Como recuperar um desenho corrompido do AutoCAD

Como recuperar um desenho corrompido do AutoCAD
Usando o Recovery Toolbox for DWG é possível recuperar um arquivo corrompido do AutoCAD sem muito esforço

Qualquer profissional que utiliza o AutoCAD uma hora ou outra já sofreu com arquivos corrompidos. Seja porque caiu a energia e o computador desligou enquanto o programa salva um arquivo, por algum problema no HD que corrompeu o save ou mesmo um vírus que acabou bagunçando todos os seus arquivos, o fato é que ter que lidar com arquivos corrompidos não é tão raro quanto deveria ser, e isto acaba atrapalhando muito o trabalho, te obrigando muitas vezes a começar do zero algo que já estava quase pronto.

Um grande problema nestes casos é que, apesar de não ser um problema tão raro, a comunidade de usuários do AutoCAD é relativamente pequena, e muitas vezes não é assim tão simples achar na internet uma forma de contornar este problema. Mas não se preocupe! Mostraremos aqui algumas formas que você pode tentar recuperar um arquivo corrompido do programa.

Recuperando arquivos pelo AutoCAD

Como recuperar um desenho corrompido do AutoCAD
É possível encontrar algumas ferramentas de recuperação dentro do menu Drawing Utilities do AutoCAD

Felizmente, o próprio AutoCAD possui algumas formas de te ajudar a recuperar um arquivo corrompido, e existem alguns métodos pelo próprio programa que você pode utilizar para, por exemplo, recuperar um arquivo que o programa até abriu mas você percebeu que está apresentando problemas claros, como alguns objetos não estarem disponíveis.

Uma forma de se tentar resolver os problemas pelo próprio AutoCAD é através da checagem de ficheiros do programa. Normalmente ela já é feita automaticamente ao abrir um arquivo, mas, caso ainda persistam alguns problemas, você pode tentar fazer uma checagem manual. Para isso, você pode acessar o menu principal do programa e, na opção “Drawing Utilities”, escolher o item “Recover”. Aí é só responder “sim” para a pergunta que será feita, selecionar a opção para que o programa corrija todos os problemas detectados, e aguardar o fim da verificação.

Outro opção é utilizar o gestor de recuperação de desenhos, uma ferramenta que pode ser bem importante caso o problema tenha sido causado por algum objeto adicionado pelo próprio usuário. No mesmo menu “Drawing Utilities” você encontrará uma opção chamada “Drawing Recovery Manager”. Ao escolher esta opção, abrirá um prompt onde você poderá escolher qual arquivo quer recuperar. Escolha um com a extensão .bak (usada para criar arquivos de salvamento automático do AutoCAD) de um horário anterior ao início do problema, e o programa irá abrir esta versão anterior à falha.

Recuperando arquivos com o Recovery Toolbox for DWG

Infelizmente, nem sempre o próprio AutoCAD consegue resolver os problemas causados por um arquivo corrompido, e nessas horas a única alternativa é procurar um programa desenvolvido justamente para tentar resolver esses problemas – e uma boa solução é o Recovery Toolbox for DWG.

Desenvolvido justamente para este tipo de emergência, o Recovery Toolbox for DWG é uma alternativa para recuperar arquivos corrompidos do AutoCAD bem fácil de usar e bastante eficiente, conseguindo recuperar alguns arquivos que as ferramentas de recuperação do AutoCAD dão por perdido.

Além disso, o Recovery Toolbox for DWG pode ser um belo “quebra galho” para aqueles que não possuem uma licença do AutoCAD mas precisam abrir um arquivo do programa, já que ele permite a visualização completa de qualquer DWG antes de efetuar a restauração.

O primeiro passo necessário é entrar no site oficial do Recovery Toolbox for DWG, fazer o download e instalar o programa no computador. Feito isso, é só iniciar o programa e, logo de cara, você será levado para um prompt para escolher o arquivo .DWG (extensão de arquivo do AUtoCAD) que pretende restaurar. Após definir qual é o arquivo que será processado pelo programa, é só apertar o botão “Analisar”.

Como recuperar um desenho corrompido do AutoCAD
O primeiro passo é escolher qual o arquivo de extensãoi DWG que você quer recuperar

A partir daí, o Recovery Toolbox for DWG fará a análise do arquivo, verificando quais foram as linhas de código corrompidas e checando os passos necessários para corrigi-las. Esse processo não é instantâneo, e pode demorar alguns minutos dependendo da complexidade do arquivo.

Como recuperar um desenho corrompido do AutoCAD
A análise do arquivo corrompido pode demorar alguns minutos

Terminado o processo de verificação, você será levado à uma tela de pré-visualização. Nela, é possível ver como ficou o arquivo final que será restaurado, permitindo checar se o programa conseguiu mesmo corrigir todos os problemas existentes no arquivo corrompido e restaurá-lo sem te fazer perder nada do que foi feito ali.

Como recuperar um desenho corrompido do AutoCAD
É possível pré-visualizar a versão final do documento antes de confirmar a recuperação

Feita a pré-verificação, o passo final é só clicar no botão “Iniciar a recuperação” e aguardar o programa terminar o conserto do seu arquivo. Ao contrário dos outros passos, este passo não é gratuito, e é preciso a aquisição de uma licença de uso do Recovery Toolbox for DWG para efetuar a recuperação. Mas, como é possível pré-visualizar o arquivo final antes de adquirir a licença, o usuário ao menos tem a certeza de que não está pagando por algo incerto, e pode escolher adquirir essa licença apenas se o programa estiver corrigindo totalmente o arquivo corrompido.

Como recuperar um desenho corrompido do AutoCAD
Após o pagamento da licença de uso você poderá criar a versão corrigida de seu arquivo corrompido

Agora, se você atua em um ambiente de nuvem e não possui permissão para instalar programas no computador, o Recovery Toolbox for DWG também possui uma versão totalmente online. O serviço funciona da mesma forma que o programa, apenas com a introdução de uma resolução de captcha antes do início da verificação.

Assim como o programa instalado, o serviço de recuperação online também necessita do pagamento de um valor para o download do arquivo recuperado mas, ao contrário da versão offline, ele não permite que o usuário faça uma pré-visualização do arquivo final, o que torna esta uma alternativa não tão interessante quanto o uso do programa em si.

E se você estiver com problemas para recuperar arquivos de outros programas como IllustratorPhotoshop, Excel ou PDF, neses guias nós te ajudamos.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter