Deco x20 tem conexão estável e de longo alcance

REVIEW: roteador mesh TP-Link Deco X20

Avatar of tiago rodrigues
O Deco X20 traz facilidade de configuração e uso, e com a rede mesh você terá Wi-Fi em toda sua — e talvez até na casa do vizinho

O Deco X20 é uma aposta muito interessante da TP-Link, empresa muito conhecida nessa área e não precisa de apresentações. Este roteador mesh conversa com quaisquer modelos da linha Deco que você já tenha por aí, o que é ótimo. Neste review, recebemos o kit com 2 unidades do Deco X20, para poder aproveitar melhor a experiência de uma rede mesh. Informações básicas entregues, vamos ao review completo.

Design

Deco x20 tem ótimo design
Com o Deco X20, você poderá ter um roteador que é bonito e eficiente (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Deco X20 tem um design curioso, porém muito bonito. Ele é uma caixa arredondada e na parte superior tem um relevo que na minha visão ficou parecendo um sinal de um radar ou algo assim, o que não foge muito da ideia de redes e internet. Ponto para a criatividade por aqui.

Para o sistema mesh funcionar, a TP-Link envia na caixa duas unidades do roteador. Eles são iguaizinhos, com duas portas gigabit, servindo tanto para a instalação quanto para você conectar algum dispositivo diretamente no roteador.

Seguindo o padrão de roteadores mesh, esse design é perfeito para passar despercebido na sua estante ou rack da TV, por exemplo. Isso é ótimo, afinal permite que você o coloque em qualquer lugar, em vez de precisar montar um “templo” para o roteador.

Configuração e Interface

Na caixa do deco x20 você já tem todas as informações para configurar
A caixa do Deco X20 é bem intuitiva e explicativa (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Para a alegria de todos que adquirirem um Deco X20, a sua instalação e configuração é uma das coisas mais simples que existem. Assim que abrir a caixa do produto, já irá se deparar com as duas unidades do roteador e na parte de baixo já temos um breve tutorial de como instalar o dispositivo, incluindo um QR Code para instalar o aplicativo Deco App — disponível para Android e iOS/iPadOS.

Na caixa com essas informações, terá também as fontes de cada uma das unidades e o cabo de rede RJ45, que deve ser conectado entre a unidade principal e o modem da operadora. Feito isso, instale o Deco App.

Reinicie o seu modem e ligue-o junto aos Deco X20 para que ele já reconheça seu modem e sua rede. No app, você vai precisar criar ou logar na sua conta TP-Link e seguir os passos para a instalação completa.

Após isso, se tudo ocorreu como esperado, você já terá o roteador pronto para uso. No app, você terá todas as informações sobre ele, quais dispositivos estão conectados, além de um guia para ajudar a conectar outros pontos.

Função mesh e outros recursos

O visual do deco x20 é simples, porém original
A simplicidade do visual é o grande destaque do Deco X20 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Por falar em outros pontos, para fazer essa ponte entre um roteador e outro é bem simples. Você só vai precisar ligar a segunda unidade no outro local que deseja, mas não exagere na distância entre eles. Nesse segundo dispositivo, você só vai precisar de uma tomada, e a configuração será feita pelo app que logo irá reconhecer um segundo aparelho e já vai fazer a conexão entre os dois.

Além da opção “visão geral”, o app Deco traz mais três abas: Ações inteligentes, HomeCare e Mais. Com Ações Inteligentes você consegue criar atalhos e automações para fazer com que sua rede fique mais inteligente.

Vamos dizer que ao anoitecer você precise de prioridade máxima no seu computador do escritório. Com esse recurso, você pode configurar para o roteador automaticamente fazer isso no mesmo horário todos os dias.

Já o HomeCare é um antivírus embutido no roteador que vai servir para filtrar sites suspeitos e outras funções que um antivírus deve fazer. Além disso, por aqui você tem acesso ao “Controle de Pais”, para controlar o tempo de uso das crianças na casa, os sites que eles tem acesso, além de uma função de prioridade de uso dos dispositivos, colocando o foco completo para games, streaming ou qualquer outra coisa.

Por fim, em Mais é onde você vai poder configurar seu roteador, fazer testes de rede, mudar a senha, criar uma rede de hóspedes e diversas outras coisas que tanto uma pessoa mais leiga ou uma especialista no assunto irão conseguir aproveitar ao máximo.

  • O app deco é bem completo e permite configurar tudo do roteador
  • O app deco é bem completo e permite configurar tudo do roteador
  • O app deco é bem completo e permite configurar tudo do roteador
  • O app deco é bem completo e permite configurar tudo do roteador

Performance

As luzes do deco x20 indicam seu estado de vida ou se tem algum problema
Quando a luz está verde, significa que está tudo bem (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Deco X20 recebe a designação AX1800, que significa se tratar de um roteador com padrão Wi-Fi 6 (o AX vem do padrão 802.11 ax) e 1800 Mbps de taxa de transferência nominal máxima, sendo 1.201 Mbps na banda de 5 GHz e 574 Mbps na banda de 2.4 GHz.

Sobre performance, essa é a parte mais legal de um roteador mesh, ainda mais quando falamos de casas maiores. A minha casa conta com um grande corredor, várias paredes para separar os quartos com um quintal no fundo, e para minha surpresa, os dois roteadores inclusos no pacote do Deco X20 foram mais que suficientes para alcançar todos os cantos da casa sem ficar com o sinal ruim.

É surpreendente o que os dois pontos fazem em conjunto, mas me surpreendeu ainda mais o quão forte é o sinal de apenas 1 unidade. Para que a função Mesh funcione de forma adequada, é necessário que o alcance entre os dois pontos tenha um bom sinal.

E para a minha surpresa, mesmo com todas as paredes e o corredor, o primeiro ponto ficou no meu quarto, no começo da casa e o segundo ponto ficou na cozinha, último cômodo da casa. Mesmo assim, o sinal se mantém forte em 90% do tempo e quando sofre uma queda, ela é mínima.

Um detalhe que não posso esquecer de mencionar é o sinal ser tão bem direcionado que a casa de cima também passou a receber o sinal de forma adequada, algo que desde que o Wi-Fi se tornou algo popular, não consegui fazer, mesmo trocando de roteador ou testando repetidores.

Embora o grande destaque de um roteador mesh seja o seu alcance, aqui temos outros pontos muito interessantes no Deco X20. O principal deles é o Wi-Fi 6, que garante muito mais estabilidade e velocidade, permitindo que você tenha uma conexão 100% sem fio e ainda assim com alta qualidade.

Com isso, mais pessoas vão poder usar a mesma conexão sem ter aquela queda de performance que estamos tão acostumados. O Wi-Fi6, combinado com uma boa conexão de fibra ótica vai deixar sua casa totalmente preparada para instalar qualquer dispositivo compatível em qualquer lugar, ou seja, é excelente.

  • O desempenho do x20 é muito bom
  • O desempenho do x20 é muito bom, mesmo a longas distâncias

Conclusão e disponibilidade

Review: roteador mesh tp-link deco x20. O deco x20 traz facilidade de configuração e uso, e com a rede mesh você terá wi-fi em toda sua -- e talvez até na casa do vizinho
REVIEW: Deco X20 é o top de linha dos roteadores (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Misturando um design simples e bonito, o Deco X20 da TP-Link é hoje uma das opções de roteador Mesh mais interessantes do mercado brasileiro. Não só pelo seu ótimo alcance, mas também por trazer o Wi-Fi 6 que deve virar o padrão nos próximos anos.

Se por um lado, ele é ótimo em toda a tecnologia e recursos que o envolvem, no quesito preço, aí temos um problema. Mesmo sendo um roteador topo de linha, pagar mais de mil reais em um roteador é um caso muito específico a se pensar. Esse valor não foge muito dos kits mesh topo de linha que vemos em outras marcas, mas o custo pode compensar a ampla cobertura e estabilidade oferecida.

O kit com 2 unidades do Deco X20 pode ser encontrado nas Lojas Americanas por R$ 1.355,74 em até 10x no cartão de crédito.

Especificações técnicas

Review: roteador mesh tp-link deco x20. O deco x20 traz facilidade de configuração e uso, e com a rede mesh você terá wi-fi em toda sua -- e talvez até na casa do vizinho
TP-Link Deco X20
ModeloDeco X20 (AX1800)
MarcaTP-Link
ProcessadorCPU Quad-Core de 1.5 GHz
Interface2 portas Gigabit por unidade Deco;
As portas reconhecem automaticamente se serão usadas como LAN ou WAN
Padrões do WiFIWi-Fi 6:
IEEE 802.11ax/ac/n/a 5 GHz
IEEE 802.11ax/n/b/g 2.4 GHz
Velocidade do Wifi5 GHz: 1201 Mbps (802.11ax)
2.4 GHz: 574 Mbps (802.11ax)
SegurançaCriptografia:
WPA-Personal
WPA2-Personal
WPA3-Personal

Segurança de rede:

Firewall SPI
Controle de acesso
Antivírus HomeCare
Alimentação12V=1,2A
Dimensões– Largura: 110mm
– Altura: 114mm
– Profundidade: 110mm
Peso910g
PreçoR$ 1.355,74 nas Lojas Americanas em até 10x

Veja também:

O mercado de roteadores com Wifi 6 está crescendo bastante agora, então para ajudar nisso, veja nossa matéria com os melhores roteadores com wifi6 para ficar de olho em 2022.

Veredito - Deco X20

Veredito - Deco X20
9 10 0 1
O Deco X20 traz o melhor da tecnologia de roteadores para o mercado brasileiro, fazendo dele uma das melhores opções hoje. O alcance é ótimo, a configuração é simples e tudo funciona de forma muito eficiente.
O Deco X20 traz o melhor da tecnologia de roteadores para o mercado brasileiro, fazendo dele uma das melhores opções hoje. O alcance é ótimo, a configuração é simples e tudo funciona de forma muito eficiente.
9/10
Total Score
  • Design
    10/10 Excelente
  • Usabilidade
    9/10 Incrível
  • Funções
    6/10 Normal
  • Performance
    10/10 Excelente

Prós

  • Alcance excelente
  • Ótimo design
  • Fácil configuração

Contras

  • Preço salgado no Brasil

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados