Pessoas estão usando o PIX para mandar mensagens instantâneas

Pessoas estão usando o PIX para mandar mensagens instantâneas
Mulher descobre que pode usar o PIX para mandar mensagens para o ex-namorado que a bloqueou em outras redes, criando um cenário curioso

O PIX vem revolucionando a forma em que se transfere dinheiro desde sua implantação no último trimestre de 2020. Digitando somente a chave da pessoa desejada, o usuário é capaz de transferir dinheiro facilmente para ela, que chegará em instantes. E agora os usuários descobriram outra funcionalidade: é possível usar o PIX para mandar mensagens instantâneas, já que ao fazer a operação é possível enviar uma mensagem curta, que será lida pelo destinatário da transferência. Essa é uma uma forma diferente de se comunicar com pessoas que bloquearam eles em outras redes sociais.

Caso de traição mostrou ser possível enviar mensagens pelo PIX

Usar o PIX para mandar mensagens foi a única saída encontrada por mulher para falar com ex-namorado
Usar o PIX para mandar mensagens foi a única saída encontrada por mulher para falar com ex-namorado

A opção de escrever mensagens no PIX está clara desde o primeiro dia, mas poucos usuários talvez tivessem capturado a real profundidade. Foi quando o usuário do Twitter Matheus Siqueira relatou a epopeia da ex-namorada de seu primo usando a plataforma para enviar mensagens, mesmo estando bloqueada em WhatsApp ou Facebook por conta de uma suposta traição, que veio a tona o quanto essa mensagem do PIX é um fator importante.

Mandando valores de 1 centavo para o ex-companheiro, a mulher conseguiu comunicar vários pedidos de desculpa, o que acabou por levantar o questionamento se havia algum jeito de bloquear os recebimentos do PIX de alguma pessoa.

Como usar o PIX para mandar mensagens?

Ao entrar na tela de transferência de dinheiro do PIX, você deve colocar o valor e escolher a pessoa para qual quer enviar o dinheiro. Depois disso, antes de confirmar a transferência, você pode digitar uma mensagem no campo específico, com limite de 140 caracteres, igual o antigo Twitter. No momento que o destinatário receber o dinheiro, a mensagem estará junto dele.

O campo em si não permite nada além de texto, não permitindo URLs ou qualquer coisa do tipo para eventuais spams de links. Porém, nada impede que transferências de 1 centavo anunciando serviços e afins aconteçam.

O que o Banco Central acha disso?

PIX para mandar mensagens
O Banco Central não tem intenção de modificar o PIX e sua função de mandar mensagens por enquanto

Segundo comunicado oficial do Banco Central, a instituição não tem intenção de acabar com o uso do PIX para mandar mensagens, e que não há como bloquear pagamentos. A solução para os incomodados, segundo a instituição, é entrar em contato com o lugar onde sua chave PIX foi registrada e pedir para desativarem as notificações de recebimento.

Para o primo de Matheus, a solução encontrada foi um pouco mais brusca: ele apagou seu celular como chave PIX, não podendo mais receber nada por aquele número.

Se você ficou curioso com o PIX, o Showmetech tem um guia de como se cadastrar e usar a plataforma.

Fontes: InfoMoney, Metropoles

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente