email.

Split Screen Capture: agora é possível capturar a imagem de um app e usá-la em outros.

Layouts do Galaxy Z Fold 2

Layout Otimizado: caso o app permita, agora será possível escolher o formato de apresentação das informações para que você as veja em uma espécie “modo tablet”.

“Com o Galaxy Z Fold 2, luxo e flexibilidade se encontram para que você possa aproveitar de experiências móveis totalmente novas.”

Samsung

Hardware

O Galaxy Z Fold 2 vem equipado com o processador Snapdragon 865+, da Qualcomm, que roda junto à 12GB de memória RAM e 256GB ou 512GB de armazenamento interno. O smartphone dobrável da Samsung também traz uma entrada USB-C na parte inferior e um sensor pra digital na lateral.

Conexões

Pessoa segurando um Galaxy Z Fold 2 fechado
Z Fold 2 tem compatibilidade com 5G, Wi-Fi 6 e UWB

Graças ao processador da Qualcomm, o novo smartphone dobrável da Samsung está preparado para o 5G, sendo compatível inclusive com as ondas milimétricas (5G mmWave). Essas faixa de frequência é responsável pelo ganho de velocidade mais considerável da nova tecnologia, em comparação ao 4G.

Falando em velocidade de conexão, o Galaxy Z Fold 2 também é compatível com Wi-Fi 6. Essa é a última geração de padrão de rede sem fio, desenvolvido para complementar o 5G (o Showmetech já explicou os detalhes desse novo padrão). 

A promessa dessa nova geração de Wi-Fi é aumentar as velocidades de conexão e oferecer um ambiente de rede mais estável para vários dispositivos ao mesmo tempo. Além deste, o novo smartphone da Samsung é compatível com os outros padrões de Wi-Fi (do 1 até o 5).

Inclusive, a Qualcomm confirmou que o Z Fold 2 será o primeiro a vir equipado com a tecnologia FastConnect 6900, a solução da empresa estadunidense para aprimorar diversos aspectos de conectividade Wi-Fi e Bluetooth em roteadores e dispositivos móveis.

De acordo com a Qualcomm, essa tecnologia consiste de um chip com suporte à tecnologia Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2. 

Galaxy Z Fold 2 e Galaxy Earbuds Live
Tecnologia da Qualcomm suporta Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2

A primeira é uma extensão do Wi-Fi 6 (formato 802.11ax) que usa a faixa de 6GHz como propagação de sinal. Basicamente, isso significa que os canais por onde as ondas de rádio que compõem a conexão sem fio se movem são descongestionadas, evitando gargalos e lentidão que já são comuns nos espectros de 2,4GHz e 5GHz.

Já a segunda permite suporte ao recurso Bluetooth LE Audio, que traz funções como compartilhamento e transmissão de áudio por diversos canais simultâneos (multi-point sharing and broadcasting). O chip da Qualcomm também traz uma segunda antena Bluetooth com capacidade de troca quando ela identifica problemas de fraqueza ou ofuscamento de sinal.

Na prática, se uma antena Bluetooth apresenta um desempenho reduzido devido a má qualidade de sinal, o chip reconhece o problema e “troca” o uso pela segunda antena para compensar essa queda de desempenho.

Além disso, o novo dobrável da Samsung é compatível com tecnologia Ultra Wide Band (UWB), que facilita o compartilhamento de arquivos e informações de maneira direcionada. Funciona assim: apontando o Z Fold 2 para outro dispositivo Galaxy com UWB, o recurso Compartilhar por Proximidade listará automaticamente as pessoas que estão próximas, na parte superior do painel de compartilhamento.

Câmeras

Parte de trás de dois Galaxy Z Fold 2
Parte traseira do Galaxy Z Fold 2 traz conjunto triplo de câmeras

Câmera é o que não falta no novo smartphone dobrável da Samsung. O dispositivo traz um conjunto triplo de câmeras na parte de trás, uma câmera frontal do “display interno” e uma câmera frontal no “display externo”. Confira abaixo mais detalhes sobre as lentes:

Câmeras traseiras:

Câmeras traseiras do Galaxy Z Fold 2
  • Ultra grande angular (ultra-wide) de 12MP, com sensor de 1.12µm e abertura de F2.2;
  • Grande angular (wide) de 12MP, com sensor de 1.8µm, AF (autofoco) Super Speed Dual Pixel, OIS (estabilização óptica de imagem) e abertura de F1.8;
  • Teleobjetiva de 12MP, com sensor de 1.0µm e abertura de F2.4.

Câmeras frontais:

Câmeras frontais do Galaxy Z Fold 2
  • Display interno: 10MP, com sensor de 1.22µm e abertura de F2.2;
  • Display externo: 10MP, com sensor de 1.22µm e abertura de F2.2.

Além dos recursos já citados em relação ao uso das câmeras no “Modo Flex”, o aparelho ainda conta com o Modo Profissional tanto para para fotos quanto para vídeos, permitindo o controle de velocidades de zoom, áudio estéreo, histograma na tela e escolha de microfones para a gravação.

Galaxy Z Fold 2 tirando foto apoiado numa mesa
Z Fold 2 traz sensor quase duas vezes maior que modelo anterior para captar luz

Modo Noturno: presente em outros modelos, o modo noturno facilita a captura de imagens em ambientes escuros, evidenciando cores e pontos luminosos. O modo combina até 30 fotos de diferentes exposições em uma única imagem, utilizando o sensor Bright Night (que está quase duas vezes maior em relação à geração anterior).

Single Take: também chamado de “take único”, esse modo tira várias fotos e vídeos em um determinado período de tempo, criando eventos variados avaliados por inteligência artificial, para você escolher o melhor.

Bateria

O Galaxy Z Fold 2 conta com uma bateria dupla poderosa de 4500mAh, que possui suporte ao carregamento rápido (com ou sem fio) de até 25W. Esse, inclusive, é o mesmo padrão dos smartphones da linha Galaxy S20 da Samsung. 

Sistema Operacional

Galaxy Z Fold 2 e Galaxy Watch
Z Fold 2 vem com Android 10 e interface One UI 2.5

Como já era de se esperar, o novo dobrável da Samsung vem com o Android 10 instalado, que é a última versão lançada pelo Google. O sistema operacional traz funcionalidades como o Modo Escuro, que transforma a interface do sistema e dos aplicativos para cores escuras, e o Modo Focado, em que você desativa temporariamente aplicativos que possam criar distrações, para você manter o foco na sua produtividade.

Além disso, o novo smartphone vem com a interface One UI 2.5 da Samsung, que traz uma série de recursos novos.

Nessa nova versão da interface, a Samsung implementou melhorias na usabilidade do Android e no controle por gestos. A empresa também aprimorou a usabilidade do Samsung DeX, que é a funcionalidade que faz com que os smartphones funcionem como um computador em qualquer Smart TV ou monitor. Agora, dá para usar a funcionalidade sem precisar de fios. Até então, o usuário precisava de um cabo USB para conectar os dispositivos.

O Galaxy Z Fold 2 também conta com a Bixby, a assistente pessoal da Samsung. Ela é capaz de entender o português brasileiro e sua integração com aplicativos de terceiros facilitam a vida do usuário.

Preço e disponibilidade

Custando US$1.999, o Galaxy Z Fold2 estará disponível globalmente em Mystic Black e Mystic Bronze em cerca de 40 mercados, incluindo os Estados Unidos e a Coreia do Sul, em 18 de setembro, com pré-venda a partir de 1º de setembro, começando em mercados selecionados, incluindo os Estados Unidos e a Europa.

Até a publicação desta reportagem, a Samsung não tinha divulgado o preço e a disponibilidade do novo smartphone dobrável no Brasil.

Especificações Técnicas do Galaxy Z Fold 2

Dimensões159,2mm de altura e 68mm da largura (fechado)159,2mm de altura e 128,2mm de largura (aberto)
TelasDisplay interno: Dynamic AMOLED de 7,6 polegadas, HDR 10+, taxa de resolução de até 120Hz e vidro dobrável UTG
Display externo: Super AMOLED de 6,2 polegadas e taxa de atualização de até 60Hz
ProcessadorSnapdragon 865+
Câmeras traseirasUltra grande angular (ultra-wide) de 12MP, com sensor de 1.12µm e abertura de F2.2
Grande angular (wide) de 12MP, com sensor de 1.8µm, AF (autofoco) Super Speed Dual Pixel, OIS (estabilização óptica de imagem) e abertura de F1.8
Teleobjetiva de 12MP, com sensor de 1.0µm e abertura de F2.4
Câmeras frontaisDisplay interno: 10MP, com sensor de 1.22µm e abertura de F2.2
Display externo: 10MP, com sensor de 1.22µm e abertura de F2.2
Armazenamento256GB ou 512GB
Memória RAM12GB
Bateria4500mAh compatível com carregamento rápido com ou sem fio de até 25W
Sistema operacionalAndroid 10 com interface One UI 2.5
ConectividadeWi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/ax (Wi-Fi 1 até o 6)Bluetooth 5.0Ultra Wide Band (UWB)
CoresMystic Bronze (bronze) e Mystic Black (preto)
PreçoUS$1.999

Fonte: Samsung


E aí, o que você achou do novo Galaxy Z Fold 2 da Samsung? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter