Review: Galaxy S10e é a opção econômica que compensa

Review Galaxy S10e
Novo Galaxy S10e da Samsung é o modelo mais acessível da linha mas mantém qualidade em todos os quesitos

Como era esperado, a Samsung lançou uma versão mais econômica do Galaxy S10, feita para concorrer com o iPhone XR da Apple. Com o nome de Galaxy S10e, o modelo mantém a potência da linha, mas faz concessões em recursos como câmera, sensor de impressões digitais e tela. Nesta análise, descubra as vantagens e desvantagens do Samsung Galaxy S10e.

Galaxy S10e Review
Galaxy S10e é o modelo mais acessível dos novos Galaxy S10

Pontos positivos

  • Tela com tecnologia Infinity-O é a melhor já feita;
  • Desempenho excelente em multitarefas, aplicativos e jogos pesados;
  • Lente dupla na traseira de ótima qualidade e frontal com gravação em 4K;
  • Design ergonômico e leve;
  • Tecnologia PowerShare para carregar outros dispositivos sem fio.

Pontos negativos

  • Bordas grandes, especialmente se comparadas com as dos demais modelos;
  • Sensor de impressões digitais funciona muito bem, mas não fica na tela;
  • Ausência de uma lente telefoto para zoom óptico maior distorção.

Design

O Galaxy S10e, sendo o “e” significando “essential” (“essencial”, em tradução livre), foi projetado para ser uma versão mais acessível das versões Galaxy S10/Galaxy S10+. Para isso, a diferença mais significativa na parte frontal é a diminuição da tela, que foi para 5,8 polegadas, e a opção por retirar a curvatura do display Infinity-O, como é chamado. Na prática, o Galaxy S10e fica mais ergonômico e fácil de manusear, inclusive aos que possuem mãos pequenas.

Review Galaxy S10e
Aparelho “Essential” é o menor da linha Galaxy S10

O design inteiramente baseado no display Infinity-O é o grande destaque dos novos aparelhos da Samsung. Bordas laterias e superiores, e até o espaço que acomodava a câmera frontal, deram lugar para ainda mais tela no dispositivo, fazendo com que o Galaxy S10e seja muito menor que o iPhone X, por exemplo, mantendo o mesmo tamanho de tela. Ponto para a Samsung.

review galaxy s10e
Lateral quase sem bordas graças ao display Infinity-O

Na traseira, somente o Galaxy 10e possui mais opções de cores além dos tradicionais branco, preto e azul. A versão em amarelo deixa o smartphone com um aspecto mais carismático, que mascara todo o peso que modelo carrega. O Galaxy S10e traz consigo ainda duas lentes na parte de trás do smartphone, uma lente a menos dos modelos Galaxy S10 e Galaxy S10+.

A escolha da Samsung na diferenciação do design dos três modelos é clara: baratear o custo de fabricação do modelo “Essential”, entregando um modelo similar em performance mas com menos recursos – questões mercadológicas.

review galaxy s10e
Traseira do Galaxy S10e é a única que pode ser amarelo

O Galaxy S10e agrada tanto àqueles que curtem um smartphone com corpo pequeno e bem construído, com a lateral em alumínio de boa qualidade e traseira de vidro. Apesar de um pouco escorregadio, o smartphone é ergonômico e traz a sensação de leveza e robustez.

Tela

Estamos diante de um dos melhores displays da atualidade. Chega de notch em gota, bigodinho, aqui a Samsung implementou um entalhe que ela denominou Infinity-O, que deixa a câmera incorporada no display. O novo formato permite mais tela em um corpo não tão grande. Seu concorrente direto, O iPhone XR, da Apple, possui 6,1 polegadas, mas o corpo também aumenta, fazendo o Galaxy S10e bem mais compacto.

Review Galaxy S10e
Tela infinity-O da Samsung é excepcional em visualização

São 5,8 polegadas com resolução Full HD+ e o novo AMOLED dinâmico da Samsung. Diferente dos seus irmãos, o Galaxy S10e possui uma tela flat, o que dá a impressão de ter mais bordas do que realmente tem. Não é um incômodo, já que, por não ter a curvatura nas laterias, não será problema fazer comandos acidentais com o celular ao segurá-lo normalmente. Apesar disso, o Galaxy S10e ainda possui mais bordas que alguns modelos presentes no mercado, como Xiaomi Mi3.

O excelente display Infinity-O do Galaxy S10e é protegido pelo Corning Gorilla Glass 5, sendo uma geração abaixo do Gorilla Glass 6, que protege os modelos Galaxy S10 e Galaxy S10+. Não é um ponto negativo no final das contas, já que a ideia da Samsung é fazer do S10e o modelo mais econômico. Apesar disso, o Gorilla Glass 5 garante proteção contra pequenos acidentes. Mas por via das dúvidas, compre uma capa protetora.

A resolução Full HD+ do Galaxy S10e também não é um problema. Pelo contrário. A tecnologia AMOLED dinâmico exibe cores excelentes e saturadas. A tela tende a um bom contraste de cores, exibindo um preto ainda mais preto e cores bem definidas.

review galaxy s10e
Padrão HDR10+ deixa as cores ainda mais nítidas

Ainda, o Galaxy S10e é um dos primeiros celulares a virem com suporte ao padrão HDR10+, ou seja, as cores exibidas são vivas e a precisão de visualização sob a luz do sol é excelente. Ah, a redução de luz azul foi aprimorada em relação à linha Galaxy S9, protegendo a sua visão contra os vilões do sono.

Sem sensor biométrico ultrassônico

Devido ao barateamento do modelo “Essential”, a Samsung também retirou o sensor biométrico ultrassônico da tela e limitou apenas aos modelos Galaxy S10/S10+. O leitor de digitais do Galaxy S10e pulou para a lateral direita do aparelho, no mesmo lugar do botão Liga/Desliga. A nova posição do leitor ficou um pouco mais natural, visto que o dedão alcança o botão Liga/Desliga com muita facilidade.

Review Galaxy S10e
Leitor biométrico não é na tela, mas é mais rápido e preciso (imagem: Cnet.com)

O desbloqueio usando o sensor de digitais é quase instantâneo, ainda mais rápido e preciso do que o sensor ultrassônico presente nos irmãos maiores. Em alguns testes funcionou com precisão mesmo com os dedos não estando limpos.

Performance

Aqui, o Galaxy S10e não perde em nada para os modelos tradicional e Plus. Em números mais técnicos, o smartphone é equipado com o Qualcomm Snapdragon 855 de 7nm, arquitetura 64-bit Octa-core (2.8GHz + 2.4GHz + 1.7GHz), ou o Samsung Exynos 9820 de 8nm 64-bit Octa-core (2.7GHz + 2.3GHz + 1.9GHz), possui versões de 6/8GB de memória RAM e 128/256GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão via cartão de memória.

review galaxy s10e
Sensor do Galaxy S10e fica em um lugar não muito agradável

As duas versões, tanto equipado com Snapdragon 855 quanto o Exynos 9820, compartilham quase todas as mesmas funcionalidades e não é muito fácil notar diferenças a olho nu. Porém, de acordo com testes, o modelo com o processador da Qualcomm se saiu um pouco melhor nos resultados.

Vale lembrar que o modelo com Snapdragon será comercializado apenas nos EUA e em regiões selecionadas. No Brasil e Europa, o escolhido foi o Exynos 9820.

Na prática, vamos dizer que o Galaxy S10e é um dos smartphones mais rápidos da atualidade. Lentidões, engasgos, queda de FPS na jogatina, pode esquecer. O modelo analisado, equipado com o Exynos 9820, rodou todos os aplicativos com folga e os jogos pesados com gráficos no máximo sem nenhum problema. Não é para menos, já que a nova geração do Exynos é 21% mais rápida em CPU e até 37% mais eficiente em GPU que a versão anterior, que vem nos Galaxy S9 e S9+.

Review Galaxy S10e
Processamento do Galaxy S10e não perde para os irmãos

Aliado a 6 ou 8 GB de memória RAM, o sistema de multitarefas do Galaxy S10e ficou ainda otimizado, você consegue alternar entre aplicativos e jogos com muita fluidez e sem reinicialização. Os programas abertos em segundo plano permanecem em execução mesmo após um tempo de utilização, e a IA presente no aparelho entende qual é a melhor hora para fechá-los e abri-los – mas vamos falar mais sobre ela abaixo.

Para guardar suas fotos, vídeos, jogos e aplicações, o Galaxy S10e vem em versões com 128 ou 256GB, com capacidade de expansão para mais 512GB.

Câmeras

Diferente dos seus irmãos maiores que possuem três lentes traseiras, o Galaxy S10e tem apenas duas câmeras na parte traseira do aparelho. A Samsung retirou a lente telefoto para zoom sem distorções, mas manteve todos os outros recursos de foto.

Review Galaxy S10e
Samsung tirou uma lente do Galaxy S10e mas resultados ainda surpreendem

São duas lentes na parte traseira, sendo a principal grande-angular 77 graus de 12MP 2DP e AF, abertura variável de f/1.5 a f/2.4 e estabilização dupla (Dual IOS), e a segunda ultra-grande-angular 123 graus de 16MP FF e abertura f/2.2. Elas ainda possuem zoom óptico e digital de até 0.5x e 8x, respectivamente.

Ainda mais aperfeiçoada que no Galaxy S10e, as lentes traseiras filmam em 4K 60FPS, e com o suporte HDR10+ conseguem se adaptar a qualquer ambiente. A abertura variável muda automaticamente dependendo da quantidade de luz que as lentes estão recebendo, fazendo as fotos nunca ficarem ou muito estouradas ou escuras.

Review Galaxy S10e
Câmera filma em 4K 60FPS e tem padrão HDR10+

As lentes grande-angular e ultra-grande-angular ainda permitem registrar um ângulo de visão maior para sua fotografia. Apesar da ausência da telefoto, o efeito desfocado está presente e com muita qualidade, diga-se de passagem.

Nos vídeos, a filmagem em 4K 60FPS mantém a qualidade e sem tremedeiras, graças a estabilização dupla. Os recursos inaugurados nos antigos Galaxy S9 e S9+, como o modo super câmera lenta, ficaram mais aprimorados no novo Galaxy S10e, inclusive a IA está presente aqui para deixar fotos e vídeos ainda melhores.

Review Galaxy S10e
Lentes duplas traseiras registram filmagem em 4K

A câmera frontal do Galaxy S10e é única de 10MP AF com abertura de f/1.9 80 graus. É a primeira câmera frontal do mundo a filmar em 4K e possui também o padrão HDR10+ para intensificar as cores nas fotos. Os registros são realmente de ótima qualidade, e conta ainda com recursos de IA para escolher a melhor configuração para cada foto.

Review Galaxy S10e
Câmera única frontal faz gravação em 4K e efeito desfocado

Bateria

A bateria do Galaxy S10e se ajusta ao conjunto do smartphone. São 3.100mAh para um S10e com tela menor, resolução Full HD+ e processador mais econômico. Por se tratar ainda de um topo de linha, é um valor justo para o que o smartphone gasta em média. O iPhone XR, por exemplo, possui uma tela bem maior e tem apenas 2.942mAh.

Review Galaxy S10e
Bateria é menor, mas entrega boa autonomia

Se quantidade de bateria importa para você, a realidade é que o Galaxy S10e dura menos que Galaxy S10 Plus e seus 4.100mAh, é verdade, mas seus resultados não são ruins. O smartphone consegue facilmente aguentar um dia inteiro de uso intenso sem precisar de recarga.

O Galaxy S10e também possui uma novidade, chamada de PowerShare. Através dessa tecnologia, o usuário consegue carregar qualquer dispositivo móvel compatível com carregamento sem fio – a Samsung afirma que dá até para carregar um iPhone.

Review Galaxy S10e

Inteligência Artificial presente em todo lugar

É certo que a maioria dos smartphones hoje possui recursos IA embarcados, mas a Samsung implementou no novo Galaxy S10e ainda mais funcionalidades IA, fazendo seu celular entender a sua rotina e aprender junto com você.

Por exemplo: Você abre o aplicativo de e-mail todo dia às 15 horas para checar novas mensagens. O Galaxy S10e aprende que você tem o costume de utilizar esse app todo dia no mesmo horário, e faz com que, nas próximas vezes que abri-lo novamente, o app já esteja em funcionamento em segundo plano.

Review galaxy S10e
IA está presente no dispositivo com ainda mais recursos

Outro exemplo é relacionado a bateria do smartphone. Enquanto você não estiver usando, a IA fechará automaticamente aplicativos em segundo plano que ficam muito tempo suspensos. Quando você vai bater sua foto, a IA também está lá para escolher a melhor configuração para cada cenário.

A Bixby, assistente virtual da Samsung, continua caminhando em passos lentos para se tornar tão funcional quanto a Google Assistente. Sem suporte para o português mesmo depois de tanto tempo, você ainda vai optar por usar a assistente do Google no smartphone.

One UI e recursos extras

A Samsung já passou por diversas interfaces complicadas, vide Touchwiz, mas melhorou muito com a Samsung Experience. Em comemoração aos 10 anos da linha Galaxy S, a empresa deu adeus à interface Samsung Experience e inaugurou a One UI. O novo launcher (“lançador”, em tradução livre) da Samsung é ainda mais clean que a anterior, e possui ícones mais carismáticos com cores alegres.

Review Galaxy S10e
One UI é a nova interface da Samsung

A barra de notificações está mais sóbria e a navegação adotou de vez formas mais redondas em ícones e bordas do aparelho. O Always On Display continua presente, e exibe na tela bloqueada apenas o necessário. Ainda, é possível utilizar um modo de navegação por gestos próprios da Samsung. Depois de alguns dias experimentando, acaba se acostumando e é bem interessante.

Conclusão

O Samsung Galaxy S10e é o smartphone compacto mais completo do mercado. Sua tela exibe conteúdos excelentes graças ao AMOLED dinâmico e HDR10+, e tanto o processador Exynos 9820 quanto o Snapdragon 855 fazem um ótimo trabalho em multitarefas e aplicações mais pesadas.

As desvantagens ficam por conta das bordas da tela, que são um pouco maiores do que as presentes nos demais modelos, e da substituição do sensor digital na tela por um sensor tradicional, localizado na lateral do aparelho. Ainda assim, por ser um modelo mais acessível, é a melhor opção do momento na faixa dos R$ 4.299,00.

Especificações técnicas: Samsung Galaxy S10e

Tela5,8 polegadas Full HD+
AMOLED Dinâmico Flat 19:9 (438ppi)
HDR10+ com redução de luz azul
Vidro Gorilla Glass 5

ProcessadorSnapdragon 855 (EUA e algumas regiões)
Exynos 9820 (Brasil e Europa)
Memória6GB de memória RAM
Armazenamento128GB de memória
Suporte à cartão de memória de até 512GB
Câmera traseiraDuas lentes
Grande-angular: 12MP 2DP AF, f/1.5 a f/2.4 77°
Ultra-grande-angular: 16MP FF, f/2.2 123°
Zoom óptico de até 0.5x
Zoom digital de até 8x
Câmera frontalLente única de 10MP 2DP AF, f/1.9 80°
Bateria3.100mAh com carregamento rápido
Tecnologia PowerShare
Wireless Fast Charging 2.0
SOAndroid 9 Pie com One UI 
Dimensões e
Peso
69×9 x 142,2 x 7,9 mm
Sensoresacelerômetro
barômetro
sensor de impressões digitais capacitivos
giroscópio
sensor geomagnético
sensor de ambientes
sensor de proximidade
sensor de luiz RGB
Coresbranco, preto, verde, azul e amarelo
PreçoR$ 4.299,00

Leia também

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta