Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e uma incrível bateria

Review: Galaxy A53 5G traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria

Avatar of otávio queiroz
Sendo uma evolução do A52 4G, o Samsung Galaxy A53 5G chega com boas características e promete ser um dos melhores intermediários de 2022

Com uma tela grande de 6,5“, um sistema de câmera quádrupla e uma bateria de longa duração, o Galaxy A53 5G chega ao mercado brasileiro para substituir o seu irmão mais velho, o Galaxy A52. Mas, mesmo com algumas mudanças, será que o novo aparelho da Samsung traz avanços se comparado ao modelo do ano anterior? Recebemos da fabricante o novíssimo Galaxy A53 5G e preparamos um review para tirar essa e outras dúvidas. Vamos conferir!

Design

Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e uma incrível bateria
Galaxy A53 5G segue o mesmo padrão visual dos modelos intermediários da Samsung (Otávio Queiroz/Showmetech)

O Galaxy A53 5G segue o que aparentemente se tornou uma fórmula de design para a Samsung. Ele possui uma tela quase sem bordas com um recorte para a câmera de selfie, enquanto a parte traseira do dispositivo possui um acabamento fosco com um recorte para seu módulo com quatro câmeras, sendo muito parecido ao que temos no A52. Não há nada de novo ou interessante aqui em termos estéticos, não que isso seja algo ruim, afinal de contas, eu particularmente acho muito interessante o visual adotado pela Samsung em sua linha intermediária.

Apesar de ser construído em plástico, uma característica muito legal é a sua resistência à submersão em água doce e poeira. Sendo uma das poucas marcas a equipar seus smartphones intermediários com certificação IP67, a Samsung promete que o aparelho suporta até um metro de profundidade por até 30 minutos. Mas isso foi algo que eu não me atrevi a testar durante as análises, obviamente.

Traseira do samsung galaxy a53 5g
Intermediário da Samsung tem construição em plástico e conta com certificação IP67 (Otávio Queiroz/Showmetech)

Por aqui, o Galaxy A53 5G foi lançado nas cores preta, azul, branca e rosê. Do lado direito do aparelho estão localizados os botões de volume e de energia. Na parte superior, há apenas o microfone de cancelamento de ruído. Já na parte inferior, há um slot híbrido para cartão microSD, porta USB-C, alto-falante e microfone. Como deu para perceber, um ponto negativo é a falta da entrada para fones de ouvido, portanto, se você ainda é adepto aos saudosos fones com fio, passe longe desse modelo. O leitor biométrico continuou incorporado ao display — e falarei mais sobre ele no próximo tópico.

Por ter praticamente as mesmas dimensões e materiais do Galaxy A52, o lançamento da Samsung traz a mesma pegada do modelo mais velho, que, inclusive, é bastante confortável, mesmo ele sendo um aparelho levemente grande, com sua tela de 6,5″. Com 159,6 mm de altura, 74 mm de largura e 8,1 mm de espessura, o A53 5G também é bastante leve, pensando apenas 186 g.

Tela

Tela do samsung galaxy a53 5g
O Galaxy A53 5G tem uma tela Super AMOLED de 6,5″ e resolução de 1080×2400 (Otávio Queiroz/Showmetech)

O Galaxy A53 5G tem uma tela Super AMOLED de 6,5″ e resolução de 1080×2400 (FHD+). Por conta das bordas menores, agora é possível ter um maior aproveitamento da tela, que chega com uma proporção em relação ao corpo de 85,4%, tornando o A53 5G ainda mais atraente. O aparelho ainda conta com brilho máximo de 800 nits — que, por sua vez, é maior que o seu antecessor — e tem taxa de atualização de 120 Hz, ideal para quem busca uma tela com maior fluidez.

Tela do samsung galaxy a53 5g
Assim como o seu antecessor, a tela do Galaxy A53 5G tem uma boa definição e constraste profundo, além de oferecer cores vivas (Otávio Queiroz/Showmetech)

Assim como o A52, a tela do Galaxy A53 5G tem uma boa definição e contraste profundo, além de oferecer cores vivas. Não há suporte a HDR oficialmente, porém a calibração padrão de cores é muito boa. Em relação ao brilho da tela, não tive problemas para visualizar, de maneira satisfatória, em locais abertos e com um maior nível de luminosidade

Outro ponto que preciso destacar é o leitor de digitais que fica sob a tela, que no A53 5G é o do tipo óptico. Ele funciona bem? Sim. Ele é rápido? Definitivamente, não! Apesar de ser bastante preciso, o sensor biométrico possui uma lentidão que chega a incomodar durante certos momentos. Além disso, a sua posição na tela poderia ser um pouco mais acima do que ele é, para corresponder com o local onde o polegar fica naturalmente. Certamente, esses são pontos nos quais a Samsung poderia ter trabalhado melhor.

Hardware e desempenho

Traseira do galaxy a53 5g
O Galaxy A53 5G é equipado com o Exynos 1280, um chipset da própria Samsung fabricado no processo de 5 nanômetros (Otávio Queiroz/Showmetech)

O Galaxy A53 5G é equipado com o Exynos 1280, um chipset da própria Samsung fabricado no processo de 5 nanômetros. Ele é equivalente ao Snapdragon 778G, o qual equipa o Galaxy A52s 5G, do ano passado, e o recente A73 5G. Ele também vem com 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno que pode ser expandido usando um cartão MicroSD. Este smartphone é perfeitamente adequado para navegar na web, acessar as suas redes sociais preferidas e consumir conteúdos multimídia, como ver vídeos e filmes e ouvir músicas.

No entanto, você pode ter problemas para rodar aplicativos mais pesados, como jogos, por exemplo. Graças a sua GPU Mali-G68, que não entrega uma performance tão fluida quanto a Adreno 642L do A52s 5G. No Call of Duty Mobile, eu senti dificuldades em manter uma taxa de quadro constante com frequência. O mesmo aconteceu em Asphalt 9 Legends e, convenhamos, um desempenho ruim mais estressa do que diverte e por esse motivo desisti de testar outros títulos.

No aparelho, você ainda encontrará o One UI 4.1 da Samsung, baseado no Android 12. Na minha opinião, é uma das melhores versões do Android que existem. É colorido e intuitivo com menus fáceis de utilizar e os aplicativos do Google vêm pré-carregados no dispositivo. Você terá muita personalização, bem como a capacidade de combinar o tema e a paleta de cores com o seu papel de parede. Um dos poucos pontos negativos em relação a este sistema operacional é o exagero de apps da Samsung pré-instalados nele. Certamente você perderá alguns minutos para desinstalar alguns deles.

Câmeras

Câmeras do galaxy a53 5g
O conjunto de câmeras do Galaxy A53 5G é composta por um sensor principal de 64 MP de resolução, a secundária tem lente ultra-wide de 12 MP e mais duas de 5 MP (Otávio Queiroz/Showmetech)

O conjunto de câmeras do Galaxy A53 5G é composta por um sensor principal de 64 MP de resolução, a secundária tem lente ultra-wide de 12 MP e mais duas de 5 MP, uma dedicada para macros e outra apenas para desfoque. Já na parte frontal, há outro sensor de 32 MP. Ao colocar o modelo anterior e o A53 5G lado a lado, é possível notar que ambos possuem os mesmos sensores. Com isso, já é de se esperar que o lançamento da Samsung consiga entregar imagens parecidas que a sua versão antiga, que, inclusive, são ótimas.

Câmera principal

  • Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria. Sendo uma evolução do a52 4g, o samsung galaxy a53 5g chega com boas características e promete ser um dos melhores intermediários de 2022
  • Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria. Sendo uma evolução do a52 4g, o samsung galaxy a53 5g chega com boas características e promete ser um dos melhores intermediários de 2022
  • Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria. Sendo uma evolução do a52 4g, o samsung galaxy a53 5g chega com boas características e promete ser um dos melhores intermediários de 2022
  • Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria. Sendo uma evolução do a52 4g, o samsung galaxy a53 5g chega com boas características e promete ser um dos melhores intermediários de 2022
  • Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria. Sendo uma evolução do a52 4g, o samsung galaxy a53 5g chega com boas características e promete ser um dos melhores intermediários de 2022

A câmera principal do A53 5G me agradou e muito! As imagens apresentam cores vivas e saturadas e com bom nível de nitidez. O modo retrato do Galaxy A53 5G é feito com o auxílio do sensor de profundidade de 5 MP e funciona super bem nele. De maneira geral, foi possível obter bons cliques nas mais diversas condições, seja com uma forte iluminação natural ou em ambientes com pouca luz. O veredito é que a sua câmera principal apresenta um bom balanço, funcionando muito bem em qualquer ocasião.

Câmera de selfies

A câmera de selfie também se enquadra no que falei mais acima. Ela apresenta bons níveis de cores, saturação e nitidez nos mais diversos ambientes, com exceção daqueles nos quais a iluminação é mais deficiente. Em uma sala com baixa luminosidade, a qualidade da foto não é tão satisfatória, por exemplo.

Som

Com um sistema composto por dois alto-falantes estéreos, o Galaxy A53 5G traz uma boa qualidade sonora. O som é alto e claro, mas pode apresentar distorções em volumes mais elevados. Os agudos são mais estridentes que os médios e graves, que parecem ser prejudicados nesse novo modelo. No entanto, você pode tentar melhorar o balanço sonoro com o equalizador nativo ou usar o Dolby Atmos. Apesar disso, você não terá problemas caso não seja um usuário exigente ou utilize o smartphone apenas para ver alguns filmes e séries.

A configuração sonora é, mais uma vez, muito semelhante ao seu antecessor. O A52, no entanto, apresenta sons menos distorcidos quando o volume está em um nível mais alto, diferentemente do que ocorre no A53 5G.

Bateria

Bateria do galaxy a53 5g
O Galaxy A53 5G possui uma bateria de 5.000 mAh, o que fornece uma excelente autonomia (Otávio Queiroz/Showmetech)

O Galaxy A53 5G possui uma bateria de 5.000 mAh, o que fornece uma excelente autonomia nos testes realizados por mim. Consegui facilmente obter mais de um dia de duração da bateria, mesmo com a taxa de atualização da tela definida em 120 Hz. Após um dia inteiro de uso moderado, ainda tinha mais de 50% da bateria restante na manhã seguinte.

A duração da bateria varia, no entanto, dependendo do uso. Para contextualizar, realizei dois testes diferentes. No primeiro, utilizei o A53 5G para uma ligação de 13 minutos, passei meia hora tirando fotos, joguei o jogo de corrida Asphalt 9 por 10 minutos e deixei a tela com brilho total por 15 minutos ao ar livre. Isso além de usar o telefone para verificar notificações, e-mail, redes sociais e outros aplicativos ao longo do dia.

Já no segundo teste, deixei o aparelho rodando um filme no app da Netflix com brilho máximo por cerca de 2h15. Nesse período, o nível da bateria caiu apenas 8%, o que sugere que teria durado 25 horas no total. De acordo com a Samsung, o A53 dura até 2 dias de uso ou 18h de reprodução de vídeo.

Na caixa, um carregador de 15W que carrega o smartphone completamente em torno de 2h, um tempo exagerado até mesmo para aparelhos mais acessíveis, como é o caso do A53. Ele também tem suporte a tecnologia de carregamento rápido, que se mostra ineficiente, já que carrega apenas 30% da bateria do aparelho em 30 minutos conectado à tomada.

Conectividade

Na parte de conectividade, o A53 5G traz como novidades a evolução da versão do Bluetooth, que agora é a 5.1 e a tecnologia 5G. Já o seu Wi-Fi AC e NFC seguem os mesmos de antes. Além disso, não foi dessa vez que a Samsung resolveu trazer o carregamento sem fio para sua linha intermediária.

Conclusão

Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e uma incrível bateria
Review: Galaxy A53 5G traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria

Para resumir, o Samsung Galaxy A53 5G tem uma ótima tela, uma câmera que também não deixa nada a desejar, além de trazer um software fácil de usar e entrega uma incrível autonomia de bateria. E o melhor: tudo isso em uma carcaça muito bem construída e com um design que chama a atenção pela beleza. Se você possui um smartphone com configurações mais modestas e planeja dar um upgrade, com toda certeza o Galaxy A53 5G te entregará uma excelente experiência.

No entanto, se você já possui o Galaxy A52 e está pensando em mudar para a nova versão da Samsung, poucos serão, de fato, os seus ganhos com o novo aparelho. O Galaxy A53 5G traz pouquíssimas mudanças em relação ao seu antecessor e, certamente, não valeria a pena pagar tanto por tão pouco.

Preço e disponibilidade

Disponível nas cores preta, branca, azul e rosê, o Samsung Galaxy A53 5G é vendido a partir de R$ 2.429 no site oficial da fabricante.

Especificações técnicas

Review: galaxy a53 5g traz boas câmeras e uma incrível bateria
Review: Galaxy A53 5G traz boas câmeras e incrível autonomia de bateria
Marca:Samsung
Modelo:Galaxy A53 5G
Processador e GPU:SAMSUNG Exynos 1280
2x 2.4 GHz Cortex-A78 + 6x 2.0 GHz Cortex-A55
Mali-G68
RAM e armazenamento interno:8 GB RAM e 128 GB de armazenamento
Tela:AMOLED de 6.5″ e 1080 x 2400 pixel de resolução
Densidade de pixels de 405 ppi
Taxa de atualização de 120 HZ
Proteção Gorilla Glass 5
Câmeras:64 Mp + 12 Mp + 5 Mp + 5 Mp
9238 x 6928 pixel
Tamanho do sensor: 1/1.7 “

Câmera frontal: 32 Mp F 2.2
Bateria:5000 mAh
Conectividade:Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
Bluetooth 5.1 com A2DP/LE
A-GPS/GLONASS/BeiDou/Galileo
Sistema Operacional:Android 12 Samsung One UI 4.0
Tamanho e peso:159.6 x 74.8 x 8.1 mm
189g
Preço:Disponível nas cores preta, branca, azul e rosê, o Samsung Galaxy A53 5G é vendido a partir de R$ 2.429 no site oficial da fabricante.

Veja também

Pensando em investir mais alto? Então, confira a nossa review do Samsung Galaxy S22, smartphone que foi lançado no mês de fevereiro no Brasil.

Review: Samsung Galaxy A53 5G

Review: Samsung Galaxy A53 5G
8 10 0 1
8/10
Total Score
  • Design
    8/10 Ótimo
  • Tela
    8/10 Ótimo
  • Bateria
    7/10 Bom
  • Desempenho
    7/10 Bom
  • Som
    7/10 Bom
  • Câmeras
    8/10 Ótimo

Prós

  • Tela AMOLED com boas cores, saturação, brilho alto e 120 Hz
  • Boa duração da bateria
  • Câmeras com boa qualidade para fotos e vídeos
  • Sistema operacional intuitivo e fluido
  • Design atraente e boa construção

Contras

  • Carregamento muito demorado mesmo com o turbo ativado
  • Leitor biométrico lento
  • Desempenho em jogos não é dos melhores
  • Poucas mudanças em relação ao seu antecessor

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
1 comentário
  1. Tenho o aparelho e discordo dos dois primeiros contras, mas fortemente do primeiro. O segundo, ok, o meu S10e com botão físico faz com que o leitor seja mais rápido, mas sobre o carregamento, como assim demorado? Aqui fast charge mediante uso do carregador do S10e, que acho que é de 25w. Então sim, é preciso ter um carregador de maior potência, pois o que vem nele é mais simbólico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados