Logo do windows 12

Quando o Windows 12 deve ser lançado?

Avatar of victor pacheco
Previsto para ser lançado em 2024, o Windows 12 deve trazer mudanças no design e principalmente na barra de tarefas. Veja o que já se sabe

O Windows 11 foi lançado em outubro do ano de 2021, mas nada nos impede de pensar na próxima geração e perguntar quando o Windows 12 estará entre nós para uma instalação nos PCs que utilizamos no dia a dia.

O ciclo de produto do sistema operacional da Microsoft ainda tem muito tempo pela frente, mas já é possível dar uma estimativa do próximo lançamento e até mesmo quais computadores rodem a próxima geração do sistema operacional. Com foco em responder esta e mais perguntas, desenvolvemos este post especial.

Possível data de lançamento do Windows 12

Informações de bastidores da indústria de tecnologia dão a estimativa de que a nova versão do sistema operacional fique disponível para download em meados de 2024. É claro que tudo ainda é uma grande dúvida, até porque a Microsoft nem mesmo tocou no assunto e não há nenhuma informação sobre o que mudaria em relação à atual versão e uma nova geração do Windows.

Possível logo do windows 12
Nova geração deve ser lançada apenas em 2024 (Foto: Reprodução/Geek;ro)

Além disso, é importante lembrar que o Windows 11 continua recebendo atualizações, o que não deve parar tão cedo. O primeiro semestre trouxe a possibilidade de usar aplicativos de smartphones de forma nativa no computador sem que a experiência fosse afetada em relação ao uso em dispositivos móveis.

Já o segundo semestre de 2022 promete novidades para quem usa um PC com Windows: a Microsoft está preparando a atualização 22H2, que deve trazer mudanças na experiência touchscreen, melhorias no menu Iniciar e alterações no design.

Levaram seis anos entre o Windows 10 e o Windows 11, mas a empresa deve seguir o intervalo entre o Windows 8.1 e o Windows 10 (de três anos) para que o lançamento do Windows 12 aconteça. Blogs de tecnologia do exterior estão apostando na estimativa de uma disponibilização aconteça entre setembro e novembro de 2024.

Vai ser gratuito e/ou obrigatório?

A Microsoft não tem o hábito de inativar máquinas com sistemas operacionais antigos com foco em obrigar os usuários a usar a versão mais recente de seu sistema operacional. Mas é importante lembrar que você só terá acesso aos novos recursos se utilizar o Windows 12.

Animação para indicar atualização do windows em um computador
Nova versão de sistema operacional deve ser gratuita, assim como as anteriores (Foto: Reprodução/Internet)

Para o lançamento do Windows 10, Windows 11 e versões posteriores, a empresa sempre separou um espaço de tempo para que os clientes fizessem a atualização gratuita e o isso não deve ser deixado de lado com o lançamento da próxima versão.

A única regra para usar a nova versão é em relação às atualizações lançadas, como por exemplo, quando o suporte para o último lançamento for finalizado, você será obrigado a fazer a atualização para que a Microsoft siga dando suporte no caso de qualquer problema.

Pc com windows sendo atualizado
Empresa ainda deve dar suporte para modelos com versões anteriores (Foto: Reprodução/Internet)

Nos resta esperar para saber se a mesma política deve ser seguida com o lançamento do Windows 12, mas isso não deve mudar e a nova geração do sistema operacional não deve ser obrigatória. O que pode acontecer é apenas o fim do suporte até uma data específica, mas isso deve durar mais de 3 anos. O suporte do Windows 8.1 por exemplo, irá até 10 de janeiro de 2023.

O que a atualização do Windows trará?

Pode ser muito cedo para tocar neste assunto, pois como dizemos anteriormente, a própria empresa que cuida deste assunto ainda nada falou sobre a existência do Windows 12. Entretanto, é possível ter uma prévia por meio das versões lançadas para o programa Windows Insider, utilizado pela Microsoft para testar novidades. A maior delas é uma nova barra de tarefas, que pode ser visualizada abaixo:

Possível nova barra de tarefas do windows 12
Barra de tarefas pode passar por mudanças em novo lançamento (Foto: Reprodução/XDA Developers)

É importante lembrar que esta novidade também pode ser lançada no próprio Windows 11 e então, ficarmos sem saber o que esperar da próxima versão do sistema operacional. Ao deixar a imaginação fluir, seria bastante interessante ver uma forma nativa de usar a câmera frontal de um smartphone como webcam. Uma integração entre o Windows e o celular do usuário já é possível hoje em dia, mas, porque não expandir estes recursos? De todas as formas, esta é uma pergunta que apenas o tempo responderá.

Como ficam os PCs antigos?

É esperado que modelos lançados antes de 2018 não sejam compatíveis com o Windows 12, se levarmos os requisitos o último lançamento da Microsoft em conta. Para que uma máquina consiga rodar o Windows 11, é necessário que tenha:

  • Processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos de 64 bits;
  • 4 GB de RAM;
  • 64 GB de armazenamento;
  • Tela HD (720p) maior que 9 polegadas;
  • Chip TPM 2.0;
  • Placa de vídeo ou chip gráfico compatível com DirectX 12, ou superior e com driver WDDM 2.0.

É quase certo que caso seu computador não tenha as especificações técnicas para rodar a versão do sistema operacional lançado no ano passado, também não rode o Windows 12. A Microsoft lançou um aplicativo que faz uma revisão em todos os componentes de sua máquina para saber se ela rodaria o Windows 11 ou não e você pode fazer o download gratuito para saber se pode fazer o upgrade.

O que você espera da versão do SO da Microsoft? Acredita mesmo que ela será lançada apenas em 2024? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira como instalar a última versão do sistema operacional de graça em nossa matéria especial

Fonte: XDA Developers

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados