Qual quantidade de memória RAM preciso para jogar no computador?

Um pente de memória RAM em um fundo escuro.
A escolha da quantidade certa de memória RAM para jogar no computador depende de vários fatores, e nós te ajudamos a encontrar a resposta

Se você gosta de jogar no computador ou pretende adquirir uma máquina para se divertir com os últimos lançamentos, já deve ter se perguntado qual a quantidade de memória RAM necessário para jogar. A resposta é: depende de vários fatores (e a gente te ajuda a encontrar a resposta).

Um pente de memória RAM em um fundo escuro.
Para garantir que seus jogos funcionem bem, ter a quantidade adequada de memória RAM é imprescindível.

O que é a memória RAM e o que ela faz?

Resumidamente, a memória RAM é uma memória volátil (não armazena conteúdos após desligada) que armazena dados das aplicações sendo executadas no computador, incluindo o próprio sistema operacional. É extremamente rápida se comparada a armazenamentos não voláteis, como os discos rígidos. A quantidade de memória RAM está diretamente ligada ao bom funcionamento de aplicações pesadas, como jogos e programas de edição.

Os consoles base dessa geração (Xbox One S e PlayStation 4) possuem 8GB de RAM cada, enquanto os topos de linha, Xbox One X e PlayStation 4 Pro, possuem 12GB e 9GB (sendo 1GB de memória auxiliar), respectivamente. É necessário levar em consideração que esses consoles possuem sistemas operacionais super otimizados e não permitem grandes modificações por parte dos usuários ou execução de aplicações em segundo plano – ao contrário dos computadores convencionais.

Por não variarem muito em relação ao hardware e configuração gráfica em que serão executados, os games para consoles geralmente conseguem extrair o máximo da quantidade de memória RAM oferecida para eles. Isso não acontece nos computadores, que, além de executarem sistemas operacionais muito mais robustos, também executam várias aplicações em segundo plano.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que a memória RAM é apenas uma variável numa série de fatores que combinados resultam no seu game sendo executado com uma boa resolução e taxa de quadros por segundo. Não estamos levando em consideração fatores importantíssimos como poder de processamento gráfico da placa de vídeo e bruto do processador – estes assuntos, porém, podem entrar em um próxima especial.

Quanto de memória RAM eu preciso?

8GB de RAM: o mínimo (e talvez só o que você precisa) para se jogar games modernos

Sejamos diretos aqui: você não vai querer comprar uma máquina para jogar com apenas 4GB de RAM, apesar de alguns jogos modernos ainda exigirem 4GB como requerimento mínimo. Sistemas operacionais modernos como Windows 10 por si só já vão consumir boa parte dessa memória, deixando pouca coisa livre para os jogos.

8GB de RAM é o suficiente para executar grande parte dos jogos dos últimos anos, como GTA V, Fortnite, Far Cry New Dawn, Forza Horizon 4, League Of Legends, Overwatch, The Witcher 3, Assassin’s Creed Odyssey, Gears 5, DOOM e outros. Entretanto, é bom ter em mente que o seu computador pode não ter uma “folga”, já que 8GB de RAM será compartilhado com outras aplicações.

16GB de RAM: mais do que o suficiente para jogar agora e em alguns anos

Se você quer um computador para segurar as pontas por uns bons longos anos, 16GB de RAM é uma escolha certeira. A grande maioria dos jogos tende a escalar e aproveitar melhor a quantidade de memória disponível. Além disso, o próprio sistema operacional também se beneficia da memória extra.

A maioria esmagadora dos games atuais tem requisitos recomendados com quantidades entre 12 e 16GB de memória RAM. Essa quantidade é mais do que suficiente para rodar tudo. Se você pensa em fazer streams, por exemplo, 16GB de RAM permite que você rode outras aplicações pesadas com o OBS e o Chrome.

Indo além dos 16GB

Passar dos 16GB de RAM só é interessante se você tem dinheiro e quer uma máquina realmente à prova do tempo. A próxima geração de consoles está chegando no fim de 2020 e com ela, novos padrões de hardware para o desenvolvimento de jogos. Ainda não há rumores sobre a quantidade de memória RAM no futuro Xbox e PlayStation, mas podemos arriscar no mínimo 16GB. Mais RAM claro, significa mais folga para o sistema operacional (e isso é uma vantagem indiscutível), mas não deve ter impactos significativos na execução de jogos.

Nossos Testes

Testamos alguns games em um computador equipado com uma placa gráfica NVIDIA GeForce GTX 1060 de 6GB, processador Intel Core i7-7700, SSD de 256GB e quantidades diferentes de memória RAM. Confira os resultados:

Hellblade: Senua’s Sacrifice

Gráficos: Muito Alto

8GB RAM
60 quadros por segundos no máximo. Nessa configuração gráfica, o jogo claramente engasga com 8GB de RAM. O ideal aqui é abaixar a configuração para médio.

16GB RAM
O jogo roda muito mais próximo dos 60 quadros por segundo aqui do que com 8GB de RAM. Não chega a ser consistente, mas personalizar as configurações gráficas ajuda.

Observações: importante verificar a otimização do game para a plataforma e estar sempre com os drivers atualizados.

Beyond: Two Souls

Gráficos: Alto

8GB RAM
60 quadros por segundo na maioria do tempo, com eventuais inconsistências. Um ajuste fino nas configurações gráficas ajuda a obter performance mais consistente.

16GB RAM
60 quadros por segundo travados, sem inconsistências.

Overwatch

Gráficos: Épico

8GB RAM
O jogo entrega de forma consistente mais de 60 quadros por segundo mesmo com 8GB de RAM. Reflexo de uma otimização muito bem realizada.

16GB RAM
Como esperado, o jogo continua entregando mais de 60 quadros por segundo.

Ou seja, a diferença entre 8 e 16GB de RAM só é notada em configurações gráficas próximas do alto e muito alto, especialmente quando o foco é atingir 60 quadros por segundo.

E você, como é sua experiência em relação a quantidade de memória RAM utilizada em computadores com foco em jogos? Conta para a gente nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: