A imagem mostra uma representação física do bitcoin em frente ao gráfico de preços

Quanto custa 1 Bitcoin?

Avatar of douglas costa
Você já se perguntou como o valor do Bitcoin é determinado? A resposta é mais simples do que parece, entenda o valor atual e sua flutuação.

Você já se perguntou quanto exatamente custa 1 Bitcoin? Claro, você pode basicamente pesquisar o nome da criptomoeda no Google e receber a resposta de imediato, mas você sabe como esse valor é determinado? O valor do bitcoin é estipulado por vários recursos diferentes que, francamente, pode ser confuso para o usuário comum da internet. Afinal, a criptomoeda é relativamente nova no espaço econômico, e somente de alguns anos para cá que ela vem tomando o seu lugar cultural e econômico.

Como surgiu o Bitcoin?

Representação física de um bitcoin
Representação física de um Bitcoin (Reprodução/Internet)

A ideia de uma moeda financeira descentralizada existe há décadas, mas foi após a crise financeira de 2008 que um usuário anônimo conhecido apenas como “Satoshi Nakamoto” desenhou o que seria o primeiro modelo do Bitcoin.

A moeda, que é 100% digital, surgiu como uma alternativa para a moeda convencional de papel e não é controlada por nenhum tipo de instituição bancária ou governo. Atualmente, ela é utilizada em transações digitais e em diversos estabelecimentos ao redor do mundo, com o seu acesso tendo expandido rapidamente na última década.

Após a crise financeira de 2008 ter gerado descrença de diversos bancos e instituições financeiras nos olhos de pessoas comuns, Satoshi encontrou o momento perfeito para iniciar um êxodo contra a forma tradicional de realizar transações e introduziu o Bitcoin ao mundo. Os bancos americanos quase quebraram totalmente em 2008, e isto só não ocorreu devido ao governo americano ter enviado cerca de US$ 3 Trilhões para auxiliar na queda.

A primeira transação com Bitcoin foi realizada em 2009 quando Satoshi Nakamoto resolveu enviar 10 bitcoins para Hal Finney, mas foi somente em 2010 que um homem chamado Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas por 10,000 BTCs, que na época valia em torno de 25 dólares americanos, e iniciou o que seria um novo passo para a mudança da economia mundial.

Neste tempo, o Bitcoin existia somente para ir contra as políticas de bancos e governos que passavam por momentos de crise e inflação mundial. Para Satoshi e seu seguidores, o bitcoin seria a alternativa financeira para aqueles que não acreditavam no sucesso econômico do formato atual de impressão de papel-moeda demonstrada por diversos governos, especialmente o governo americano.

Para garantir o sucesso e a legitimidade da moeda, foi criado a tecnologia Blockchain que se tornou a principal fonte de segurança do bitcoin.

O que é o Blockchain?

Quanto custa 1 bitcoin?. Você já se perguntou como o valor do bitcoin é determinado? A resposta é mais simples do que parece, entenda o valor atual e sua flutuação.
É necessário entender o que é o Blockchain para poder entender o Bitcoin (Imagem: Gettyimages)

O Bitcoin utiliza a tecnologia Blockchain (Cadeia de Blocos), que é uma espécie de livro aberto de contabilidade que recebe, informa e gera confirmação de todas as transações realizadas com o criptoativo. O blockchain é essencial para a transparência da moeda, e valida todas as movimentações feitas com o ativo digital.

O Blockchain permite que todos os dados das transações sejam transmitidos para os usuários da rede, que validam os blocos de uma forma transparente e descentralizada. Ou seja, ao realizar uma transação de usuário para usuário, não há a necessidade de interferência de uma entidade maior para permitir o envio das moedas, criando um ambiente acolhedor para quem não confia em instituições financeiras centralizadas, como o banco central.

O Blockchain é totalmente livre de qualquer tipo de entidade controladora, criando autonomia para os usuários que desejam realizar transações anonimamente. O Blockchain manda as informações de cada transação para a rede, que é validada por mineradores, e serve como uma espécie de extrato onde guarda todas as informações de suas transações, incluindo a sua posse como legítimo dono daquela moeda transmitida.

Para saber mais da tecnologia Blockchain, separamos um guia completo para os iniciantes.

Como é determinado o valor do Bitcoin?

O valor de uma crypto, ao contrário de moedas controladas por bancos centrais e governos, é determinada por diferentes fatores. Pela moeda ser considerada uma commodity, o valor pode influenciado pelos seguintes motivos:

  • A demanda por bitcoins e quantidade disponíveis para troca e venda;
  • O custo da produção de um Bitcoin pelo processo de mineração;
  • Regulações governamentais sobre o uso e compra do ativo;
  • Noticias e atenção dada pela imprensa.
Imagem representa um bitcoin em queda
Representação do Bitcoin em queda (Reprodução/Internet)

O BTC, apesar de ser digital, é finito. Um dia, será impossível minerar mais moedas dentro da blockchain, e isso vai acabar fazendo com que o ativo se torne ainda mais escasso e valioso. Já é possível ver este efeito acontecendo hoje, pois a moeda é programada para diminuir as recompensas via mineração a cada 4 anos.

O halving basicamente reduz a inflação no valor da moeda por queimar uma quantidade de crypto dentro da blockchain. Após ser queimado, esses ativos são impossíveis de recuperar, fazendo com que a mineração se torne ainda mais difícil. O ultimo halving ocorreu em 2020, com o próximo programado para acontecer em 2024.

Além disso, o valor também é determinado pela quantidade de pessoas que desejam comprar ou vender seus ativos. Assim como as ações de uma empresa, se mais pessoas estiverem interessadas em vender, o valor obviamente terá uma queda. Agora, se mais pessoas estiverem interessadas em comprar, o valor se encontrará subindo rapidamente. A intenção de compra e venda de um ativo pode ser manifestada através da opinião pública, introdução na cultura pop ou até mesmo através de noticias sobre a moeda pela imprensa.

Como comprar um bitcoin hoje?

Quanto custa 1 bitcoin?. Você já se perguntou como o valor do bitcoin é determinado? A resposta é mais simples do que parece, entenda o valor atual e sua flutuação.
Representação da flutuação do Bitcoin em um gráfico (Reprodução/Internet)

Nos dias atuais, comprar o ativo se tornou mais fácil graças ao uso de diversas corretoras espalhadas no território nacional. Cada corretora disponibiliza a sua própria plataforma para a compra e venda de criptoativos, e oferecem diferentes taxas para os interessados.

Para abrir uma conta e negociar bitcoins, é necessário ser maior de 18 anos, ter um CPF ou CNPJ ativo, uma boa relação com a receita federal e um endereço de email válido para acesso livre à sua conta. Além das diversas corretoras, alguns bancos também começaram a providenciar plataformas de compra e venda de criptoativos, então eu recomendo você dar uma olhada no aplicativo do seu banco para ver se existe a opção.

Após realizar a abertura da sua conta na plataforma de sua escolha, basta seguir as instruções de cada corretora para poder começar a realizar as transações. Se você tiver dúvidas sobre qual plataforma escolher, nós temos um guia completo para auxiliar na sua compra e venda de bitcoins.

Qual o valor do Bitcoin atualmente?

A moeda vem passando por uma turbulência na sua variação de preço. Em apenas 3 meses, ela acabou perdendo 50% do seu valor, indo da faixa dos 40 mil dólares para “apenas” 20 mil. Os fatores para esta queda brusca no valor dependem de tudo aquilo que eu disse no tópico anterior, mas também tem a ver com a perca de crença dos investidores.

No final do mês de Julho de 2022, a moeda terminou com o valor de R$ 122.871,59. Se formos falar do valor da moeda em dólar, ela terminou o mês valendo U$23.753,40.

Quanto custa 1 bitcoin?. Você já se perguntou como o valor do bitcoin é determinado? A resposta é mais simples do que parece, entenda o valor atual e sua flutuação.
Valor do Bitcoin em Reais no dia 31 de Julho (Imagem: Google)
Quanto custa 1 bitcoin?. Você já se perguntou como o valor do bitcoin é determinado? A resposta é mais simples do que parece, entenda o valor atual e sua flutuação.
Valor do Bitcoin em dólar no dia 31 de Julho (Imagem: Google)

Existem muitas ferramentas para avaliar o valor do BTC hoje, com uma delas sendo o próprio Google. Mas se você precisar de uma análise fixa, é possível visitar sites como o Coinmarketcap, que gerencia o valor das principais criptomoedas disponíveis para compra e venda.

Veja também

Em nosso canal no YouTube, também fizemos um vídeo que vai te ajudar a entender mais sobre o Bitcoin, carteiras digitais e os riscos associados com a moeda, confira:

Comprou bitcoins e agora não sabe como proceder com o leão? Saiba como declarar criptoativos no Imposto de Renda para evitar problemas com a receita federal.

Fonte: Investopedia, Boardroom, The Verge e The Balance.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados