Review: Galaxy M30 é a opção para quem quer uma bateria duradoura

Galaxy M30 foto destacada
O Samsung Galaxy M30 é uma excelente aposta para quem está buscando um smartphone com uma bateria duradoura

A linha Galaxy M de smartphones da Samsung, recém-anunciada no país, inaugurou uma nova estratégia de vendas que ainda não havíamos visto pela empresa: os smartphones são vendidos somente online. Composta por três modelos, Galaxy M10, Galaxy M20 e Galaxy M30, os modelos trazem configurações intermediárias bastante interessantes pela faixa de preço, nova identidade visual da maioria dos dispositivos atuais e bateria duradoura.

No geral, os três modelos são bem parecidos, mas o Galaxy M30, o mais “potente”, se torna a melhor opção em custo-benefício aos usuários que utilizam seus celulares por muito tempo e gostam de jogar alguns games mais pesados. Depois de 30 dias de testes, você confere o review completo do Samsung Galaxy M30.

O Galaxy M30 é o smartphone mais potente da nova linha da Samsung
O Galaxy M30 é o smartphone mais potente da nova linha da Samsung

Tela

Diferente dos modelos da linha Galaxy M, o Galaxy M30 possui melhorias em relação ao display. Uma delas é a boa relação de tela x corpo, pois tem um tamanho de 6,4” Super AMOLED Full HD+ (2340 x 1080) e aproveitamento frontal de 84.2%. O smartphone também possui o notch em gota, denominado pela Samsung de Infinity-U, para a câmera de selfies. Devido ao conceito de “quanto menos bordas melhor”, o Galaxy M30 não traz um sensor de luminosidade, e isso impacta negativamente no brilho automático, que acaba se tornando mais lento que o natural.

Seguindo a tendência dos smartphones de 2019, o M30 possui o notch em formato de gota
Seguindo a tendência dos smartphones de 2019, o M30 possui o notch em formato de gota

São três modos diferentes para a tela, e o display adaptável se mostrou equilibrado no balanço de branco e reprodução de cores. Esse também é um painel brilhante e bom para uso em ambientes externos, mas também confortável nos níveis baixos e com tons pretos profundos.

Design

O Galaxy M30 possui um toque gradiente na traseira, que é diferente dos Galaxy M10 e Galaxy M20. A constituição do aparelho é em plástico com cantos e acabamento arredondados, além de uma traseira lisa. Isso faz com que o celular seja mais fácil de ser manuseado.

A constituição do aparelho é em plástico com um gradiente na parte traseira
A constituição do aparelho é em plástico com um gradiente na parte traseira

Os botões de energia e volume ficam na lateral direita, enquanto os slots para chips de operadora e MicroSD (até 2 TB) ficam na esquerda do aparelho. O aparelho também é equipado com uma porta USB-C, entrada P2 para fones de ouvido e alto-falante na área inferior.

Já na traseira, há um conjunto de três câmeras junto do leitor biométrico em formato oval. Seu peso aproximado chega em torno de 170g, o que também é confortável para segurar com uma mão e as bordas arredondadas o deixa bem ergonômico.

Câmeras

O Galaxy M30 possui três câmeras traseiras
O Galaxy M30 possui três câmeras traseiras

O Galaxy M30 possui três câmeras traseiras, sendo a principal grande-angular de 13 MP, a secundária de 5 MP ultra-grande-angular, e a terceira é um sensor de profundidade, também de 5 MP. Este sensor é utilizado exclusivamente para fotos mais específicas, com blur de fundo.

O aplicativo de câmera da Samsung é fácil de ser usado, mesmo com alguns recursos a menos no Modo Pro. Este modo permite ajustes limitados no ISO, balanço de branco, foco e exposição.

As fotos capturadas preservam um bom nível de detalhes e têm nitidez, contrastes e capturas de cores melhores que o Galaxy J8, por exemplo. Caso o ambiente possua boas condições de luz, o aparelho não vai decepcionar. Já em fotos contra a luz ou em lugares com luz baixa, algumas fotos deixam a desejar.

A lente de profundidade é uma lente auxiliar, que é utilizada para fotos mais específicas, com blur de fundo
A lente de profundidade é uma lente auxiliar, que é utilizada para fotos mais específicas, com blur de fundo
O aplicativo de câmera da Samsung é fácil de ser usado, mesmo com alguns recursos a menos no Modo Pro
O aplicativo de câmera da Samsung é fácil de ser usado, mesmo com alguns recursos a menos no Modo Pro
O Foco automático é bom para fotos rápidas.
O Foco automático é bom para fotos rápidas.
Wide Angle
Wide Angle
Panorâmica
Panorâmica

Recursos Extras

A linha Galaxy, de modo geral, possui diversas funcionalidades para melhorar a experiência dos usuários, utilizando Inteligência Artificial nas câmeras e para economia de bateria.

De diversos recursos extras do smartphone, a melhor inclusão é a One UI, que traz o Modo Escuro, Navegação por gestos para aproveitar toda a tela infinita, e muitas opções de customização e personalização do dispositivo. Todos os outros recursos compensam, inclusive, a utilização dele, fazendo com que o custo-benefício seja bem alto.

Galaxy M30

O leitor de digitais do Galaxy M30 está na parte traseira do aparelho, mantendo a consistência de suas linhas menos robustas. Esse sensor também possui diversas funções associadas ao aparelho além do destravamento, que é bem responsivo, tais como abrir as barras de notificações e opções.

Personalização de som

Mesmo que muitas pessoas foquem pesado em baterias, telas grandes, duração de tempo e diversas horas de jogatinas, outras também se preocupam em ouvir músicas. E nesse ponto o celular também tem bons acertos.

Apesar dos fones de ouvido não serem intra-auricular, o que faz com que acabe vazando um pouco do som, ele possui um excelente grave e altura. No que diz respeito à caixa de som do aparelho, ela é mono e facilmente abafada pelas mãos, principalmente quando se está assistindo a vídeos e jogando, mas não traz “qualidade de caixinha de som”.

Para aqueles que gostam de dar uma equalizada no som, o celular ainda permite uma personalização do áudio, alterando frequências mais específicas como grave, ajudo e médios. A tecnologia Dolby Atmos também está presente por aqui, permitindo melhor experiência com os fones de ouvido.

Processamento e bateria

O Galaxy M30 vem com 64 GB de armazenamento e 4 GB de RAM, configurações que atentem aos usuários mesmo que eles mantenham horas constantes de uso
O Galaxy M30 vem com 64 GB de armazenamento e 4 GB de RAM, configurações que atentem aos usuários mesmo que eles mantenham horas constantes de uso

O Galaxy M30 vem com um processador Exynos 7885, da própria Samsung, 64 GB de armazenamento interno e 4 GB de RAM, configurações que atendem muito bem usuários menos exigentes. O chipset é mais ou menos equivalente ao Snapdragon 632, da Qualcomm, o que permite navegar, jogar e tirar fotos com fluidez e desempenho considerável.

A interface One UI da Samsung também é bastante fluida e está ainda mais bonita que as versões anteriores. O que mais chama atenção no launcher são as opções de customização e funcionalidades que otimizam a experiência do usuário – mas essa parte vai ficar para o Dicas e Truques do Galaxy M, que sairá em breve.

Galaxy M30

Nesse quesito, o Galaxy M30 é uma bela evolução quando comparado à família Galaxy J, como no Galaxy J6, que vinha equipado com o Snapdragon 450.

Os 5.000mAh da bateria do Galaxy M30 deixam o smartphone funcionando por cerca de um dia e meio. Para uso bem mais intensos, a média pode cair para 20 horas. Em testes de estresse, o telefone acabou registrando 7% de descarga por hora.

Comparado com o Galaxy S10, celular topo de linha, a capacidade de bateria do Galaxy M30 é bem maior, visto que o Galaxy S10e possui bateria de 3.100mAh e o S10+, 4.100mAh. Além disso, o smartphone traz um carregador rápido de 15W, que carrega 100% de carga em pouco mais de uma hora de meia. Contra seus concorrentes diretos, como o Moto G7 e LG K12 Prime, ele se sai muito melhor.

Conclusão

O Samsung Galaxy M30 é um modelo intermediário que não tem outro diferencial competitivo além da sua ótima bateria de 5.000mAh. Devido ao processamento mais econômico, o smartphone é capaz de ficar com você por mais de um dia com folga. Além disso, o conjunto de câmeras fazem fotos aceitáveis para a faixa de preço, não pecando mas também não se destacando em nenhum ponto.

Se o que você precisa é de um companheiro para todas as horas, com certeza ele é um modelo para se considerar na hora da compra.

Especificações técnicas do Samsung Galaxy M30

TelaSuper AMOLED
6,4 polegadas
Full HD+ (1080 x 2340 pixels)
394 pixels/polegada
ProcessadorOcta-Core
(2×1.8 GHz Cortex-A73 & 6×1.6 GHz Cortex-A53)
Memória4 GB de memória RAM
Armazenamento64 GB de armazenamento
Suporte à MicroSD de até 512 GB
Câmera TraseiraTrês Lentes
13 MP (f/1.9)
5 MP (f/2.2, 12mm)
5 MP (f/2.2)
Câmera Frontal16 MP (f/2.0)
BateriaLi-Po, não removível
5000 mAh
SOAndroid 8.1 Oreo
Dimensões e
Peso
159 x 75,1 x 8,5 mm
174 gramas
SensoresAcelerômetro
Bússola
Leitor de digitais
Proximidade
CoresPreto e azul
PreçoR$ 1.349,10
Samsung M30 1499
  • Design - 9/10
    9/10
  • Tela - 9.5/10
    9.5/10
  • Performance - 10/10
    10/10
  • Câmera - 9.5/10
    9.5/10
  • Outros Recursos - 8.5/10
    8.5/10
9.3/10

Samsung Galaxy M30

Apesar da linha M da Samsung não ser feita para competir com os modelos topo de linha da marca, o celular não deixa a desejar. Algumas funções estão em falta, porém, o que foi mantido, é possível ter uma excelente experiência

Pros

  • A resolução da câmera frontal é excelente para tirar boas selfies;
  • A Navegação por Gestos facilita a utilização do aparelho no cotidiano;
  • O aparelho é extremamente acessível para pessoas algum tipo de deficiência;
  • A bateria dura bastante com intenso uso;
  • O desempenho é excelente para multitarefas, aplicativos e jogos pesados.

Cons

  • O sensor de brilho automático, realizado pela câmera frontal, é menos eficiente que um sensor nativo;
  • Como o alto falante é único, ele é facilmente abafado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail