Como criar playlists colaborativas no Spotify e YouTube Music

Como criar playlists colaborativas no spotify e youtube music. Tanto o spotify quanto o youtube music permitem que você crie playlists colaborativas para compartilhar suas músicas com amigos
Tanto o Spotify quanto o YouTube Music permitem que você crie playlists colaborativas para compartilhar suas músicas com amigos

Poder compartilhar músicas é provavelmente uma das melhores formas de socializar e é justamente pensando nisso que existem as playlists colaborativas no Spotify e YouTube Music. Essa funcionalidade dos serviços de streaming de música permite que os usuários compartilhem músicas em uma única lista. Isso se torna uma ferramenta social perfeita quanto você encontra músicas interessantes e quer juntar seus achados com as músicas prediletas de amigos em uma seleção musical que agrada o gosto de todos, permitindo edições e novas adições a qualquer momento.

Dessa forma, nesse artigo você vai aprender a criar uma playlist colaborativa no Spotify ou no YouTube Music. Infelizmente, até o momento, esse recurso não está disponível no Apple Music. A Apple ainda não revelou se essa funcionalidade será incluída em breve no serviço de streaming musical da empresa, mas espera-se que não demore muito para a plataforma também fornecer suporte a essa função.

Playlists colaborativas no Spotify

Qualquer playlist no Spotify pode ser colaborativa com uma edição rápida. Para isso, vá até sua biblioteca e selecione ou crie a playlist de sua escolha. Você pode fazer isso tanto pela versão desktop quanto pela versão mobile do aplicativo.

Playlists colaborativas no spotify
Tanto na versão desktop quanto mobile do Spotify, basta acessar as opções da playlist para torná-la colaborativa.

No entanto, a versão do aplicativo para dispositivos móveis torna esse processo muito mais fácil e rápido, uma vez que a opção de ativar a colaboração é mais visível lá. Assim que você estiver na playlist que seja utilizar, clique nos três pontos para abrir as opções de edição. Logo na segunda opção, você verá a frase Tornar colaborativo. Basta clicar na opção para poder compartilhar a lista com seus amigos.

Playlists colaborativas do spotify mobile

Após ativar essa opção, você precisa copiar o link e enviá-lo para quem deseja colaborar. Lembre-se de que uma playlist colaborativa pode ser editada por qualquer pessoa que tenha o link, embora você possa reduzir possíveis edições indesejadas tornando a lista de reprodução secreta.

Playlists colaborativas no YouTube Music

O Google está investindo pesado na versão apenas para músicas do YouTube, o YouTube Music. O serviço é o substituto do antigo Google Play Music, muito mais cheio de recursos. Recentemente, a plataforma ganhou novas funcionalidades, como a possibilidade de fazer o upload de sua biblioteca pessoal de músicas, além de um recurso de letras embutidas (que ainda precisa de aperfeiçoamentos), assim como uma aba de exploração para você localizar músicas novas. Se você deseja tornar uma de suas playlists colaborativa, vá para sua biblioteca e selecione a lista de reprodução de sua escolha.

Ao contrário do Spotify, esse procedimento é muito mais fácil de ser feito na versão desktop via navegador do que pela versão mobile. Mesmo assim, tornar uma playlist colaborativa no aplicativo para smartphones e tablets segue quase os mesmos passos que na versão para PC. Todo o procedimento envolve apenas alterar a visibilidade de sua playlist e permitir que colaboradores possam editá-la.

Quando estiver na playlist, clique na opção Editar playlist – isto dará algumas informações gerais sobre a lista. Como mencionado anteriormente, para torná-la colaborativa, você deve torná-la pública ou não listada. Na versão do navegador, a caixa de edição possui uma guia chamada Colaborar, o que torna isso muito fácil. Clicar nessa guia exibirá uma opção para permitir que os colaboradores adicionem músicas e vídeos. Ativar essa opção também ativará a opção Permitir novos colaboradores, que irá gerar um link de convite para enviar a colaboradores em potencial.

Fonte: The Next Web, Spotify, Engadget

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário