PS5: informações sobre o console já surgem na internet

Imagem do PlayStation em foco
Novas informações sobre o processador do novo videogame da Sony, o PS5, acabam de chegar a internet. Chip deve ser fabricado pela AMD. Veja o que já sabemos

Quando uma nova geração de produtos está próximo de ser lançada, muitos rumores começam a aparecer. Os videogames não ficariam de fora dessa onda de vazamentos, e dessa vez a “atingida” foi a Sony

Por meio do Twitter, um usuário que possui o nome de APISAK mostrou ao mundo as informações sobre o processador do PS5. Esses dados sugerem que assim como o Xbox Scarlett, a Sony estaria trabalhando com AMD em sua nova geração. Veja o que já sabemos.

Processador do PS5 deve ser fabricado pela AMD

De acordo com o recente vazamento, conseguimos saber o código fonte do novo videogame da Sony. Nomeado de AMD Gonzalo, e ganhando o código “2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9”, este codinome traduzido não seria utilizado em um computador, celular, ou servidores. 

A AMD já vem trabalhando com a Sony em uma nova geração de videogames, então esse seria o processador do PlayStation 5. Confira abaixo a foto compartilhada no Twitter:

especificações do AMD Gonzalo, provável processador do PS5

Não podemos deduzir muito sobre o  possível processador do PS5, como por exemplo confirmar se ele suportaria multiprocessamento (multithreading) mas esses dados já entregam que o processador presente na nova geração de videogames da Sony teria:

  • CPU com oito núcleos de processamento físico (provavelmente com 16 threads);
  • arquitetura AMD Zen 2 (que possui sete nanômetros)  para a CPU;
  • e arquitetura Navi 10Lite para a GPU.

Mesmo com poucas informações, podemos afirmar que haverão mudanças significativas se pegarmos como base a atual geração (PS4/PS4 Pro), que contam com os núcleos AMD Jaguar, uma mini arquitetura. 

Mas o que essas informações significam?

O novo processador do PS5, produzido pela AMD, traria mudanças para essa nova geração. Primeiramente que o PlayStation 5 conta com uma suposta arquitetura gráfica feita apenas para ele, que foi nomeada de Navi10 Lite. Com isso, se especula que o novo console consiga rodar qualquer jogo em qualidade 4K/60 fps.

PS4 Pro
Assim como o PS4 Pro (foto), processador do PS5 pode permitir que console rode jogos em 4k

Se possuir a arquitetura Zen 2, o novo videogame da Sony será também: mais rápido, consumirá menos energia (cairia pela metade), e seria mais seguro. Esse novo modelo também possuiria mais memória de cachê.

Com o novo processador do PS5, podemos dizer que possivelmente, esse novo console contaria com a tão esperada retrocompatibilidade, mas isso ainda é uma especulação que não foi confirmada pela Sony. Patentes vazadas revelam que a empresa estaria trabalhando nisso, mas nada mais foi dito sobre o assunto.

Possível controle do PS5
Esse seria a possível aparência do novo controle da Sony (Fonte: Meu PS4)

E falando sobre uma possível data de lançamento, pouco também se sabe sobre isso, mas é provável que a nova geração da Sony seja lançada a partir de 2020.

Xbox Scarlett e PS5 podem ter processadores semelhantes

Não é nenhuma novidade que a Microsoft está trabalhando com a AMD em seu novo console, que por enquanto está sendo chamado de Scarlett. No palco da CES 2019, Phill Spencer, chefe do Xbox, confirmou os rumores.

Xbox e PS4 juntos
QuasQuais serão as diferenças entre os novos consoles?

Com isso em mente, é provável que ambos os novos consoles sejam semelhantes em questão de hardware, possuindo pequenas mudanças que devem fazer diferença na hora das jogatinas.

Resta saber qual deles será lançado primeiro, e principalmente qual irá levar o troféu de melhor console. A Microsoft vem investindo em vários aspectos para entregar uma geração de videogames que seja completa, e já a Sony, parece estar trabalhando tranquilamente em seu novo console.

Logomarcas PlayStation e Xbox juntas
E qual das duas empresas deve se destcar com a chegada da nova geração de videogames?

Vale ressaltar que assim como qualquer rumor, nenhuma das informações devem ser levadas a sério. Provavelmente saberemos mais sobre as novas gerações de consoles em junho deste ano, mês que acontece a E3.

Fontes: Leak e Meio Bit.

E o que você acha do possível processador do novo PlayStation? E qual das duas empresas vai sair na frente? Diga pra gente nos comentários!

Rumor: Informações sobre o PlayStation 5 podem ter vazado da Sony

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via