REVIEW: Amazon Echo Show 5 une tela e som para cuidar da sua rotina

Review: amazon echo show 5 une tela e som para cuidar da sua rotina
Uma tela conectada com ótimo custo-benefício para sua casa inteligente, é o que você encontra no Echo Show 5

A linha Amazon Echo Show é digna de destaque especial dentro do mundo de alto-falantes inteligentes, pois ter uma tela torna toda a experiência de uso mais interativa e palpável — além de francamente, ser ótimo poder realizar as configurações diretamente na tela, ao invés de ter que fazer tudo pelo seu smartphone.

O Echo Show 5 é o modelo de entrada de tela inteligente da Amazon, e possui dois irmãos mais velhos, o Echo Show 8 e o Echo Show 10, que possuem telas maiores e som de mais alta qualidade.

Ao preço de R$599,00 reais, será que realmente vale a sua atenção? Confira abaixo a análise completa do Showmetech.

Design

A vantagem de ser menor que os modelos superiores, é poder desempenhar as mesmas funções mas sendo mais discreto. O Echo Show 5 é compacto e por ser um alto-falante com tela que funciona apenas com fonte de energia, feito para você colocá-lo em uma posição e não possuindo bateria para ficar levando para todos os lugares, certamente os 410 g não o tornam pesado.

Tela do echo show 5
A Alexa tem um sensor de humor muito refinado, você não entenderia

Na parte da frente, temos a tela sensível ao toque entorno de uma moldura significativa. Aviso que ela fica muito facilmente com marcas de dedos — que é um problema pequeno já que o intuito é que você interaja a maior parte do tempo apenas por comandos de voz, mas eventualmente isso será um incômodo.

Traseira do echo show 5
Atrás encontramos as três conexões do Echo Show 5

Atrás, podemos observar melhor o acabamento em tecido de boa qualidade, e três entradas: a da fonte de energia, uma micro-USB — que já poderia ser USB-C — e uma do tipo p2, para fones de ouvido — curioso, mas bem-vindo.

Botões da parte superior do amazon echo show 5
Botão slider para esconder a câmera é algo que te ajuda a se sentir confortável

Em cima, temos botões para ligar/desligar os microfones, diminuir e aumentar volume e um botão slider (deslizante) para ocultar a câmera quando não estiver usando — uma medida de segurança simples e eficaz para o conforto do usuário. Embaixo, um material emborrachado domina, ajudando na aderência do Echo Show 5 em superfícies e também, temos a saída de som do alto-falante.

Parte debaixo do amazon echo show 5
A saída do som fica na parte debaixo do Amazon Echo Show 5

Ele está disponível nas cores preto e branco.

Configurando e usando-o como Hub

Os alto-falantes inteligentes da Amazon são simpáticos com pessoas conhecendo o mundo de casa conectada e assistentes pessoais pela primeira vez e são bem rápidos para configurar. Já os modelos com tela, chegam a ser ainda mais fácil, pois por mais que a integração com o aplicativo Amazon Alexa no seu smartphone seja indispensável, é possível resolver a maior parte dos pormenores direto na tela do Echo Show 5.

Lembre-se que o seu alto-falante é do tipo direcional e não espacial, então coloque-o de preferência em um canto do cômodo, para que o som se propague com mais eficiência e você tire o maior proveito do aparelho. Após encontrar o lugar ideal, instale no seu smartphone o aplicativo da Alexa e realize as etapas de integração entre eles, além de entrar no Wi-Fi com o Echo.

Com tudo isso pronto, você já poderá conversar com a Alexa para executar tarefas do seu dia-a-dia, além de conectar todos os dispositivos inteligentes que você tiver — como tomadas, lâmpadas, sensores e até sua TV — no Echo Show 5, para que você possa usar a Alexa para controlar sua casa inteligente.

Interface da parte de dispositivos no app amazon alexa
No app Amazon Alexa, você consegue monitorar facilmente todos os dispositivos conectados à ela

Mas eu não tenho nenhum dispositivo inteligente em casa. Ainda vale a pena?

Normalmente, se tudo que você busca é automatizar pequenas tarefas do seu dia e ao mesmo tempo, adquirir uma caixa de som com uma qualidade boa o bastante para um apartamento, eu costumo dizer que esses produtos valem mesmo que você não se interesse em lâmpadas coloridas, tomadas que controlam o fluxo de energia nem nada do tipo. No caso deste modelo, que além de tudo ainda possui uma tela, garanto que mesmo assim, vai ser uma aquisição muito bem-vinda.

Isso porquê parte da sua rotina vai poder ser terceirizada para a Alexa. Você pode sincronizar a sua agenda, lembretes, entre outros apps de rotina e usar a Alexa na sua função principal ao pé da letra: uma assistente pessoal.

Interface da tela de personalização no app amazon alexa
A gama de personalizações da sua rotina com a Alexa é a melhor parte

Você pode personalizar os comandos de voz de diversas formas, por exemplo ao acordar pela manhã, basta dizer “Alexa, comece o meu dia” para ela te dizer a previsão do tempo, quais são os compromissos anotados nos seus lembretes, se vai chover no percurso que você vai fazer até uma reunião, quais foram as flutuações na bolsa, e até mesmo, notícias recentes de assuntos de sua preferência.

E a tela vai te ajudar a ver conteúdos enquanto cozinha, toma café da manhã entre outros momentos, com um som bem mais potente do que o do seu smartphone.

A personalização é a peça chave aqui, e felizmente, a flexibilidade da Alexa como assistente pessoal é simplesmente fantástica.

Voz da Alexa e comandos

Conversar com a Alexa é surpreendentemente satisfatório. Afirmo que a naturalidade de sua voz, é a melhor dentre os assistentes pessoais disponíveis atualmente. Todas as falas fluem bem e a gama de perguntas que você pode fazer para ela sem receber um “desculpe, não te entendi direito” é muito alta.

Ela ainda é ótima em imitar famosos e até mesmo… gatinhos? Além de ter um curioso senso de humor de tiozão (que é bem bobo, mas aposto que pedir para a Alexa contar uma piada, vai se tornar atração nas festinhas na sua casa).

Já em relação aos comandos, ela contempla desde comandos “avançados” e passíveis de muita personalização, como o já citado “comece o meu dia”, até todo o tipo de pergunta simples que você provavelmente usaria vários apps no seu smartphone para controlar, como “qual a previsão do tempo?”, “programe um alarme amanhã para as 07 horas”, “o que tem na minha agenda hoje?”.

Vendo a previsão do tempo com o echo show 5
Você nem imagina como pode ser prático terceirizar ações pequenas do dia-a-dia para a Alexa

E caso você tenha dispositivos inteligentes, apagar as luzes pelo smartphone é legal, mas apagá-las por comando de voz é ainda mais.

A captação da sua voz é muito bem feita, pois ela costuma entender perfeitamente mesmo que você fale um comando de longe ou com a música tocando bem alto.

Contudo, percebo que a inteligência dela ainda não lida muito bem com mais de uma língua ao mesmo tempo. Se você configurou a sua Alexa para falar com você em português, qualquer outra língua vai ser um pouco mais difícil de ser compreendida. Isso acontece o tempo todo na hora de pedir para que ela reproduza músicas em inglês por exemplo, errando com frequência e reproduzindo a música errada.

Tela e Som

A tela é um painel LCD de 5,5″ com resolução de 960 x 480 pixels. A sensação é a de termos um smartphone super simples na horizontal encaixado ali. Contudo, a tela desempenha bem o seu papel de ser uma tela auxiliar, pensada para você olhá-la em uma média distância (justificando a resolução baixa) e não por períodos longos.

Certamente a mesa de cabeceira ao lado da cama e a cozinha são os lugares mais interessantes para deixá-lo, lugares em que sua atenção deverá estar voltada para outra coisa, e sua interação com a tela vai ser mais descompromissada.

Além disso, o controle de brilho é automático, o que é muito bem-vindo pois a tela fica quase inteira apagada no escuro, ótimo para não te incomodar na hora de dormir.

Ouvindo música com o echo show 5
Para um ambiente pequeno, o Echo Show 5 tem potência sonora de qualidade o suficiente

Já o som, composto unicamente por 1 alto-falante de 4W, é de boa qualidade mas não é uma grande surpresa do produto. O som pode substituir uma caixa de som auxiliar para encontros com poucas pessoas em um apartamento, por exemplo, mas não muito mais que isso.

No dia-a-dia, para seu uso pessoal, ele entrega uma experiência de música alta de qualidade, por mais que o som comece a embolar e perder qualidade conforme o volume ultrapassa os 80%.

Câmera e aplicativos instalados

A experiência com o Echo Show 5 é ótima, mas não é perfeita. A câmera de 1 MP é bem simples, que a tornaria obsoleta para reuniões formais, mas útil o bastante para uma chamada de vídeo rápida com a sua mãe ou com seus amigos.

Acontece que algumas limitações são notórias e desapontam bastante. A começar pela ausência do YouTube, certamente a plataforma principal para assistir vídeos curtos e descompromissados. Existe sim um botão do YouTube, mas que te leva para uma página do navegador com o site aberto — e que vai oferecer um desempenho significativamente menor do que se houvesse um aplicativo dedicado.

Os streamings disponíveis são o Prime Video e a Netflix, o que agrada, mas não ocupam bem a lacuna de um app dedicado ao Youtube.

Já para chamadas de vídeo, o problema é mais embaixo, pois você poderá ligar para pessoas que tiverem uma Echo Show ou o aplicativo da Alexa instalado no smartphone, sendo um desperdício notório não deixar que você faça chamadas de vídeo através de outras plataformas, como Google Meet. Essa restrição faz com que a câmera se torne pouco útil, mas esse é um problema que pode ser corrigido no futuro.

Conclusão

Conclusão echo show 5
Saldo final do Echo Show 5 é positivo, e surpreende pelas possibilidades com Alexa

Usar dispositivos com assistentes pessoais não é algo que vai mudar a sua vida, mas sem dúvidas, vai otimizar o seu tempo em muitos momentos e tornar a sua rotina mais agradável em outros. Poder usá-lo no lugar de uma caixa de som auxiliar para ambientes pequenos é muito bem-vindo e aumenta a versatilidade do produto.

A tela também vai ajudar a deixar a experiência toda mais conectada e interativa, mas seria ainda melhor caso a integração com o YouTube acontecesse. O mesmo vale para a câmera, que terá um valor maior, caso fosse possível fazer chamadas de vídeo pelo WhatsApp, Zoom, Skype entre outros.

Como um todo, o Echo Show 5 se mostra bem competente e moderno para quem quer se aventurar pelo mundo de casa conectada e não sabe por onde começar. R$599 reais não é barato, mas se você tem interesse em conhecer esse tipo de produto, certamente você não vai se arrepender.

Preço e Disponibilidade

O preço do Echo Show 5 sugerido é de R$599,00 reais, e você o encontra por R$569,05 na loja do Showmetech no Magazine Luiza.

Especificações Técnicas — Echo Show 5

Echo show 5
MarcaAmazon
ModeloEcho Show 5
TelaLCD
5,5″
960 x 480 pixels
Alto-falante1 de 4W
Câmera1 MP
Tampa integrada para câmera e botão para desligar microfone e câmera
ConectividadeWi-Fi
Bluetooth
Fonte de energia15W (inclusa)
Tamanho148mm x 86mm x 73mm
Peso410 g
CoresPreto e branco
PreçoR$569,05

Leia também o nosso Review do Amazon Echo Show 10, o alto-falante inteligente com tela que segue os movimentos do seu rosto.

REVIEW: Amazon Echo Show 5 une tela e som para cuidar da sua rotina
  • Design - 9.5/10
    9.5/10
  • Tela - 8/10
    8/10
  • Som - 8.5/10
    8.5/10
  • Assistente Pessoal Alexa - 9.5/10
    9.5/10
  • Câmera - 8/10
    8/10
  • Experiência - 9/10
    9/10
8.8/10

Amazon Echo Show 5 une tela e som para cuidar da sua rotina

Um pacote completo com ótimo custo-benefício, é o que você encontra no Echo Show 5

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário