Veja quais placas de vídeo da nvidia estão disponíveis para compra no brasil

Veja quais placas de vídeo da NVIDIA estão disponíveis para compra no Brasil

Avatar of otávio queiroz
De volta às prateleiras, preço das placas RTX série 30 está sendo normalizado; empresa diz trabalhar junto aos parceiros no Brasil

O mercado de placas de vídeo passa por um período conturbado no Brasil. Seja por conta dos preços elevados ou pela falta de estoque, muitos consumidores não estão conseguindo concretizar o seu sonho de levar uma GPU novinha em folha para casa. Mas ao que tudo indica, esse cenário irá ter uma melhora, pelo menos por algum tempo. Isso porque a NVIDIA anunciou que as placas de vídeo da linha RTX 30 estão de volta aos estoques brasileiros, o que reflete diretamente também no preço desses equipamentos, fazendo com que surjam placas de vídeo mais baratas no Brasil ainda em 2022.

O problema acontece desde o início da pandemia, graças a crise dos microchips que acabou por ocasionar uma escassez em componentes eletrônicos, consequentemente aumentando a demanda e diminuindo a oferta, disparando os preços das placas de vídeo no Brasil. Apesar do impacto em solo brasileiro, a crise não é exclusiva em nosso país, tendo assolado também outros mercados internacionais. Para tentar reverter este quadro, a fabricante disse em comunicado que vem trabalhando junto a diversos parceiros no Brasil para garantir que os estoques sejam reabastecidos, os preços normalizados e que os valores atualizados sejam respeitados.

Veja quais placas de vídeo da nvidia estão disponíveis para compra no brasil
Tendência é que diversos modelos da Geforce RTX já estejam disponíveis aos consumidores no Brasil (Divulgação/NVIDIA)

Com essas mudanças, a tendência é que diversos modelos de Geforce RTX estejam disponíveis para comprar a preços mais acessíveis que os praticados nos últimos meses. Apesar dos benefícios em relação à linha mais atual, modelos mais antigos também devem ser impactados, chegando a preços mais baixos com o passar do tempo. Ainda pensando em ajudar o consumidor a encontrar a sua placa de vídeo para compra, a NVIDIA ainda lançou um site para ajudar os consumidores a encontrar com mais facilidade os modelos RTX 30 – e com os melhores preços.

Se você estava em busca de uma placa de vídeo barata há algum bom tempo, mas não estava contente com o preço praticado pelo mercado, é válido voltar a realizar uma pesquisa nos principais sites de comércio eletrônico do país. Além disso, pode contar com o próprio site divulgado pela NVIDIA ou outras soluções interessantes, como os comparadores de preços de produtos espalhados pela internet.

Tecnologias presentes na linha RTX

Novas tecnologias e ferramentas na linha rtx
As placas de vídeo GeForce RTX da NVIDIA representam o melhor em qualidade gráfica para games (Divulgação/NVIDIA)

As placas de vídeo GeForce RTX da NVIDIA representam o melhor em qualidade gráfica para games, e a NVIDIA aproveita todo o poderio de suas GPUs para melhorar a qualidade de áudio e vídeo. A linha 30, por exemplo, chegou ao mercado com novas tecnologias e algumas outras que foram aperfeiçoadas de gerações anteriores. Dentre elas estão algumas que já foram mencionadas anteriormente pelo Showmetech, como o incrível processo de Deep Learning Super Sampling (DLSS) e também a ferramenta NVIDIA Broadcast, responsável por melhorar o áudio e vídeo em gravações e videochamadas.

Apesar disso, outras soluções estão disponíveis para os usuários de placas de vídeos. Confira as principais delas a seguir.

DLSS

Quais jogos suportam dlss?
Atualmente, mais de 150 jogos são compatíveis com a tecnologia DLSS da NVIDIA (Reprodução/Internet)

Deep Learning Super Sampling, conhecida também como DLSS, é uma tecnologia de inteligência artificial criada pela NVIDIA com o intuito de incrementar o desempenho do seu computador, mesmo quando você executa configurações mais altas. Ela surgiu a partir de uma pesquisa interna da NVIDIA, mais precisamente em 2016, quando a equipe apresentou um algoritmo especializado em reparar e reconstruir imagens danificadas ou com pedaços intencionalmente removidos. Utilizando essa IA, o principal objetivo é colocar menos pressão em sua GPU, renderizando a imagem original em uma resolução mais baixa e, posteriormente, aumentando a imagem para dar a impressão de que está sendo executada em uma resolução mais alta.

De forma bastante prática, imagine-se jogando um título AAA com configurações máximas em um monitor 4K com gráficos fantásticos e de tirar o fôlego. Com o DLSS ativado, na verdade, o game estaria rodando a 1080p, sendo então aumentado pela IA para 4K. Isso significa que, por estar jogando apenas em 1080p, o impacto para a placa de vídeo seria muito menor do que se ela, de fato, estivesse tendo que trabalhar para entregar uma resolução 4K. Sendo assim, temos jogos menos pesados, um menor estresse para a placa de vídeo e ganhos notórios de frames por segundo (FPS), isso tudo sem trazer prejuízos para a qualidade gráfica.

Deep Learning Super Sampling, é uma tecnologia de inteligência artificial criada pela NVIDIA para incrementar o desempenho do seu computador

Sendo uma tecnologia exclusiva da plataforma NVIDIA GeForce RTX, ela trabalha em conjunto com o sistema de Ray Tracing, também criado pela NVIDIA e que usa “traçados de raios” para criar melhores efeitos de luz, deixando os jogos mais realistas e exuberantes. Em 2020, a companhia anunciou a segunda versão da DLSS, que estreou no mercado juntamente com a API DirectX 12 Ultimate, abrindo as portas para o desenvolvimento de jogos com melhores índices de iluminação, sombras e texturas.

Ray Tracing

O Ray Tracing é uma tecnologia que vem revolucionando a indústria dos jogos eletrônicos nos últimos anos. Com ela, é possível fazer com que as luzes, sombras e reflexos dos jogos fiquem ainda mais realistas, deixando a imagem parecida com filmes de cinema. A ideia é que, com o auxílio de Inteligência Artificial, transforme-se a sensação de olhar para a tela, fazendo com que ela torne-se o mais próximo possível da realidade.

Ray Tracing foi introduzido pela NVIDIA com sua série de placas de vídeo baseadas na arquitetura Turing, que oferecem um desempenho seis vezes maior que o de suas antecessoras, permitindo o alto processamento necessário à nova tecnologia. A Turing ainda oferece suporte para jogos em 4K e a 60 quadros por segundo, mesmo em games mais avançados.

O que é ray tracing
Ray Tracing foi introduzido pela NVIDIA com a sua série de placas de vídeo baseada na arquitetura Turing (Reprodução/Internet)

Mas e como o Ray Tracing funciona de fato? Para responder essa pergunta, é preciso compreender que, para vermos todas as imagens, é necessário a emissão de luz de alguma fonte, seja ela natural ou não. Os raios luminosos percorrem então um caminho e atingem um determinado elemento, como um objeto qualquer. A depender da textura, do material, da cor, tamanho e outras características, a trajetória é levemente afetada. Quando retorna ao olho humano, apenas uma parte daquela luminosidade de fato retorna e é percebida pelos olhos humanos, gerando a imagem a nossa frente.

Com o Ray Tracing, um algoritmo controlado por IA procura prever quais são os feixes luminosos enxergados pelo olho humano. Em outras palavras, ele recria apenas a trajetória que, de fato, chegará aos olhos humanos e que se converterá em imagens. Após essa previsão sobre a reflexão luminosa, acontece a renderização. O resultado de tudo isso? Imagens exuberantes e mais próximas com o que estamos acostumados na vida real.

Para determinar a quantidade de luz que incide sobre um único pixel, a tecnologia necessita identificar a que distância a luz está, quão brilhante ela é e o ângulo da superfície refletora em relação ao ângulo da fonte de luz, antes de calcular quão quente o raio refletido deve ser. A tal inteligência artificial também ajuda a reduzir os ruídos da imagem, com o filtro “AI denoiser”, que acontecem ao se usar poucos raios. Dessa forma, a imagem apresentada tem a mesma qualidade de como se tivesse sido criada por milhares de raios por pixel.

Com a popularização da tecnologia, cada vez mais jogos chegam com suporte à criação da NVIDIA. Entre alguns dos títulos estão Battlefield 5, Cyberpunk 2077 e alguns games mais antigos também, como Minecraft e Fortnite. Apesar da diferença gráfica absurda percebida ao utilizar a tecnologia, a novidade ainda continua sendo um pouco cara para o consumidor final neste momento, já que é preciso investir em uma placa de vídeo com a tecnologia e em toda uma máquina que suporte esse setup (processador compatível e monitores ou televisores que acompanhem tal poder de processamento).

NVIDIA Reflex

Veja quais placas de vídeo da nvidia estão disponíveis para compra no brasil. De volta às prateleiras, preço das placas rtx série 30 está sendo normalizado; empresa diz trabalhar junto aos parceiros no brasil
Veja quais placas de vídeo da NVIDIA estão disponíveis para compra no Brasil

O NVIDIA Reflex por sua vez é uma tecnologia que os desenvolvedores de jogos eletrônicos têm à sua disposição e que ajudam na redução da latência de seu sistema, a fim de melhorar a experiência no jogo. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez no início de 2021 e está se tornando cada vez mais popular no PC. A novidade é voltada para o mercado de games competitivos, mas aos poucos jogos single-player, como God of War, também vêm adotando o recurso.

O NVIDIA Reflex melhora a comunicação entre os componentes presentes no PC e que estão sendo utilizados durante a jogatina, reduzindo a latência dos comandos. Ou seja, ao pressionar um botão do mouse ou teclado, a ação chegará mais rápido no game, garantindo movimentos mais precisos. Toda essa ação demora milissegundos para acontecer e pode acabar passando despercebida a olho nu, principalmente em computadores mais potentes e telas com altas taxas de quadros. No entanto, para quem ainda utiliza GPUs mais antigas, o Reflex pode ser de grande ajuda.

Apesar de ter sido anunciada junto com os modelos mais potentes de GPUs da NVIDIA, a tecnologia também funciona em placas de vídeo mais antigas da linha GeForce, podendo ser habilitada em qualquer modelo a partir da série GTX 900. Com isso, grande parte dos usuários podem se beneficiar da novidade. É válido ressaltar que a fabricante conta com um programa de certificação de periféricos otimizados para o NVIDIA Reflex. No entanto, se o jogo conta com suporte para a tecnologia, você pode utilizá-la em qualquer tela que o computador esteja ligado, desde monitores até televisões.

NVIDIA Ampere

Veja quais placas de vídeo da nvidia estão disponíveis para compra no brasil. De volta às prateleiras, preço das placas rtx série 30 está sendo normalizado; empresa diz trabalhar junto aos parceiros no brasil
Veja quais placas de vídeo da NVIDIA estão disponíveis para compra no Brasil

NVIDIA Ampere é o nome da microarquitetura de unidade de processamento gráfico (GPU) desenvolvida pela NVIDIA como sucessora das arquiteturas Volta e Turing, tendo sido anunciada oficialmente em 14 de maio de 2020, e equipa as GPUs RTX desde a série 20. Recebeu o nome do matemático e físico francês André-Marie Ampère.

Segundo a fabricante, a arquitetura fornece o dobro da taxa de processamento em FP32, proporcionando um desempenho por watt muito maior. Isso inclui novos núcleos RT dedicados que oferecem o dobro do desempenho da geração anterior e novos Tensor Cores de 3ª geração, que trazem um aumento de duas vezes na taxa de processamento dos seus predecessores. Todo esse poder é usado pelo NVIDIA DLSS, que acelera o desempenho.

Além de beneficiar desktops, a Ampere também está presente em dezenas de modelos de notebooks. A nova arquitetura permite o bom funcionamento de recursos que falamos aqui, como Ray Tracing, DLSS e NVIDIA Broadcast.

Game Ready Drivers

Game ready drivers
Disponíveis no mercado desde 2014, os Game Ready Drivers da NVIDIA foram criados para otimizar o desempenho das GPUs (Reprodução/Internet)

Disponíveis no mercado desde 2014, os Game Ready Drivers da NVIDIA foram criados para otimizar o desempenho das GPUs, de forma que os jogadores não tenham problemas de lentidão ou travamento na taxa de quadros. É claro que ter um bom monitor faz total diferença nas jogatinas, mas um driver de vídeo otimizado para o título que você está se divertindo é mais do que essencial.

Um driver de vídeo é o software que permite a comunicação entre a placa de vídeo e o sistema operacional e APIs de gráfico, games e aplicações, com foco em entregar uma maior performance para o usuário. Além de desenvolver um hardware para que o jogo ou qualquer outro aplicativo seja executado com a maior qualidade possível, a fabricante da placa de vídeo — juntamente com os desenvolvedores — precisa adaptar o driver de vídeo para que não ocorram falhas de comunicação entre o sistema operacional e a unidade de processamento gráfico (GPU).

É importante lembrar que computadores com Windows possuem dois modos de execução. O Modo Usuário é responsável por repassar informações entre o jogo e o sistema operacional. No caso do Modo Kernel, as informações sobre a aplicação — incluindo informações de adaptação — são enviadas para a placa de vídeo e dessa forma, o usuário tem a melhor performance possível.

Game ready drivers
Fabricante trabalha com grandes estúdios para que o desenvolvimento da ferramenta seja bem sucedido (Reprodução/Internet)

A falta de um driver de vídeo apropriado pode ser a explicação para possíveis lentidões e travamento de quadros em jogos. Mesmo que tenha uma boa placa de vídeo, você ainda precisa que a fabricante da GPU e o estúdio de desenvolvimento de jogos tenham trabalhado em conjunto para que os problemas não aconteçam.

Além de comunicação entre placa de vídeo e jogo estar alinhada, também é importante que a latência (tempo entre acionamento de um comando e resposta do computador) esteja adaptada de acordo com as configurações do título que está sendo jogado. Um driver de vídeo apropriado também é responsável por deixar um jogo mais estável, o que evita bugs no próprio drive, na placa de vídeo, jogo e permite que os usuários tenha acesso à melhor versão no momento de lançamento.

Em uma postagem em seu blog, a NVIDIA divulgou que já trabalha com grandes estúdios para que o desenvolvimento dos Game Ready Drivers seja feito ao mesmo tempo em que o jogo “ganha forma”. Antes de 2014, ano em que o programa foi criado, tudo era feito de forma tradicional: apenas na etapa final de criação que os desenvolvedores pensavam na adaptação dos títulos para as placas de vídeo e desenvolvimento de driver de vídeo próprio.

Atualmente, o processo de correção de erros acontece logo nos primeiros estágios de criação de um jogo. Logo que as primeiras ideias saem do papel, a NVIDIA atua com o estúdio de desenvolvimento para que os bugs sejam corrigidos. A empresa fabricante de placas de vídeo compartilhou que tem um time de especialistas para Unreal EngineUnity e demais plataformas para que os jogos sejam adaptados da melhor forma possível.

NVIDIA Broadcast

Nvidia broadcast
A Broadcast é uma ferramenta de streaming da NVIDIA, sendo uma das mais avançadas do mercado atualmente (Reprodução/Internet)

A Broadcast é uma ferramenta de streaming da NVIDIA, sendo uma das mais avançadas do mercado quando falamos de ferramentas incorporadas às placas de vídeos. Independente se você está utilizando um notebook ou desktop, se estiver com uma GPU GeForce RTX série 20 ou 30 poderá usufruir do software.

O recurso já existe desde 2020, tendo estreado junto com as GPUs da série 30 da empresa. O programa oferece ao usuário a melhoria da transmissão do áudio e do vídeo através de uma combinação de recursos das placas de vídeo com Inteligência Artificial. Ele pode ser baixado diretamente do site da empresa, e vem como uma solução prática para o trabalho e estudo remoto, permitindo que você configure suas lives, ligações e outros detalhes técnicos com facilidade.

Além disso, o software utiliza o NVIDIA Encoder, NVENC, que é uma parte específica das placas de vídeo, para reduzir a carga de trabalho da CPU durante as transmissões. Isso, segundo a marca, abre caminho para que o sistema possa executar os jogos ou outras tarefas exigentes.

Dentre os recursos do NVIDIA Broadcast está o RTX Voice, que apresenta uma ferramenta de redução de ruído tanto para o áudio captado através de microfones, quanto para áudios do sistema. Outra possibilidade do aplicativo são os efeitos que podem ser configurados nas imagens captadas pela webcam. É possível inserir um desfoque de fundo, alterar o plano de fundo introduzindo uma imagem e até remover o fundo sem a necessidade de um material de destaque para chroma key.

Preços e disponibilidade das placas de vídeo da NVIDIA

Abaixo, separamos as principais e melhores placas de vídeo da NVIDIA para você que está pensando em trocar a sua GPU ainda este ano. Confira.

GeForce GTX 1650

A GeForce GTX 1650 é uma placa de vídeo que incorpora memórias no padrão GDDR6 e até 4 GB, o que pode fazer com que os jogadores possam explorar jogos em Full HD com mais texturas e níveis de detalhes mais elevados.

Gigabyte geforce gtx 1650
Gigabyte GeForce GTX 1650 (Reprodução: Internet)

Na Pichau, o modelo Gigabyte GeForce GTX 1650 é vendido por R$ 1.549.

GeForce GTX 1660 Ti

Contando com 6GB GDDR6, 192 bits e um clock de 1800MHz, a GeForce GTX 1660 Ti traz um bom desempenho para os seus jogos. O modelo conta com tecnologia de rotação alternada que permite um melhor fluxo de ar, mantendo a temperatura sob controle.

Asus tuf gaming geforce gtx 1660 ti
ASUS TUF Gaming GeForce GTX 1660 Ti (Reprodução: Internet)

Na Amazon, a ASUS TUF Gaming GeForce GTX 1660 Ti é vendida por R$ 2.552.

GeForce GTX 1660 Super

A GeForce GTX 1660 Super traz o chip TU116 e clock que pode chegar aos 1.830 MHz, o que promete entregar bom desempenho em jogos, especial em resolução Full HD. A placa é equipada com 6 GB de VRAM no padrão GDDR6 com interface de 192 bits.

Asus tuf gaming geforce gtx 1660 super
ASUS TUF Gaming GeForce GTX 1660 SUPER (Reprodução: Internet)

Na Pichau, a ASUS TUF Gaming GeForce GTX 1660 SUPER é encontrada por R$ 2.469.

GeForce RTX 3050

A GeForce RTX 3050 é uma placa equipada com 2.560 núcleos CUDA, 20 RT Cores para Ray Tracing e 80 Tensor Cores para processamento de IA, além de 8 GB de memória GDDR6 em uma interface de 128-bit. Com consumo estipulado em 130 W, utilizando um conector de 8 pinos para alimentação, a placa apresenta clock base de 1.550 MHz e boost de 1.780 MHz, oferecendo assim até 9,1 TFLOPs de poder computacional.

Leadtek geforce rtx 3050 hurricane white edition
Leadtek GeForce RTX 3050 Hurricane White Edition (Reprodução: Internet)

Na Terabyte, a Leadtek GeForce RTX 3050 Hurricane White Edition é vendida por R$ 2.599.

GeForce RTX 3060

A GeForce RTX 3060 é uma placa de vídeo potente, capaz de rodar todos os jogos da última geração no modo alto em resolução Full HD e alguns até em 4K. Ela conta com a 2ª geração da arquitetura Ampere da NVIDIA, que garante uma taxa de processamento até 2x mais rápida. Além disso, ela embarca 3.584 núcleos CUDA, clock base de 1,32 GHz (que pode chegar até 1,78 GHz com boost), 12 GB de memória GDDR6 e suporte às tecnologias Ray Tracing e DLSS.

Gainward geforce rtx 3060
Gainward GeForce RTX 3060 (Reprodução / Internet)

Na Amazon, a Gainward GeForce RTX 3060 é vendida por R$ 3.539.

GeForce RTX 3060 Ti

A GeForce RTX 3060 Ti é uma placa de vídeo intermediária da NVIDIA que faz parte da nova geração RTX 30. Ela vem com 4.864 núcleos CUDA de processamento, podendo atingir velocidades de 1.410 MHz no clock base ou de até 1.610 MHz em turbo. Em relação à memória, o modelo possui 8 GB de GDDR6, conectados ao processador por uma interface de 256 bits, permitindo até 448 GB/s de banda para a troca de dados entre RAM e processador gráfico.

Zotac nvidia geforce rtx 3060 ti
Zotac NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti (Reprodução / Internet)

Na Kabum, a Zotac NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti é vendida por R$ 4.299.

GeForce RTX 3070

A GeForce RTX 3070 possui velocidade base de clock de 1,50GHz e com boost clock de 1,73GHz. São 5888 núcleos CUDA operando os 8GB de memória RAM de vídeo GDDDR6. A NVIDIA aplicou na GPU a nova arquitetura Ampère, com uma interface de 256 bits, realizando uma comunicação de até 448GB/s entre GPU e VRAM.

Galax geforce rtx 3070
GALAX GeForce RTX 3070 (Reprodução / Internet)

Na Amazon, a GALAX GeForce RTX 3070 é vendida por R$ 5.799.

GeForce RTX 3070 Ti

A GeForce RTX 3070 Ti foi uma das novidades da NVIDIA durante o segundo semestre de 2021. Ela apresenta 8GB de memória RAM no padrão GDDR6X, operando em 19Gbps (gigabits por segundo). Por falar em velocidades, essa GPU tem um clock básico de 1.575MHz. No entanto é possível chegar a até 1.770MHz quando for necessário entrar no modo turbo. Ela tem ainda 6.144 núcleos CUDA, 48núcleos RT e 192 núcleos Tensor e uma interface de 256 bits.

Veja quais placas de vídeo da nvidia estão disponíveis para compra no brasil. De volta às prateleiras, preço das placas rtx série 30 está sendo normalizado; empresa diz trabalhar junto aos parceiros no brasil
GALAX GeForce RTX 3070 Ti (Reprodução / Internet)

Na Amazon, a GALAX GeForce RTX 3070 Ti é vendida por R$ 6.770.

GeForce RTX 3080

A GeForce RTX 3080 é, atualmente, uma das melhores escolhas para jogos em 4K. Além de atingir uma alta resolução, ela pode rodar todos os jogos disponíveis no mercado atualmente com suas configurações máximas. A sua memória é de 10GB no padrão GDDR6X, uma evolução mais rápida em relação às gerações anteriores e uma interface de 320 bits, portanto, garantindo uma largura de 760 GB/s.

Veja quais placas de vídeo da nvidia estão disponíveis para compra no brasil. De volta às prateleiras, preço das placas rtx série 30 está sendo normalizado; empresa diz trabalhar junto aos parceiros no brasil
Gigabyte GeForce, RTX 3080 Gaming OC (Reprodução / Internet)

Na Terabyte, a Gigabyte GeForce, RTX 3080 Gaming OC é encontrada por R$ 7.299.

GeForce RTX 3080 Ti

A GeForce RTX 3080 Ti é uma placa de vídeo com memória de 12 GB VRAM no padrão GDDR6X, 10.240 núcleos CUDA e ainda inclui as tecnologias DLSS 2.0 e Ray Tracing para aprimorar a experiência visual em jogos. Sua interface de memória é de 184 bits, com 912 GB/s de largura de banda.

Msi geforce rtx 3080 ti ventus 3x
MSI GeForce RTX 3080 Ti VENTUS 3X

Na Terabyte, a MSI GeForce RTX 3080 Ti VENTUS 3X é encontrada por R$ 9.177.

GeForce RTX 3090

A GeForce RTX 3090 é o topo de linha das placas da NVIDIA, trazendo números que impressionam. Segundo a NVIDIA, a RTX 3090 de referência terá clocks de 1,4 GHz e que podem subir até 1,7 GHz com o turbo acionado. Ela ainda tem 10.496 núcleos CUDA de processamento. Com 24 GB de RAM dedicada, em padrão GDDR6X, mais recente e interface de 384 bits, a GPU assegura velocidades em torno de 936 GB/s entre os componentes. Um verdadeiro monstro!

Zotac nvidia geforce rtx 3090 trinity
Zotac NVIDIA GeForce RTX 3090 Trinity

Na Kabum, a Zotac NVIDIA GeForce RTX 3090 Trinity é vendida por R$ 12.999.

Veja também

NVIDIA apresenta novas ferramentas para desenvolvedores de jogos. Conheça.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
9
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados