Tudo o que já sabemos sobre o Xbox Scarlett, novo videogame da Microsoft

Tudo o que já sabemos sobre o Xbox Scarlett, novo videogame da Microsoft 6
Um novo videogame da Microsoft pode estar perto de ser lançado, e nós reunimos todas as informações que já sabemos sobre o Xbox Scarlett

Com o nome provisório de Xbox Scarlett, muitos rumores já saíram sobre o novo videogame da Microsoft. Apesar de tudo, ele ainda não teve nenhuma funcionalidade confirmada.

Com um possível lançamento na E3 2019, famosa feira de games – que excepcionalmente ano que vem não contará com presença da Sony – nós reunimos nesse artigo tudo o que já sabemos sobre o  novo console.

Definindo novos padrões

Há cerca de um ano, começaram a surgir os rumores de que um novo videogame da Microsoft estaria sendo desenvolvido, com um nome, no mínimo, peculiar: Xbox Scarlett.

Pouco se sabia sobre o projeto, até que, durante a E3 2018, Phill Spencer, chefe da divisão Xbox da Microsoft e também da Microsoft Studios, fez um comunicado.

Possível aparência do Xbox Scarlett
Possível aparência do novo console da Microsoft ainda é um rumor

Spencer confirmou que sua equipe de hardware estava de fato interessada em arquitetar os próximos consoles do Xbox, e que assumiu a missão de revolucionar a indústria de jogos, estabelecendo um padrão de referência para jogos de console. Ou seja, o projeto Scarlett já era uma realidade.

A expectativa agora é que a Microsoft mantenha um hardware com processadores baseados no chipset AMD x86, depois de passar da arquitetura PowerPC. A própria CEO da AMD, Dr. Lisa Su, revelou que os esforços da empresa para entregar o próximo “segredo da Xbox” são reais, indicando que a parceria entre as empresas pode gerar muitos frutos.

Arquitetura interna do novo Xbox Scarlett
Microsoft estaria trabalhando com a AMD em novo console

Se pegarmos o histórico dos consoles anteriores, o esperado é que o Xbox Scarlett tenha uma nova unidade de processamento gráfico (GPU) da AMD. A equipe responsável pelo desenvolvimento do Xbox também está contratando um engenheiro elétrico especializado em GDDR6, que já trabalhou em várias empresas da área. Digamos que a Microsoft planeja usar uma memória gráfica mais rápida e eficiente em um novo console.

Scarlett pode ser uma família

Vários rumores indicam que o Xbox Scarlett será uma família de dispositivos, e não apenas um console. Não se sabe quantos integrantes essa família terá, mas é muito provável que todos esses produtos sejam adaptados para públicos diferentes, com ferramentas para diferentes gêneros.

Em resumo, será um console de alta tecnologia, mas de baixo custo, capaz de agir como um complemento para streaming (algo como o “Projeto Hobart”, que acabou descontinuado antes mesmo de começar a ser vendido).

Retrocompatibilidade vai ser mantida

A Microsoft já havia citado que não iria mais para lançar revisões de seus consoles, mas também não iria deixar as gerações passadas para trás. Um exemplo disso foi o lançamento do Xbox One X, que apesar renovar a linha com uma atualização significativa de hardware, não abandonou os jogos lançados anteriormente.

Embora tenha inúmeros recursos que não estão presentes nas gerações anteriores, é esperado que o novo console mantenha a compatibilidade dos jogos, aplicativos, e recursos. Aproveitando o mesmo kernel ( uma espécie de “cérebro” do dispositivo) do Windows 10, o novo videogame deve ser construído sobre os fundamentos do Xbox One.

Antigas gerações do Xbox (O one e o S)
Retrocompatibilidade vai ser um dos pilares do Xbox Scarlett

Gráficos melhorados no Xbox Scarlett

Se as atualizações de hardware estiverem realmente a caminho, melhorias gráficas substanciais podem estar no novo console. Embora o Xbox One X seja vendido como um videogame 4K, muitos jogos ainda não são compatíveis com tamanha taxa de quadros.

Xbox One X
Jogos 4K devem ser prioridade no novo videogame

Com os jogos 4K se tornando um padrão, é provável que os jogos do Xbox Scarlett atinjam a resolução a 60 quadros por segundo (para FPS), para não citar outros recursos gráficos.

O formato 8K (resolução 7.680 x 4.320) a 60Hz é possível no padrão HDMI 2.1, mas isso ainda levará um tempo para se tornar popular.

Citando os recursos que viraram realidade recentemente, o suporte a 120Hz, taxas de atualização variáveis e modo de latência automática também devem ter uma presença maior no novo Xbox.

Streaming é uma prioridade

Além da inovação, um dos compromissos  da Microsoft é oferecer streaming de jogos com qualidade de console, e isso está ligado diretamente ao Xbox Scarlett.

Podemos afirmar isso porque a plataforma de streaming da empresa, nomeada de Project xCloud, começará a ser testada pelo público já no ano que vem.

A empresa está construindo uma rede dedicada (backbone) apenas para jogos em nuvem remotos em todo o mundo. Veja o vídeo de lançamento da plataforma de streaming:

Depois do sucesso do Xbox Game Pass, serviço de assinatura que permite os donos de consoles jogarem vários títulos, essa plataforma de streaming deve ampliar ainda mais as experiências completas em PCs, tablets e smartphones.

Phill Spencer indicou que o lançamento do Project  xCloud pode acontecer em 2020, e o novo Xbox pode ser o complemento para isso.

Sem realidade virtual por enquanto

Antes do lançamento do Xbox One, a empresa desenvolvedora do videogame discutiu trazer o VR para o console, na época, uma indústria que estava em destaque. Desde então, não tivemos mais notícias sobre um dispositivo de realidade virtual que poderia ser usado em um Xbox.

Em uma entrevista dada ao site GamesIndustry.biz, Mike Nichols, Diretor de Marketing, disse que a empresa não tem planos em trazer a realidade virtual ou mista para o Xbox. 

Jogos e aplicativos que podem aparecer

Apesar de muitas informações sobre hardware e supostas novidades já terem sido divulgadas, ainda não se sabe quais franquias de jogos podem aparecer no Xbox Scarlett.

Provavelmente, muitos jogos exclusivos do Xbox One também serão reproduzidos graças  a retrocompatibilidade prometida pela empresa.

Vários jogos exclusivos do Xbox, estes que devem ser os primeiros que devem a chegar ao Xbox Scarlett
Exclusivos devem ser os primeiros a chegarem ao novo console

Títulos como Halo Infinite, Gears 5, e os próximos jogos da série Forza, devem ser os primeiros.

Recentemente, a Microsoft adquiriu 5 novos estúdios, dobrando seu compromisso de jogos exclusivos. Entre eles está o “The Initiative“, que possui grandes talentos em seu time, como o ex-diretor técnico da Rockstar Games.

Séries como Fable, desenvolvido pela Playground Games, e outras criações desses estúdios também podem chegar ao Xbox Scarlett. 

Desenvolvedores que não estão diretamente ligados com a Microsoft também estão investindo em jogos para o novo Xbox. A Bethesda, por exemplo, já afirmou que Starfield e The Elder Scrolls VI estão sendo projetados para uma nova geração de videogames.

Mas afinal, quando ele deve ser lançado?

A empresa ainda não confirmou quando irá lançar o novo Xbox, mas relatórios internos (também vazados) indicam que a equipe tem como meta, colocar o console no mercado até 2020.

Pegando isso como base, é provável que uma prévia seja mostrada ao público na E3 2019. 

Datas da E3 2019 (11 e 13 de junho de 2019)
Feira de jogos acontece entre os dias 11 e 13 de junho do ano que vem

Se isso realmente acontecer, a Microsoft estará ultrapassandoSony, já que o PlayStation só está previsto para 2021.

Vale ressaltar que todas essas informações acima são rumores, e por isso, não devemos acreditar em qualquer notícia até  um anúncio oficial da empresa. Mas vale a pena sonhar com todas essas especificações unidas em um console.

Fonte: Windows Central

O que você espera do novo Xbox? Quando acha que ele vai ser lançado? Conta pra gente nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta